Equisport
  23 de Agosto de 2014      português       english  

Faq Veterinária > Reprodução

Siga-nos: facebook Siga-nos: twitter

1. Qual o tempo de gestação para uma égua campolino; Com quantas semanas ela pare depois de coberta e fecundada?

2. Égua prenha de 4 meses e 17 dias. Esta semana veio o cio novamente. Porquê?

3. Qual a possibilidade de um cavalo castrado fertilizar uma égua? Pois tenho um cavalo castrado que fica junto com as éguas no pasto. E tem uma égua que está prenha e eu não a levei para cruzar com nenhum garanhão. Devo dizer que este cavalo tem ereção normal e já o vi cruzar várias éguas e durante as cavalgadas ele fica meio assanhado como se fosse um cavalo inteiro. Obrigado

4. Tenho uma égua de 4 anos que teve uma poldra no dia 30/12/11 (60 dias) e não foi coberta novamente até hoje. Qual a data aproximada do próximo Cio p/ a cobertura. Obrigada.

5. Sou praticante de vaquejada,mha egua pariu,o potrinho ta com 10 dias,gostaria de saber com qto tempo ela pode voltar aos trabalhos e em caso de uma nova prenhes ate qto tempo de gestaçao ela pode competir?

6. Diga-me por favor se é possivel uma egua estar prenha quase a parir agora em fevereiro mas deixou o cavalo mantar nela é possivel, ou nâo está prenha. estou confuso muito confuso pois será possivel?

7. Posso tirar embriões de poldrs com 1 ano e 5 meses?

8. Minha egua cruzou com cavalo faz trinta dias , provavelmente esta prenha , posso desparasitá-la ?

9. Tenho uma egua quarto de milha e faço a prova dos 3 tambores. Coloquei ela para cruzar esse final de semana. Gostaria de saber se ela ficar prenha até quando posso participar de competiçãoes e treinos com ela?

10. Tenho uma égua 3/4 quarto de milha que pariu dia 27/11/11 e que não coloquei para cobrir no primeiro cio após parto pois estava um pouco magra mas agora esta escore corporal melhor gostaria de saber se posso fazer uso de algum medicamento que indus o cio sem que prejudique o poldro com pouco + de 1 mês e se a risco de leite dela diminuir ou cessar . desde já agradeço pelo trabalho e desejo 2012 ano prospero e de muita saúde para todo a equipa Equisport.

11. Minha égua foi coberta por um garanhão durante o cio, passado o cio ela passou a rejeitá-lo. Depois de 20 dias ela aceitou o garanhão novamente. É possivel que ela esteja prenha mesmo assim? e se estiver, são grandes as chances dela abortar por ter sido coberta prenha? muito obrigado e parabens pelo ptimo trabalho

12. Tenho uma égua que foi coberta em abril de 2011, porém a mesma por vezes apresenta-se no cio, o grande problema é que ao final do mês de novembro um garanhão quebro a cerca e a cobriu novamente a mesma aceitou. Corre o risco de perder a cria visto a essa segunda cobertura após mais de 7 meses?

13. Tenho uma egua com 19 anos em 2010 de março foi coberta pelo bom garanhâo lusitano, mas até agora já com 9 meses nâo vejo nenhuma barriga na egua.

14. Tenho duas eguas, uma criola outra quarto de milha, pelas informaçoes que obtive quando as comprei é que tenham entre 15 anos, nao sei se ja tiveream cria, gostaria de saber se tem algum problema nessa idade colocar em cria,se caso for a primeira vez?

15. JUMENTO QUE TEVE UM TESTICOLO CASTRADO FICA INFERTIL. ELE HOJE CRUZA NORMAL

16. Possuo uma egua prenha de 7 meses, ouvi falar q 9 dias após ela parir, posso coloca-lá junto ao garanhão para obter outra cria, é verdade isso??

17. Gostaria de saber como se faz para aumentar o libido sexual de um potro de 3 anos que nunca cobriu uma égua?

18. Qual a idade ideal para retirar um poldro de junto da sua progenitora?

19. Tenho uma egua de 19 anos de idade, nunca enprenhou e eu queria enprenhar ela, no momento ela entra no cio,mas mesmo assim posso cruzar ela.Ela esta em otima forma.

20. O que é o creen??

21. Minha égua tem 14 anos e entrou no cio, ela nunca teve cria e não pode ver outro cavalo q ela fica louca, o que devo fazer?

22. Gostaria se saber qual a probabilidade de ter de um cruzamento de uma égua marchadeira e um jumento marchador sair um mular marchador? e se a égua não for marchadeira há a possibilidade do filhote dar marchador se o jumento for marchador?

23. Tenho uma egua 3/4 quarto de milha, ela esta com um potro de 5 meses e o mes passado um cavalo pulou a cerca a noite e no outro dia eu vi ele no piquet da egua. Tem possibilidade dele ter emprenhado a agua? mesmo amamentando?

24. Quero castrar um potro mais ainda não desceu os dois testiculos somente um tem algum medicamento capaz de fazer descer o outro testiculo?

25. Tenho uma egua quarto de minha ela tem um potro de 1 ano e 2 meses a mesma foi coberta no dia 04 de desembro 2011, ja faiz algum tempo que o potro foi apartado e o ubre dela ainda nao secou, pois todos os dias noto que fica pingando leite, isto e normao sera entao que ela esta entao prenha mesmo.

26. Olá será possivel a egua ficar prenha de uma só vez que o cavalo se chegou a ela?

27. Tenho uma egua que recebeu um embriao no dia 27 de dezembro de 2011 e dia 19 deste mes o funcionario do sitio me ligou que ele estava abortando ..verificamos q tinha saido uma bola pela vagina dela mas ficou pendurada entrei em contato com o veterinario mas nao consegui encontralo. Dai um sr q mexe com cavalos a muitos anos foi prestar socorro ele colocou a bola pra dentro novamente e deu uns pontos nas vagina para segurar e aplicou um pentabiotico e um outroremedio para dor.. dai 10h depois veio o veterinario e disse q era aquilo mesmo q deveria ser feito mas nao deu nenhuma medicaçao. quando foi hoje de manha 5 dias dpois aconteceu a mesma coisa dai consegui falar com o veterinario de primeira ele foi na propriedade e fez a mesma coisa q o sr . tinha feito antes mas agora passou umas medicações para colica para dar durante cinco dias, mas nao sabe nem se o feto esta vivo! esta no achometro q sim.... q devo fazer pois ?

28. Quando e hora de apartar o potro da egua para ela ter outra cria?

29. Quanto tempo depois do parto posso montar normalmente a minha égua?

30. Gostava de saber de onde e o que significa o som que o cavalo inteiro emite ao trotar que advem da zona do ventre?? muito obrigado.

31. Gostaria de saber qual a periodicidade de uma égua poder dar poldros, ou seja, li na pergunta 143 que uma égua pode dar um poldro anualmente, mas isso queria dizer que a égua iria ficar prenha quando estivesse a amamentar do poldro anterior, há algum inconveniente nesta situação? É preferível ter poldros da mesma égua só de 2 em 2 anos? Grata pela atenção e pela continuação do excelente trabalho.

32. Tenho um cavalo meio sangue campolina, me falaram na prática que ele deve ter uns 15 anos. Pergunto qual a vida útil de um cavalo de sela?

33. Tenho uma egua 1/2 sangue mangalarga marchadeira de 3 anos e meio, e foi muito mal domada, vai ocorrer alguma mudança nela se eu voltar para o processo de bridão e recomeçar de novo?

34. Minha égua deu cria dia 4/12/2011, eu gostaria de saber se tenho que dar alguma vacina ao potrinho e à égua?

35. Tenho uma 3/4 quarto de milha que pariu no dia 27/11/11 e gostaria de saber quantos dias após o parto posso cobrir a novamente e se perder este primeiro cio após o parto quantos dias depois aproximadamente pode ocorrer um novo cio. Obrigada e parabéns pelo seu trabalho.

36. Tenho uma égua prenhe(final da gestação) e o úbere dela ja está enchendo, quanto tempo mais ou menos falta pra minha égua parir se ela ja ta enchendo o úbere

37. Gostaria de saber se o Phenodral é contra indicado em eguas que estão por volta de 50 dias de gestação?

38. Como sabemos quando uma égua está abortando?

39. Gostei muito do vosso site. Mas tenho algumas duvidas, tenho uma egua mangalarga que tem 4 anos. Cruzei a égua. Ate quando depois dela prenha eu posso montar? o garanhão e meio baio e ela e castanho escuro, pode sairque cor? Adorei o vosso site.


40. Minha egua tem 1 ano e 10 meses e o garanhão cobriu ela hoje "31/08/2011''' tem risco de ela ciar e risco de vida ?


41. É possível, sem ajuda de um veterinário confirmar se a égua está realmente prenha?

42. Apliquei uma injeção a uma potra de 28 meses provacando o cio, mass passados 21 dias ela nao demonstrou nehuma diferença que esteja no cio. o que pode ser isso sera que é infertil?

43. Um garanhão saltou a vedação e andou junto de duas poldras de dois anos. Existe a possibilidade de elas ficarem prenhas, e sendo elas tão novas há algum perigo delas estarem prenhas, o que devo fazer?

44. Castração de um poldro com 3 anos que só tem um testículo.

45. Qual a idade ideal para uma égua ser mãe, existe alguma hormona para impedir a gravidez antes da hora.

46. Tenho uma egua de 18 anos que se encontra prenha de 3 meses. Hoje ao ir dar água verefiquei que ela tinha um espeçie de tripa de 8 a 10 cm. Nâo tem sangue e a egua continua a comer bem.

47. Minha égua tem 2 anos e meio, e fica no cio direto parece que não sai do cio? O que devo fazer?

48. Comprei uma égua manga larga de 23 anos que teve uma vida de reprodução normal, parindo quase todo ano entrou no cio agora, ainda é possivel ser coberta por um garanhão? E existe casos de éguas com mais idade ficarem prenhas?

49. Olá, tenho duas eguas que estão a ser cobertas por um garanhão desde há três semanas , de 48 em 48 horas e continuam a aceitar. Haverá alguma explicação plausivel para esta situação? Já agora informo que há 2 anos uma delas tambem esteve em cio durante vinte e tal dias, depois teve uma gravidez normal.

50. A minha egua esta p/ criar ou seja de 11 meses, mas estou achando ela estranhã pq já faz 4 dias q ela esta tendo contracçoes e ainda não nasceu o potro. Ela deita no chão faz força e depois de algum tempo levanta-se, e vai comer normalmente ...

51. Tenho uma egua com cerca de 15anos ele teve um poldro a 4 meses, mas ele agora foi embora de ao pé dela... sera que ha alguma coisa para eu lhe dar para secar o leite? ou posso ficar descansado que o leite seca por si só..

52. Gostaria de saber se posso usar um garanhão de 25 anos para reproduzir?

53. Dei ciosin para a minha égua de 10 anos faz 4 dias, mas ela não entrou no cio. Qual pode ser a causa de tal fato?

54. Tenho uma égua de 17 anos que nunca foi coberta. Ela é saudável. Queria saber se ela tem boas chances de pegar cria?

55. Eu tenhu uma egua de 6 anos .Ela pariu um potro a mais ou menos 1 ano i quando ela pariu ela estava com mais animais incluindo um podro de 2 anos e meio que ja havia fecundado algumas eguas.Tem alguma chance de minha egua estar prenha desse podro?

56. Até que idade uma égua mangalarga pode dar crias.

57. A minha égua abortou hoje, pois há 4 dia ela estava viçando e procurando o cavalo, então coloquei 2 dias seguidos quinta e sexta, não coloquei nem no sábado e nem no domingo, porém hoje as 6:00 ela abortou um macho de 3 meses. Porque isso aconteceu? e quando vou poder cobri-lá novamente?

58. Uma égua, prenha de 6 meses pode ser transportada onde demorará cerca de 45 minutos de vigem, sem que prejudique o fecto? obrigado

59. Tenho uma egua que esta com aproximadamente 9 meses de gestação mas a ubre ainda nao encheu pode ser normal ou preciso dar algo.

60. Tenho uma égua quarto de milha e colocamos ela com ganranhão em nov 2010, mas desde então ela apresentou alguns cios, e sua barriga diminuiu, mas ao apertarmos seus peitinhos eles saem leite. Será que posso esperar pelo potro no tempo esperado?

61. Uma egua coberta pode ficar proximo de cavalos inteiros?

62. Verifiquei que a minha egua esta prenha e hoje ao examinar lhe as tetas quando apertei saiu um esguixo de leite, será que o parto esta para breve ?ela apresenta aumento da barriga já há algum tempo .....outra questao os antigos donos onde eu a comprei comfirman tbm que ela esta prenhe mas nao sabem de quanto tempo ao certo ,a egua tem 1.30cm mas os cavalo que ela foi coberta e de porte grande mais ou menos 1.65cm ,podere haver alguma complicacao no parto ?e o potro ira ser do tamanho da mae ou maior ?obrigado

63. Quanto tempo depois de coberta eu posso chegar minha egua no garanhao pra saber se ela emprenhou

64. Cavalo que ja operado a uma hernia pode cobrir eguas?

65. Trabalho num laboratorio e lá faço o tete de gravidez de mulheres por curiosodade fiz de minha égua e deu negativo será este teste confiavél? seguro? ou é errado?

66. Tenho uma égua em casa que queria cobrir. Arranjei um garanhão, só que a égua vai ter que ir ao encontro do garanhão. Poderia me dizer os sinais mais visiveis que a égua apresenta na entrada do "cio"?

67. Como saber se uma egua esta no cio? em que alturas do ano fica?

68. Tenho um cavalo crioulo que desceu somente um testículo, ele tem 5 anos e gostaria de saber qual o procedimento adequado para a castração, e se tem algum medicamento capaz de fazer esse testículo descer.

69. Existe alguma relação entre a posição do potro na barriga da égua e o sexo que ele terá ao nascer?

70. Há 3 semanas minha égua criou,8 dias após o parto levei-a para o pasto,por acaso um garanhão fugiu da baia e cruzou com ela por a mesma estar no cio,por ter cria recentemente e como só tenho ela para montar e não ter montado apartir do 5º mês,não queria deixa-la cruzar,fui ate uma loja agroveterinaria e expliquei minha situação ao veterinário,ele me receitou ocitocina para aplicar na égua ,queria saber se esse remédio provocaria o aborto ou fazeria com que ela não ficasse prenhe?.Obrigado

71. Um cavalo inteiro pode ficar junto com eguas e outros cavalo ( castrados ou inteiros) , obg ?

72. Tenho uma égua que encontra-se no cio, durante 12 horas um cavalo do sítio ao lado, foi visto próximo à égua. Eu soube logo em seguida, quando fui à fazenda para encarretá-a e levar a um haras para que seja coberta. Se ela tiver prenhe por ter sido coberta apenas uma vez pelo cavalo do vizinho, no outro dia ela já rejeitará um cavalo que se aproxime para cobri-la? Há possibilidade de saber se realmente está prenhe poucas horas depois?

73. Tenho uma egua que escapou e cruzou com um cavalo sem querer, daí então apliquei um E.C.P. q me recomendaram dizendo que serviria para o aborto e novo cio, ela saiu no cio coloquei pra cruzar 3dias consecutivos já se passaram 2anos e ela não pariu! O que aconteceu ?e O que é recomendado fazer ? (pariu uma vez com 3 anos e hoje ela tem cinco) PSI.

74. Comprei uma Egua Mangalarga, campea de varias provas onde ganhou varios trofeus...Essa Egua esta com 12 anos de idade e nunca pariu, segundo o vendedor, quando o animal femea e classificado como bom de provas em competicoes eles optam por nao deixar parir... Eu a comprei no intuito de tirar umas crias dela.... Por causa da idade dela minha pergunta eh ?? Existe a possibilidade dela pegar cria?????? E qual tratamento eu poderia fazer com ela para que isso aconteca?????

75. Por quanto fica mais ou meno capar um cavalo em Portugal?

76. Tenho uma égua Manga larga Marchadeira, ela pariu 30/12/2012 um potro formado perfeito, ele estava limpo. Mas estava morto. O que será que pode ter acontecido ? Ele já nasceu morto ? E quanto tempo ela pode pegar cria de novo ?

77. Tenho uma egua de 20 anos e está para dar cria. Será que ela tera algum problema no parto devido à idade? ela nunca teve problemas antes, e o ultimo potro q eu tirei dela foi ha um ano atras.... ate quantos anos eu posso coloca-la para cruzar? Sendo castanha/avermelhada e o pai baio claro (quase branco) qual seria a cor do potro? agradeço desde ja

78. Apliquei uma dose de ciosin na egua, e passado dez dias e ela nao apresentou cio nenhum ainda, quando posso aplicar outra dose de prostraglandina nela?

79. Tenho uma egua q pode ou nao estar gravida como faço para saber se esta sem fazer exame

80. coloquei minha egua varias veZes com cavolo, sempre pega (pois realizo ultra som) , após uns 3 meses ela volta a ter o cio. Da ultima vez coloquei com uma jumento e foi a mesma coisa, ela coloca o feto para fora. .... o que pode ser, o veterinario ja fez ultra som para ver o utero e disse que estava tudo certo.

81. Tenho uma egua que estava prenha de 9 meses com uma barriga enorme e abortou. No entanto, tenho reparado, que passadas algumas semanas a sua barriga tem crescido de uma forma notável.Será possivel que a egua tenha outra cria ?

82. Micose nas orelhas o que é bom usar???

83. Castrei meu potro aos 2 anos e meio, notei que emagreceu e o pescoço perdeu um pouco a musculatura, passado 5 meses ja voltou a engordar , mas a musculatura do pescoço nao é mais a mesma coisa.Isso é normal o amimal sofrer alterações no físico apos a castração ?

84. Minha égua ja pariu, mas estou em constante dúvida, pois no dia da cobertura tinham dois garanhões, um crioulo e um quarto de milha, os dois cobriram ela, o crioulo primeiro e uns 5 minutos depois o quarto de milho, tem como saber de qual ela pegou cria? Ouvi dizer que a probabilidade de pegar cria do segundo é maior.

85. As caracteristicas (personalidade) das eguas passa para os filhos?

86. Um egua pode continuar a criar até que idade?

87. A minha égua morreu e deixou-me uma potra de uma semana como posso tratar dela . estou dando leite de vaca mais ou menos tres litros ao dia, e estou dissolvendo um pouco de ração de filhote estou no caminho certo devo fazer alguma ingeção algum medicamento

88. Minha égua entrou no cio e indesejavelmente foi coberta por um garanhão de origem desconhecida, isso aconteceu no primeiro dia em que ela entrou no cio, me disseram que a placentina feita no mesmo dia resolvia, então fiz, mais mesmo assim estou com medo dela estar prenha, ela tem aproximadamente 48 meses, e dia 18/12 faz uma semana que foi coberta, o que devo fazer?

89. Tenho uma egua quarto de milha meio sangue ela ta prenha de 4 mes ela apresentou esses dias um sangramento pela vagina gostaria de saber se e normal ou nao.

90. Gostaria de saber se posso castrar meu potro de 3 anos e meio antes de fazer a DOMA ,pois na minha região gostam de dizer que só devemos castrar o potro depois de Domado . Isso procede . Agradecida

91. Bom dia,tenho uma egua de 9 anos,que já teve duas crias,no mes de setembro levei ela pra um garanhão cobrir,cobriu 1 vez com sucesso,esperei um dia,levei de novo cobriu com sucesso,esperei mais um dia,na ultima vez que deixei o garanhão cobrir a egua 1 vez,esperei uns minutos e deixei de novo,depois da segunda cobertura,a vagina da egua começou a sangrar,no caminho de volta ele de tempo em tempo sangrava mais,com uma quantidade grande de sangue,apliquei um anti-inflamatorio,lembrando que a egua nao estava prenha e aceitou o garanhão tranquilamente,o que pode ter acontecido?

92. Olá ! tenho uma égua de 2 anos e o garanhão cobriu! gostaria de saber se pode atrapalhar no seu crescimento?

93. Gostaria de saber se a vacina da herpes equina em éguas cheias é de extrema necessidade?tenho uma égua que está no 5° mês de gestação e não vejo a barrigadela crescer com quantos meses normalmente cresce a barriga de uma égua cheia?Obrigado!

94. Estou querendo comprar um cavalo ele é inteiro e tem 8 anos, o dono diz que ele é manso, não muda o comportamento perto de éguas, mais se eu quiser castrar ele nessa idade (8 anos) não tem nenhum risco, ou não é recomendável?

95. Bom dia, meu cavalo de 8 anos, puro sangue inglês não cobre minha égua pampa de 5 anos, ela o procura mas nada acontece. Obs: ele era de corrida e acho que nunca fez cobertura, há akgo aue possa fazer?.Obrigado.

96. A minha egua tem 9 anos e gostava que ela se reproduzisse, outros amigos também criadores recomendaram Ciosin, Mas como nao conheço o produto pergunto se terá algum efeito no animal, e ou não, onde posso comprar e o preço.

97. Quero saber se após 5 dias que minha égua pegou cria posso fazer provas com ela ?

98. Gostaria de saber com quantos dias depois que um cavalo foi totalmente castrado, ele ainda pode enxertar uma égua ao cobri-la ?

99. Tenho uma egua com 23 anos que pariu aos 3 anos e estava com a ideia de a deixar cobrir para dar continuidade à raça!o que gostava de saber er a se e possivel em se cobrir novamente se tem muitas possiblidades de acontecer ja que era o que mais desejava!!..

100. Uma egua com pequenos quisto no ovario que esta abortando no inicio da gestação. qual o medicamento correto a ser usado apos a cobertura da mesma?

101. Gostaria de saber quanto tempo antes do parto a égua pode ser montada para trabalho no campo e cavalgadas?

102. A minha ponei abordou com seis meses de gravidez, pergunto quando pode ser coberta agora, e já agora porque será que ela abortou já que tem sido boa mae. Muito Obrigado

103. Preparei uma egua pra levar e cruzar com um Garanhao excelente, porem hj vi que o cavalo do vizinho (um porcaria de petisco) estava cobrindo minha egua. O que devo fazer pra nao correr o risco de perder todo meu trabalho de preparaçao e se ainda possoo leva-la para o garanhao. Se for o caso, quais os medicamentos devo usar pra que ela nao leve esta gestaçao indesejavel adiante?

