Dom Duarte Pio defende tauromaquia

Dom Duarte Pio defende tauromaquia

D. Duarte Pio com o empresário Rafael Vilhais em 2017 em Salvaterra, aquando da realização da última Tourada Real. Foto (c) Maria Mil-Homens

O Chefe da Casa Real Portuguesa, Dom Duarte Pio, abordou a temática tauromáquica, em declarações ao site Infocul.pt.

Após evento de apresentação das celebrações do centenário de Amália Rodrigues, Dom Duarte Pio, em entrevista a Rui Lavrador, disse que “há por um lado um certo desprezo para com a cultura tauromáquica e esse desprezo manifesta-se de várias maneiras. A meia dúzia de pessoas que são contra as touradas, também são contra a família, são contra a cultura portuguesa, são contra o facto de haver uma tradição em Portugal. Claro que há pessoas, que eu compreendo, que por motivos afectivos, sentimentais, ficam chocados com alguns aspectos da tourada, compreendo e respeito esses sentimentos. Por outro lado há outros aspectos também muito chocantes, como a criação de galinhas em cativeiro, criação de porcos para abate… Se formos a ver há imensos aspectos da nossa vida que são um bocado chocantes, dentro desses a tourada talvez é a menos chocante, porque é aquela onde se trata o animal com alguma dignidade”.

À mesma publicação anunciou ainda que marcará presença na Tourada Real, em Salvaterra de Magos, a 26 de Julho.

Neste dia o cartel conta com Ana Batista, Diego Ventura e Francisco Palha frente a touros Alves Inácio, que serão pegados pelos forcados amadores de Vila Franca de Xira e Alcochete.