sex youjizz
pornxvideos247.com
sexvids dot porn indian giving blowjob.

Feiras & EventosNotícias

Arrancou hoje a ExpoÉgua na Golegã

A VII Romaria de S. Martinho abriu a X edição da ExpoÉgua, um certame dedicado à exposição, concurso e leilão de éguas.

Há uma década atrás, a Golegã, Capital do Cavalo, atribuiu um espaço próprio dedicado à égua, que decorre já tradicionalmente durante o mês de Maio, e cujo percurso é demonstrativo da grande deferência dos criadores pela mãe do efectivo equino de todas as raças criadas em Portugal. A ExpoÉgua afirmou-se como o melhor e o mais nobre espaço para a exaltar, para a premiar e para a elevar. E por ocasião deste evento, a já célebre Romaria, expressão da cultura local, acto de fé traduzido numa peregrinação a cavalo, na qual os Romeiros com a sua indumentária, que lhes confere uma identidade própria, partem do Arneiro da Feira, caminhando até um lugar tornado sagrado, na presença da figura de São Martinho.

Logo pela manhã, cerca de centena e meia de romeiros partiram do Largo do Arneiro em direcção a S. Caetano, onde foi celebrada a missa campal.

Pelo meio, e entre alguns gravaneiros, foi inaugurada uma escultura na Rua Ricardo Chibanga, junto ao quartel da GNR, da autoria de Rui Fernandes.

Trata-se de um imponente toiro, em poliuretano e resina expandida com acabamento em bronze novo a que o autor deu o nome de “A investida”.

“Gosto muito de toiros e esta escultura traduz o primeiro estado do toiro: a investida. É uma réplica de uma peça existente na Moita, também da minha autoria”, explicou Rui Fernandes.

Depois do descerrar da placa inaugurativa, os romeiros voltaram às suas montadas para prosseguir a peregrinação até S. Caetano, conduzidos pelo romeiro-mor Dr. Veiga Maltez que transportou o pendão de S. Martinho e pelo romeiro-mestre Prof. Dr. João Gorjão Clara que carregou o bastão encimado pela imagem de São Martinho na mão direita.

A seguir ao ritual religioso, cavaleiros, amazonas e atrelagens dirigiram-se à quinta de S. António onde teve lugar o almoço de confraternização.

Durante o convívio foi apresentado o livro “Romeiros de S. Martinho”, da autoria do romeiro-mestre Prof. Dr. João Gorjão Clara, que vincou o empenho de Veiga Maltez para a edição da obra. Além de muitas fotografias das diversas edições da romaria, a publicação apresenta as regras dos Romeiros de São Martinho, a letra e música do Hino dos Romeiros ou alguns pormenores sobre a evolução da confraria. O lançamento oficial do livro, que engloba um CD com o hino, está marcado para a próxima Feira Nacional do Cavalo, em Novembro, na Golegã.

Seguidamente, o romeiro-mestre Prof. Dr. João Gorjão Clara apresentou o seu sucessor. O futuro Padre João de Amaral Vergamota, também cavaleiro, foi nomeado para ser o romeiro-mestre da confraria. Depois de entregar o bastão, o Prof. Dr. João Gorjão Clara desejou muitas felicidades ao seu sucessor. João Vergamota agradeceu, confessando que apesar de não ter nascido na Golegã, sente-se goleganense.

Ainda durante os discursos, Veiga Maltez agradeceu o empenho dos funcionários da Câmara na organização da romaria, a presença dos romeiros e aproveitou para lançar algumas indirectas a cavaleiros e amazonas que preferiram participar numa romaria em Espanha nesta semana.

“Alguns romeiros foram para Espanha, mas quero agradecer a todos os que vieram à Golegã. É esta maneira de fazer a Golegã e de fazer Portugal”, atirou Veiga Maltez.

O início dos concursos da X ExpoÉgua está marcado para hoje à noite, a partir das 20h30, com a realização da Prova de Equitação de Trabalho – Ensino.

Amanhã, sábado, os concursos, terão início às 10 horas, no Picadeiro Central, com a apresentação de poldras de 1 ano, 2 anos e 3 anos. Este ano, serão introduzidos também os poldros de 1 ano.

Os concursos recomeçam às 15h15 com as éguas de 4 anos montadas, descendência de égua (3 produtos), éguas afilhadas e introdução do concurso de poldros de 2 anos.

As provas de Equitação de Trabalho – Maneabilidade – está marcada para as 18h30 e às 21h30 será a vez do fado, poesia e fandango animarem o Largo do Arneiro. O espectáculo “Fado, Tradição e Poesia” vai ter como protagonistas Manuel João Ferreira (voz), Luís Petisca (guitarra portuguesa), Pedro Pinhal (viola de fado), Rodrigo Serrão (contrabaixo) e Cláudio (percussões). A apresentação estará a cargo de Raul Caldeira, assim como a declamação de poesia. O espectáculo também terá apontamentos de fandango a cargo do Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos.

A ExpoÉgua prossegue no domingo, com a gincana para jovens marcada para as 9 horas. A Prova de Velocidade da Equitação de Trabalho terá início ao meio dia e o Derby de Atrelagem (prova do Campeonato) começa às 15 horas.

Por fim, o momento mais esperado pelos criadores, a entrega de prémios e atribuição dos Troféu de Ouro (APCRS), Égua de Ouro (APSL) e Troféu Criador de Prestigio (APCA) terá lugar às 16 horas.

X