104. Tenho uma égua baia de 16 anos,esta prenha de 9 meses de um cavalo mangalarga tordilho,gostaria de saber se tem risco no parto e qual pelagem pode ser o potro?

105. Quando a egua esta prenha ela comeca a comer mais?

106. Tenho uma egua que mesmo prenha continua aceitando o garanhão.Ja tivemos um aborto por permitir que ela cruzar com tres meses de prenha.Agora esta prenha novemente e se puser perto do garanhao imediatamente ela começa a urinar.O que devemos faz?

107. Comprei uma égua e logo cruzei com meu garanhão, após uns 3 meses o cavalo estava com seu onorgão genital extremamente inchado. Meu veterinário já olhou, receitou uma pomada, mais ainda n melhorou. O que posso fazer? Grata!

108. Quantos dias uma égua fica no cio depois de ter tido uma cria?

109. O meu cavalo tem apenas 2 anos e meio, e o meu pai quer castra-lo pelo custo financeiro... isso influencia no desenvolvimento do animal ?

110. A minha égua esta no cio normalmente, ja passei ela com um potro de 2 anos e 3 meses: e ela na ta ficando prenha, ja passei ela 3 meses seguidos, o que esta acontecendo?

111. Tenho uma ponei que pariu ha 5 dias... em quanto tempo ela poderá ser enchertada novamente?

112. Alguns criadores de cavalos mais velho me disseram que a égua quando prenha se for mudada de pasto pode perder, isso é verdade ? Obrigado.

113. Tenho uma egua prenha, como posso dar um alimento para que o potro nasça saudavel?

114. Quanto tempo devo esperar para cobrir minha égua que pariu no dia 26/10/12?

115. É verdade que quanto mais velha for a égua pior vai ser seu poltro(a)? E as chaces de ele(a) nascer com problemas é maior?

116. Queria saber se posso coloca minha egua pra cruza com um garanhao, porem o garanhao e filho dela?

117. Tenho uma égua comum já há mais de 3 anos e ainda não consegui que ela pegasse cria. Sei que ela já pariu com outros donos. Já chegou a cruzar várias vezes e sem sucesso. Como deveria proceder?

118. Coloquei meu garanhão com uma égua no cio, mas ele além de não cobri-lá fica mordendo-a. O q posso fazer? Qual a melhor forma de obter uma cobertura com sucesso?

119. Minha egua pariu e coloquei ela com o garanhao duas vezes e o garanhao cobriu ela duas vezes no sitiu do vizinho, mas no meu pasto tem dois cavalos castrados, se eles ficarem rufiando ela logo que o garanhao cobriu ela aos 12 dias ela pode perder a prenhes

120. O meu cavalo tá com os testiculos inchados já fiz exame de brucelose e não é o que faço para acabar com isso já fiz 5 dias de flucortan entercalado falhando um o que eu faço isso é uma doença?

121. Queria saber ser tem uma vacina para uma égua entra no cio antes do tempo previsto ?

122. Minha égua pariu e gostaria de saber qual vitamina dar para ajudar no crescimento do potro

123. Como saber a idade de uma potra, sem saber quando ela nasceu?

124. Um cavalo que ainda nao desceu o segundo testiculo é capaz de cruzar (penetrar) uma egua ?

125. Comprei uma egua quarto de milha x mangalarga tem uns 4 meses, ela entrou no ciu e eu botei pra cruzar, o cavalo pegou ela umas duas vezes, nao tem nem dois meses que cruzou e ta com a barriga muito grande, todo mundo diz que eh verme, posso da um remedio de verme, ou pode matar o pordinho que esta por vim, ou nascer com algum problema?

126. Comprei uma égua, a qual estava mau tratada muito magra,hoje com 15 dias ela já estar melhor.Só que o úbero dela começou a encher e as tetas estão ficando pontuda, será que ela pode estar prenha ?embora ela deu o cio e no outro dia foi embora. desde já obrigado.

127. Gostaria de saber se há alguma maneira de saber o sexo da cria sem ir ao veterinário.

128. Tenho uma egua, e ela tem apenas 1 ano e 6 meses, nao esta com sua estrutura corporal totalmente formada ainda, pois é muito nova, queria sabe se eu posso coloca-la com um cavalo garanhao, e se ela realmente prenhar, quais os ricos para a vida dela e do potro?

129. Comprei uma égua que o antigo dono disse ter parido porem desde que estar comigo nunca entrou no cio. o que eu poderia ta fazendo para que entre no cio.

130. Tenho uma egua com cerca de 15 anos ela pariu ha 1 mes, ontem um garanhao de um amigo meu fugiu para o pe dela e cobriua mas eu nao queria, sera que ha algum medicamente que possa dar para ela nao ficar gestante nao esquecendo que ela ta a aman´mentar

131. Dizem que a melhor altura para um egua se cobrir é em fevereiro é verdade !? apesar de ja nao ter muitas esperanças ja que a egua ja tem 23 anos gostava de tentar !ela em certas alturas do ano anda alterada poderá ser cio? que percentagem me da numa egua de 23 anos?...

132. Quando uma egua tem 15 anos e nunca emprenhou, o que pode ser?

133. Tenho uma egua que provavelmente esta prenha de 9 meses mass não apresenta barriga. No 5 mês ela entrou no cio e no sexto mês mandei fazer o toque. O meu empregado disse que topou alguma coisa. Gostaria de saber se existe alguma possibilidade dele ter se enganado e como faço para ter certeza que ela esta prenha?

134. Tenho uma égua manga larga, como sei se ela está enchertada de jumento ou cavalos, pois ou dois cobriram a égua. Existe alguma caracteristica visual ex.tamanho de barriga?

135. Qual a melhor injecçao para uma égua entrar no cio?

136. Tenho uma égua que está prenhe de 7 meses, é possível faze o transporte em roulote numa distância de 40 Km? Até que período de gestação é que se pode fazer o transporte das éguas. Obrigado.

137. Tenho um potro de 1 ano e 11 meses e ainda não desceu os testículos, gostaria de saber qual a idade que os testículos descem para a bolsa escrotal nos equinos e até quando devo esperar para verificar alguma alteração?

138. Tenho uma égua com 16 anos e esta prenha de sete meses. A égua nunca pariu nas nossas mãos, mas suspeita-se que já tenha parido há muitos anos. O meu medo é sobre o parto dela. Não sei se irá correr bem, nem como ajudá-la caso ela precise-se. Pode-me ajudar?

139. Tenho uma ponei com uma cria com 3 meses a ponei está com o cio mas tenho perto de minha casa um cavalo inteiro. A minha pergunta é se o cavalo pode fazer mal ao poltro para ir ter com a ponei.

140. Minha egua entrou no cio fora da estaçao de monta e foi coberta (nos meses de Junho, Julho, Agosto) e nao emprenhou. Ela tem 4 anos e aparentemente parecer estar saudavel. O que devo fazer?

141. Tenho uma égua que tem uns 6 anos, foi coberta por um garanhão faz uns 2 meses... Aconteceu que no dia da cobertura achei que ela estivesse no cio. O garanhão conseguiu cobri-la mais antes ela ainda deu alguns coiçes no mesmo... Será que ela estava mesmo no cio ?

142. Tenho uma égua que já tem um poutro com 1 ano e 7 meses e coloquei ela com um garanhão faz quase dois meses... Queria saber se existe algum metodo que posso fazer para saber se ela ficou gestante ou não... Parabéns pelo seu Trabalho!

143. Há algum problema a mãe ponei estar grávida do filho poltro (3 anos)?

144. É normal um cavalo árabe ter um olho de uma cor e outro de ourtra cor. Como sei que ele é árabe.

145. Tenho uma potra que foi coberta no dia 07 e 09 de Outubro 2009, gostaria de saber com quando ela vai parir, e quais são os sinais que indiquem a aproximação do parto? ela é pampa de baio e o cavalo é russo, qual cor pode nascer?

146. Tenho uma égua pequena de 1,25 cm. Posso cobrir com um garanhão de tamanho normal? não haverá complicações na hora de parir.

147. Tenho um garanhão Pampa preto, que irá cruzar pela segunda vez com uma égua preta. Qual a percentagem de nascer um poldro preto Pampa?

148. Gostaria de saber se existem outros métodos de manipulação do estro nas éguas para além do fotoperiodo e das terapias com prostaglandina (ouvi falar de qualquer coisa sobre nutrição mas não encontro nenhuma publicação).

149. Até quanto tempo antes da egua criar eu posso montar?

150. Tenho uma égua de mais ou menos 14 anos, segundo os donos anteriores, ela nunca ficou prenha, como não tenho nenhuma informação se já tentaram prenhar ela ou não, pergunto como eu deveria fazer para que ela entre no cio, e posteriormente saber se ela segurou a cria.

151. Depois de quanto tempo da minha egua criar, eu posso montar?

152. Tenho uma égua Pampa Baio que está prenhe de um cavalo Pampa Preto, e gostaria de saber quais as chances de obter um produto também pampa de Preto?

153. Gostaria de saber se um cavalo com os testiculos para dentro pode cobrir uma égua?

154. Tenho um cavalo garanhão e ja foi cruzado varias vezes com 3 éguas sendo que nenhuma ficou prenha...será que o cavalo tem algum tipo de problema..sendo que é um otimo cavalo tem porte e muita saude nunca apresento nenhum problema..ou sera que foi coincidencia.

155. Tenho um cavalo com 4 anos, que tem os testiculos escondidos. Gostaria de saber a que se deve isso e se tem cura?

156. I have a studhorse, Peruvian Paso, who is very well behaved but we still want to castrate him as he loses a lot of weight due to stress of surrounding mares, and we don't wan't to breed in the near future. Do you know a good veterinary clinic in the North area of Portugal? We live in Mondim de Basto, 25 km's from Amarante, 90 from Porto. Is there also a possibility to collect some semen at the clinic before castration? Up till now, he has only bred naturally. He is almost 7 years old. I prefer he would stay in the clinic for a couple of days after the castration. Any idea if this is possible and if it will be very expensive? Thank you for your reply.

157. Tenho uma égua mangalarga Paulista que tem 3 anos e 4 meses. Quero coloca para injertar de um Garanhão que tem 2 anos e 3 meses, pelo facto da pouca idade do garanhão o potrinho podera correr algum tipo de deficiência, na formação.

158. Tenho uma égua que completou 3 anos em Outubro a mesma teve um potro em Dezembro, ou seja, ficou prenha com 2 anos. O potro nasceu com uma pequena deformação na pata traseira e morreu. Gostaria de saber se posso colocar a égua para ficar prenha novamente, a mesma esta bem recuperada, a questão de uma nova gestação ira ajudar no crescimento, desenvolvimento da mesma.

159. Tenho uma egua que completou 3 anos em 06.11.2007 a mesma foi emprenhada com 2 anos , pois teve uma poltrinha no final de dezembro, mas a mesma teve problemas na pata trazeira e não sobreviveu, gostaria de saber se posso colocar novamente minha egua para emprenhar novamente,se o precesso ira ajuda-la no seu desenvolvimento, crescimento, recuperação do peso.Pois quero continuar tendo um belo animal , pois quando comprei a mesma nem eu e nem o vendedor sabia que ela estava prenha, pois ficou prenha muito nova 2 anos, e um epoca boa colocar ela agora em fevereiro ou março.

160. Comprei uma égua + ou - de 8 anos, no dia em que a comprei a mesma já estava no cio, só que não sei se era o 1º dia do cio, daí com 5 dias depois a mesma ainda estava no cio, aí que pude cruzar com um garanhão, neste mesmo dia ele a cobriu duas vezes sendo uma de manhã e outra a tardinha, com dois dias depois mais duas vezes ou seja com um dia alternado. Daí em diante ela não mais o quis, só que com 21 dias depois coloquei o cavalo para rufiá-la e a princípio ela não o quis, mas com muita insistência do cavalo ela soltou alguns jactos de urina daí por 7 dias a mesma ficou miquitando com mais frequentai. Ai lhe pergunto, ela pode entrar no cio mesma prenha? E o fato de ter sida rufiada fez com que entre no cio ou acha que ela não emprenhou?

161. Comprei uma égua + ou - de 8 anos, no dia em que a comprei a mesma já estava no cio, só que não sei se era o 1º dia do cio, daí com 5 dias depois a mesma ainda estava no cio, aí que pude cruzá-la com um garanhão, neste mesmo dia o garanhão cobriu-a duas vezes sendo uma de manhã e outra a tardinha, com dois dias depois mais duas vezes ou seja com um dia alternado. Daí em diante ela não mais o quis, só que com 21 dias depois coloquei o cavalo para rufiá-la e a princípio ela não o quis, mas com muita insistência do cavalo ela soltou alguns jactos de urina daí por 7 dias a mesma ficou miquitando com mais frequência. Pergunto, ela pode entrar no cio, mesma prenha? O facto de ter sida rufiada fez com que entre no cio ou acha que ela não emprenhou?

162. Tenho uma égua parida de 03 meses e 15 dias e iniciei a cobertura dentro do periodo e esses dias ela a presentou estar no cio novamente, isso é possivel? Já que ela apresenta uma boa formidade corporal.

163. Tenho uma égua de saltos de obstáculos que pretendia cobrir, por razões da condição física teve de deixar de saltar. Teve um problema grave na articulação da mão esquerda. Gostaria de lhe perguntar, se com o aumento do peso da gravidez e na cobrição com o garanhão, se vai agravar a sua condição física.

164. Há a possibilidade de uma égua que pariu há pouco tempo, se há possibilidade que esteja prenha de um cavalo castrado sendo que, o cavalo estava rufiando a égua. Ela não aceita outros cavalos.

165. Tenho uma égua lusitana com 12 anos que teve uma cria há 6 anos (ainda com outro dono), gostaria de tirar uma cria mas desde à 3 anos que não noto que entre em cio. Falaram-me que é possivel provoar o cio através da alimentação, basicamente este regime ceonsiste em reduzir drasticamente a alimentação durante uns dias e aumenta-la de nos dias seguintes. Gostaria de seber se isto têm algum fundamento, ou se exite outra forma de induzir o cio na égua, já que vou ter um garanhão lusitano à disposição mas só por um curto periodo de tempo. Muito Obrigada

166. Poderei saber através de um teste de gravidez, que se vendem nas farmácias se uma égua está ou não prenha?

167. A minha égua esta prenha e gostaria de saber se poderia desparasitá - la? obrigado

168. Boa tarde, tenho uma egua quarto de milha com 10 anos de idade, está prenha a 8 meses, está com uma barriga grande , mas está magra. Qual o tipo de alimentação para ela voltar ao peso e a musculatura ideal e o mais importante garantir boa saude ao potro??

169. Tenho uma égua baia escura.Gostava de saber qual a pelagem do garanhão a cruzar, com maior probabilidade de obter um poldro de pelagens palomina, isabel ou preta. Obrigado

170. Boa tarde, tenho cavalo de quatro anos sela francesa que recolheu os testiculos, qual a melhor solucação para esta situação.

171. Tenho uma egua baia... e foi coberta por um cavalo palomino. gostaria de saber quais as possiveis pelagens da cria?

172. Gostaria de saber as fases de desenvolvimento embrionário em equinos(anexos embrionários,formação de face,formação de intestino primitivo etc,enfim o que ocorre com o feto durante as semanas ou mêses;e também particularidades que se ocorrem no desenvolvimento embrionário de equinos).

173. Bom dia, agradeço a resposta, colocando outra, a função pretendida para o cavalo é saltos de obstáculos, gostaria de saber na vossa opinião se devo recorrer à castração ou se não existe problemas de saúde para o facto de ele ter recolhido os testículos.

174. É o seguinte, tenho uma égua de 5 anos que foi coberta, e ao fim de três semanas foi-lhe feito ecografia e constatou-se que estava prenhe. Mas, agora já está prenhe de 7 meses(feitos á pouco tempo) mas ainda não apresenta quase barriga nenhuma, no entanto nunca mais apresentou o cio. É possivel que esteje prenhe mesmo não tendo barriga? Grato pela atenção. Cumprimentos.

175. Tenho uma égua de 4 anos que não consegue engravidar. Gostaria de saber o porquê ou o que eu devo fazer para a mesma engravidar.

176. A partir de quantos meses a barriga da egua prenhe começa a aumentar significadamente? É posivel que com 9 meses uma égua possa estar prenha sem apresentar muita barriga?

177. Recebemos um potro de 4 anos o qual foi castrado por um veterinário faz seis meses e após isso o começamos a alimentar com ração da melhor qualidade, alfafa , feno, probióticos e aveia, apresentou um superdesenvolvimento pois estava com retardo de crescimento por desnutrição. Quando melhorou 100% seu estado geral começou a apresentar comportamento de garanhão correndo e cobrindo as éguas, mordendo e dando coices nos tratadores em virtude de querer ir com as éguas (nenhuma delas ficou prenhe- os dois testículos foram comprovadamente retirados- ao tato e conforme o veterinário garantiu. Segundo fui informada por um médico a retirada dos testículos não suprime em 10% dos casos a ereção (pois continua havendo produção normal de testosterona pela supra-renal e portanto a libido permanece intacta. Tenho procurado trabalhos na internet a respeito e não encontro nada.Alguns leigos alegam que a culpa é da má castração mas cfe visto por mim e confirmado não se trata disso e sim do fato acima citado.Existem trabalhos dosando testosterona em castrados com comportamento de cavalos não castrados (inteiros)? Muito grata

178. Boa tarde! Tenho uma garrana de 15 anos! Ela nos antigos donos não foi muito bem tratada. E nos ultimos anos não teve filhos, qual é a altura em que irá ter o cio e quanto tempo vai durar? Durante o cio ocorre alguma mudança no temperamento? Há problema em ser montada com o cio? Obrigada

179. Possuo uma égua com 4anos a qual foi coberta recentemente pela primeira vez.Durante a cobrição reparei que o cavalo no final do acto apresentava vestigios de sangue no órgão sexual,é normal?No dia que a égua rejeitou o cavalo após ter sido coberta durante 4 dias, efectuei o tansporte da mesma para casa mas a mesma não queria entrar no reboque tendo que ser carregada sob stress e á força,tal facto pode impedir a fecundação? Desde já agradeço com os melhores cumprimentos, M.Lopes.

180. Possuo uma égua da raça crioula com aproximadamente 12 anos e esta teve laminite, deformando completamente os cascos anteriores e compromentendo seus movimentos. às vezes surge uma espécie de inflamação em partes diferentes do casco, por exemplo agora apareceu atrás do casco, o que poderia fazer para evitar ou diminuir estas inflamações. Será que ela pode ser usada para reprodução? Esta doença afeta o sistema reprodutivo do animal? Grato!

181. Gostaria de saber quais as diferenças entre um cavalo inteiro(garanhao) e um cavalo capado(nao garanhao), as difernças nos orgaos genitais e no tipo de montar se fosse possivel

182. Boa Noite Sr Dr, gostaria que o senhor me disesse se é possivel que uma égua vá fazer uma ecografia com 2 meses de gestação e que não se consiga ver nada e se pense que não está prenha e possa estar; e também gostaria que o senhor me disesse se o facto de uma égua estando prenha e apresentando já algum crescimento a nível de tetas significa que venha a parir em breve ou se é possivel que só seja daqui a três meses.

183. Olá!não sei se me pode responder a esta pergunta ou não.Numa cesariana a uma égua que protocolo anestésico se deve utilizar?epidural?geral?e em relação a anestésicos e pré medicação quais os melhores que não deprimam as funções vitais tanto da mãe como do poldro? Obrigado!

184. Primeiro de tudo quero dar-lhes parabéns pelo site e outra gostava de fazer uma questão que é a seguinte: tenho uma égua que esta prenha de 7 meses e eu continuo a montar-lhe e a fazer obstáculos, gostava de saber se posso continuar a montar a mesma?

185. Sou possuidor de uma égua com 5 anos de idade, que provalvelmente terá prenhe, mas acontece que esta frequentemente a urinar pequenos jactos de urina, que sintoma poerá ser este?

186. Dr, gostaria de saber se uma égua inseminada hoje, poderia ser transportada para um outro local cuja viagem leve cerca de 40 minutos cerca de 4 dias após a inseminação. Grato!!

187. Boa Tarde, Agradecia que o sr. Dr. me dicesse, com quanto tempo de gestação é que o poldro dá a volta dentro da mãe, ou seja fica na posição propícia para nascer; e quais os sitomas que a égua pode apresentar quando isso acontece. Muito Grato!

188. Tenho uma égua de 9 anos que nunca pariu, em novembro do ano passado o garanhão cobriu porém ela não emprenhou. Gostaria de saber se a idade e o fato de nunca ter parido influencia?

189. Gostaria que me explicasse quais as vantagens e desvantagens da cobrição no cio do poldro.

190. Previamente muito obrigado pela dedicação de V/Excias a este projecto. É de salutar o empenho inquestionável em prol do desenvolvimento das actividades equestres. Nesse sentido e estando eu a ponderar criar o meu primeiro poldro gostaría de colocar algumas questões: Quais as pelagens que devo conjugar para obter uma maior probabilidade de obter um Isabel? (sou apaixonado por essa cor) Existe alguma contra-indicação em manter uma égua prenhe em campo (mesmo após parto?) Agradecendo desde já toda a cordialidade de V/Excias.

191. Tenho uma égua de 5 anos, que é a primeira vez vez que foi coberta, e quando completou um mês da cobrição foi constactada gravidez,por meio de ecografia transrectal, ela foi coberta em principios de Maio do ano anterior, e neste momento a sua barriga é quase nenhuma; será possivel que de facto esteje prenha?; Qual a probabilidade de ter havido reabsorção?

192. As éguas com cio e ou ovulação, medicamente induzidos, têm a mesma probabilidade/taxa de sucesso de uma fecundação eficaz, do que em condições normais, sem intervenção médica?

193. Comprei uma égua em maio e até o momento ela não teve nenhum cio, mas estou achando sua barriga um pouco grande, é possível que ela esteja prenhe? Obrigada

194. Boa tarde, sou uma amante de equinos desde que nasci, e tenho neste momento dois cavalos; uma poldra com 4 anos e um cavalo inteiro com 13 anos. Há 15 dias atrás tentámos que se reproduzissem, mas não conseguimos. A poldra nunca foi coberta e gostaria de saber se existe alguma forma "fácil" de o conseguir de forma natural.

