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AtrelagemNotícias

O TREC Atrelado

O TREC atrelado constitui simultaneamente numa avaliação da resistência física e mental do cavalo, num itinerário pré determinado, bem como na capacidade de resolução dos problemas de orientação no terreno.

Durante o percurso a equipagem (condutor e navegador) pode ser levada a encontrar diversas dificuldades que devem ser resolvidas a partir do ensino do cavalo, e da justeza das acções do condutor. É fundamental que o navegador tenha um certo conhecimento de cartografia, não sendo necessário nesta prova o conhecimento de coordenadas ou de navegação por azimutes.Basta saber ler um mapa militar e seguir o bom caminho.

Esta disciplina, onde a segurança é fundamental, é aberta a todos os tipos de atrelagem : 2 ou 4 rodas, cavalos, póneis, mulas, burros, engatados em singular, parelha, a 4, tandem etc.

Normalmente pratica-se com um carro de maratona, sendo o condutor responsável pelo andamento e controle dos tempos e o navegador responsável pela orientação em campo e pela ajuda ao equilíbrio no PTV. Os 2 elementos são chamados ao pódio em conjunto e estas provas apesar da sua componente desportiva, não devem deixar de constituir uma experiência de lazer e convívio.

As provas de Trec Atrelado:

PROVA DE VERIFICAÇÃO DE SEGURANÇA – PVS

As verificações de segurança fazem-se no inicio do TREC e têm uma duração de 10 minutos para cada conjunto, e uma dotação total de 40 pontos á partida. Eventuais erros ou omissões serão deduzidos aos 40 pontos com um limite de 20 pontos que acarretará a eliminação. Cada concorrente apresenta o material e justifica as suas opções.

O Juiz verificará:

• ARREIO – regulações, solidez, limpeza, etc…
• CAVALOS : estado geral, ferração, limpeza, documentos
• CARRO : equilíbrio, limpeza, solidez, travões, luzes
• MATERIAL : de socorro humano e equino, peças de substituição de
couros, ferração e viatura

No seguimento desta 1ª prova os concorrentes têm 5 minutos para se dirigirem á sala de cartas. O navegador, ou o condutor terá aí 10 minutos para copiar cuidadosamente o percurso que deverá fazer a partir dum mapa definido. Esta acção é fundamental pois um erro na cópia do percurso poderá deitar tudo a perder. Depois de copiar o percurso e marcar os Km parciais a equipa tem mais 5 minutos para se dirigir á partida para o POR (PERCURSO DE ORIENTAÇÃO)

O PERCURSO DE ORIENTAÇÃO – P.OR

O percurso tem um máximo de 25 km e divide-se em troços. Cada concorrente parte com 300 pontos sendo deduzidas as penalizações que vai tendo ao longo do percurso.

Cada troço tem uma velocidade predeterminada e que está afixada na sua partida. O concorrente tem de chegar ao fim do troço dentro do minuto ideal.

O controlador de troço marca o tempo e dá a partida para o troço seguinte sabendo o concorrente que terá uma espera de pelo menos 5 minutos para iniciar o novo troço, que terá uma velocidade diferente. Perde 100 pontos se falhar um destes controles. Pode ainda haver um controle de passagem, que verifica apenas a correcta escolha do percurso marcando uma falta de 50 pontos a quem não passar no bom local. Como a equipa apenas conhece o traçado da prova e não conhece o local de fim de cada troço, nem os controles de passagem deve cumprir rigorosamente o traçado copiado (sem atalhos) e faze-lo o mais possível dentro da velocidade média indicada, pois
o troço pode ter uma dimensão qualquer.

O PERCURSO EM TERRENO VARIADO – P.T.V

O controlo da equipagem e o respeito pelos andamentos são o fundamental do PTV que se inicia com 160 pontos a cada concorrente. Este terá de ultrapassar 16 obstáculos que poderão dar penalizações entre 0 e 10 pontos.

Um painel antes dos obstáculos pode impor um andamento obrigatório nesse obstáculo. Na vala de água a passagem faz-se obrigatoriamente a passo, nos restantes o condutor escolhe o andamento que pretender. As notas aumentam com o andamento (passo, trote, galope) mas atenção…, caso o andamento varie durante o decorrer do obstáculo os pontos desaparecem…

No total, á partida, o concorrente tem 500 pontos sendo-lhe descontadas as penalidades ao longo do percurso. As penalizações estão devidamente indicadas no regulamento de TREC de 2007 no site da APA. A equipa que chegar com mais pontos ao final será a vencedora.

Para a prova de treino prevista para Barbanxa a 12 de Dezembro, não será realizada a PROVA DE VERIFICAÇÂO DE SEGURANÇA, o POR terá cerca de 15 km e o PTV terá 2,2 km e 16 obstáculos.

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