sex youjizz
pornxvideos247.com
sexvids dot porn indian giving blowjob.

NotíciasSociedade

A “Eva equina” de todos os cavalos viveu há 140 mil anos

A “Eva equina”, a primeira mãe de todos os cavalos viveu há 140 mil anos, segundo indica material genético analisado por uma equipa internacional de 22 investigadores, liderada por Antonio Torroni, da Universidade de Pavia, e Alessandro Achilli, da Universidade de Perugia, Itália, incluindo ainda cientistas de Portugal, EUA, Síria, Irão e Alemanha.

Os pesquisadores chamaram-lhe de mitogenoma ancestral de égua, ou seja, a “Eva equina” e os resultados foram publicados esta terça-feira, na «Proceedings of the National Academy of Sciences» (PNAS).

O material genético, hereditário, dos seres vivos é uma mistura de uma parte do pai e outra da mãe que, na forma de DNA, fica no núcleo das células do corpo. Mas, além do DNA nuclear, existe um que é transmitido na maior parte das espécies apenas pela mãe, inserido num pequeno órgão celular – a mitocôndria.

O genoma mitocondrial, por não apresentar a “recombinação” de genes de pais e mães, permite ter uma visão mais precisa do relacionamento evolutivo dos seres vivos e mesmo daquele dentro de uma mesma espécie.

O estudo foi rigoroso, incluiu 83 genomas mitocondriais de cavalos actuais, da Ásia, Europa, Médio Oriente e Américas.

Os autores defenderam na PNAS que “a agricultura e a domesticação animal foram passos fundamentais no desenvolvimento humano, contribuindo para o surgimento de povoações maiores, sociedades mais estratificadas e grandes civilizações”; aliás “o cavalo serviu como forma de prover comida, facilitar o transporte, e aperfeiçoar tácticas bélicas”, disseram ainda. Os autores adiantaram ainda que pelo menos uma das domesticações aconteceu na Europa Ocidental, e terá sido provavelmente na Península ibérica.

A investigação revelou 18 grupos genéticos diferentes com as mesmas mutações e que partilhavam ancestrais. Os dados, poderão ser usados, por exemplo, para ajudar a determinar a pureza das raças.

X