195. O meu cavalo inteiro não conseguiu penatrar a poldra de forma a se reproduzirem e desde então ficou muito nervoso e quase indomável, o que devo fazer?

196. Gostaria de saber quais as possibilidades de pelagem do potro num cruzamento de um garanhao baio amarilho numa égua castanha. Desde já agradeço.Sonia

197. Os cavalos que vivem sozinhos precisam obrigatoriamente de acasalar ?

198. Bom dia! possuo uma égua de cor tordilha que foi cruzda com um garanhão de cor tordilha também , mas mais escuro um bocado. se realmente a égua estiver prenhe, gostaria de saber qual a probabilidade da cor do poldro. será que há possibilidade de ser alazão ou preto? obrigado

199. Gostaria de saber, na profissao de médico veterinário, quais medidas que se devem tomar e ter especial atençao aquando a cobrição de uma égua e quais as atitudes a tomar para verificar se esta ficou prenha ou não

200. Gostaria de saber sobre a possibilidade de doma de égua em início de gestação? Há riscos para a gestação ou só não é recomendado trabalhos pesados? Obrigado

201. Tenho uma égua que foi coberta e preciso de saber se está cheia.será que é possivel confirmar sem o médico veterinario estar presente?quais sao as perguntas mais frequentes? obrigado

202. em que alturas do ano é que as éguas costumam estar com o cio? e como se manifesta? há algum problema em a égua ser trabalha nessa altura? e quanto tempo demora? Obrigado

203. Queria uma opinião sua Dr. Comprei um poldro com 9 meses e a intenção é fazer com que ele e o meu filho de 4 anos cresçam juntos, ou seja, quando ele estiver preparado para montar já poder montar este poldro. A opinião que queria era sobre a castração. Eu não sei se deva mandar castrar e se sim a que idade.

204. Eu gostaria de saber se uma égua solta no pasto(bom)com sal mineral,nos últimos 3 meses de gestação,precisa de algum suplemento. Gostaria de saber também qual a cor dominante para um potro cuja mãe é ruça e o pai é appaloosa. Desde já agradeço sua atenção. Tâmara Vaz

205. Bom dia! Eu há uns meses enviei uma pergunta que nunca foi respondida. Eu volto a perguntar: quando uma egua esta gravida é necessario algum tipo de complementos vitaminicos antes e depois do parto. Obrigada pela atençao e agradecia a resposta em breve.

206. Gostaria de saber, se fosse possível, qual a cor que um poldro resultante de um cruzamento de uma égua castanha com ruço dá. Qual a cor dominante? Por exemplo, entre o castanho e o lazão, sei que o castanho é a cor dominante e o lazão recessivo, mas neste caso desconheço. Tenho uma certa curiosidade, pois surgiu uma oportunidade para tal cruzamente. Agradecida pela atenção.

207. Boa Tarde, Tenciona levar a minha egua ao macho e pretendo faze-lo recorrendo a injeção para provocar o cio, posso dar-lhe essa injeção ao mesmo tempo que a injeção da gripe e do tetano, ou tenho que esperar algum tempo para lhe provocar o cio?

208. Primeiro queria dar os meus parabens á equipa que fez este site, porque este site é um espectáculo... gostaria de saber se quando os cavalos podem nascer brancos, porque houve uma discussao la em casa porque eu dizia que os cavalos primeiro nasciam pretos e so depois se mudificava a cor para branco... Agora vim p'or este meio tentar saber quem tem razao, se sou eu ou eles todos? Eu adoro cavalos e pretendo saber mais do que aquilo que ja sei, tenho 14 anos e estudo porque quero ser veterinária porque adoro cavalos... beijinhos para toda a equipa...

209. Somos um laboratório de análises clínicas. Como posso analisar sangue de égua para ter a certeza da sua gravidez? Existem kits no mercado português?

210. Pretendia saber quanto tempo depois de uma egua parir se pode começar a desbastar.Obrigado

211. tenho uma é gua lusitana com dez anos de idade que abortou com 6 meses de gestação sem qualquer razão aparente, gostaria de saber se é normal esta situação acontecer, o que poderá motivar esta situação e quais os cuidados a ter para prevenir e se a mesma deverá ser submetida a um tratamento pós-aborto. Muito obrigado

212. Tenho uma égua que acabou de ser coberta há uma semana. Pergunto se a posso desparasitar? Obrigado!

213. Boa noite Tenho 2 poldrinhos. Um macho com 10 meses e uma fêmea com 9 meses. Hoje deparei que a poldra mostrava sinais de estar com o cio e o poldro cobriu-a sem eu ter tempo de intervir. Isto é normal? Será possivel a égua ter ficado prenha com 9 meses? Qual é a idade óptima para um cavalo cobrir? E a idade óptima para uma égua ficar prenha?

214. Tenho uma égua lusitana com 12anos e pela primeira vez gostava que esta tivesse um potro. Ela é saudavel e nunca teve problemas.Gostava de saber se haverá grandes problemas se a cobrir e se posso fazê-lo agora.Se não puder qual será a melhor altura? Não costumo notar o cio dela.

215. Gostaria de saber qual o programa de desparasitação e de vacinação de uma égua em gestação. Até que tempo pré-parto é possível fazer a desparasitação/vacinação?

216. Tenho uma égua que esteve na cobrição oito dias, sendo coberta dia sim, dia não. Foi-lhe administrada injecção para provocar o cio, sendo levada para cobrir, após quatro dias de ter levado injecção. Pergunto se o tempo de cobrição foi suficiente, mesmo que a égua quando veio, aínda apresentar sinais de cio?

217. É possível que um cavalo inteiro com 12 anos, e saudável, que nunca cobriu comece a ser utilizado para reprodução? Actualmente é um cavalo muito calmo e com ótima cabeça, serão de esperar alterações no seu temperamento e comportamento?

218. Tenho um cavalo cx portugues que fará 20 anos em Março, Como está na altura de reformar-se decidi que irei adquirir em Maio uma égua entre os 5-7 anos para ser montada e posteriormente coberta pelo meu garanhão. Será que ele ainda pode cobrir?? No passado cobriu 3 égua e nasceram 2 poldros e uma poldra sem problemas, mas não sei se ele ainda poderá procriar por causa da idade, como posso resolver esta questão?

219. Tenho uma égua que está há dois dias junto do cavalo para ser coberta. Foi-lhe administrada injecção para provocar o cio, há seis dias, mas acontece que a égua não dá sinais de cio e rejeita o cavalo. Pergunto se devo deixar a égua mais algum tempo para ver se aceita o cavalo, ou passado este tempo todo, a mesma não estará em periodo fértil? Obrigado!

220. Desejava saber se a existência de esponjas numa égua ruça de 15 anos é sinónimo de impossibilidade de fecundação; se é contagiosa para o cavalo na cobrição; e se é perigosa para a gestação, parição e amamentação.


221. Temos uma égua campolina que está com 19 anos.Entretanto fazem + ou - 2anos que ela não tem cio.É frequente acontecer? Quais as causas possíveis? ela ainda tem condições de prenhês?

222. Como ter a certeza que uma egua esta prenha?

223. Gostaria de saber se existem consequências a longo prazo, se um cavalo inteiro nunca cobrir.

224. Sou um jovem criador e desejava saber qual a melhor altura do ano para cobrir uma égua?

225. Tenho uma egua Lusitana com 12 anos, foi adquirida em Março de 2008 e desde então não entrou em cio, ou eu não detecto o cio, será infertil? Que devo fazer para saber se pode reproduzir? Aconselha a dar a vacina para entrar em cio? Obrigado e Parabens pelo trabalho!

226. Gostaria de saber se a doença causada por ratos nos equinos causa abortos e em que periodo da gestação, e se o tratamento pode ser feitoquando a égua já esta prenha sem causar o aborto por causa do remédio administrado. E qual seria o melhor medicamento a ser utilizado neste caso. Resposta Agradecia que especificasse a que doença se refere.A doença seria a lectospirose.

227. Comprei uma égua que ja se encontra prenha, como devo fazer para saber o tempo que a égua tem de gestação?

228. Castrei um cavalo em minha quinta e gostaria de saber qual o procedimento que deve ser tomado até a cura e qual o tempo até a mesma.

229. Tenho uma egua de 4 anos ruça lusitana pura que foi coberta por um cavalo lusitano puro castanho, gostava de saber qual as cores mais provaveis que o poldro/a fique.

230. Gostaria de saber se a doença causada por ratos nos equinos causa abortos e em que periodo da gestação, e se o tratamento pode ser feitoquando a égua já esta prenha sem causar o aborto por causa do remédio administrado. E qual seria o melhor medicamento a ser utilizado neste caso.



231. Gostaria de saber se a babesia equi (Nuttallia equi) causa abortos em éguas e em que periodo da gestação.

232. Tenho um casal de garranos, a egua teve um poldro esta semana 22-09-2009. Andam os tres no pasto e o macho ja tentou acasalar, sera que tenho de tomar algumas medidas especias para proteger a cria e a mae. Tambem gostaria de saber quando podem voltar a acasalar.

233. Tenho uma égua que este cerca de 1 ano sozinha e sem apresentar sinais do ciu. Foi-lhe administrada uma injecção para provocar o ciu e resultou, foi beneficiada pelo garanhão ao 5º,7º e 9º dia após ter sido administrada a injecção. Passados quase 2 meses a égua apresenta sinais de ciu em intervalos de tempo não regulares, ou seja, de 8 em 8 dias, ou de 10 em 10 dias. Normalmente só demonstra estes sinas na hora da ração ou da comida. Será que não está cheia?ou pode ter esta reação devido á agitação e desejo na hora da ração?

234. Um potro Garrano de 12 meses já pode prenhar uma égua?

235. Quais são os sintomas da lectospirose doença causada por roedores nos equinos. Posde uma egua prenha no seu 3º mes de gestação ser tratada sem prejudicar o feto. E qual o medicamento utilizado neste processo.

236. Tenho uma égua que foi coberta o ano passado em Agosto e desde então não tem dado sinal de entrar no cio. Ela rejeita os machos de uma maneira agressiva. Porém muitas vezes, ao se aproximar de outros cavalos ela joga jatos de liquidos pela vagina e este mês ela deu sinais de cio ao deixar um macho se aproximar e afastar o rabo, mas ao tentarmos pô-la de novo junto do mesmo macho ela o rejeitou agressivamente. Não sei se ela estará prenhe ou não. Ela está agitada e a veia que liga aos seios está muito inchada. Será possivel que ela não esteja prenhe tendo estes sintomas?

237. Cruzei minha egua 4 vezes, e nas ultimas duas vezes foi detectado que ela absorvia a visicula embrionaria, das outras duas vezes acho que o problema era com o cavalo pois outras eguas nao tinha empreenhado com ele, ela esta num bom estado corporal e sendo pouco equitada... o veterinario olhou dessa vez e disse que esta quase certo que nao vai segurar o embriao, o que devo fazer?? nao tem nenhum laboratoria aqui perto de min para fazer o exame de hormonios, a egua fez 4 anos, devo esperar talves nao seja o momento?

238. Tenho uma égua que está prenha. Posso continuar a montar normalmente. Quais os cuidados que devo ter?

239. Tenho uma egua de 7 anos que venho tentando fazer sua reprodução por 3 vezes não del certo. Agora ela esta prenha confirma mas esta gorda aparentimente sadia mas no pasto anda com a cabeça baixa proxima ao chão isto vem acontecendo de forma que passa e volta pude observar que quando foi feito suas coberturas ela fica pior mas o exame no utero com utrasom não costou nada apenas a prenhez positiva. Quando estava no cio ela tambem ficava andando no pasto de cabeça baixa proxima ao chão. Quando montada anda normal eleva a cabeça isto acontece tambem quando colocamos o cabestro. Mas solta natural e um desastre estou com medo de ser uma doença que faz com que ela aborte pois as tres primeiras coberturas não foram confimadas mas agora esta e acho que as anteriores ela perdeu pois seu cio voltava depois de uns seis meses da cobertura.

240. Tenho uma egua de raça garrana que foi coberta no dia 2 de maio de 2009 e pelo que pesquisei deveria ter parido no dia 3 de abril o que não aconteceu ate hoje (1/5/2010). Gostaria de saber se é normal, pois começo a ficar seriamente preocupada.

241. Tenho uma égua que deu cria há 10 dias. Qual o prazo ideal para cruzar novamente a égua?

242. Quando aquela veia que vai da barriga ao ubre está grossa e sinal que a égua não demora para parir qual é o tem que se estima quando isso ocorre?

243. Tenho uma egua com sete anos e quero levá-la ao macho mas como é que sei quando ela anda com o cio sem ter que a levar ao macho para ver?

244. Que cor pode nascer um potro filho de egua baia palha com cavalo baio amarilho

245. O que é a uveíte sintoma causado pela infecção da leptospira em equinos. Qual o medicamento para o tratamento não ficou claro?

246. A egua tem pulmoeira mas ja teve uma cria ,è coberta de 48 em 48 horas so com um salto sera que devia levar mais saltos ou sera suficiente?Qual a maneira mais correcta e tempo de intervalo de cada salto e quantidade?

247. Quais os cuidados pós castração

248. Gostaria de saber se uma egua prenha pode efectuar corridas?

249. Tenho uma potra garrana com 3 anos e já teve o cio este ano, mas na minha zona não há garanhões para ela mas há burros de raça mirandesa de baixa estatura. Quais são as contra indicações e beneficios na monta do Burro em relação ao Garanhão? Quais as complicações se a égua nunca prociar?

250. Ando a tentar tirar um poldro a uma égua com idade avançada jà a 2 anos a egua tem pulmoeira. Sera que tem alguma interferencia para nao ficar cheia? Existe algum tratamento para ficar mais fertil? Ou sera melhor fazer ensiminação artificial?

251. Qual é o tempo de gravidez de uma pónei?

252. Tenho uma égua de cor lazã que foi coberta por um cavalo lazão. Qual será a cor do poldro?

253. Existe algum exame laboratorial ( sangue ou urina) que identifique a prenhez de uma égua? Caso positivo qual?

254. Tenho um égua em que lhe foi administrada injecção para provocar o ciu. Após ter sido administrada a injecção, ao 5º,7º e 9º dia foi beneficiada pelo garanhão. Mas agora passados 21 dias a égua dá sinais de que está um ciu novamente, será que não ficou grávida?qual a razão? qual o procedimento que devo tomar agora?

255. Tenho uma égua em que foi administrada injecção para provocar o ciu, foi beneficiada pelo garanhão no 5º e no 7º dia após ter sido administrada a injecção. Os dias terão sido os correctos? será que ficou cheia?

256. Primeiramente quero parabenizar o site pelo conteúdo e óptima equipa e ao senhor, que responde as perguntas com muita clareza. A questão é a seguinte, tenho uma égua que foi coberta indesejavelmente e por um garanhão de origem desconhecida. Ela quebrou a baia durante a noite e foi em direção ao garanhão, que por sua vez quebrou a sua baia também, pulando e cobrindo a égua. Não tinhamos intenção de cobrir a égua neste momento, muito menos com este cavalo. A égua é muito nova, tem apenas 4 anos. Sei que há uma injeção abortiva que pode ser dada logo após a cobertura. Gostaria de saber a sua opinião, o que é essa injeção, os possiveis efeitos colaterais, o que pode ocorrer se a egua não estiver de fato prenha e se prejudicaria a saúde e o bem estar geral do animal, que vem em primeiro lugar.

 
 
1. Qual o tempo de gestação para uma égua campolino; Com quantas semanas ela pare depois de coberta e fecundada?
O tempo de gestação da égua é cerca de 11 meses ou 48 semanas.
 
 
2. Égua prenha de 4 meses e 17 dias. Esta semana veio o cio novamente. Porquê?
É possivel que a égua tenha perdido a prenhez e voltado a ciclar.
 
 
3. Qual a possibilidade de um cavalo castrado fertilizar uma égua? Pois tenho um cavalo castrado que fica junto com as éguas no pasto. E tem uma égua que está prenha e eu não a levei para cruzar com nenhum garanhão. Devo dizer que este cavalo tem ereção normal e já o vi cruzar várias éguas e durante as cavalgadas ele fica meio assanhado como se fosse um cavalo inteiro. Obrigado
A questão que se coloca aqui é se o cavalo é de facto realmente castrado ou não.

Se o cavalo tiver sido adequadamente castrado; ou seja: se foram removidos os dois testículos na sua totalidade, a possibilidade de esse animal fertilizar uma égua é zero.

O que por vezes se passa é que quando se faz a castração, principalmente em poldros jovens com gónadas ainda pouco desenvolvidas, um ou os dois testículos podem não estar ainda completamente posicionados na cavidade escrotal. Nestes casos, o testículo e /ou epididimo podem estar retidos no canal inguinal ou na cavidade abdominal. Um veterinário menos experiente pode ter dificuldade em identificar estas estruturas e não remover o conjunto testículo + epidídimo na sua totalidade. Nestes casos pode ser possível que o cavalo mantenha um nível de hormonas suficientes para lhe induzir um comportamento de garanhão, e se permanecer algum tecido testicular pode mesmo ocorrer espermatogenese, conferindo ao cavalo alguma fertilidade.

O diagnóstico pode ser feito através de testes de laboratório (análise ao
sangue) para identificação de hormonas masculinas e tambem palpação e ecografia rectal para identificação das gónadas e em ultimo caso laparoscopia ou laparotomia exploratória.
 
 
4. Tenho uma égua de 4 anos que teve uma poldra no dia 30/12/11 (60 dias) e não foi coberta novamente até hoje. Qual a data aproximada do próximo Cio p/ a cobertura. Obrigada.
Depois de parir, a égua deveria continuar a ciclar novamente durante toda a época reprodutiva, a qual obviamente depende da região geográfica onde se encontra.
 
 
5. Sou praticante de vaquejada,mha egua pariu,o potrinho ta com 10 dias,gostaria de saber com qto tempo ela pode voltar aos trabalhos e em caso de uma nova prenhes ate qto tempo de gestaçao ela pode competir?
È frequente manter a égua amamentando o poldro até aos 5 ou 6 meses.
 
 
6. Diga-me por favor se é possivel uma egua estar prenha quase a parir agora em fevereiro mas deixou o cavalo mantar nela é possivel, ou nâo está prenha. estou confuso muito confuso pois será possivel?
Sim, é possível. De modo a confirmar se a égua está de facto cheia ou não deve pedir a um médico veterinário que faça um diagnóstico de gestação por palpação rectal.

 
 
7. Posso tirar embriões de poldrs com 1 ano e 5 meses?
Poder pode, desde que a potra já tenha atingido maturidade sexual. O principal obstáculo é que com esse idade a maioria das poldras ainda não alcançaram maturidade sexual. Nesse caso não há nada a fazer a não ser esperar que a poldra continue a crescer e atinja maturidade sexual, o que normalmente ocorre entre os 2,5 e os 3 anos.

 
 
8. Minha egua cruzou com cavalo faz trinta dias , provavelmente esta prenha , posso desparasitá-la ?
Não vejo qualquer contra-indicação.
 
 
9. Tenho uma egua quarto de milha e faço a prova dos 3 tambores. Coloquei ela para cruzar esse final de semana. Gostaria de saber se ela ficar prenha até quando posso participar de competiçãoes e treinos com ela?
Recomenda-se que a partir do 5º mês de gestação a égua deixe de ser montada.
 
 
10. Tenho uma égua 3/4 quarto de milha que pariu dia 27/11/11 e que não coloquei para cobrir no primeiro cio após parto pois estava um pouco magra mas agora esta escore corporal melhor gostaria de saber se posso fazer uso de algum medicamento que indus o cio sem que prejudique o poldro com pouco + de 1 mês e se a risco de leite dela diminuir ou cessar . desde já agradeço pelo trabalho e desejo 2012 ano prospero e de muita saúde para todo a equipa Equisport.
A indução do cio com um agente luteolítico não tem efeitos adversos para o poldro nem para a lactação.

 
 
11. Minha égua foi coberta por um garanhão durante o cio, passado o cio ela passou a rejeitá-lo. Depois de 20 dias ela aceitou o garanhão novamente. É possivel que ela esteja prenha mesmo assim? e se estiver, são grandes as chances dela abortar por ter sido coberta prenha? muito obrigado e parabens pelo ptimo trabalho
Tendo sido coberta em 2 cios é possível que a égua tenha ficado prenha. Sem qualquer controlo médico veterinário não vai ser possível saber em qual dos cios a égua ficou prenhe, se de facto tiver ficado. Existe uma grande taxa de perda ou absorção embrionária durante os primeiros 35 dias de vida do embrião. Passada esta fase, as probabilidades de abortar diminuem consideravelmente.

No caso de a égua ter ficado prenhe no primeiro cio, o salto (ou saltos) que levou no segundo cio só terão contribuído para invadir e contaminar o ambiente uterino, tendo sido por isso prejudiciais para uma eventual prenhez.

Recomenda-se fazer um acompanhamento médico veterinário através de exames com ecografia de modo a maximizar a eficiência reprodutiva da égua.
 
 
12. Tenho uma égua que foi coberta em abril de 2011, porém a mesma por vezes apresenta-se no cio, o grande problema é que ao final do mês de novembro um garanhão quebro a cerca e a cobriu novamente a mesma aceitou. Corre o risco de perder a cria visto a essa segunda cobertura após mais de 7 meses?
Sim, existe esse risco. Mas se isso causou a égua perder a cria, ela teria perdido na altura, não daqui em diante.

 
 
13. Tenho uma egua com 19 anos em 2010 de março foi coberta pelo bom garanhâo lusitano, mas até agora já com 9 meses nâo vejo nenhuma barriga na egua.
Deve ser feito um diagnóstico de gestação à sua égua.

O diagnóstico de gestação nas éguas deve ser realizado por um médico veterinário. O exame por ecografia permite realizar um diagnóstico de gestação a partir dos 14 dias após a data da ovulação.

Sem ecografia, o exame por palpação rectal, é menos sensivel, mas dependendo da experiência do operador permite tambem diagnosticar a gestação. Nestes casos, quanto maior a idade do embrião mais fácil se torna a sua detecção; contudo, a detecção de gestações gemelares (presença de gémeos) é mais difícil podendo passar despercebida.
 
