Influenza Equina: Vacinar é a palavra de ordem!

Influenza Equina: Vacinar é a palavra de ordem!

A influenza ou gripe equina é uma doença infecciosa do sistema respiratório dos equinos, causada por um Ortomixovírus e bastante comum em cavalos de desporto.

Existem dois tipos de vírus da influenza: o A equine 1 e o A equine 2.

A influenza equina ocorre em animais de qualquer idade, mas principalmente nos mais jovens. A imunidade após a vacina é curta, principalmente quando se trata da variante A equine 2.

Esta doença é extremamente contagiosa espalhando-se rapidamente dentro dum grupo de animais, principalmente quando estabulados em regime intensivo, como é o caso de centro hípicos, clubes etc.

É transmitida através de aerossóis (pequenas gotículas de saliva quando o animal tosse ou espirra) e os principais sintomas são: febre, falta de apetite, depressão, secreção nasal serosa, que pode evoluir para mucopurulenta, e tosse.

Se o animal não receber os devidos cuidados, a gripe pode evoluir para rinite, laringite, faringite e/ou pneumonia.Quando ocorre a gripe, é recomendado que o animal permaneça em repouso pelo menos durante 30 dias para que não haja complicações do quadro clínico.

Consulte o seu médico veterinário e vacine os seus cavalos.