KWPN apoia cruzamento com éguas Lusitanas

KWPN apoia cruzamento com éguas Lusitanas

O Royal Dutch Studbook da Holanda, KWPN, iniciará uma experiência para expandir a criação de cavalos de ensino, registando os descendentes de KWPN aprovados ou de garanhões KWPN reconhecidos com éguas lusitanas puras.

Para aumentar a distribuição das linhas na criação de cavalos de ensino, decidiu-se registar os descendentes de garanhões aprovados pela KWPN e de lusitanas puras no registo A do studbook da KWPN. Podendo estes poldros receber um passaporte holandês.

Criando cavalos a partir da combinação garanhões KWPN com éguas Lusitanas, a KWPN tenta fazer uso das fortes qualidades de ambas as raças para a criação de cavalos de ensino. O Lusitano é conhecido pela sua capacidade natural de reunião e pelo seu talento natural para a passage e piaffe.

Esta experiência irá não só contribuir para a distribuição das linhas, como será dada aos criadores portugueses com éguas lusitanas a oportunidade de criar cavalos de ensino fazendo uso das fortes qualidades dos garanhões KWPN para beneficiar as suas criações.

O KWPN tem uma posição de liderança na criação de cavalos de ensino, a nível global, há anos. Para isso, a KWPN é inovadora e tem uma política de seleção rígida para usar os melhores garanhões e éguas para criação. A saúde dos cavalos também desempenha um papel importante no processo de seleção da KWPN.

Para apoiar este projecto, Nuno Simões de O Mundo da Equitação-Coudelaria Simões Irmãos, está preparado para ser o contacto central do KWPN em Portugal. Ele pode auxiliar os criadores portugueses e aconselhá-los sobre quais os garanhões ideais. Ele vai também auxiliar os criadores portugueses na aquisição de sémen vindo da Holanda.

Quando houver interesse dos criadores portugueses, uma delegação holandesa dirigir-se-á para inspecionar os poldros em alguns locais centrais no próximo ano.

Para mais informação, pode contactar Nuno Simões através do contacto +351960162109 ou através do email nicosimoes@yahoo.com ou Wim Versteeg, inspector senior da KWPN, 0031654201800 or versteeg@kwpn.nl (em Inglês)

P.R.

Categorias: Coudelarias, Notícias