 
14. Tenho duas eguas, uma criola outra quarto de milha, pelas informaçoes que obtive quando as comprei é que tenham entre 15 anos, nao sei se ja tiveream cria, gostaria de saber se tem algum problema nessa idade colocar em cria,se caso for a primeira vez?
Em termos reprodutivos, 15 anos é considerado uma idade avançada para uma égua iniciar a sua actividade reprodutiva. Nesta altura a sua fertilidade começa a diminuir pelo que as chances de sucesso começam a ser cada vez mais reduzidas. No entanto, não perde nada em tentar.
 
 
15. JUMENTO QUE TEVE UM TESTICOLO CASTRADO FICA INFERTIL. ELE HOJE CRUZA NORMAL
Se o animal produziu descendência é porque não está devidamente castrado. De modo a ser eficaz e causar infertilidade, a castração tem de incluir a remoção total e completa dos dois testículos. Se permanecer algum tecido testicular residual, o animal poderá permanecer fértil.

 
 
16. Possuo uma egua prenha de 7 meses, ouvi falar q 9 dias após ela parir, posso coloca-lá junto ao garanhão para obter outra cria, é verdade isso??
A grande maioria das éguas entra em cio cerca de 7 a 8 dias após o parto.
Regra geral, a partir dessa altura as éguas passarão a ciclar normalmente durante a estação reprodutiva. Qualquer cio é adequado para voltar a cobrir a égua.
 
 
17. Gostaria de saber como se faz para aumentar o libido sexual de um potro de 3 anos que nunca cobriu uma égua?
A libido varia muito de individuo para individuo. No entanto, há fatores de saúde que podem afetar a libido. Se suspeita que o seu cavalo tenha libido diminuída sugiro que peça a um médico veterinário que o examine de modo a averiguar se existe alguma causa aparente para esse problema.
 
 
18. Qual a idade ideal para retirar um poldro de junto da sua progenitora?
A maior parte dos criadores faz o desmame dos poldros por volta dos 6 meses de idade.

 
 
19. Tenho uma egua de 19 anos de idade, nunca enprenhou e eu queria enprenhar ela, no momento ela entra no cio,mas mesmo assim posso cruzar ela.Ela esta em otima forma.
Poder pode. No entanto a taxa de fertilidade nas éguas começa a diminuir a partir dos 15 anos de idade.

Mas pode ser que tenha sorte. Sugiro-lhe que peça a um médico veterinário que faça o acompanhamento ecográfico durante o cio da égua de modo a otimizar a altura da ovulação.
 
 
20. O que é o creen??
Não sei a que se refere. Quer talvez dizer-me qual o contexto em que ouviu essa expressão?

 
 
21. Minha égua tem 14 anos e entrou no cio, ela nunca teve cria e não pode ver outro cavalo q ela fica louca, o que devo fazer?
Há vários protocolos para suprimir o cio em éguas.

A primeira coisa que eu recomendaria fazer neste caso seria um exame por ecografia ao aparelho reprodutor da égua de modo a averiguar se existe alguma alteração estrutural que justifique um desequilíbrio hormonal responsável pelo comportamento observado.

 
 
22. Gostaria se saber qual a probabilidade de ter de um cruzamento de uma égua marchadeira e um jumento marchador sair um mular marchador? e se a égua não for marchadeira há a possibilidade do filhote dar marchador se o jumento for marchador?
Tanta marcha me deixou confuso! Muito honestamente não sei quais são as probabilidades do produto marchar.

 
 
23. Tenho uma egua 3/4 quarto de milha, ela esta com um potro de 5 meses e o mes passado um cavalo pulou a cerca a noite e no outro dia eu vi ele no piquet da egua. Tem possibilidade dele ter emprenhado a agua? mesmo amamentando?
Sim, se a égua estiver em cio e se o cavalo a penetrou, é muito possível a égua ter ficado prenhe.
 
 
24. Quero castrar um potro mais ainda não desceu os dois testiculos somente um tem algum medicamento capaz de fazer descer o outro testiculo?
Que idade tem o potro?

Dependendo da idade do animal, o tratamento com hcg (human chorionic
gonadotropin) pode ser viável para fazer descer o testículo para a cavidade escrotal.

Caso contrário, o testículo não descido, que se encontra no canal inguinal ou na cavidade abdominal, poderá ser removido cirurgicamente.
 
 
25. Tenho uma egua quarto de minha ela tem um potro de 1 ano e 2 meses a mesma foi coberta no dia 04 de desembro 2011, ja faiz algum tempo que o potro foi apartado e o ubre dela ainda nao secou, pois todos os dias noto que fica pingando leite, isto e normao sera entao que ela esta entao prenha mesmo.
Não é normal a égua continuar a produzir leite depois do desmame. No entanto, não creio que essa ocorrência esteja relacionada com o facto de a égua estar prenha ou não.
 
 
26. Olá será possivel a egua ficar prenha de uma só vez que o cavalo se chegou a ela?
Sim, claro que é possível.

 
 
27. Tenho uma egua que recebeu um embriao no dia 27 de dezembro de 2011 e dia 19 deste mes o funcionario do sitio me ligou que ele estava abortando ..verificamos q tinha saido uma bola pela vagina dela mas ficou pendurada entrei em contato com o veterinario mas nao consegui encontralo. Dai um sr q mexe com cavalos a muitos anos foi prestar socorro ele colocou a bola pra dentro novamente e deu uns pontos nas vagina para segurar e aplicou um pentabiotico e um outroremedio para dor.. dai 10h depois veio o veterinario e disse q era aquilo mesmo q deveria ser feito mas nao deu nenhuma medicaçao. quando foi hoje de manha 5 dias dpois aconteceu a mesma coisa dai consegui falar com o veterinario de primeira ele foi na propriedade e fez a mesma coisa q o sr . tinha feito antes mas agora passou umas medicações para colica para dar durante cinco dias, mas nao sabe nem se o feto esta vivo! esta no achometro q sim.... q devo fazer pois ?
De modo a averiguar o estado do feto deveria fazer um exame por ecografia.

 
 
28. Quando e hora de apartar o potro da egua para ela ter outra cria?
È pratica corrente separar o potro da mãe (desmamar) quando este atinge os 6 meses de idade.

 
 
29. Quanto tempo depois do parto posso montar normalmente a minha égua?
Depois de efetuar o desmame do potro, normalmente aos 6 meses de idade, a égua poderá começar a ser montada

 
 
30. Gostava de saber de onde e o que significa o som que o cavalo inteiro emite ao trotar que advem da zona do ventre?? muito obrigado.
Não sei ao certo a que som se refere. Mas se o referido som é ouvido exclusivamente em cavalos inteiros, provavelmente trata-se de algum ruido causado pelo movimento dos testículos. Outro som que se ouve com alguma frequência (independentemente do sexo do animal) é o som produzido pelo movimentos das vísceras no interior do abdómen.
 
 
31. Gostaria de saber qual a periodicidade de uma égua poder dar poldros, ou seja, li na pergunta 143 que uma égua pode dar um poldro anualmente, mas isso queria dizer que a égua iria ficar prenha quando estivesse a amamentar do poldro anterior, há algum inconveniente nesta situação? É preferível ter poldros da mesma égua só de 2 em 2 anos? Grata pela atenção e pela continuação do excelente trabalho.
É frequente as éguas produzirem uma cria por ano e consequentemente serem cobertas pouco tempo depois do parto, com o poldro ainda mamão.
 
 
32. Tenho um cavalo meio sangue campolina, me falaram na prática que ele deve ter uns 15 anos. Pergunto qual a vida útil de um cavalo de sela?
A vida útil média de um cavalo hoje em dia vai até aos 25-30 anos, se bem que a partir dos 20 anos o animal começa a ser considerado geriátrico e deverá ser tratado como tal.
 
 
33. Tenho uma egua 1/2 sangue mangalarga marchadeira de 3 anos e meio, e foi muito mal domada, vai ocorrer alguma mudança nela se eu voltar para o processo de bridão e recomeçar de novo?
Esperemos que mude para melhor.
 
 
34. Minha égua deu cria dia 4/12/2011, eu gostaria de saber se tenho que dar alguma vacina ao potrinho e à égua?
Recomenda-se que as éguas sejam vacinadas no ultimo mês de gestação de modo a transferir a imunidade para o potro. Os poldros devem ser vacinados pela primeira vez entre o 4º e 6º mês de vida.

 
 
35. Tenho uma 3/4 quarto de milha que pariu no dia 27/11/11 e gostaria de saber quantos dias após o parto posso cobrir a novamente e se perder este primeiro cio após o parto quantos dias depois aproximadamente pode ocorrer um novo cio. Obrigada e parabéns pelo seu trabalho.
O primeiro cio após o nascimento do poldro ocorre cerca de 8 a 10 dias após o parto. Daí em diante as éguas tendem a fazer ciclos normais cada 3 a 4 semanas.
 
 
36. Tenho uma égua prenhe(final da gestação) e o úbere dela ja está enchendo, quanto tempo mais ou menos falta pra minha égua parir se ela ja ta enchendo o úbere
A tumefacção do úbere é um sinal pouco confiável sobre a predição da altura do parto, pois pode ocorrer desde várias semanas até apenas algumas horas antes do parto. Tem conhecimento da data da ultima ovulação da égua?
 
 
37. Gostaria de saber se o Phenodral é contra indicado em eguas que estão por volta de 50 dias de gestação?
Recomendo que contacte o fabricante do mesmo.
 
 
38. Como sabemos quando uma égua está abortando?
As manifestações clínicas do aborto variam consoante a fase da gestação em que o aborto possa ocorrer e também consoante a causa do mesmo. O aborto nas éguas pode ter uma causa infecciosa (bacteriana ou vírica) ou não infecciosa ( gestação de gémeos, deficiências no cordão umbilical, insuficiência planetária, gravidez no colo do útero, etc.).
 
 
39. Gostei muito do vosso site. Mas tenho algumas duvidas, tenho uma egua mangalarga que tem 4 anos. Cruzei a égua. Ate quando depois dela prenha eu posso montar? o garanhão e meio baio e ela e castanho escuro, pode sairque cor? Adorei o vosso site.

Recomenda-se que a partir do 5º mês de gestação a égua deixe de ser montada.

 
 
40. Minha egua tem 1 ano e 10 meses e o garanhão cobriu ela hoje "31/08/2011''' tem risco de ela ciar e risco de vida ?

È muito possível que a égua possa ficar gestante. No entanto, se isso acontecer, não creio que a égua corra qualquer risco de vida.
 
 
41. É possível, sem ajuda de um veterinário confirmar se a égua está realmente prenha?
Pode fazer uma análise à urina.

 
 
42. Apliquei uma injeção a uma potra de 28 meses provacando o cio, mass passados 21 dias ela nao demonstrou nehuma diferença que esteja no cio. o que pode ser isso sera que é infertil?
O mais provável é a poldra não ter demonstrado sinais óbvios de cio e os mesmos terem passado despercebidos. No entanto não é impossível que a poldra tenha um problema de fertilidade.

Regra geral, uma égua entra em cio 3 a 5 dias após a administração de uma prostaglandina. No entanto esta injeção só tem o efeito pretendido se a égua tiver em diestro com um corpo luteo presente.

De modo a poder responder às suas questões teria de fazer um exame à sua poldra.
 
 
43. Um garanhão saltou a vedação e andou junto de duas poldras de dois anos. Existe a possibilidade de elas ficarem prenhas, e sendo elas tão novas há algum perigo delas estarem prenhas, o que devo fazer?
Sim, existe possibilidade de as éguas terem ficado prenhes. Se o garanhão tiver coberto as poldras, e se as mesmas se encontrassem em cio, é possível terem ficado prenhes. Se desejar saber se as éguas ficaram de facto prenhes, deve pedir a um médico veterinário que faça um diagnóstico de gestação por ecografia.
 
 
44. Castração de um poldro com 3 anos que só tem um testículo.
Tem de ser feita com anestesia geral.
 
 
45. Qual a idade ideal para uma égua ser mãe, existe alguma hormona para impedir a gravidez antes da hora.
A maior parte das éguas começam a criar depois dos 3 ou 4 anos de idade. Não penso que exista uma idade ideal, se bem que a idade de maior fertilidade na égua talvez se encontre entre os 5 e os 15 anos.
 
 
46. Tenho uma egua de 18 anos que se encontra prenha de 3 meses. Hoje ao ir dar água verefiquei que ela tinha um espeçie de tripa de 8 a 10 cm. Nâo tem sangue e a egua continua a comer bem.
Por favor explique o que quer dizer com "uma espécie de tripa".

 
 
47. Minha égua tem 2 anos e meio, e fica no cio direto parece que não sai do cio? O que devo fazer?
A primeira coisa que deverá ser feita é verificar se a égua está de facto em cio continuo, ou seja sob a influencia continua de estrogénios e sem ciclar; ou se pelo contrário a égua está a ciclar normalmente e apenas apresenta um comportamento como se estivesse continuamente em cio. A forma de determinar esta situação é fazendo vários exames ecográficos sucessivos ao longo da duração de um ciclo éstrico.
 
 
48. Comprei uma égua manga larga de 23 anos que teve uma vida de reprodução normal, parindo quase todo ano entrou no cio agora, ainda é possivel ser coberta por um garanhão? E existe casos de éguas com mais idade ficarem prenhas?
Sim, é possivel que a égua ainda possa ficar prenhe. Contudo, penso que temos de aceitar que a vida reprodutiva da égua está a chegar ao final e é provavel que daqui para a frente a sua fertilidade comece a diminuir e que cada vez seja mais dificil ela ficar cheia. No entanto, na minha opinião, não há razão para não continuar a tentar.
 
 
49. Olá, tenho duas eguas que estão a ser cobertas por um garanhão desde há três semanas , de 48 em 48 horas e continuam a aceitar. Haverá alguma explicação plausivel para esta situação? Já agora informo que há 2 anos uma delas tambem esteve em cio durante vinte e tal dias, depois teve uma gravidez normal.
A forma de determinar a razão sobre a situação que nos descreve consiste em fazer uma acompanhamento ecográfico sobre a evolução do tracto reprodutivo das éguas.
 
 
50. A minha egua esta p/ criar ou seja de 11 meses, mas estou achando ela estranhã pq já faz 4 dias q ela esta tendo contracçoes e ainda não nasceu o potro. Ela deita no chão faz força e depois de algum tempo levanta-se, e vai comer normalmente ...
O parto deve estar eminente. Desejamos-lhe boa sorte.
 
 
51. Tenho uma egua com cerca de 15anos ele teve um poldro a 4 meses, mas ele agora foi embora de ao pé dela... sera que ha alguma coisa para eu lhe dar para secar o leite? ou posso ficar descansado que o leite seca por si só..
Normalmente a produção de leite cessa depois de separar o poldro da mãe.
 
 
52. Gostaria de saber se posso usar um garanhão de 25 anos para reproduzir?
Não vejo qualquer inconveniente desde que o cavalo se encontre saudável em todos os aspectos.
Aos 25 anos, o garanhão pode ter comprometida a sua capacidade de espermatogenese.
Pode valer a pena solicitar a realização de um espermograma antes de investir num programa de reprodução.
 
 
53. Dei ciosin para a minha égua de 10 anos faz 4 dias, mas ela não entrou no cio. Qual pode ser a causa de tal fato?
O que é CIOSIN ?
 
 
54. Tenho uma égua de 17 anos que nunca foi coberta. Ela é saudável. Queria saber se ela tem boas chances de pegar cria?
Aos 17 anos a égua é considerada "idosa" para iniciar a actividade reprodutiva. Por essa razão as chances de sucesso encontram-se estatisticamente diminuídas.
 
 
55. Eu tenhu uma egua de 6 anos .Ela pariu um potro a mais ou menos 1 ano i quando ela pariu ela estava com mais animais incluindo um podro de 2 anos e meio que ja havia fecundado algumas eguas.Tem alguma chance de minha egua estar prenha desse podro?
Sim, essa possibilidade deve ser considerada.
 
 
56. Até que idade uma égua mangalarga pode dar crias.
A maior parte das éguas começam a criar depois dos 3 ou 4 anos de idade. Não penso que exista uma idade ideal, se bem que a idade de maior fertilidade na égua talvez se encontre entre os 5 e os 15 anos. A partir dos 15 anos a fertilidade começa a diminuir, se bem que algumas éguas continuam a parir até aos 20 ou 20 e poucos anos de idade.

 
 
57. A minha égua abortou hoje, pois há 4 dia ela estava viçando e procurando o cavalo, então coloquei 2 dias seguidos quinta e sexta, não coloquei nem no sábado e nem no domingo, porém hoje as 6:00 ela abortou um macho de 3 meses. Porque isso aconteceu? e quando vou poder cobri-lá novamente?
Para determinar a causa do aborto aconselha-se fazer uma necrópsia (autópsia) ao feto.
 
 
58. Uma égua, prenha de 6 meses pode ser transportada onde demorará cerca de 45 minutos de vigem, sem que prejudique o fecto? obrigado
Não vejo qualquer problema em relação ao transporte da égua, desde que a égua esteja habituada a viajar e faça a viagem sem stress.
 
 
59. Tenho uma egua que esta com aproximadamente 9 meses de gestação mas a ubre ainda nao encheu pode ser normal ou preciso dar algo.
É normal. Por norma o úbere só começa a desenvolver no ultimo mês da gestação.

 
 
60. Tenho uma égua quarto de milha e colocamos ela com ganranhão em nov 2010, mas desde então ela apresentou alguns cios, e sua barriga diminuiu, mas ao apertarmos seus peitinhos eles saem leite. Será que posso esperar pelo potro no tempo esperado?
Deve ser feito um diagnóstico de gestação à sua égua.

O diagnóstico de gestação nas éguas deve ser realizado por um médico veterinário. O exame por ecografia permite realizar um diagnóstico de gestação a partir dos 14 dias após a data da ovulação.

Sem ecografia, o exame por palpação rectal, é menos sensivel, mas dependendo da experiência do operador permite tambem diagnosticar a gestação. Nestes casos, quanto maior a idade do embrião mais fácil se torna a sua detecção; contudo, a detecção de gestações gemelares (presença de gémeos) é mais difícil podendo passar despercebida.
 
 
61. Uma egua coberta pode ficar proximo de cavalos inteiros?
Tudo depende do comportamento e inter-relacionamento dos cavalos no pasto. No estado selvagem, as éguas vivem em manada na presença dos garanhões.
 
 
62. Verifiquei que a minha egua esta prenha e hoje ao examinar lhe as tetas quando apertei saiu um esguixo de leite, será que o parto esta para breve ?ela apresenta aumento da barriga já há algum tempo .....outra questao os antigos donos onde eu a comprei comfirman tbm que ela esta prenhe mas nao sabem de quanto tempo ao certo ,a egua tem 1.30cm mas os cavalo que ela foi coberta e de porte grande mais ou menos 1.65cm ,podere haver alguma complicacao no parto ?e o potro ira ser do tamanho da mae ou maior ?obrigado
De facto, um dos sinais do inicio de parto é o inicio das secreções da glândula mamária. Contudo, isto pode acontecer tanto algumas horas antes do inicio do parto como até várias semanas antes.

Em relação ao tamanho, geralmente o tamanho da mãe condiciona mais o tamanho do feto.
 
 
63. Quanto tempo depois de coberta eu posso chegar minha egua no garanhao pra saber se ela emprenhou
Para saber se a sua égua emprenhou depois de lhe ter chegado o garanhão deve ser feito um diagnóstico de gestação.

O diagnóstico de gestação nas éguas deve ser realizado por um médico veterinário. O exame por ecografia permite realizar um diagnóstico de gestação a partir dos 14 dias após a data da ovulação.

Sem ecografia, o exame por palpação rectal, é menos sensível, mas dependendo da experiência do operador permite também diagnosticar a gestação. Nestes casos, quanto maior a idade do embrião mais fácil se torna a sua detecção; contudo, a detecção de gestações gemelares (presença de gémeos) é mais difícil podendo passar despercebida.

Voltar a chegar a égua ao garanhão a ver se ela faz um segundo cio depois de ter sido coberta não é um método fiável de avaliar se a égua está prenhe uma vez que éguas prenhes podem mostrar-se receptivas ao macho e vice-versa, ou seja, éguas podem não aceitar o macho e no entanto não estarem cheias.
 
 
64. Cavalo que ja operado a uma hernia pode cobrir eguas?
Sim, à partida não vejo qualquer inconveniente, principalmente se a cirurgia tiver sido sem complicações e se o animal se encontrar completamente recuperado.

No entanto, coloca-se aqui uma questão de ética uma vez que se considera que muitos tipos de hérnias possam ter características hereditárias e consequentemente ao utilizar estes animais como reprodutores podemos estar a propagar algumas características indesejáveis.
 
 
65. Trabalho num laboratorio e lá faço o tete de gravidez de mulheres por curiosodade fiz de minha égua e deu negativo será este teste confiavél? seguro? ou é errado?
Normalmente, o diagnóstico de gestação nas éguas faz-se por meios físicos e não laboratoriais.

Em laboratório, pode fazer-se medição de estrone sulfate e gonadotropina chorionica equina (eCG) os quais em conjunto podem ter uma fidelidade de cerca de 100%.
 
 
66. Tenho uma égua em casa que queria cobrir. Arranjei um garanhão, só que a égua vai ter que ir ao encontro do garanhão. Poderia me dizer os sinais mais visiveis que a égua apresenta na entrada do "cio"?
Na entrada do cio a égua encontra-se receptiva ao garanhão. Na ausência do garanhão, os sinais de cio podem ser dificeis de detectar externamente, pois muitas vezes a égua só exibe esses sinais na presença do macho. Os sinais incluem micção frequente e contração dos lábios da vulva; contudo, conforme foi dito, o sinal mais frequente é o comportamento da égua em frente ao macho.
 
 
67. Como saber se uma egua esta no cio? em que alturas do ano fica?
No hemisfério norte, as éguas tendem a entrar em cio no final do inverno/início da primavera e dura até ao início do outono.

Os sinais clínicos são a receptividade ao macho acompanhada de contrações da vulva e clitoris, micção frequente, principalmente na presença do macho e interesse manifestado no macho.
 
 
68. Tenho um cavalo crioulo que desceu somente um testículo, ele tem 5 anos e gostaria de saber qual o procedimento adequado para a castração, e se tem algum medicamento capaz de fazer esse testículo descer.
Há várias técnicas cirúrgicas para remover o testículo que provavelmente se encontra no canal inguinal ou na cavidade abdominal.

