Protocolo de Cooperação entre a ABPSL, Fundação Alter Real e a APSL

Protocolo de Cooperação entre a ABPSL, Fundação Alter Real e a APSL

Leia na íntegra a carta assinada por Geraldo Lefosse e Fernando Prado Ferreira, respectivamente, presidente e vice-presidente da ABPSL, sobre o Protocolo de Cooperação com a Fundação Alter Real e APSL

Prezados Associados,

Temos a grande satisfação de informar que, nesta data, celebramos o Protocolo de Cooperação com a Fundação Alter Real- FAR e a Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano – APSL, dispondo, dentre outros assuntos, sobre a realização de exames de filiações e certificação de animais nascidos no País, por laboratório local por nós indicado, que seja membro da International Society for Animal Genetics – ISAG. O Protocolo prevê a obrigação mútua, entre o Laboratório de Alter e aquele por nós designado, de envio dos DNAs dos eqüinos analisados e de seus parentes que sejam necessários para as certificações de filiação, bem como a preservação das respectivas amostras biológicas. Com isso, acreditamos ter solucionado uma situação que se arrastava há alguns anos, dificultando e atrasando a emissão dos Certificados de Registro dos nossos animais. Assim sendo, esperamos ter agora condições para agilizar a emissão dos registros dos animais aqui nascidos, bem como para  tratar e solucionar as pendências existentes.

Como anexo ao referido Protocolo de Cooperação, foi celebrada, também, uma alteração ao Protocolo assinado com a APSL em 2004, para adequá-lo às novas regras, permitindo o seu cumprimento e prevendo o registro de nossos animais no Livro de Nascimentos em Portugal, mediante pequena taxa única administrativa, tão logo ocorra a emissão de seus registros definitivos por nossa Associação. Tais animais, desde que preenchidos os devidos requisitos, terão também o direito de serem registrados no Livro de Reprodutores com a respectiva pontuação e nos títulos de Reprodutor Recomendado e Reprodutor de Mérito, sem qualquer custo adicional.

Esta é, sem dúvida, uma grande conquista que só foi possível graças ao trabalho realizado, desde o início de nossa gestão, por vários associados e o Superintendente do Studbook. Dentre eles gostaríamos de ressaltar e agradecer a dedicação e cooperação que recebemos do André Ganc e, na reta final, do José Brito Eusébio. Isso demonstra que o esforço de cada um de nós, quando colocado a serviço dos interesses comuns, é capaz de ultrapassar obstáculos por mais difíceis que possam parecer.

Com o nosso abraço,Geraldo Lefosse  / Presidente
Fernando Prado Ferreira / Vice Presidente
Fonte: ABPSL

Categorias: Actualidade, Artigos