Estrume de cavalo gera energia em Helsínquia

Estrume de cavalo gera energia em Helsínquia

A comissão organizadora da segunda etapa da Taça do Mundo de Saltos de Helsínquia que terminou no domingo passado (27) usou estrume de cavalo para gerar energia para o evento.

Foram utilizadas cerca de 100 toneladas de estrume de 370 cavalos para gerar 150 Mw por hora, utilizadas para placards, iluminação na competição, além de aquecimento doméstico da capital finlandesa.

O evento utiliza esta fonte de energia pelo quinto ano consecutivo, graças a um equipamento da empresa Fortum HorsePower que transforma o estrume em energia. O vice-presidente da empresa, Anssi Paalanen, afirmou, “O sistema de transformação de estrume em energia tem imenso potencial em países que têm grandes populações de cavalos.”

“Foi demonstrado que são necessárias ideias fora do comum se quisermos afastar-nos da dependência de combustíveis fósseis.”

“É possível carregar um telemóvel com apenas 0,2dl de estrume equino e o estrume diário produzido por dois cavalos pode fornecer aquecimento para uma casa durante um ano”, completou Paalanen.

Desde que o sistema foi instalado, em 2015, setenta mil toneladas de estrume forneceram aquecimento para 1250 casas e energia para o sistema nacional.

Categorias: Maneio, Notícias, Sociedade