As técnicas mais frequentemente usadas são a laparoscopia ou laparotomia parainguinal.
 
 
69. Existe alguma relação entre a posição do potro na barriga da égua e o sexo que ele terá ao nascer?
Não tenho conhecimento disso.
 
 
70. Há 3 semanas minha égua criou,8 dias após o parto levei-a para o pasto,por acaso um garanhão fugiu da baia e cruzou com ela por a mesma estar no cio,por ter cria recentemente e como só tenho ela para montar e não ter montado apartir do 5º mês,não queria deixa-la cruzar,fui ate uma loja agroveterinaria e expliquei minha situação ao veterinário,ele me receitou ocitocina para aplicar na égua ,queria saber se esse remédio provocaria o aborto ou fazeria com que ela não ficasse prenhe?.Obrigado
A oxitocina não provoca aborto na fase inicial da gestação nem impede que a égua fique prenhe.
 
 
71. Um cavalo inteiro pode ficar junto com eguas e outros cavalo ( castrados ou inteiros) , obg ?
Poder pode. Tudo depende do temperamento dos animais e do respectivo relacionamento hierárquico, da densidade populacional e extensão da pastagem e tambem dos riscos que você está disposto a correr.
 
 
72. Tenho uma égua que encontra-se no cio, durante 12 horas um cavalo do sítio ao lado, foi visto próximo à égua. Eu soube logo em seguida, quando fui à fazenda para encarretá-a e levar a um haras para que seja coberta. Se ela tiver prenhe por ter sido coberta apenas uma vez pelo cavalo do vizinho, no outro dia ela já rejeitará um cavalo que se aproxime para cobri-la? Há possibilidade de saber se realmente está prenhe poucas horas depois?
A égua continuará receptiva ao macho até que ocorra a ovulação e diminuam os níveis de estrogéneos.

Se a égua tiver sido coberta ou inseminada com sémen de dois garanhões diferentes a única forma de identificar o pai é fazendo posteriormente um teste de compatibilidade genética depois de a cria nascer.

O diagnóstico de gestação precoce pode ser feito a partir do 12º dia a pós a data da ovulação, com um exame por ecografia.
 
 
73. Tenho uma egua que escapou e cruzou com um cavalo sem querer, daí então apliquei um E.C.P. q me recomendaram dizendo que serviria para o aborto e novo cio, ela saiu no cio coloquei pra cruzar 3dias consecutivos já se passaram 2anos e ela não pariu! O que aconteceu ?e O que é recomendado fazer ? (pariu uma vez com 3 anos e hoje ela tem cinco) PSI.
O que aconteceu foi que a égua ou não ficou cheia ou abortou.

Cruzar a égua em 3 dias seguidos é contraproducente e pode causar uma endometrite.
 
 
74. Comprei uma Egua Mangalarga, campea de varias provas onde ganhou varios trofeus...Essa Egua esta com 12 anos de idade e nunca pariu, segundo o vendedor, quando o animal femea e classificado como bom de provas em competicoes eles optam por nao deixar parir... Eu a comprei no intuito de tirar umas crias dela.... Por causa da idade dela minha pergunta eh ?? Existe a possibilidade dela pegar cria?????? E qual tratamento eu poderia fazer com ela para que isso aconteca?????
Sim existe possibilidade.
 
 
75. Por quanto fica mais ou meno capar um cavalo em Portugal?
Os honorários dos médicos veterinários não estão sujeitos a qualquer tabulação.
Qualquer médico veterinário é livre de cobrar os honorários que entender.

 
 
76. Tenho uma égua Manga larga Marchadeira, ela pariu 30/12/2012 um potro formado perfeito, ele estava limpo. Mas estava morto. O que será que pode ter acontecido ? Ele já nasceu morto ? E quanto tempo ela pode pegar cria de novo ?
A causa mais frequente de aborto depois do 5º mês de gestação são infeções vírica ou bacterianas- Foi feito um exame ao feto? A égua está vacinada contra o herpes vírus equino?
 
 
77. Tenho uma egua de 20 anos e está para dar cria. Será que ela tera algum problema no parto devido à idade? ela nunca teve problemas antes, e o ultimo potro q eu tirei dela foi ha um ano atras.... ate quantos anos eu posso coloca-la para cruzar? Sendo castanha/avermelhada e o pai baio claro (quase branco) qual seria a cor do potro? agradeço desde ja
Não antecipo nenhum problema devido à idade.
 
 
78. Apliquei uma dose de ciosin na egua, e passado dez dias e ela nao apresentou cio nenhum ainda, quando posso aplicar outra dose de prostraglandina nela?
Para que efeito pretende administrar a prostaglandina na égua?
 
 
79. Tenho uma egua q pode ou nao estar gravida como faço para saber se esta sem fazer exame
Sem fazer um diagnostico de gestacao nao e possivel determinar se a égua esta prenhe.

 
 
80. coloquei minha egua varias veZes com cavolo, sempre pega (pois realizo ultra som) , após uns 3 meses ela volta a ter o cio. Da ultima vez coloquei com uma jumento e foi a mesma coisa, ela coloca o feto para fora. .... o que pode ser, o veterinario ja fez ultra som para ver o utero e disse que estava tudo certo.
As causas de aborto na égua são varias, mas incluem processos toxicologicos ou infecciosos. A melhor forma para investigar a causa do aborto é fazer uma necropsia ao feto abortado.
 
 
81. Tenho uma egua que estava prenha de 9 meses com uma barriga enorme e abortou. No entanto, tenho reparado, que passadas algumas semanas a sua barriga tem crescido de uma forma notável.Será possivel que a egua tenha outra cria ?
Quando um aborto ocorre aos 9 meses de gestação, no caso de uma gestação gemelar, a égua abortaria os dois fetos.
 
 
82. Micose nas orelhas o que é bom usar???
O seu cavalo deve ser examinado por um médico veterinário de modo a obter um diagnóstico sobre os sintomas apresentados. Só depois ter um diagnóstico será plausível estabelecer planos de tratamento.
 
 
83. Castrei meu potro aos 2 anos e meio, notei que emagreceu e o pescoço perdeu um pouco a musculatura, passado 5 meses ja voltou a engordar , mas a musculatura do pescoço nao é mais a mesma coisa.Isso é normal o amimal sofrer alterações no físico apos a castração ?
Sim é normal o fenótipo dos macho sofrer algumas alterações após a castração.
 
 
84. Minha égua ja pariu, mas estou em constante dúvida, pois no dia da cobertura tinham dois garanhões, um crioulo e um quarto de milha, os dois cobriram ela, o crioulo primeiro e uns 5 minutos depois o quarto de milho, tem como saber de qual ela pegou cria? Ouvi dizer que a probabilidade de pegar cria do segundo é maior.
Deverá fazer um teste de compatibilidade parental através da colheita de material genético de ambos progenitores e do potro.
 
 
85. As caracteristicas (personalidade) das eguas passa para os filhos?
Sim, em grande parte passa.
 
 
86. Um egua pode continuar a criar até que idade?
Não é raro uma égua reprodutora continuar a criar até aos 20/25 anos. No entanto, no caso de éguas primiparas a fertilidade diminui bastante a partir dos 15 anos de idade.
 
 
87. A minha égua morreu e deixou-me uma potra de uma semana como posso tratar dela . estou dando leite de vaca mais ou menos tres litros ao dia, e estou dissolvendo um pouco de ração de filhote estou no caminho certo devo fazer alguma ingeção algum medicamento
O mais correcto seria comprar leite artificial (em pó) especificamente formulado para alimentação do poldro recém-nascido. O leite de vaca não é o mais indicado. Se não conseguir arranjar leite de outra égua, ou burra, deve dar preferência a leite de cabra.
 
 
88. Minha égua entrou no cio e indesejavelmente foi coberta por um garanhão de origem desconhecida, isso aconteceu no primeiro dia em que ela entrou no cio, me disseram que a placentina feita no mesmo dia resolvia, então fiz, mais mesmo assim estou com medo dela estar prenha, ela tem aproximadamente 48 meses, e dia 18/12 faz uma semana que foi coberta, o que devo fazer?
Deve esperar que a égua termine o cio para dar inicio à formação do corpo lúteo após a ovulação. Depois deve pedir a um médico veterinário que examine a sua égua e administre uma dose de prostaglandina.
 
 
89. Tenho uma egua quarto de milha meio sangue ela ta prenha de 4 mes ela apresentou esses dias um sangramento pela vagina gostaria de saber se e normal ou nao.
Não, não é normal.

 
 
90. Gostaria de saber se posso castrar meu potro de 3 anos e meio antes de fazer a DOMA ,pois na minha região gostam de dizer que só devemos castrar o potro depois de Domado . Isso procede . Agradecida
Na minha opinião pode proceder com a castração sem qualquer problema.

 
 
91. Bom dia,tenho uma egua de 9 anos,que já teve duas crias,no mes de setembro levei ela pra um garanhão cobrir,cobriu 1 vez com sucesso,esperei um dia,levei de novo cobriu com sucesso,esperei mais um dia,na ultima vez que deixei o garanhão cobrir a egua 1 vez,esperei uns minutos e deixei de novo,depois da segunda cobertura,a vagina da egua começou a sangrar,no caminho de volta ele de tempo em tempo sangrava mais,com uma quantidade grande de sangue,apliquei um anti-inflamatorio,lembrando que a egua nao estava prenha e aceitou o garanhão tranquilamente,o que pode ter acontecido?
Pela sua descrição, o mais provavel é o numero excessivo de cobrições que o garanhão fez na égua ter causado algum traumatismo no seu aparelho reprodutivo.
 
 
92. Olá ! tenho uma égua de 2 anos e o garanhão cobriu! gostaria de saber se pode atrapalhar no seu crescimento?
Não atrapalha.
 
 
93. Gostaria de saber se a vacina da herpes equina em éguas cheias é de extrema necessidade?tenho uma égua que está no 5° mês de gestação e não vejo a barrigadela crescer com quantos meses normalmente cresce a barriga de uma égua cheia?Obrigado!
A vacinação não é de extrema necessidade, no entanto é recomendado vacinar as éguas no 5º. 7º e 9º mês de gestação para prevenir casos de aborto por infeção com herpes vírus equino.

A distensão da barriga em éguas cheias é um fenómeno muito variável e nem sempre obvio de detectar.
 
 
94. Estou querendo comprar um cavalo ele é inteiro e tem 8 anos, o dono diz que ele é manso, não muda o comportamento perto de éguas, mais se eu quiser castrar ele nessa idade (8 anos) não tem nenhum risco, ou não é recomendável?
Os riscos são os inerentes a qualquer castração. No caso descrito não vejo nenhum risco adicional.
 
 
95. Bom dia, meu cavalo de 8 anos, puro sangue inglês não cobre minha égua pampa de 5 anos, ela o procura mas nada acontece. Obs: ele era de corrida e acho que nunca fez cobertura, há akgo aue possa fazer?.Obrigado.
Provavelmente existe algum problema com a sua égua ou com o cavalo. Ambos deveriam ser examinados por um médico veterinário de modo a obter um diagnóstico sobre os sintomas apresentados. Só depois de ter um diagnóstico será plausível estabelecer planos de tratamento.
 
 
96. A minha egua tem 9 anos e gostava que ela se reproduzisse, outros amigos também criadores recomendaram Ciosin, Mas como nao conheço o produto pergunto se terá algum efeito no animal, e ou não, onde posso comprar e o preço.
Para que efeito pretende administrar o medicamento?

A prostaglandina é um medicamento sujeito a receita medico-veterinária e como tal deve pedir ao seu medico-veterinário assistente se há indicação para administrar esse medicamento.
 
 
97. Quero saber se após 5 dias que minha égua pegou cria posso fazer provas com ela ?
Sim, pode.
 
 
98. Gostaria de saber com quantos dias depois que um cavalo foi totalmente castrado, ele ainda pode enxertar uma égua ao cobri-la ?
Para lhe dar uma estimativa conservadora diria 8 a 10 dias no máximo.

 
 
99. Tenho uma egua com 23 anos que pariu aos 3 anos e estava com a ideia de a deixar cobrir para dar continuidade à raça!o que gostava de saber er a se e possivel em se cobrir novamente se tem muitas possiblidades de acontecer ja que era o que mais desejava!!..
Possível é, no entanto as chances de sucesso são extremamente reduzidas numa égua alfeira com 23 anos.

 
 
100. Uma egua com pequenos quisto no ovario que esta abortando no inicio da gestação. qual o medicamento correto a ser usado apos a cobertura da mesma?
Não me parece que os quistos possam ser a causa da perda embrionária. No entanto, se a égua é confirmada gestante aos 15 dias e posteriormente perde a gestação, pode valer a pena verificar os níveis de progesterona.

 
 
101. Gostaria de saber quanto tempo antes do parto a égua pode ser montada para trabalho no campo e cavalgadas?
Recomenda-se que comece a ter cuidado a partir do 5º mês de gestação.
 
 
102. A minha ponei abordou com seis meses de gravidez, pergunto quando pode ser coberta agora, e já agora porque será que ela abortou já que tem sido boa mae. Muito Obrigado
A causa mais frequente de aborto depois do 5º mês de gestação são infeções vírica ou bacterianas- Foi feito um exame ao feto? A égua está vacinada contra o herpes vírus equino?
 
 
103. Preparei uma egua pra levar e cruzar com um Garanhao excelente, porem hj vi que o cavalo do vizinho (um porcaria de petisco) estava cobrindo minha egua. O que devo fazer pra nao correr o risco de perder todo meu trabalho de preparaçao e se ainda possoo leva-la para o garanhao. Se for o caso, quais os medicamentos devo usar pra que ela nao leve esta gestaçao indesejavel adiante?
Pode abortar a égua com uma injeção de prostaglandina. Ela provavelmente voltará a entrar em cio passados 5 a 8 dias.

 
 
104. Tenho uma égua baia de 16 anos,esta prenha de 9 meses de um cavalo mangalarga tordilho,gostaria de saber se tem risco no parto e qual pelagem pode ser o potro?
Risco de quê?
 
 
105. Quando a egua esta prenha ela comeca a comer mais?
Sim, a partir do 2º trimestre de gestação.

 
 
106. Tenho uma egua que mesmo prenha continua aceitando o garanhão.Ja tivemos um aborto por permitir que ela cruzar com tres meses de prenha.Agora esta prenha novemente e se puser perto do garanhao imediatamente ela começa a urinar.O que devemos faz?
Deve evitar o contacto entre a égua e o garanhão durante a gestação.
 
 
107. Comprei uma égua e logo cruzei com meu garanhão, após uns 3 meses o cavalo estava com seu onorgão genital extremamente inchado. Meu veterinário já olhou, receitou uma pomada, mais ainda n melhorou. O que posso fazer? Grata!
Qual foi o diagnóstico?
 
 
108. Quantos dias uma égua fica no cio depois de ter tido uma cria?
Normalmente a égua entra em cio cerca de 8 dias após o parto.

 
 
109. O meu cavalo tem apenas 2 anos e meio, e o meu pai quer castra-lo pelo custo financeiro... isso influencia no desenvolvimento do animal ?
Não tem influencia sobre o desenvolvimento. A castração faz-se para modificar o comportamento do animal.
 
 
110. A minha égua esta no cio normalmente, ja passei ela com um potro de 2 anos e 3 meses: e ela na ta ficando prenha, ja passei ela 3 meses seguidos, o que esta acontecendo?
Ou o cavalo ou a sua égua provavelmente têm um problema de fertilidade. É necessário fazer um exame ginecológico e um espermograma de modo a avaliar a fertilidade dos animais.
 
 
111. Tenho uma ponei que pariu ha 5 dias... em quanto tempo ela poderá ser enchertada novamente?
Regra geral o primeiro cio ocorre cerca de 8 dias após o parto e a partir daí as éguas tendem a ciclar normalmente. Qualquer cio é indicado para voltar a encher a égua.
 
 
112. Alguns criadores de cavalos mais velho me disseram que a égua quando prenha se for mudada de pasto pode perder, isso é verdade ? Obrigado.
Não vejo qualquer razão para isso.

 
 
113. Tenho uma egua prenha, como posso dar um alimento para que o potro nasça saudavel?
Existe no mercado uma gama muito variada de rações para éguas gestantes.
 
 
114. Quanto tempo devo esperar para cobrir minha égua que pariu no dia 26/10/12?
Não tem que esperar. Pode cobrir logo no primeiro cio ou qualquer dos cios seguintes.

 
 
115. É verdade que quanto mais velha for a égua pior vai ser seu poltro(a)? E as chaces de ele(a) nascer com problemas é maior?
A taxa de fertilidade tende a diminuir quando as éguas atingem uma idade avançada. Isto é particularmente verdade em éguas primíparas.
 
 
116. Queria saber se posso coloca minha egua pra cruza com um garanhao, porem o garanhao e filho dela?
Não é aconselhável.
 
 
117. Tenho uma égua comum já há mais de 3 anos e ainda não consegui que ela pegasse cria. Sei que ela já pariu com outros donos. Já chegou a cruzar várias vezes e sem sucesso. Como deveria proceder?
Deve pedir a um medico veterinário para examinar o aparelho reprodutor da sua égua de modo a avaliar alguma possível causa de infertilidade.
 
 
118. Coloquei meu garanhão com uma égua no cio, mas ele além de não cobri-lá fica mordendo-a. O q posso fazer? Qual a melhor forma de obter uma cobertura com sucesso?
A melhor forma de obter uma cobertura com sucesso é recorrer a técnicas de inseminação artificial.
 
 
119. Minha egua pariu e coloquei ela com o garanhao duas vezes e o garanhao cobriu ela duas vezes no sitiu do vizinho, mas no meu pasto tem dois cavalos castrados, se eles ficarem rufiando ela logo que o garanhao cobriu ela aos 12 dias ela pode perder a prenhes
Não.
 
 
120. O meu cavalo tá com os testiculos inchados já fiz exame de brucelose e não é o que faço para acabar com isso já fiz 5 dias de flucortan entercalado falhando um o que eu faço isso é uma doença?
Pode ser uma doença. De modo a obter um diagnóstico teria de examinar o seu cavalo.

 
 
121. Queria saber ser tem uma vacina para uma égua entra no cio antes do tempo previsto ?
Sim, é possível encurtar o período de diestro em éguas desde que se encontrem na sua fase cíclica. Ou seja, a medicação não funciona durante o período de anestro.

 
 
122. Minha égua pariu e gostaria de saber qual vitamina dar para ajudar no crescimento do potro
O melhor que pode fazer para o seu potro é providenciar à mãe uma boa pastagem, ou um bom feno, acompanhados de uma ração comercial para éguas lactantes.
 
 
123. Como saber a idade de uma potra, sem saber quando ela nasceu?
A determinação da idade será sempre aproximada e é feita através da avaliação da dentição de leite.

 
 
124. Um cavalo que ainda nao desceu o segundo testiculo é capaz de cruzar (penetrar) uma egua ?
Sim é. No entanto por se considerar que esta característica possa ser hereditária e indesejável, recomenda-se sempre considerar se se justifica ou não utilizar o cavalo em questão como padreador.

 
 
125. Comprei uma egua quarto de milha x mangalarga tem uns 4 meses, ela entrou no ciu e eu botei pra cruzar, o cavalo pegou ela umas duas vezes, nao tem nem dois meses que cruzou e ta com a barriga muito grande, todo mundo diz que eh verme, posso da um remedio de verme, ou pode matar o pordinho que esta por vim, ou nascer com algum problema?
Pode encontrar mais informação sobre o assunto no seguinte texto:
http://www.francisco-oliveira.com/hcvet/desparasitacao.pdf
 
 
126. Comprei uma égua, a qual estava mau tratada muito magra,hoje com 15 dias ela já estar melhor.Só que o úbero dela começou a encher e as tetas estão ficando pontuda, será que ela pode estar prenha ?embora ela deu o cio e no outro dia foi embora. desde já obrigado.
Sim, é possível que esteja prenhe.
 
 
127. Gostaria de saber se há alguma maneira de saber o sexo da cria sem ir ao veterinário.
A determinação do sexo do feto deve ser feita por ecografia e tem períodos de tempo (idade gestacional) bastante específicos. Deve ser feita entre os 60 e 70 dias de gestação ou entre os 110 e 120 dias de gestação.Para saber com certeza a idade gestacional do feto é fundamental saber a data da ovulação que resultou na conceção do embrião.
 
 
128. Tenho uma egua, e ela tem apenas 1 ano e 6 meses, nao esta com sua estrutura corporal totalmente formada ainda, pois é muito nova, queria sabe se eu posso coloca-la com um cavalo garanhao, e se ela realmente prenhar, quais os ricos para a vida dela e do potro?
Não tem riscos de vida. No entanto a égua provavelmente é ainda imatura para iniciar a sua atividade reprodutiva.

 
 
129. Comprei uma égua que o antigo dono disse ter parido porem desde que estar comigo nunca entrou no cio. o que eu poderia ta fazendo para que entre no cio.
A sua égua deve ser examinada por um medico veterinário e submetida a um exame do aparelho reprodutor.
 
 
130. Tenho uma egua com cerca de 15 anos ela pariu ha 1 mes, ontem um garanhao de um amigo meu fugiu para o pe dela e cobriua mas eu nao queria, sera que ha algum medicamente que possa dar para ela nao ficar gestante nao esquecendo que ela ta a aman´mentar
Sim, se a égua tiver ficado prenhe a injeção de uma prostaglandina irá causar a eliminação da vesicula embrionária.
 
 
131. Dizem que a melhor altura para um egua se cobrir é em fevereiro é verdade !? apesar de ja nao ter muitas esperanças ja que a egua ja tem 23 anos gostava de tentar !ela em certas alturas do ano anda alterada poderá ser cio? que percentagem me da numa egua de 23 anos?...
A melhor altura para cobrir uma égua é na primavera. Os meses em questão dependem do hemisfério e região geográfica em que se encontra.

Aos 23 anos a fertilidade qualquer égua é diminuída.
 
 
132. Quando uma egua tem 15 anos e nunca emprenhou, o que pode ser?
É possivel que exista alguma anomalia estrutural ou funcional no aparelho reprodutor da égua.
Se a égua tem um problema de infertilidade, ela deveria ser examinada por um médico veterinário de modo a determinar a respectiva causa.
 
