JEM 2010: Partilha de experiências

JEM 2010: Partilha de experiências

Os Jogos Equestres Mundiais são um momento único de partilha de experiências, uma rara ocasião para ver em competição os melhores cavaleiros do mundo e também um bom pretexto para medir forças entre as potências equestres. A cerimónia de abertura da sexta edição dos Jogos Equestres Mundiais 2010, está agendada para sábado à noite (25/09) no estádio do Kentucky Horse Park e consta de um espectáculo com um elenco de cerca de 1.500 pessoas, entre 8 e 80 anos e quase 200 cavalos vindos de lugares tão remotos como a Austrália, especialmente para a cerimónia de abertura. O espectáculo de duas horas e meia de duração incluirá 40 diferentes apresentações, incluindo Wynonna Judd, que é natural de Kentucky, estrelas de Ópera como Denyce Graves, Cynthi Lawrence e Ronan Tynan; Sara Lee Guthrie; Cherryholmes e Jazz no Lincoln Center, entre outras celebridades.Este Mundial, é o mais completo de sempre, com a inclusão pela primeira vez da Equitação Adaptada (Paradressage), num total de 8 disciplinas: Endurance, Reining, Dressage, Concurso Completo, Saltos de Obstáculos, Atrelagem, Paradressage e Volteio.

ENDURANCE (26-27 de Setembro)

CAMPEÕES EM TÍTULO (2006): França (equipas) e Miguel Vila Ubach (Esp) / Hungares (individual).A grande favorita à medalha de ouro individual será a espanhola Maria Alvares Ponton, com o seu extraordinário cavalo Nobby. Juntos já fizeram história na Endurance, conquistando o campeonato do mundo em Teraengganu (Mas) em 2008, e o Campeonato da Europa em Assis (Ita) em 2009. Será que desta vez vão concretizar um “hat trick”? A ver vamos…As prestações consistentes da equipa francesa, coloca-a na corrida à medalha de ouro, mas os E.U.A. vão defender o ouro conquistado no Campeonato do Mundo em 2008. A prova de resistência equestre sobre um percurso de 160 quilómetros, vai testar a preparação desportiva e resistência dos cavalos.Portugal, com uma medalha de Bronze conquistada nos JEM de 2006, a primeira na história da Federação Equestre Portuguesa em Jogos Equestres Mundiais e a medalha de Prata ganha em 2009 no campeonato da Europa, cria nesta disciplina, expectativas de bons resultados de João Raposo, Ana Margarida Costa e de Paulo Branco. Confira os Participantes

REINING (25-30 de Setembro)

CAMPEÕES EM TÍTULO (2006): EUA (equipas) e Duane Latimer (EUA) /Hang Ten Surprise (individual).Os norte-americanos são os favoritos à medalha de ouro, sagraram-se campeões nos JEM de Aachen, em 2006.Confira os Participantes

DRESSAGE (27 de Setembro – 1 de Outubro)

CAMPEÕES EM TÍTULO 2006: Alemanha (equipas) e Isabel Werth (Ger) / Satchmo (individual) no Grande Prémio Especial). Anky van Grunsven (Hol) / Salinero (individual) Freestyle.A grande questão aqui, é, se a poderosa equipa alemã vai conseguir reconquistar a sua supremacia em relação à equipa holandesa, actuais campeões da Europa e à procura do título mundial que ainda lhes falta.Com Isabel Werth de regresso às vitórias, Edward Gal,  em grande forma com o extraordinário Totilas, e Adelinde Cornelissen com Parzival, são conjuntos que vão disputar as medalhas.Grande expectativa em relação aos norte-americanos, principalmente Stefan Peters e Ravel que conquistaram a Taça do Mundo em 2009. A considerar também, as fabulosas prestações da britânica Laura Bechtolsheimer e Mistral Hojris, que têm sido uma revelação. Quanto à formação portuguesa, Portugal é representado pelos cavaleiros Mafalda Galiza Mendes (Dartagnan), Daniel Pinto (Galopin de La Font) e Gonçalo Carvalho (Rubi). Não vamos fazer previsões, apenas aguardar pelos resultados finais, por equipas e individual. Confira os Participantes

CONCURSO COMPLETO (30 de Setembro – 3 de Outubro)

CAMPEÕES EM TÍTULO (2006): Alemanha (equipas) e Zara Phillips (Gbr)  / Toytown, (individual).Mais uma vez, a Alemanha será a grande favorita, com três cavaleiros vencedores por equipas em Aachen, Ingrid Klimke, Andreas Dibowski e Frank Ostholt.A disputar o CCE estarão os medalhados Mark Todd e Andrew Nicholson da Nova Zelândia, vencedores por equipas no Mundial de Stockholm em 1990 e em Roma em 1998;  Mary King (Gbr) e Kristina Cook, vencedoras por equipas em Haia em 1994; e o francês Jean Teulere, medalha de ouro individual no Mundial em Jerez de La Frontera (2002).Nesta disciplina Portugal é representado apenas por Duarte Seabra e Manuel Grave e aqui as nossas expectativas são para uma boa classificação individual.

SALTOS DE OBSTÁCULOS (04 de Outubro a 9 de Outubro)

CAMPEÕES EM TÍTULO (2006): Holanda por equipas e Jos Lansink (Bel) / Cumano (individual)Os resultados conseguidos pela Holanda nas Taças das Nações FEI/Meydan) em 2010, foram insatisfatórios, e as hipóteses de uma medalha por equipas, são talvez remotas. Tanto a Alemanha como a França, conquistaram o título por equipas duas vezes no Mundial, e a França este ano venceu por duas vezes a FEI Taça das Nações. Contudo, o país anfitrião e os seus campeões olímpicos são um grupo a ter em conta em Kentucky, não descurando a Irlanda, vencedores em Aachen em Julho passado, que se apresentam em Kentucky com a mesma equipa.Em termos individuais, as atenções estarão voltadas para o norte-americano McLain Ward e para o francês Kevin Staut, nº1 do Ranking Mundial e campeão da Europa em título. Marcus Ehning (Ger) e o campeão olímpico canadiano Eric Lamaze, são dois cavaleiros que irão dar que falar neste Mundial.        PARADRESSAGE  (5 de Outubro a 10 de Outubro)Nesta modalidade que integra pela primeira vez os Jogos Equestres Mundiais, a Grã Bretanha parte como favorita. Conquistou todas as medalhas de ouro, nos vários campeonatos, desde que o desporto foi reconhecido pela FEI.

VOLTEIO (6 de Outubro a 10 de Outubro)

CAMPEÕES EM TÍTULO (2006): Alemanha (equipas) e Megan Benjamin (EUA) (individual mulheres), Kai Vorberg (Ale) (individual homens). Nesta modalidade exigente, disputada em duas rondas, composta por exercícios obrigatórios e de Freestyle, espera-se dos participantes capacidade física, critério estético, equilíbrio, harmonia e criatividade.A Áustria venceu por equipas o Europeu de Bokeberg (Sue) em 2009 e a britânica Joanne Eccles que conquistou a medalha individual. São os favoritos às medalhas, por equipas e individual.

ATRELAGEM (07 de Outubro a 10 de Outubro)

CAMPEÕES EM TÍTULO (2006): Alemanha (equipas) e o belga Felix Marie Brasseur (individual) A Holanda, Alemanha, Suécia e os EUA vão bater-se pelas medalhas por equipas e o australiano Boyd Exell, vencedor  por duas vezes da Final da Taça do Mundo Rolex, não vai dar tréguas na sua luta pela medalha individual. Que ganhe o melhor!

Categorias: Actualidade, Artigos