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O Marketing da Raça Lusitana numa Economia de Oportunidade e de União

                                                                                                Por Rodrigo Coelho de  Almeida                                                                                        (http://pitamarissa.wordpress.com)”Uma produção qualquer não se impõe, forma-se pela necessidade, sustenta-se pelo consumo e aperfeiçoa-se pela inteligência e bom gosto” Silvestre Bernardo de Lima (1824-1893).Fotografia retirada de: Farpas blogueI. IntroduçãoO objectivo último da construção deste artigo é fazer reflectir os leitores na importância do marketing, no sentido de oportunidade, e no factor União, como alavancas das mudanças que se impõem. A reflexão deve incidir igualmente no papel da individualidade na construção desse Futuro, que se pretende de militância da raça no Mundo.Há que elevar o trabalho do associativismo, e mesmo das coudelarias sediadas dentro e fora de Portugal, que têm apostado eficazmente no marketing do objecto que produzem. É deles e consequentemente da raça, o Mérito de um trabalho inteligente de conquista de mercados.Esta postura deve proporcionar reflexões pela positiva, pois como fim último pulveriza a imagem da raça e sua utilização pelo Mundo!Promoções desportivas emblemáticas como a do “Rubi” (Alter Real), do “Relâmpago do Retiro” (Haras Villa do Retiro), do extraordinário “Rico” (Dr. Guilherme Borba), do “Samba” (Sociedade das Silveiras), do “Poderoso do Retiro” (Haras Villa do Retiro), da pioneira venda de embriões que ocorreu no Brasil, só podem ser encaradas como elevação do potencial da raça no Mundo, por parte dos seus proprietários.O papel de alguns é de eficácia crescente nestas matérias (marketing, investimento, e elevado sentido de oportunidade). A resposta do mercado à performance e inovação, constituem uma evidência inegável do que acabei de afirmar. No toureio cada vez se sente mais a apetência do mercado, pela raça Lusitana. Esta fotografia relembra que o Lusitano é, e deverá continuar a ser, um cavalo guerreiro (foi a guerra e a gineta que fizeram a raça).A certeza que o cavalo é um produto do meio: “…o combate com o toiro exige no cavalo qualidades de coragem e sujeição muito especiais que só os nossos cavalos podem reunir e no homem que o monta, qualidades de coragem que só o nosso espírito e a nossa educação têm conservado.” In Toureio Português -Dr. Ruy D’Andrade 1954.Contudo… esta frase revela adaptação e elevado sentido de oportunidade: “No Brasil, por Lei, não há touradas, daí que, para evoluir a funcionalidade se estejam a especializar noutras provas, com uma grande aposta na dressage”. In Revista Equitação Nov./Dez. 2009 – Eduardo Ficher (proprietário do Haras da Villa do Retiro – Brasil).Foto: O Secretário Técnico da APSL e a Equitação de TrabalhoA FUNÇÃO É A MELHOR PROMOÇÃO !II. A conquista dos mercados e a uniãoO trabalho da APSL na divulgação da raça não pode ser descurado e reflecte um comportamento voluntarista de conquista dos mercados existentes, através de uma actuação baseada em dar a conhecer e valorizar, junto dos potenciais compradores, as qualidades distintivas do cavalo de raça Lusitana (marketing operacional). A função primária deste tipo de trabalho, cujo horizonte de actuação se situa no curto/médio prazo, é facilitar a procura, e assim, reduzir os custos de prospecção dos compradores, criando volume de negócio.  É meritório o trabalho da APSL, no apoio humano e esforço económico desenvolvido em prol de áreas funcionais como: A Equitação de Trabalho, a Dressage, e o Toureio, entre outras.Formas de conquistar mercados:1. A conquista de mercados só pode ser alcançada pela utilidade do produto oferecido. Oferecer experiências gratificantes a quem compra, tem de constituir o objectivo de quem trabalha na produção;2. Ainda neste âmbito há que reconhecer o papel da certificação, como uma forma de adequação contínua, auto controlo, e de oferta de garantias a quem compra;Fazendo um pequeno aparte de reflexão, reparem no conceito associado à norma NP EN ISO 9001:2000 (Esta Norma especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade em que uma organização: necessita demonstrar a sua aptidão para, de forma consistente, proporcionar produtos e/ou serviços que vão ao encontro dos requisitos do cliente e regulamentos aplicáveis; proporciona a satisfação do cliente através da aplicação eficaz de processos para melhoria contínua do sistema, garantindo a conformidade com os requisitos do cliente e regulamentos aplicáveis).3. Os animais de Top nas diferentes disciplinas, desempenham o mesmo papel que a Fórmula 1 para o negócio da indústria automóvel – promoção e divulgação da imagem ganhadora ao mais alto nível, como suporte de venda da gama alta, média e baixa;4. Que melhor forma de tornar exequível o terceiro ponto, do que investir na carreira desportiva de um reprodutor em que se acredita, como um contributo importante na afectação das decisões de compra da sua descendência, e também no prestígio da raça.Página 2 »

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