 
133. Tenho uma egua que provavelmente esta prenha de 9 meses mass não apresenta barriga. No 5 mês ela entrou no cio e no sexto mês mandei fazer o toque. O meu empregado disse que topou alguma coisa. Gostaria de saber se existe alguma possibilidade dele ter se enganado e como faço para ter certeza que ela esta prenha?
Existe sempre a possibilidade de ter havido um engano; principalmente se o exame foi feito por um leigo, que é o que sugere no email que nos envia.

O diagnóstico de gestação nas éguas deve ser realizado por um médico veterinário. O exame por ecografia permite realizar um diagnóstico de gestação a partir dos 14 dias após a data da ovulação.

Sem ecografia, o exame por palpação rectal, é menos sensivel, mas dependendo da experiência do operador permite tambem diagnosticar a gestação. Nestes casos, quanto maior a idade do embrião mais facil se torna a sua detecção; contudo, a detecção de gestações gemelares (presença de gémeos) é mais dificil podendo passar despercebida.

O diagnóstico de gestação tambem pode ser efectuado através de análises ao sangue ou urina da égua.
 
 
134. Tenho uma égua manga larga, como sei se ela está enchertada de jumento ou cavalos, pois ou dois cobriram a égua. Existe alguma caracteristica visual ex.tamanho de barriga?
Infelizmente não é possivel determinar o genótipo ou o fenótipo do feto. Terá de aguardar até a égua parir para satisfazer a sua curiosidade.
 
 
135. Qual a melhor injecçao para uma égua entrar no cio?
As éguas são animais sexualmente sasonais. Isto significa que apenas exibem actividade sexual durante parte do ano. Quando as éguas não estão a ciclar, diz-se que estão na fase de anestro. O principal factor que estimula a égua a sair do anestro e começar a ciclar é a duração do fotoperiodo, ou seja a quantidade de luz natural durante o dia. No hemisfério norte, as éguas tendem a transicionar de anestro para estro na altura em que a duração dos dias começa a aumentar, ou seja a partir de Março e Abril. Uma das técnicas utilizadas com algum sucesso para estimular as éguas e entrar na fase cíclica mais cedo é a exposição das mesmas à luz artificial, simulando um aumento precoce da duração do dia.

Quando as éguas entram na fase cíclica, o ciclo éstrico divide-se em duas fases chamadas estro e diestro. A fase do estro (cio) é quando a égua se encontra receptiva ao macho. Esta fase dura cerca de 6 a 8 dias e é caracterizada pelo crescimento e maturação do foliculo e termina após a ovulação do mesmo. Durante esta fase existe uma quantidade elevada de estrogéneos, hormonas responsaveis pelo comportamento da égua. Após a ovulação a égua entra em diestro. Esta fase é caracterizada pelo crescimento do corpo amarelo, o qual produz uma hormona chamada progesterona. Durante esta fase, que dura cerca de 20 dias, a égua não se encontra receptiva ao garanhão e comporta-se como se estivesse em anestro. Se entretanto a égua estiver prenhe, a continuação de produção de progesterona mantem o crescimento do corpo amarelo e a égua não entra em cio. Caso contrário, se a égua não estiver prenhe, a regressão do corpo amarelo faz com que se inicie o crescimento de um novo folículo, e a diminuição dos niveis de progesterona fazem com que a égua entre novamente em estro.

A intervenção terapeutica no ciclo reprodutivo da égua permite encurtar a duração do diestro através da injecção de uma prostaglandina, fazendo com que a égua entre em estro mais rapidamente (normalmente 3 a 5 dias após a injecção). A prostaglandina faz regredir o corpo amarelo, e consequentemente a égua entra em estro mais cedo. Deve-se notar porem que no caso de a égua ter ficado prenhe, a injecção de prostaglandina faz com que ela aborte.

Pelo exposto, antes de administrar prostaglandina a uma égua, é importante ter conhecimento da fase do ciclo éstrico em que a égua se encontra. De facto a prostaglandina só terá o efeito desejado se a égua se encontar no inicio ou meados do diestro.
 
 
136. Tenho uma égua que está prenhe de 7 meses, é possível faze o transporte em roulote numa distância de 40 Km? Até que período de gestação é que se pode fazer o transporte das éguas. Obrigado.
O transporte, quando feito devidamente e sem stress, não tem interferência com a gestação da égua.
 
 
137. Tenho um potro de 1 ano e 11 meses e ainda não desceu os testículos, gostaria de saber qual a idade que os testículos descem para a bolsa escrotal nos equinos e até quando devo esperar para verificar alguma alteração?
Deve esperar até aos 2 anos e meio.
 
 
138. Tenho uma égua com 16 anos e esta prenha de sete meses. A égua nunca pariu nas nossas mãos, mas suspeita-se que já tenha parido há muitos anos. O meu medo é sobre o parto dela. Não sei se irá correr bem, nem como ajudá-la caso ela precise-se. Pode-me ajudar?
A minha recomendação é que estabeleça contacto com um médico veterinário com experiencia em equinos e que o mesmo examine a sua égua de modo a verificar se a gestação está a decorrer dentro da normalidade. Além disso, se o parto o/a preocupa, talvez possa combinar com o médico veterinário estar de “stand by” para qualquer emergência que possa surgir na altura. Na maior parte dos casos o parto nas éguas ocorre rapidamente não dando muito tempo á intervenção de terceiros numa situação de distócia.
 
 
139. Tenho uma ponei com uma cria com 3 meses a ponei está com o cio mas tenho perto de minha casa um cavalo inteiro. A minha pergunta é se o cavalo pode fazer mal ao poltro para ir ter com a ponei.
Não é normal os garanhões atacarem os potros. Contudo, não conhecendo o temperamento do cavalo é prudente ser cuidadoso.
 
 
140. Minha egua entrou no cio fora da estaçao de monta e foi coberta (nos meses de Junho, Julho, Agosto) e nao emprenhou. Ela tem 4 anos e aparentemente parecer estar saudavel. O que devo fazer?
A resposta à questão que nos coloca depende dos objectivos que você tenha para a sua égua.

Se de facto pretender que ela fique cheia, o ideal seria esperar até ao inicio da época reprodutiva e tentar novamente.
 
 
141. Tenho uma égua que tem uns 6 anos, foi coberta por um garanhão faz uns 2 meses... Aconteceu que no dia da cobertura achei que ela estivesse no cio. O garanhão conseguiu cobri-la mais antes ela ainda deu alguns coiçes no mesmo... Será que ela estava mesmo no cio ?
Não me é possivel comentar se a égua estava em estro ou não. A unica forma de poder responder à sua questão seria se eu tivesse feito um exame ginecológico na altura mencionada.
 
 
142. Tenho uma égua que já tem um poutro com 1 ano e 7 meses e coloquei ela com um garanhão faz quase dois meses... Queria saber se existe algum metodo que posso fazer para saber se ela ficou gestante ou não... Parabéns pelo seu Trabalho!
Se não quer recorrer à intervenção de um médico veterinário, a unica alternativa é efectuar uma colheita de urina e enviar para análise.
 
 
143. Há algum problema a mãe ponei estar grávida do filho poltro (3 anos)?
O único problema que se coloca é a consanguinidade, que pode ser, ou não, desejavél
 
 
144. É normal um cavalo árabe ter um olho de uma cor e outro de ourtra cor. Como sei que ele é árabe.
Olhos de cor diferente pode ocorrer em qualquer raça de cavalos ou ponei e, por si só, é uma variante normal.

Desde que ambos os olhos se encontrem morfologica e funcionalmente normais, a cor diferente não tem qualquer problema para o animal. As características da conformação do cavalo deve indicar a sua raça.
 
 
145. Tenho uma potra que foi coberta no dia 07 e 09 de Outubro 2009, gostaria de saber com quando ela vai parir, e quais são os sinais que indiquem a aproximação do parto? ela é pampa de baio e o cavalo é russo, qual cor pode nascer?
O periodo de gestação na égua dura cerca de 11 meses.

Os sinais de pré-parto variam muito e nem sempre são reconhecidos. No entanto os mais frequentemente identificados incluem a hipertrofia do ubere e secreção de pré-colostro.
 
 
146. Tenho uma égua pequena de 1,25 cm. Posso cobrir com um garanhão de tamanho normal? não haverá complicações na hora de parir.
Normalmente o tamanho do feto é condicionado pelo tamanho do utero.
 
 
147. Tenho um garanhão Pampa preto, que irá cruzar pela segunda vez com uma égua preta. Qual a percentagem de nascer um poldro preto Pampa?
A probabilidade de obter um produto preto do cruzamento de 2 pretos é de pelo menos 50%. Em alguns casos pode até chegar aos 100%, dependendo da formula alélica dos progenitores.
 
 
148. Gostaria de saber se existem outros métodos de manipulação do estro nas éguas para além do fotoperiodo e das terapias com prostaglandina (ouvi falar de qualquer coisa sobre nutrição mas não encontro nenhuma publicação).
Os progestagénios também podem ser utilizados com sucesso.
 
 
149. Até quanto tempo antes da egua criar eu posso montar?
Recomenda-se que a partir do 5º mês de gestação a égua deixe de ser montada.
 
 
150. Tenho uma égua de mais ou menos 14 anos, segundo os donos anteriores, ela nunca ficou prenha, como não tenho nenhuma informação se já tentaram prenhar ela ou não, pergunto como eu deveria fazer para que ela entre no cio, e posteriormente saber se ela segurou a cria.
As éguas são animais sexualmente sasonais. Isto significa que apenas exibem actividade sexual durante parte do ano. Quando as éguas não estão a ciclar, diz-se que estão na fase de anestro. O principal factor que estimula a égua a sair do anestro e começar a ciclar é a duração do fotoperiodo, ou seja a quantidade de luz natural durante o dia. No hemisfério norte, as éguas tendem a transicionar de anestro para estro na altura em que a duração dos dias começa a aumentar, ou seja a partir de Março e Abril. Uma das técnicas utilizadas com algum sucesso para estimular as éguas e entrar na fase cíclica mais cedo é a exposição das mesmas à luz artificial, simulando um aumento precoce da duração do dia.

Quando as éguas entram na fase cíclica, o ciclo éstrico divide-se em duas fases chamadas estro e diestro. A fase do estro (cio) é quando a égua se encontra receptiva ao macho. Esta fase dura cerca de 6 a 8 dias e é caracterizada pelo crescimento e maturação do foliculo e termina após a ovulação do mesmo. Durante esta fase existe uma quantidade elevada de estrogéneos, hormonas responsaveis pelo comportamento da égua. Após a ovulação a égua entra em diestro. Esta fase é caracterizada pelo crescimento do corpo amarelo, o qual produz uma hormona chamada progesterona. Durante esta fase, que dura cerca de 20 dias, a égua não se encontra receptiva ao garanhão e comporta-se como se estivesse em anestro. Se entretanto a égua estiver prenhe, a continuação de produção de progesterona mantem o crescimento do corpo amarelo e a égua não entra em cio. Caso contrário, se a égua não estiver prenhe, a regressão do corpo amarelo faz com que se inicie o crescimento de um novo folículo, e a diminuição dos niveis de progesterona fazem com que a égua entre novamente em estro.

A intervenção terapeutica no ciclo reprodutivo da égua permite encurtar a duração do diestro através da injecção de uma prostaglandina, fazendo com que a égua entre em estro mais rapidamente (normalmente 3 a 5 dias após a injecção). A prostaglandina faz regredir o corpo amarelo, e consequentemente a égua entra em estro mais cedo. Deve-se notar porem que no caso de a égua ter ficado prenhe, a injecção de prostaglandina faz com que ela aborte.

Pelo exposto, antes de administrar prostaglandina a uma égua, é importante ter conhecimento da fase do ciclo éstrico em que a égua se encontra. De facto a prostaglandina só terá o efeito desejado se a égua se encontar no inicio ou meados do diestro.

Para saber se a égua segurou a gestação, é necessário efectuar um diagnóstico de gestação. O diagnóstico de gestação nas éguas deve ser realizado por um médico veterinário. O exame por ecografia permite realizar um diagnóstico de gestação a partir dos 14 dias após a data da ovulação.

Sem ecografia, o exame por palpação rectal, é menos sensivel, mas dependendo da experiência do operador permite tambem diagnosticar a gestação. Nestes casos, quanto maior a idade do embrião mais facil se torna a sua detecção; contudo, a detecção de gestações gemelares (presença de gémeos) é mais dificil podendo passar despercebida.
 
 
151. Depois de quanto tempo da minha egua criar, eu posso montar?
Normalmente, recomenda-se esperar até que seja feito o desmame do poldro.
 
 
152. Tenho uma égua Pampa Baio que está prenhe de um cavalo Pampa Preto, e gostaria de saber quais as chances de obter um produto também pampa de Preto?
20% preto, 20% baio, 20% lazão, 20% castanho, 20% palomino
 
 
153. Gostaria de saber se um cavalo com os testiculos para dentro pode cobrir uma égua?
O criptorquidismo é uma caracteristica hereditária que afecta a fertilidade dos animais. Por esta razão não é aconselhavel utilizar estes animais para a reprodução.

 
 
154. Tenho um cavalo garanhão e ja foi cruzado varias vezes com 3 éguas sendo que nenhuma ficou prenha...será que o cavalo tem algum tipo de problema..sendo que é um otimo cavalo tem porte e muita saude nunca apresento nenhum problema..ou sera que foi coincidencia.
É muito provavel que o garanhão tenha um problema que lhe afecta a fertilidade.

Sugiro que peça a um médico veterinário que examine o cavalo e que faça um teste designado espermograma de modo a avaliar a sua fertilidade.
 
 
155. Tenho um cavalo com 4 anos, que tem os testiculos escondidos. Gostaria de saber a que se deve isso e se tem cura?
A descida dos testiculos, desde a cavidade abdominal até à bolsa escrotal, ocorre naturalmente nos machos durante a puberdade. Quando isto não acontece um, ou os dois, testiculo(s) ficam retidos na cavidade abdominal ou, mais frequentemente, no canal inguinal. O canal inguinal é uma região anatómica entre a parede abdominal e a bolsa escrotal.

Esta condição tem o nome de criptorquidismo. Tem caracteristicas hereditárias e como tal não se recomenda que animais afectados sejam utilizados como reprodutores. O tratamento consiste na remoção cirurgica dos testiculos (castração).
 
 
156. I have a studhorse, Peruvian Paso, who is very well behaved but we still want to castrate him as he loses a lot of weight due to stress of surrounding mares, and we don't wan't to breed in the near future. Do you know a good veterinary clinic in the North area of Portugal? We live in Mondim de Basto, 25 km's from Amarante, 90 from Porto. Is there also a possibility to collect some semen at the clinic before castration? Up till now, he has only bred naturally. He is almost 7 years old. I prefer he would stay in the clinic for a couple of days after the castration. Any idea if this is possible and if it will be very expensive? Thank you for your reply.
I suggest you contact Dr Tiago Pereira on 966498575. He is the surgeon at the Vet School in Porto University.
 
 
157. Tenho uma égua mangalarga Paulista que tem 3 anos e 4 meses. Quero coloca para injertar de um Garanhão que tem 2 anos e 3 meses, pelo facto da pouca idade do garanhão o potrinho podera correr algum tipo de deficiência, na formação.
Com 3 anos e meio de idade, um equino já atingiu a puberdade contudo não completou ainda toda a sua maturação.

Há criadores que optam por começar a reproduzir poldras aos 3 anos, outros porém preferem esperar que as fêmeas maturem um pouco mais. Penso que a resposta depende de caso para caso e tambem do gosto e preferencia do criador.

 
 
158. Tenho uma égua que completou 3 anos em Outubro a mesma teve um potro em Dezembro, ou seja, ficou prenha com 2 anos. O potro nasceu com uma pequena deformação na pata traseira e morreu. Gostaria de saber se posso colocar a égua para ficar prenha novamente, a mesma esta bem recuperada, a questão de uma nova gestação ira ajudar no crescimento, desenvolvimento da mesma.
Com 3 anos e meio de idade, um equino já atingiu a puberdade contudo não completou ainda toda a sua maturação.

Há criadores que optam por começar a reproduzir poldras aos 3 anos, outros porém preferem esperar que as fêmeas maturem um pouco mais.Penso que a resposta depende de caso para caso e tambem do gosto e preferencia do criador.

 
 
159. Tenho uma egua que completou 3 anos em 06.11.2007 a mesma foi emprenhada com 2 anos , pois teve uma poltrinha no final de dezembro, mas a mesma teve problemas na pata trazeira e não sobreviveu, gostaria de saber se posso colocar novamente minha egua para emprenhar novamente,se o precesso ira ajuda-la no seu desenvolvimento, crescimento, recuperação do peso.Pois quero continuar tendo um belo animal , pois quando comprei a mesma nem eu e nem o vendedor sabia que ela estava prenha, pois ficou prenha muito nova 2 anos, e um epoca boa colocar ela agora em fevereiro ou março.
Comprei uma égua + ou - de 8 anos, no dia em que a comprei a mesma já estava no cio, só que não sei se era o 1º dia do cio, daí com 5 dias depois a mesma ainda estava no cio, aí que pude cruzar com um garanhão, neste mesmo dia ele a cobriu duas vezes sendo uma de manhã e outra a tardinha, com dois dias depois mais duas vezes ou seja com um dia alternado. Daí em diante ela não mais o quis, só que com 21 dias depois coloquei o cavalo para rufiá-la e a princípio ela não o quis, mas com muita insistência do cavalo ela soltou alguns jactos de urina daí por 7 dias a mesma ficou miquitando com mais frequentai. Ai lhe pergunto, ela pode entrar no cio mesma prenha? E o fato de ter sida rufiada fez com que entre no cio ou acha que ela não emprenhou?
 
 
160. Comprei uma égua + ou - de 8 anos, no dia em que a comprei a mesma já estava no cio, só que não sei se era o 1º dia do cio, daí com 5 dias depois a mesma ainda estava no cio, aí que pude cruzar com um garanhão, neste mesmo dia ele a cobriu duas vezes sendo uma de manhã e outra a tardinha, com dois dias depois mais duas vezes ou seja com um dia alternado. Daí em diante ela não mais o quis, só que com 21 dias depois coloquei o cavalo para rufiá-la e a princípio ela não o quis, mas com muita insistência do cavalo ela soltou alguns jactos de urina daí por 7 dias a mesma ficou miquitando com mais frequentai. Ai lhe pergunto, ela pode entrar no cio mesma prenha? E o fato de ter sida rufiada fez com que entre no cio ou acha que ela não emprenhou?
Com 3 anos e meio de idade, um equino já atingiu a puberdade contudo não completou ainda toda a sua maturação.

Há criadores que optam por começar a reproduzir poldras aos 3 anos, outros porém preferem esperar que as fêmeas maturem um pouco mais. Penso que a resposta depende de caso para caso e tambem do gosto e preferencia do criador.
 
 
161. Comprei uma égua + ou - de 8 anos, no dia em que a comprei a mesma já estava no cio, só que não sei se era o 1º dia do cio, daí com 5 dias depois a mesma ainda estava no cio, aí que pude cruzá-la com um garanhão, neste mesmo dia o garanhão cobriu-a duas vezes sendo uma de manhã e outra a tardinha, com dois dias depois mais duas vezes ou seja com um dia alternado. Daí em diante ela não mais o quis, só que com 21 dias depois coloquei o cavalo para rufiá-la e a princípio ela não o quis, mas com muita insistência do cavalo ela soltou alguns jactos de urina daí por 7 dias a mesma ficou miquitando com mais frequência. Pergunto, ela pode entrar no cio, mesma prenha? O facto de ter sida rufiada fez com que entre no cio ou acha que ela não emprenhou?
O diagnóstico de gestação nas éguas deve ser realizado por um médico veterinário. O exame por ecografia permite realizar um diagnóstico de gestação a partir dos 14 dias após a data da ovulação.

Sem ecografia, o exame por palpação rectal, é menos sensivel, mas dependendo da experiência do operador permite tambem diagnosticar a gestação. Nestes casos, quanto maior a idade do embrião mais facil se torna a sua detecção; contudo, a detecção de gestações gemelares (presença de gémeos) é mais dificil podendo passar despercebida.
 
 
162. Tenho uma égua parida de 03 meses e 15 dias e iniciei a cobertura dentro do periodo e esses dias ela a presentou estar no cio novamente, isso é possivel? Já que ela apresenta uma boa formidade corporal.
O cio da égua ocorre cerca de uma vez por mês e tem duração de cerca de 5 a 8 dias.
 
 
163. Tenho uma égua de saltos de obstáculos que pretendia cobrir, por razões da condição física teve de deixar de saltar. Teve um problema grave na articulação da mão esquerda. Gostaria de lhe perguntar, se com o aumento do peso da gravidez e na cobrição com o garanhão, se vai agravar a sua condição física.
Não me é possivel dar uma opinião sobre o assunto sem conhecer detalhadamente o quadro clínico da sua égua.

 
 
164. Há a possibilidade de uma égua que pariu há pouco tempo, se há possibilidade que esteja prenha de um cavalo castrado sendo que, o cavalo estava rufiando a égua. Ela não aceita outros cavalos.
Essa possibilidade só pode existir se o cavalo não for 100% castrado, ou seja se ainda existir algum tecido testicular.
 
