Visita mensal de crianças aos cavalos da GNR

Visita mensal de crianças aos cavalos da GNR

Centenas de crianças apreciam, uma vez por mês, os cavalos ao serviço da GNR.

Este dia muito especial – para as crianças, os guardas e os animais – começa bem cedo na Companhia Cinotécnica da Escola Prática da GNR da Ajuda, em Lisboa.

Há anos que é assim todas as terceiras quintas-feiras do mês.

A GNR é invadida por espectadores de palmo e meio que se encantam com os animais e vão ouvindo mensagens que, esperam os agentes, influencie a sua forma de agir e, quem sabe, talvez os leve a seguir a carreira militar.

No Regimento de Cavalaria da GNR, na Ajuda, as crianças podem observar o total domínio e engenho de 60 cavalos.

Estes, castanhos e alazões, mostram com orgulho o que aprenderam ao longo de um ano de formação, ostentando o cavaleiro que vai dando as ordens sem que alguém disso se aperceba.

«Esta é a parte mais bonita do mês, porque estes são os nossos «clientes» mais interessados», afirma, o capitão Costa Lima, das relações públicas do Regimento de Cavalaria.

Para o militar, os aplausos com que as crianças agradecem a demonstração não podiam ser mais gratificantes, embora o capitão reconheça que a parte mais emocionante tem os mais pequenos como protagonistas, pois irão eles montar os cavalos.

O entusiasmo é total quando os agentes encaminham os cavalos para as crianças e convidam-nas a montar. Quase ninguém recusa e, no final, nem os professores que orientam as visitas conseguem recusar a experiência num animal de tamanha beleza.

Os cavalos, obedecem às ordens dos militares e proporcionam uma experiência sem sobressaltos.

Categorias: Nacional, Notícias