Coudelaria Leonardo Franco

Coudelaria Leonardo Franco

A Coudelaria Leonardo Franco foi fundada a 11 de Novembro de 2011, dia de São Martinho, na Quinta da Fornalha, em Tomar, local onde se encontra a atividade da Coudelaria. O seu espaço está inserido em pleno coração do Ribatejo, uma região que se caracteriza pelas suas propriedades muito férteis e já longas tradições na criação e ensino do nosso Cavalo. A actividade da Coudelaria Leonardo Franco teve início com a aquisição de animais premiados de referência nacional e internacional, como: a Única, Campeã de Campeões no FIPSL de 2006, e a Vistosa, Égua Campeã no FIPSL de 2004, ambas ferro Sociedade das Silveiras.

No início de 2012, continuamos a apostar na aquisição de animais de excelência, como é o caso da aquisição das éguas premiadas: Alteza (SS), Chanel N.º5 (QL), Platina (CSM), Azeitona (CSM) e Úrsula (SQT). As duas últimas éguas, destacam-se das restantes pelos vários títulos que compõem o seu palmarés, com ênfase para a Azeitona que sagrou-se Campeã dos Campeões no FIPSL de 2012, prémio obtido já na posse da Coudelaria Leonardo Franco, e que veio juntar-se ao título de Campeã de Campeões da Feira do Cavalo de Ponte de Lima 2011. Por sua vez, a Úrsula é a égua que conta com mais títulos, tendo ganho este ano o título de Campeã dos Campeões na Feira do Cavalo de Ponte de Lima 2012, prémio obtido também já na posse da Coudelaria Leonardo Franco. Para além deste título, a Úrsula foi Campeã dos Campeões do Super Campeonato Cavalo Puro Sangue Lusitano de 2010 e Campeã dos Campeões no FIPSL de 2008.

Estes animais de referência concedem história e prestígio à Coudelaria, perspectivando-se a criação e ensino de excelentes cavalos Puro-Sangue Lusitano.O objectivo primordial da Coudelaria Leonardo Franco é seleccionar, criar e ensinar Cavalos que demonstrem as qualidades necessárias para se destacarem no panorama equestre, bem como, contribuir para o apuramento das características do Cavalo Lusitano e promover com primor e cortesia a raça Lusitana. Para alcançar estes objectivos, a Coudelaria Leonardo Franco conta actualmente com um efectivo de 13 éguas, 1 garanhão e 8 poldras.

A Coudelaria está alicerçada em valores, como:

• Promoção do bem-estar animal;
• Fornecimento de alimentação adequada à necessidade de cada animal;
• Reprodução assistida.Para oferecer as melhores condições aos nossos animais, a coudelaria dispõe de diversos espaços, como:
• Clínica de reprodução, com 6 boxes de grandes dimensões, com o objectivo de receber éguas afilhadas, fazer partos assistidos e inseminação artificial.
• 21 boxes para desmame, desbaste e ensino, com separação entre machos e fêmeas.
• Picadeiro coberto com as dimensões 40m x 20m.
• Picadeiros descobertos com as dimensões 60m x 20m e 15m x 30m
• 3 parques com prado permanente de regadia com 3ha.
• Espaço para apresentações de cavalos com 2500m2 relvado.

Com estes animais de referência e com excelentes condições de criação, a Coudelaria Leonardo Franco ambiciona criar excelentes Cavalos Puro-Sangue Lusitano que figurem na história da raça Lusitana.

Coudelaria Leonardo Franco
Estrada da Fornalha, Carril,
Tomar
Email: geral@coudelarialeonardofranco.com
Telefone: +351 263 798 040
Telemóvel: +351 916 94 94 94
Website: http://www.coudelarialeonardofranco.com
Facebook: http://on.fb.me/QKfWU601/08/12

Categorias: Actualidade, Artigos