 
165. Tenho uma égua lusitana com 12 anos que teve uma cria há 6 anos (ainda com outro dono), gostaria de tirar uma cria mas desde à 3 anos que não noto que entre em cio. Falaram-me que é possivel provoar o cio através da alimentação, basicamente este regime ceonsiste em reduzir drasticamente a alimentação durante uns dias e aumenta-la de nos dias seguintes. Gostaria de seber se isto têm algum fundamento, ou se exite outra forma de induzir o cio na égua, já que vou ter um garanhão lusitano à disposição mas só por um curto periodo de tempo. Muito Obrigada
O mais provável é que a sua égua esteja a ciclar normalmente sem que os seus cios sejam detectados externamente. Há várias maneiras de confirmar esta situação; uma delas é examinar o aparelho reprodutivo da égua através de ecografias sucessivas ao longo do ciclo éstrico, que na égua dura cerca de 28 dias. Outro método consiste em testar a égua na presença de um garanhão: quando a égua se encontra em diestro (período do ciclo em que a égua não está em cio, normalmente dura 21 dias), obviamente não irá mostrar sinais de cio; ao fim de pelo menos 21 dias a égua deverá entrar em cio pelo que se mostrará receptiva ao garanhão. A duração do período de cio varia de animal para animal; normalmente o cio dura entre 5 a 8 dias. Durante o cio, ocorre a maturação de um dos folículos presentes nos ovários, culminando com a ovulação. Esta é a altura em que o óvulo é libertado para o oviducto de modo a ser fecundado. A inseminação, ou cobrição, devem ser feitas o mais próximo possível da altura da ovulação (idealmente 12 a 24 horas), mas sempre antes desta ocorrer. Este “timing” deve ser monitorizado ecograficamente pelo médico veterinário. É possível, medicamente, induzir o cio a uma égua encurtando o período de diestro. Esta medicação só será efectiva na presença de um corpo lúteo, a qual deverá ser confirmada por um médico veterinário. Também é possível induzir medicamente a ovulação perante a presença de um folículo suficientemente maturo. Alterações drásticas na alimentação podem de facto alterar o ritmo do ciclo éstrico, mas de uma forma imprevisível, e com possíveis efeitos secundários, pelo que esta prática não é recomendada. Uma vez que no seu caso o garanhão só irá estar disponível por um período de tempo limitado, o meu conselho para uma cobrição bem sucedida, é que comece a planear a cobrição com o máximo de antecedência possível. Deverá chamar um médico veterinário para examinar a sua égua e realizar uma ecografia ao aparelho reprodutivo. Deve depois estabelecer com o médico veterinário um plano e regime de tratamento de modo a que a égua se encontre em cio e a ovular na altura em que o garanhão irá estar disponível para a cobrição.
 
 
166. Poderei saber através de um teste de gravidez, que se vendem nas farmácias se uma égua está ou não prenha?
A resposta é não. Os testes de gravidez que se vendem nas farmácias medem os níveis de uma hormona específica para a espécie humana (HCG – human chorionic gonadotropin) que aumenta com o inicio da gravidez. Nos equinos o método mais expedito para efectuar o diagnóstico de gestação é através da palpação e ecografia transrectal; contudo o diagnóstico tambem pode ser efectuado através de uma análise à urina e/ou sangue, que porém terá de ser enviada para um laboratório que realize testes específicos para a espécie equina.
 
 
167. A minha égua esta prenha e gostaria de saber se poderia desparasitá - la? obrigado
Sim, pode e deve.
 
 
168. Boa tarde, tenho uma egua quarto de milha com 10 anos de idade, está prenha a 8 meses, está com uma barriga grande , mas está magra. Qual o tipo de alimentação para ela voltar ao peso e a musculatura ideal e o mais importante garantir boa saude ao potro??
A minha recomendação é que dê à égua uma ração comercial especificamente formulada para éguas gestantes. Além disso, seria importante que a égua tivesse à descrição pasto verde ou alternativamente uma forragem de boa qualidade. Deve tambem certificar-se que a égua se encontra bem de saude, incluindo o estado da dentição, para o que ela deverá ser examinada por um médico veterinário.
 
 
169. Tenho uma égua baia escura.Gostava de saber qual a pelagem do garanhão a cruzar, com maior probabilidade de obter um poldro de pelagens palomina, isabel ou preta. Obrigado
Se cruzar com um cavalo palomino, baio, isabel ou preto tem algumas hipoteses de obter as cores que pretende.
 
 
170. Boa tarde, tenho cavalo de quatro anos sela francesa que recolheu os testiculos, qual a melhor solucação para esta situação.
Há garanhões que possuem a capacidade de recolher temporariamente os testículos para a região do canal inguinal, contudo estes animais mantêm os testículos fora da cavidade abdominal mantendo-se reproductivamente competentes. A atrofia testicular é extremamente rara, mas quando acontece o animal perde a função reprodutora. Para responder à sua questão em relação a qual a melhor solução, depende da função pretendida para o seu cavalo.
 
 
171. Tenho uma egua baia... e foi coberta por um cavalo palomino. gostaria de saber quais as possiveis pelagens da cria?
As cores mais provaveis de obter entre o cruzamento de um baio com um palomino são as seguintes: baio; palomino; preto; lazão; isabel; champanhe, castanho e ruão-preto.
 
 
172. Gostaria de saber as fases de desenvolvimento embrionário em equinos(anexos embrionários,formação de face,formação de intestino primitivo etc,enfim o que ocorre com o feto durante as semanas ou mêses;e também particularidades que se ocorrem no desenvolvimento embrionário de equinos).
A página FAQ VETERINÁRIA do Equisport Online oferece aos seus utilizadores a interessante e útil rubrica "Veterinário de Serviço". Esta secção tem como objectivo responder às perguntas dos leitores sobre questões do foro veterinário de modo a beneficiar o tratamento que os cavalos possam receber dos seus donos. Não se trata de uma enciclopédia online. O Dr. Henrique Moreira da Cruz, Médico Veterinário de equinos e membro do Conselho Técnico da revista Equisport, permanece ao seu dispor para o esclarecimento de qualquer outra questão relevante dentro do âmbito dos nossos objectivos.
 
 
173. Bom dia, agradeço a resposta, colocando outra, a função pretendida para o cavalo é saltos de obstáculos, gostaria de saber na vossa opinião se devo recorrer à castração ou se não existe problemas de saúde para o facto de ele ter recolhido os testículos.
Na minha opinião não existe risco para a saúde do cavalo. O único problema é que se o cavalo exibir comportamento agressivo de garanhão e você desejar recorrer à castração, a cirurgia será um pouco mais complexa do que a castração de um garanhão normal que tenha os testículos no saco escrotal. Por outro lado, está contra-indicado utilizar um cavalo monorquideo ou criptorquideo como reprodutor, uma vez que existe evidência de se tratar de um problema hereditário.
 
 
174. É o seguinte, tenho uma égua de 5 anos que foi coberta, e ao fim de três semanas foi-lhe feito ecografia e constatou-se que estava prenhe. Mas, agora já está prenhe de 7 meses(feitos á pouco tempo) mas ainda não apresenta quase barriga nenhuma, no entanto nunca mais apresentou o cio. É possivel que esteje prenhe mesmo não tendo barriga? Grato pela atenção. Cumprimentos.
Sim, é possivel. Isso é frequente principalmente na primeira barriga. De qualquer maneira, para confirmar o estado de gestação, pode sempre pedir ao seu médico veterinário para efectuar uma palpação rectal e verificar se a égua está de facto prenhe.
 
 
175. Tenho uma égua de 4 anos que não consegue engravidar. Gostaria de saber o porquê ou o que eu devo fazer para a mesma engravidar.
Aconselho-o a recorrer aos serviços de um médico veterinário com experiência em reprodução de equinos de modo a que este possa determinar a causa da infertilidade e consequentemente estabelecer um tratamento adequado.
 
 
176. A partir de quantos meses a barriga da egua prenhe começa a aumentar significadamente? É posivel que com 9 meses uma égua possa estar prenha sem apresentar muita barriga?
Sim, é possível. Isto é bastante comum, principalmente na primeira barriga.
 
 
177. Recebemos um potro de 4 anos o qual foi castrado por um veterinário faz seis meses e após isso o começamos a alimentar com ração da melhor qualidade, alfafa , feno, probióticos e aveia, apresentou um superdesenvolvimento pois estava com retardo de crescimento por desnutrição. Quando melhorou 100% seu estado geral começou a apresentar comportamento de garanhão correndo e cobrindo as éguas, mordendo e dando coices nos tratadores em virtude de querer ir com as éguas (nenhuma delas ficou prenhe- os dois testículos foram comprovadamente retirados- ao tato e conforme o veterinário garantiu. Segundo fui informada por um médico a retirada dos testículos não suprime em 10% dos casos a ereção (pois continua havendo produção normal de testosterona pela supra-renal e portanto a libido permanece intacta. Tenho procurado trabalhos na internet a respeito e não encontro nada.Alguns leigos alegam que a culpa é da má castração mas cfe visto por mim e confirmado não se trata disso e sim do fato acima citado.Existem trabalhos dosando testosterona em castrados com comportamento de cavalos não castrados (inteiros)? Muito grata
Não tenho conhecimento, mas é possivel que sim.
 
 
178. Boa tarde! Tenho uma garrana de 15 anos! Ela nos antigos donos não foi muito bem tratada. E nos ultimos anos não teve filhos, qual é a altura em que irá ter o cio e quanto tempo vai durar? Durante o cio ocorre alguma mudança no temperamento? Há problema em ser montada com o cio? Obrigada
O cio nos equinos ocorre tipicamente durante a primavera e verão. Normalmente dura cerca de 8 dias e ocorre de 21 em 21 dias. Durante o cio a égua mostra-se receptiva ao macho, pelo que o seu temperamento pode ser influenciado pelo comportamento. Não existe problema para o animal ser montada durante o cio; contudo, dependendo do temperamento e comportamento, a égua pode ser mais dificil de montar quando está em cio.
 
 
179. Possuo uma égua com 4anos a qual foi coberta recentemente pela primeira vez.Durante a cobrição reparei que o cavalo no final do acto apresentava vestigios de sangue no órgão sexual,é normal?No dia que a égua rejeitou o cavalo após ter sido coberta durante 4 dias, efectuei o tansporte da mesma para casa mas a mesma não queria entrar no reboque tendo que ser carregada sob stress e á força,tal facto pode impedir a fecundação? Desde já agradeço com os melhores cumprimentos, M.Lopes.
Não é normal a presença de sangue no pénis do cavalo após a cobrição. A hemorragia tanto pode ser no pénis do cavalo como nos genitais da égua, ou ambos. O significado e importância da hemorragia dependem da origem e grau de gravidade, o que poderá ser determinado através de um exame clínico efectuado por um médico veterinário. O stress pode de facto inibir a fecundação, devendo por isso ser evitado. Aconselho-o a que recorra aos serviços de um médico veterinário (MV) com experiência em equinos para realizar um diagnóstico de gestação por ecografia a partir de 15 dias após a data da última cobrição. Se a égua estiver cheia o MV poderá aconselhar no melhor maneio durante a gestação até ao parto. Caso a égua não esteja cheia, e se de facto desejar tentar novamente, deve solicitar ao MV um acompanhamento da égua durante a cobrição de modo a que a égua seja coberta apenas uma única vez, imediatamente antes da ovulação, minimizando assim o traumatismo e contaminação do aparelho reprodutor, o que aumenta as probabilidades de uma gestação de sucesso.
 
 
180. Possuo uma égua da raça crioula com aproximadamente 12 anos e esta teve laminite, deformando completamente os cascos anteriores e compromentendo seus movimentos. às vezes surge uma espécie de inflamação em partes diferentes do casco, por exemplo agora apareceu atrás do casco, o que poderia fazer para evitar ou diminuir estas inflamações. Será que ela pode ser usada para reprodução? Esta doença afeta o sistema reprodutivo do animal? Grato!
A laminite não afecta o sistema reprodutor do animal. Em relação às deformações que observa no casco deve pedir a um médico veterinário que examine a égua para poder dar uma opinião informada sobre o assunto.
 
 
181. Gostaria de saber quais as diferenças entre um cavalo inteiro(garanhao) e um cavalo capado(nao garanhao), as difernças nos orgaos genitais e no tipo de montar se fosse possivel
A castração consiste na remoção cirúrgica dos testículos. Os testículos são responsáveis pela produção da hormona sexual masculina TESTOSTERONA; hormona que influencia o comportamento sexual masculino. A nível dos órgãos genitais a única diferença é que o cavalo castrado não tem testículos e não consegue obter ou manter uma erecção do pénis. A conformação corporal também tende a ser ligeiramente diferente no facto em que o garanhão tem maior tendência a acumular gordura em certas regiões corporais como é o caso da crista da crineira. A nível de equitação não há diferenças específicas. A única diferença é devida a uma variação individual de comportamento e temperamento, com muitas variáveis para alem do facto de o cavalo ser inteiro ou castrado.
 
 
182. Boa Noite Sr Dr, gostaria que o senhor me disesse se é possivel que uma égua vá fazer uma ecografia com 2 meses de gestação e que não se consiga ver nada e se pense que não está prenha e possa estar; e também gostaria que o senhor me disesse se o facto de uma égua estando prenha e apresentando já algum crescimento a nível de tetas significa que venha a parir em breve ou se é possivel que só seja daqui a três meses.
Errar é humano, e neste caso depende também da experiência do operador. Em princípio, com 2 meses de gestação uma gravidez deveria ser fácil de detectar. Por vezes, ao realizar o exame ecográfico nesta altura, pode existir demasiado liquido amniótico, sendo por isso difícil visualizar o embrião. Porém é obvio que se trata de um útero gravídico. A hipertrofia do úbere é um sinal muito pouco sensível, pelo que o seu valor tomado isoladamente como predição de eminência do parto é fraco.
 
 
183. Olá!não sei se me pode responder a esta pergunta ou não.Numa cesariana a uma égua que protocolo anestésico se deve utilizar?epidural?geral?e em relação a anestésicos e pré medicação quais os melhores que não deprimam as funções vitais tanto da mãe como do poldro? Obrigado!
Uma cesariana é uma cirurgia complexa nos equinos e implica uma anestesia geral. O protocolo de anestesia depende da escolha do anestesista e/ou cirurgião, pois não existe nenhuma droga segura. Devem-se evitar as benzodiazepinas e o tiopental talvez seja melhor do que a ketamina. Um estudo recente revelou um risco de mortalidade de 20% para a égua e de 80% para o poldro durante cesareana.
 
 
184. Primeiro de tudo quero dar-lhes parabéns pelo site e outra gostava de fazer uma questão que é a seguinte: tenho uma égua que esta prenha de 7 meses e eu continuo a montar-lhe e a fazer obstáculos, gostava de saber se posso continuar a montar a mesma?
É precisamente a partir do 7º mês de gestação que o feto dos equinos começa a crescer de uma forma mais significativa, pelo que a partir desta altura aumentam as necessidades nutricionais da égua, aumentando de igual forma o volume uterino, e consequentemente o volume abdominal. Na minha opinião, deveria deixar de saltar agora, e deveria também evitar qualquer forma de exercício físico intenso e/ou stressante. O exercício físico deve ser ligeiro e regular.
 
 
185. Sou possuidor de uma égua com 5 anos de idade, que provalvelmente terá prenhe, mas acontece que esta frequentemente a urinar pequenos jactos de urina, que sintoma poerá ser este?
Trata-se de um sintoma não específico. Para avaliar o seu significado, a égua deverá ser examinada por um médico veterinário.
 
 
186. Dr, gostaria de saber se uma égua inseminada hoje, poderia ser transportada para um outro local cuja viagem leve cerca de 40 minutos cerca de 4 dias após a inseminação. Grato!!
Sim, pode viajar.
 
 
187. Boa Tarde, Agradecia que o sr. Dr. me dicesse, com quanto tempo de gestação é que o poldro dá a volta dentro da mãe, ou seja fica na posição propícia para nascer; e quais os sitomas que a égua pode apresentar quando isso acontece. Muito Grato!
O poldro só assume a posição de apresentação dorsosacral anterior (ambas as mãos e nariz) na altura do termo da gestação. A posição do feto não causa sintomas directamente na égua. Os sintomas na fase final da gestação preparatória para o parto incluem o relaxamento dos ligamentos sacroesquiáticos, alongamento e relaxamento dos lábios da vulva, aumento de tamanho do úbere e secreção de pequenas quantidades de colostro amarelado, que tem tendencia a secar formando uma espécie de crosta no mamilo. O aparecimento destes eventos varia bastante, podendo surgir 2 a 4 semanas antes do parto ou apenas 1 ou 2 dias.
 
 
188. Tenho uma égua de 9 anos que nunca pariu, em novembro do ano passado o garanhão cobriu porém ela não emprenhou. Gostaria de saber se a idade e o fato de nunca ter parido influencia?
Sim, pode influenciar. é sempre mais dificil num égua que nunca pariu.
 
 
189. Gostaria que me explicasse quais as vantagens e desvantagens da cobrição no cio do poldro.
As vantagens de cobrir no cio do poldro resumem-se a questões práticas de maneio. Normalmente opta-se por cobrir no cio do poldro naqueles casos em que a égua pariu tarde, normalmente Verão ou fim da Primavera, e não convém esperar muito mais porque senão o poldro seguinte irá nascer ainda mais tarde. Às vezes a disponibilidade limitada de um garanhão pode implicar que uma égua tenha de ser coberta no cio do poldro. As desvantagens de cobrir no cio do poldro são que, muitas vezes, a involução uterina não está completa e/ou persiste alguma contaminação uterina, o que irá comprometer a fecundação.
 
 
190. Previamente muito obrigado pela dedicação de V/Excias a este projecto. É de salutar o empenho inquestionável em prol do desenvolvimento das actividades equestres. Nesse sentido e estando eu a ponderar criar o meu primeiro poldro gostaría de colocar algumas questões: Quais as pelagens que devo conjugar para obter uma maior probabilidade de obter um Isabel? (sou apaixonado por essa cor) Existe alguma contra-indicação em manter uma égua prenhe em campo (mesmo após parto?) Agradecendo desde já toda a cordialidade de V/Excias.
Não existe nenhuma contra-indicação em manter uma égua prenhe no campo. Pelo contrário, esse é o tipo de maneio mais recomendado desde que, obviamente, o pasto tenha as condições necessárias, tais como uma pastagem com qualidade nutritiva, um abrigo contra a chuva, vento e sol forte, água fresca disponível, ausência de plantas tóxicas ou nefastas, e ausência também de obstáculos que possam causar traumatismos aos animais, como por exemplo objectos cortantes ou ponteagudos. A pelagem Isabel resulta da diluição dos pigmentos vermelho e preto da pele. O cruzamento de dois Isabeis produz sempre um Isabel. O cruzamento entre dois Baios ou dois Palominos ou dum Baio com um Palomino, ou de um Baio com um Isabel ou de um Palomino com um Isabel também tem alguma probabilidade de produzir um Isabel. Agradecemos as felicitações!
 
 
191. Tenho uma égua de 5 anos, que é a primeira vez vez que foi coberta, e quando completou um mês da cobrição foi constactada gravidez,por meio de ecografia transrectal, ela foi coberta em principios de Maio do ano anterior, e neste momento a sua barriga é quase nenhuma; será possivel que de facto esteje prenha?; Qual a probabilidade de ter havido reabsorção?
Sim, é possível que a égua esteja prenhe apesar de não mostrar sinais externos notórios; isto é relativamente comum, principalmente nas primeiras barrigas em éguas jovens. A maior parte da morte (absorção) embrionária ocorre entre o 20º e o 40º dias de gestação, mas também pode acontecer mais tarde. Para ter a certeza que a égua continua prenhe deve pedir a um médico veterinário que faça um diagnóstico de gestação por palpação transrectal.
 
 
192. As éguas com cio e ou ovulação, medicamente induzidos, têm a mesma probabilidade/taxa de sucesso de uma fecundação eficaz, do que em condições normais, sem intervenção médica?
Sim, se alguma coisa, a taxa de sucesso é maior com a intervenção médica.
 
 
193. Comprei uma égua em maio e até o momento ela não teve nenhum cio, mas estou achando sua barriga um pouco grande, é possível que ela esteja prenhe? Obrigada
Sim, é muito possível que esteja prenhe. O método mais exacto para verificar se uma égua está prenhe é a ecografia transrectal. Este teste pode ser realizado ao fim de 16 dias após a data da cobrição, mas deve ser repetido entre os 22 e 26 dias para verificar que não houve absorção da vesícula embrionária ou para detectar uma gravidez devida a ovulação tardia que não tenha sido detectada no primeiro exame. A ecografia permite também detectar a presença de gémeos, que não é desejável na espécie equina. Em estados mais avançados da gestação o diagnóstico pode ser feito simplesmente pelo Médico Veterinário através da palpação rectal (no entanto, só com palpação rectal, não é possível confirmar a presença de gémeos. O diagnóstico de gestação também pode ser feito através de analises ao sangue.
 
 
194. Boa tarde, sou uma amante de equinos desde que nasci, e tenho neste momento dois cavalos; uma poldra com 4 anos e um cavalo inteiro com 13 anos. Há 15 dias atrás tentámos que se reproduzissem, mas não conseguimos. A poldra nunca foi coberta e gostaria de saber se existe alguma forma "fácil" de o conseguir de forma natural.
O método natural consiste em libertar o garanhão e a égua no pasto, e deixar que eles se entendam.
 
 
195. O meu cavalo inteiro não conseguiu penatrar a poldra de forma a se reproduzirem e desde então ficou muito nervoso e quase indomável, o que devo fazer?
Talvez a castração seja o melhor método para o cavalo acalmar.
 
 
196. Gostaria de saber quais as possibilidades de pelagem do potro num cruzamento de um garanhao baio amarilho numa égua castanha. Desde já agradeço.Sonia
Em termos de probabilidade, a pelagem mais provável resultante do cruzamento de um cavalo baio com um castanho, é o castanho, seguido do baio e do preto. Também pode ser possível o palomino, lazao, isabel e campanhe, mas com uma probabilidade bastante menor.
 
 
197. Os cavalos que vivem sozinhos precisam obrigatoriamente de acasalar ?
Não, não precisam.
 
 
198. Bom dia! possuo uma égua de cor tordilha que foi cruzda com um garanhão de cor tordilha também , mas mais escuro um bocado. se realmente a égua estiver prenhe, gostaria de saber qual a probabilidade da cor do poldro. será que há possibilidade de ser alazão ou preto? obrigado
A probabilidade do cruzamento de 2 ruços dar preto ou lazão é no máximo de 25% (podendo ser menos). A probabilidade de dar ruço é de 75%.
 
