O que é o Horseball e como se joga?

O que é o Horseball e como se joga?

Não é preciso ser um “desporto de massas” para levar muita gente a uma localidade, como é o caso do Euro 2021 apostas que vai decorrer em Wembley, Londres.

O nome já diz muito sobre o horseball, mas pouco sobre a sua origem. Apesar da denominação inglesa, o ‘horseball’ nasceu em França nos anos 70 do século passado e expandiu-se depois para outros países, por volta de 1990 – sobretudo europeus, mas não só.

As origens deste desporto serão, porém, bem mais antigas, remontando ao treino de cavalos e cavaleiros para as guerras e a dinâmicas que reforçavam o espírito de equipa entre soldados.

Que o ‘horseball’ junta bola e desportistas a cavalo já se percebeu, mas como se organiza? Ora bem, os jogos de ‘horseball’ disputam-se entre duas equipas de quatro jogadores/cavaleiros cada. Não vale desmontar do cavalo, nem quando é necessário apanhar a bola do chão (este ato designa-se por ‘ramassage’, sendo que tem de ser feito com o equino em movimento).

Uma vez que tem a bola na mão, o jogador tem de efetuar três passes (a bola pode ser passada com uma ou duas mãos) entre três jogadores diferentes da sua equipa. Só depois poderá rematar e tentar marcar golo nas balizas que, tal como no futebol, se encontram nas extremidades do campo. Este é, no entanto, bem mais pequeno: tem 65 por 25 metros, enquanto o campo de futebol tem entre 100-110 metros de comprimento por 64-75 de largura (medidas usadas pela Fifa).

Apesar do nome, “baliza”, o sítio onde os jogadores têm de colocar a bola assemelha-se mais a um cesto de basquetebol, só que em vez de o aro estar em posição horizontal, está em posição vertical, também acima dos jogadores.

Vendo bem as coisas, o ‘horseball’ tem um bocadinho de vários desportos. Além de basquetebol, também de andebol e, obviamente, de equitação. E, ainda, tal como o ténis, tem um árbitro sentado numa cadeirinha – o árbitro assistente. O árbitro está no campo e também monta a cavalo.

Falta dizer a duração de um jogo, que se joga com uma bola especial, com seis pegas de couro à volta: desenrola-se em dois períodos, cada um com a duração de dez minutos, sendo que há um intervalo de três minutos no meio.

Categorias: Actualidade, Artigos