sex youjizz
pornxvideos247.com
sexvids dot porn indian giving blowjob.

NacionalNotícias

Cavaleiros e Criadores contestam proibição de andar a cavalo na ecopista

Um grupo de criadores e praticantes de hipismo contestou hoje a proibição de circular a cavalo na ecopista de Évora, através de um abaixo-assinado, com cerca de 500 subscritores, entregue no município local.

“Sentimo-nos discriminados por, agora, não podermos passear a cavalo na ecopista ecológica, subsidiada por fundos comunitários e que devia estar aberta à livre utilização por todos”, criticou João Vaz-Freire, o primeiro subscritor do abaixo-assinado.

Na origem do protesto está o Regulamento de Utilização da Rede de Percursos Ambientais de Évora, em vigor desde dia 28 de Julho, que ordena a gestão da ecopista e dos percursos do Alto de S. Bento, Monfurado e Aqueduto, com coimas (dos 50 aos 1.000 euros) para punir as infracções.

Ao abrigo do regulamento, passou a ser “expressamente proibido” o parqueamento e circulação de cavaleiros na ecopista, Aqueduto e Alto de S. Bento, destinados somente à circulação a pé, de bicicleta e em cadeira de rodas.

Só nos percursos na serra do Monfurado, na zona rural do concelho, visto utilizarem caminhos públicos e municipais, é que é permitida a circulação de cavaleiros e veículos motorizados.

As regras para a ecopista merecem a contestação do denominado “Grupo de Criadores, Utilizadores e Amantes do Cavalo na cidade de Évora”, responsável pelo abaixo-assinado hoje entregue e que reivindica a revogação do regulamento.

“Estamos convictos que o presidente da câmara nos vai responder e que o regulamento será revogado. Devia-se optar por um código de boa conduta que abranja todos os tipos de utilizadores da ecopista”, argumentou João Vaz-Freire.

Os subscritores realçam que o desactivado Ramal Ferroviário de Mora, onde existe hoje a ecopista, é utilizado “há 20 anos” por cavaleiros, os quais não podem, agora, ser “marginalizados” no acesso à infra-estrutura.

“Esta proibição não faz sentido. Não consultaram peritos ligados ao mundo equestre e ter uma pista ecológica onde não se pode passear a cavalo não é bom para o desporto, nem para a cultura, nem para o turismo”, afiançou João Vaz-Freire.

Desde a entrada em vigor do regulamento, a GNR “já autuou vários cavaleiros” na ecopista, um deles “às 06:30”, numa zona rural daquele percurso “onde não havia vivalma”, denunciou ainda o mesmo praticante de hipismo.

Os subscritores lembram que os percursos ambientais têm na sua génese a criação de “itinerários” destinados, entre outras actividades, ao “hipismo” e “em condições de poderem ser utilizados livremente por todos os cidadãos”.

O concelho de Évora possui “cerca de 150 cavaleiros federados”, com “licença nacional e internacional e seguro”, destacou João Vaz-Freire, que sugere mesmo, no texto do abaixo-assinado, um esboço para um código de boa conduta aplicável aos adeptos dos cavalos.

“O percurso de cavaleiros no troço alcatroado até podia ser totalmente proibido, porque é aí que o tráfego de pessoas é maior. E, na terra batida, até ao quilómetro sete, em que ainda há pessoas a pé, os cavalos poderiam circular, mas só a passo”, exemplificou.

Contactado o vice-presidente do município, Manuel Melgão, garantiu que o documento entregue por estes adeptos da actividade equestre vai ser “analisado com cuidado”, com vista a “futura resposta” que terá em conta “o interesse público”.

O autarca lembrou que o regulamento foi “aprovado por unanimidade” na câmara e que, na base da sua concepção, estiveram “inúmeras queixas de utilizadores da ecopista” sobre “situações concretas que envolveram pessoas a circular a cavalo”.

“Foram denunciados comportamentos incompatíveis com a utilização da ecopista pelos restantes utilizadores, como cavalos a circular a trote, prejudicando os peões”, disse.

João Vaz-Freire reconheceu ter conhecimento da existência de “algumas queixas”, mas esclareceu não ter registo de “qualquer incidente” provocado por cavaleiros.

ECOPISTA PIONEIRA

A Ecopista foi a primeira obra realizada pela Câmara Municipal no âmbito da Rede de Percursos Ambientais do Concelho de Évora. É objectivo da Ecopista – ramal de Mora contribuir para promover o desenvolvimento integrado da região, promovendo pontos de interesse histórico/culturais, o turismo, recreio e lazer ao ar livre, a recuperação de património em mau estado de conservação, num âmbito de incentivo à conservação da natureza e valorização dos sistemas naturais existentes.

Na zona urbana de Évora a Ecopista é em tapete de betão betuminoso com o objectivo de permitir uma utilização cómoda e segura das pessoas com mobilidade reduzida.

A Ecopista desenvolve-se desde o bairro do Chafariz d'El Rei, em Évora, até ao limite de concelho, na Sempre Noiva, numa extensão de 21 quilómetros, tendo depois continuidade nos concelhos de Arraiolos e Mora, numa extensão total de 60 quilómetros.

Confira o abaixo assinado.

X