Esclarecimento de Carlos Lopes, Luís Machado e Filomena Albano

Esclarecimento de Carlos Lopes, Luís Machado e Filomena Albano

Devido a alguma informação que tem sido publicada em sites e revistas Nacionais e Estrangeiras, a respeito dos critérios de selecção da Equipa Portuguesa de Dressage para o próximo Campeonato da Europa, o seleccionador nacional, o presidente da comissão técnica de Ensino e a presidente da Associação Portuguesa de Dressage, sentem a necessidade de clarificar o assunto relacionado com os critérios de selecção para a formação das equipas nacionais.

Com a intenção de esclarecer a opinião pública, prestamos a seguinte informação:

Após a eleição que levou à tomada de posse da nova direcção da FEP e definidos os responsáveis pelo Departamento do Ensino, foram aprovados os critérios de selecção da Equipa Portuguesa para o Campeonato da Europa de 2011, publicados na Circular nº15/DIR de 2011, no seguimento da Circular nº22/DIR de 2010.

Consultar em:

http://www.fep.pt/LinkClick.aspx?fileticket=yOe5Y8y3FZk%3d&tabid=151&mid=765
http://www.fep.pt/LinkClick.aspx?fileticket=wuy391M_eLU%3d&tabid=151&mid=526

À data da elaboração dos critérios, encontravam-se a competir em ”Big Tour” os seguintes conjuntos: Carlos Pinto com Poderoso do Retiro, Daniel Pinto com Ostil e Tálio, Filipe Canelas Pinto com Ulisses, Gonçalo Carvalho com Rubi, Jannete Jenny com Spartacus e Ufano, Luís Príncipe com Washington, Mafalda Galiza Mendes com D’Artagan, Manuel Veiga com Varão da Broa e Quinteiro da Broa, Maria Amaral com DJ, Maria Caetano com Xiripiti, Miguel Ralão co Regalo, Nuno Palma com Sal, Pedro Torres com Oxidado e Raquel Falcão com Real.

Sendo obrigatório para cada um dos conjuntos a obtenção dos mínimos exigidos pela FEP e pela FEI em Provas Qualificativas Nacionais e Internacionais, foi decidido que seria designada uma competição internacional com a finalidade de testar os conjuntos em igualdade de condições.

Após a publicação das normas, nenhum cavaleiro ou proprietário, manifestou alguma discordância ou apresentou comentários ou sugestões ao referido processo de qualificação.

Uma vez que existem cavaleiros Portugueses seleccionáveis, residentes não só em Portugal mas também em Inglaterra, França e Alemanha, foi escolhido o CDI de POMPADOUR pela data em que se realizou, por ser aquele que, pela situação geográfica se encontra em melhor posição do ponto de vista logístico, reunindo assim boas condições e equidade para todos os conjuntos.

Terminado o prazo das inscrições para o CDI de POMPADOUR, cinco conjuntos confirmaram a sua inscrição: Carlos Pinto com Poderoso do Retiro, Daniel Pinto com Tálio, Gonçalo Carvalho com Rubi, Luís Príncipe com Washington e Maria Caetano com Xiripiti.

Por morte do cavalo Tálio e por lesão do cavalo Poderoso do Retiro, os cavaleiros Daniel Pinto e Carlos Pinto, ficaram impossibilitados de participar na referida competição.

Assim, os conjuntos que integrarão a Equipa de Portugal serão: Gonçalo Carvalho com Rubi, Luís Príncipe com Washington e Maria Caetano com Xiripiti.

Resumindo, de quinze conjuntos a disputar actualmente o “BIG TOUR”, apenas cinco confirmaram a sua inscrição no CDI de POMPADOUR, última etapa do processo de selecção, e apenas três preenchem todos os requisitos.

Mais se esclarece que, para os Jogos Olímpicos de 2012, o processo de qualificação definido pelo COI (Comité Olímpico Internacional), estabelece que uma equipa ou um conjunto, ao obter a qualificação exigida, abre uma quota para a representação do País, não garantindo à equipa ou ao conjunto a sua própria participação. Este esclarecimento não dispensa a leitura do “QUALIFICATION SYSTEM – GAMES OF THE XXX OLYMPIAD” que pode ser consultado em:
http://www.comiteolimpicoportugal.pt/media/112019/Equestre%20Ensino_v2.pdf

A bem do desporto, da Dressage e do bom nome de Portugal, esperamos que fique esclarecido este assunto.

Com votos dos maiores sucessos para a Equipa Portuguesa enviamos os nossos melhores
cumprimentos a todos os cavaleiros

Carlos Lopes, Luís Machado e Filomena Albano

Categorias: Dressage, Notícias