Revelado os pictogramas dos JO Rio 2016

Revelado os pictogramas dos JO Rio 2016

O Comité Organizador Rio 2016 lançou os seus pictogramas de cada desporto nos Jogos Olímpicos e nos Paraolímpicos, continuando a tradição de cada edição dos Jogos definirem as modalidades no seu programa, através de ícones gráficos.

“Pela primeira vez, todos os desportos olímpicos e paraolímpicos são representados individualmente. Esta é uma das nossas contribuições únicas para a história dos Jogos”, disse Carlos Arthur Nuzman, Presidente do Comité Organizador Rio 2016.

Durante o processo criativo dos pictogramas Paraolímpicos, a equipa de designers do Comité Rio 2016 procurou retratar na integra das diferentes deficiências dos atletas com o desporto de uma forma equilibrada, natural, retratando próteses, vendas e outros elementos.

A palavra “pictograma” vem do grego e latim. Originalmente, significa “palavra pintada”. Este significado original é a fonte de inspiração para os primeiros pictogramas do Rio 2016, que se basearam no site oficial Rio 2016 tipografia .

Depois de pesquisar cada desporto, os primeiros traços foram feitos à mão. Estes traçados foram então reconstruidos por um computador, encaixando os contornos das letras. Os corpos do atleta e equipamento desportivo foram construídas a partir dos caracteres, ou parte delas, num ciclo contínuo, com variações na espessura, a fim de dar a impressão de profundidade. As formas de calhau, que são uma característica da linguagem visual do Comité Rio 2016, apoia os projetos e altera a sua forma de acordo com os diferentes movimentos dos atletas.

O trabalho foi concluído em 16 meses, cinco dos quais foram dedicados à validação dos pictogramas pelas 42 Federações Internacionais. No total, há 64 pictogramas, 41 Olímpicos e 23 Paraolímpicos.

Os pictogramas pode ser usado tanto dentro como fora das pedras, em todas as cores. A Directora Beth Lula do Rio 2016 Marca, disse que eles são importantes ferramentas para envolver o público desde o início. ” Os pictogramas, a partir de agora até 2016, servirá como uma plataforma de comunicação para a promoção dos desportos, para ativar parceiros e estará presente em toda a identidade visual dos Jogos, incluindo a sua aplicação na decoração do local, sinalização, bilhetes e licenciado produtos, entre outras coisas”, disse ela.

FALTAM 980 DIAS PARA OS JO RIO 2016!

Categorias: Internacional, Notícias