 
199. Gostaria de saber, na profissao de médico veterinário, quais medidas que se devem tomar e ter especial atençao aquando a cobrição de uma égua e quais as atitudes a tomar para verificar se esta ficou prenha ou não
A égua só se encontra receptiva ao garanhão quando está em cio (estro). Na maior parte das éguas o cio dura entre 5 a 8 dias, sendo que a altura da ovulação tende a ser junto do período final do cio. O ideal seria que a égua fosse coberta pelo garanhão ou inseminada artificialmente apenas uma única vez e o mais próximo possível, mas antes, do momento da ovulação. A maturação do folículo e respectiva ovulação podem ser monitorizadas diariamente através de exames ecográficos realizados pelo médico veterinário. Alem disso, o medico veterinário deve fazer um exame ao aparelho reprodutor da égua assim que esta entra em cio. Este exame deve incluir a avaliação do estado do útero e ovários e a colheita de um esfregaço da parede uterina para determinar se existe contaminação bacteriana do ambiente intra-uterino. Se for este o caso deve realizar-se o tratamento antes da cobrição ou inseminação. O método mais exacto para verificar se uma égua está prenhe é a ecografia transrectal. Este teste pode ser realizado ao fim de 16 dias após a data da cobrição, mas deve ser repetido entre os 22 e 26 dias para verificar que não houve absorção da vesícula embrionária ou para detectar uma gravidez devida a ovulação tardia que não tenha sido detectada no primeiro exame. A ecografia permite também detectar a presença de gémeos, que não é desejável na espécie equina. Em estados mais avançados da gestação o diagnóstico pode ser feito simplesmente pelo Médico Veterinário através da palpação rectal (no entanto, só com palpação rectal, não é possível confirmar a presença de gémeos. O diagnóstico de gestação também pode ser feito através de analises ao sangue.
 
 
200. Gostaria de saber sobre a possibilidade de doma de égua em início de gestação? Há riscos para a gestação ou só não é recomendado trabalhos pesados? Obrigado
Até aos cinco meses de gestação pode fazer um trabalho de rotina com a égua. A partir dessa altura deve ter mais cuidado e não a submeter a esforços físicos de elevada intensidade.
 
 
201. Tenho uma égua que foi coberta e preciso de saber se está cheia.será que é possivel confirmar sem o médico veterinario estar presente?quais sao as perguntas mais frequentes? obrigado
O método mais exacto para verificar se uma égua está prenhe é a ecografia transrectal. Este teste pode ser realizado a partir de 14 ou 16 dias após a data da ovulação (se esta for conhecida, caso contrário conta-se a partir da data da última cobrição); contudo, em casos duvidosos, a ecografia deve ser repetida entre os 22 e 26 dias para detectar uma gravidez devida a ovulação tardia que não tenha sido detectada no primeiro exame e também para detectar a presença de gémeos, que não é desejável na espécie equina, podendo esta situação ser tratada com alguma facilidade até ao 35º dia de gestação. É aconselhável repetir a ecografia a partir do 40º dia para verificar que não houve absorção da vesícula embrionária. Em estados mais avançados da gestação o diagnóstico pode ser feito simplesmente pelo Médico Veterinário através da palpação rectal (no entanto, só com palpação rectal, não é possível confirmar a presença de gémeos). O diagnóstico de gestação também pode ser feito através de análises ao sangue ou à urina.
 
 
202. em que alturas do ano é que as éguas costumam estar com o cio? e como se manifesta? há algum problema em a égua ser trabalha nessa altura? e quanto tempo demora? Obrigado
Em condições naturais, as éguas manifestam cio na primavera e verão, ou seja (no hemisfério norte) entre Março e Setembro. As manifestações de cio são várias, podendo ser mais ou menos pronunciadas conforme a altura do ano, variando também de animal para animal. Os sinais mais comuns incluem: aceitação do macho; micções curtas e frequentes, principalmente na presença de garanhões; levantar ou abanar a cauda com contracções repetidas dos músculos da vulva e clítoris. Não há qualquer problema para a égua em ser trabalhada quando está em cio. O problema que normalmente se coloca é que há éguas que quando estão em cio apresentam comportamento sexual, induzido pelas hormonas responsáveis pelo cio, e que por essa razão não se conseguem concentrar no trabalho, pelo que o trabalho se pode tornar bastante difícil. A duração do cio tende a variar de égua para égua. Em média, o cio dura entre 5 a 7 dias, ocorrendo cada 21 dias durante a estacão reprodutiva.
 
 
203. Queria uma opinião sua Dr. Comprei um poldro com 9 meses e a intenção é fazer com que ele e o meu filho de 4 anos cresçam juntos, ou seja, quando ele estiver preparado para montar já poder montar este poldro. A opinião que queria era sobre a castração. Eu não sei se deva mandar castrar e se sim a que idade.
A questão que nos coloca não está directamente relacionada com o foro médico veterinário, mas sim com a etologia e treino de cavalos. De um ponto de vista médico-veterinário, a castração pode ser efectuada a partir dos 6 meses desde que o poldro tenho os testículos descendidos no saco escrotal, ou no canal inguinal. Regra geral, quanto mais cedo o poldro for castrado, maior será a probabilidade de este não exibir comportamento de macho inteiro.
 
 
204. Eu gostaria de saber se uma égua solta no pasto(bom)com sal mineral,nos últimos 3 meses de gestação,precisa de algum suplemento. Gostaria de saber também qual a cor dominante para um potro cuja mãe é ruça e o pai é appaloosa. Desde já agradeço sua atenção. Tâmara Vaz
Qualificar um pasto como “bom” é muito subjectivo, pelo que não é possivel determinar se existe necessidade de alguma suplementação sem fazer uma análise qualitativa. Em relação à cor do cruzamento, penso que há pelo menos 50% de hipótese de o produto ser ruço.
 
 
205. Bom dia! Eu há uns meses enviei uma pergunta que nunca foi respondida. Eu volto a perguntar: quando uma egua esta gravida é necessario algum tipo de complementos vitaminicos antes e depois do parto. Obrigada pela atençao e agradecia a resposta em breve.
Lamentamos o facto de não ter recebido a resposta à sua questão. As éguas gestantes devem ter sempre à disposição feno de boa qualidade devendo ser suplementadas com uma ração comercial especialmente formulada para éguas gestantes, antes do parto, e depois do parto para éguas em lactação. Este tipo de ração contem todos os nutrientes necessários para a égua durante as diversas fases, incluindo vitaminas e minerais, não sendo por isso necessário suplementar a égua com qualquer outro produto.
 
 
206. Gostaria de saber, se fosse possível, qual a cor que um poldro resultante de um cruzamento de uma égua castanha com ruço dá. Qual a cor dominante? Por exemplo, entre o castanho e o lazão, sei que o castanho é a cor dominante e o lazão recessivo, mas neste caso desconheço. Tenho uma certa curiosidade, pois surgiu uma oportunidade para tal cruzamente. Agradecida pela atenção.
A pelagem ruço é resultado de um alelo dominante pelo que qualquer cavalo ruço possui pelo menos um progenitor ruço. À partida, em termos teóricos, o cruzamento de um cavalo ruço com outro castanho pode resultar em qualquer tipo de pelagem. Para determinar possíveis exclusões é necessário conhecer informação sobre a pelagem dos ascendentes e descendentes do cavalo ruço.
 
 
207. Boa Tarde, Tenciona levar a minha egua ao macho e pretendo faze-lo recorrendo a injeção para provocar o cio, posso dar-lhe essa injeção ao mesmo tempo que a injeção da gripe e do tetano, ou tenho que esperar algum tempo para lhe provocar o cio?
Era melhor esperar, e não dar as duas injecções simultaneamente.
 
 
208. Primeiro queria dar os meus parabens á equipa que fez este site, porque este site é um espectáculo... gostaria de saber se quando os cavalos podem nascer brancos, porque houve uma discussao la em casa porque eu dizia que os cavalos primeiro nasciam pretos e so depois se mudificava a cor para branco... Agora vim p'or este meio tentar saber quem tem razao, se sou eu ou eles todos? Eu adoro cavalos e pretendo saber mais do que aquilo que ja sei, tenho 14 anos e estudo porque quero ser veterinária porque adoro cavalos... beijinhos para toda a equipa...
O que se entende geralmente por cavalo branco é um cavalo de pelagem ruça. Os cavalos ruços nascem com uma pelagem muito escura, basicamente preta, e ao longo dos anos a cor modifica-se para um tom mais claro. Aos 2 e 3 anos a pelagem normalmente tem um tom cinzento escuro, resultado da combinação de pelos pretos e brancos. Com o decorrer do tempo, o cavalo perde mais pelos pretos e ganha mais pelos brancos, pelo que muitos ruços, a partir dos 10 ou 15 anos apresentam uma pelagem constituída quase que unicamente por pelos brancos. Estes cavalos são sempre denominados ruços, se bem que a pelagem tem a cor branca. A pele dos cavalos ruços tem sempre cor preta. Cavalos albinos também tem pelos de cor branca. Nestes casos a pela também é branca, e os poldros apresentam cor clara a nascença. Cavalos albinos são menos frequentes do que cavalos ruços, e atingem a cor branca com uma idade mais nova.
 
 
209. Somos um laboratório de análises clínicas. Como posso analisar sangue de égua para ter a certeza da sua gravidez? Existem kits no mercado português?
O diagnostico de gestação na égua pode ser realizado através de uma análise ao sangue (soro ou plasma) do seguinte modo: a) entre os 45 e 100 dias (de gestação) através da medição de PMSG (Pregnant Mare Serum Gonadotrophin); também conhecida por equine chorionic gonadotrophin (eCG) ou b) a partir dos 120 dias (de gestação) através da medição de OS (Oestrone Sulphate). Note-se porém que existe alguma ocorrência de falsos positivos com a medição de PMSG/eCG até ao 100º dia pelo que éguas diagnosticadas como positivas deverão ser reconfirmadas a partir do 120º através da medição de OS (Oestrone Sulphate). Um estudo realizado na Nova Zelândia em 1998 revelou que éguas grávidas entre o 40o e 120o dia de gestação tinham valores de eCG > 1UI/ml, com picos entre o 50º e 100º dias. A partir dos 100 dias (de gestação) a concentração de OS era > 30 ng/ml. Não tenho conhecimento de nenhum kit comercializado em Portugal.
 
 
210. Pretendia saber quanto tempo depois de uma egua parir se pode começar a desbastar.Obrigado
O ideal seria talvez esperar até à altura do desmame, isto é por volta dos seis meses. No entanto, se por motivos de força maior ou se as condições assim o exigirem, partindo do princípio que tanto a égua como o poldro se encontram fortes e saudáveis, pode ser que o desbaste da égua, enquanto acompanhada pelo poldro mamão, não tenha consequências negativas para nenhum deles. De qualquer modo, é aconselhável adiar este processo o mais possível, pois quanto mais maturo for o poldro melhor irá o seu organismo lidar com esta situação.
 
 
211. tenho uma é gua lusitana com dez anos de idade que abortou com 6 meses de gestação sem qualquer razão aparente, gostaria de saber se é normal esta situação acontecer, o que poderá motivar esta situação e quais os cuidados a ter para prevenir e se a mesma deverá ser submetida a um tratamento pós-aborto. Muito obrigado
Não é normal uma égua abortar aos 6 meses de gestação. As causas mais frequentes numa situação destas incluem doença do feto, mal funcionamento da placenta, doença materna, ou qualquer combinação destes factores. A insuficiência placentária será talvez a causa mais frequente de aborto numa gestação avançada. Placentite infecciosa pode ocorrer por contaminação externa através da cervix ou por via interna através da circulação sanguínea. No entanto, a causa mais importante de aborto causado por infecção é a infecção causada pelo Herpes Vírus Equino. Esta doença é altamente contagiosa e requer medidas rigorosas de isolamento e higiene para prevenir infecção de outros cavalos. Perante um caso de aborto, é importante chamar o médico veterinário para examinar a placenta e o feto abortado, bem como a égua em questão. Até a visita do médico veterinário, tanto o feto como a placenta deve ser retidos num local isolado de outros cavalos e todos os operários envolvidos no aborto devem ser cuidadosamente desinfectados antes de entrarem em contacto com outros cavalos.
 
 
212. Tenho uma égua que acabou de ser coberta há uma semana. Pergunto se a posso desparasitar? Obrigado!
Não há qualquer razão para não desparasitar uma égua após esta ser sido coberta. Um programa de desparisatação adequado depende de caso para caso, tendo em consideração vários factores, nomeadamente o tipo de maneio e o tipo de pastagem. Por esta razão, sugiro que se aconselhe com o seu médico veterinário que lhe presta a assistência clínica. Entretanto, poderá encontrar mais informação sobre o assunto no seguinte link: http://www.equisport.pt/gca/index.php?id=123
 
 
213. Boa noite Tenho 2 poldrinhos. Um macho com 10 meses e uma fêmea com 9 meses. Hoje deparei que a poldra mostrava sinais de estar com o cio e o poldro cobriu-a sem eu ter tempo de intervir. Isto é normal? Será possivel a égua ter ficado prenha com 9 meses? Qual é a idade óptima para um cavalo cobrir? E a idade óptima para uma égua ficar prenha?
Não é comum os cavalos terem maturidade sexual antes do primeiro ano de idade. A maior parte dos criadores começa a utilizar os animais na reprodução a partir dos 4 anos de idade, se bem que não seja raro utilizar as éguas a partir dos 3 anos.
 
 
214. Tenho uma égua lusitana com 12anos e pela primeira vez gostava que esta tivesse um potro. Ela é saudavel e nunca teve problemas.Gostava de saber se haverá grandes problemas se a cobrir e se posso fazê-lo agora.Se não puder qual será a melhor altura? Não costumo notar o cio dela.
Á partida, uma égua com 12 anos tem um bom potencial reprodutor desde que se encontre saudável. O facto de o animal não demonstrar a presença de cio com facilidade não tem qualquer relação directa com a sua fertilidade, no entanto pode dificultar a determinação da melhor altura para cobrir ou inseminar a égua. No hemisfério norte, a melhor altura para cobrir ou inseminar uma égua é entre meados do Inverno até ao principio do Verão; devendo a cobrição ou inseminação ser efectuada na altura em que a égua está a ovular, o que acontece quando o animal está em cio. Se é difícil notar quando a égua se apresenta em cio, deve consultar o seu Medico Veterinário para examinar a égua e determinar a fase do ciclo menstrual em que ela se encontra, para a partir daí determinar qual a melhor altura para a cobrir ou inseminar.
 
 
215. Gostaria de saber qual o programa de desparasitação e de vacinação de uma égua em gestação. Até que tempo pré-parto é possível fazer a desparasitação/vacinação?
O programa de desparasitação de uma égua gestante deve ser igual ao programa de desparasitação geralmente utilizado na exploração em questão, devendo ter o cuidado de fazer uma desparasitação adicional à égua cerca de 3 a 4 semanas antes da data prevista do parto. Para mais informação consulte o seguinte link: http://www.equisport.pt/gca/index.php?id=123
 
 
216. Tenho uma égua que esteve na cobrição oito dias, sendo coberta dia sim, dia não. Foi-lhe administrada injecção para provocar o cio, sendo levada para cobrir, após quatro dias de ter levado injecção. Pergunto se o tempo de cobrição foi suficiente, mesmo que a égua quando veio, aínda apresentar sinais de cio?
Cada ejaculado (ou seja, cada cobrição) contem milhões de espermatozoides; contudo apenas um espermatozoide irá fecundar o óvulo, resultando assim na concepção do embrião. Posto isto, o sucesso na reprodução não depende do número de cobrições, mas sim da altura em que a cobrição for realizada, sendo que a altura ideal para cobrir, ou inseminar, uma égua é algumas horas antes da ovulação do folículo. Após a ocorrência da ovulação, qualquer cobrição/inseminação adicional será supérflua ou mesmo prejudicial. A maturação do folículo e previsão da ocorrência da ovulação é feita pelo mádico veterinário através da monitorização periódica do aparelho reprodutor da égua com exames por ecografia. Segundo este método, o objectivo é que a égua receba apenas uma cobrição/inseminação na altura certa (ou seja, algumas horas antes da ovulação).
 
 
217. É possível que um cavalo inteiro com 12 anos, e saudável, que nunca cobriu comece a ser utilizado para reprodução? Actualmente é um cavalo muito calmo e com ótima cabeça, serão de esperar alterações no seu temperamento e comportamento?
É perfeitamente possível que um cavalo inteiro e saudável, que nunca cobriu comece a ser utilizado para reprodução aos 12 anos, não existe qualquer contra-indicação. No entanto, é possível que o seu temperamento se altere, principalmente durante a época em que está a ser utilizado para reprodução. Normalmente, num cavalo desta idade, as alterações de comportamento não tendem a ser muito drásticas; no entanto, é de esperar que o animal se torne um pouco mais excitável, necessitando para isso um operador experiente.
 
 
218. Tenho um cavalo cx portugues que fará 20 anos em Março, Como está na altura de reformar-se decidi que irei adquirir em Maio uma égua entre os 5-7 anos para ser montada e posteriormente coberta pelo meu garanhão. Será que ele ainda pode cobrir?? No passado cobriu 3 égua e nasceram 2 poldros e uma poldra sem problemas, mas não sei se ele ainda poderá procriar por causa da idade, como posso resolver esta questão?
Para avaliar a fertilidade do garanhão deve ser feito um espermograma. Este teste consiste na avaliação de uma amostra de semen, normalmente colhido através de uma vagina artificial. As caracteristicas do semen determinarão a fertilidade do garanhão.
 
 
219. Tenho uma égua que está há dois dias junto do cavalo para ser coberta. Foi-lhe administrada injecção para provocar o cio, há seis dias, mas acontece que a égua não dá sinais de cio e rejeita o cavalo. Pergunto se devo deixar a égua mais algum tempo para ver se aceita o cavalo, ou passado este tempo todo, a mesma não estará em periodo fértil? Obrigado!
A indução do cio, através da injecção de uma prostaglandina, pressupõe a presença de um corpo lúteo; caso contrário o efeito desejado não será alcançado. Regra geral a égua entra em cio cerca de 3 a 5 dias após a administração de prostaglandina, contudo em alguns casos pode demorar mais alguns dias.
 
 
220. Desejava saber se a existência de esponjas numa égua ruça de 15 anos é sinónimo de impossibilidade de fecundação; se é contagiosa para o cavalo na cobrição; e se é perigosa para a gestação, parição e amamentação.

A presença de melanomas (vulgas "esponjas") é vulgar na região anal e perineal em cavalos ruços, principalmente a partir dos 10 anos. Estes tumores da pele não são contagiosos e não afectam a fecundação nem a gestação. Se interferem com a cobrição, parição ou amamentação depende do respectivo tamanho dos melanomas e da sua localização anatómica.

A unica forma de tratamento considerado eficaz é a excisão cirurgica a qual tende a ser mais bem sucedida quanto menores forem as dimensões dos tumores.

Henrique Cruz LMV GPCert(EqP)
Médico Veterinário - Clínico de Equinos
Tel: 914989260
 
 
221. Temos uma égua campolina que está com 19 anos.Entretanto fazem + ou - 2anos que ela não tem cio.É frequente acontecer? Quais as causas possíveis? ela ainda tem condições de prenhês?
No estado natural, as éguas iniciam a sua vida reprodutiva entre os 2 e 3 anos de idade, e a partir daí produzem um poldro anualmente até ao final da vida. Num sistema de reprodução intensivo, as éguas normalmente não começam a criar antes de atingirem a maturidade, ou seja, antes dos 4 ou 5 anos. Mas para obter uma boa eficiência reprodutiva é aconselhável que a égua produza um poldro por ano. Regra geral, quanto mais tarde uma égua iniciar a sua vida reprodutiva a partir dos 10 anos de idade, menor será a sua eficiência reprodutora. De igual modo, a capacidade reprodutora tende a diminuir se a égua não cria por mais de um ano. Pelo que não é raro ser muito difícil obter poldros a partir de éguas que sejam cobertas, ou inseminadas, pela primeira vez aos 15 anos ou mais velhas. Uma égua com 19 anos que não reproduz há mais de 2 anos pode ser muito difícil de engravidar, e principalmente manter a gestação durante o seu termo até ao parto de um poldro viável. Aconselho-o a consultar um Medico Veterinário para examinar o aparelho reprodutor da égua para determinar a sua capacidade como reprodutora.
 
 
222. Como ter a certeza que uma egua esta prenha?
O método mais exacto para verificar se uma égua está prenhe é a ecografia transrectal. Este teste pode ser realizado ao fim de 16 dias após a data da cobrição, mas deve ser repetido entre os 22 e 26 dias para verificar que nao houve absorção da vesícula embrionária ou para detectar uma gravidez devida a ovulação tardia que nao tenha sido detectada no primeiro exame. A ecografia permite tambem detectar a presença de gémeos, que nao é desejável na espécie equina. Em estados mais avançados da gestação o diagnóstico pode ser feito simplesmente pelo Médico Veterinário através da palpação rectal (no entanto, só com palpação rectal, nao é possível confirmar a presença de gémeos. O diagnóstico de gestação tambem pode ser feito através de analises ao sangue.
 
 
223. Gostaria de saber se existem consequências a longo prazo, se um cavalo inteiro nunca cobrir.
Não existe qualquer problema.
 
 
224. Sou um jovem criador e desejava saber qual a melhor altura do ano para cobrir uma égua?
A maioria dos criadores profissionais prefere cobrir as éguas o mais cedo possível no principio do ano, i.e.: a partir de Janeiro. Deste modo os poldros nascidos mais cedo vão ser mais maturos em comparação com outros nascidos mais tarde; isto poder ter vantagens em leil?e (ou exposições) em que se comparam cavalos novos com a mesma idade. Por outro lado, se se começar cedo, tem-se mais tempo para tratar e resolver qualquer problema reprodutivo que impeça que a égua fique prenha; e dá-se lugar a uma segunda tentativa no caso de morte embrionária precoce.
 
 
225. Tenho uma egua Lusitana com 12 anos, foi adquirida em Março de 2008 e desde então não entrou em cio, ou eu não detecto o cio, será infertil? Que devo fazer para saber se pode reproduzir? Aconselha a dar a vacina para entrar em cio? Obrigado e Parabens pelo trabalho!
Ambas as situações são possiveis. Aconselho que peça a um médico veterinário para fazer um exame ecográfico à sua égua para averiguar se existe de facto algum problema.
 
 
226. Gostaria de saber se a doença causada por ratos nos equinos causa abortos e em que periodo da gestação, e se o tratamento pode ser feitoquando a égua já esta prenha sem causar o aborto por causa do remédio administrado. E qual seria o melhor medicamento a ser utilizado neste caso. Resposta Agradecia que especificasse a que doença se refere.A doença seria a lectospirose.
A leptospirose pode de facto causar aborto nas éguas por causar placentite.

O aborto pode ocorrer em qualquer altura da gestação depois da formação da placenta. Contudo é mais frequente na fase média da gestação.

O tratamento consiste numa antibioterapia adequada à estirpe em questão.
Perante uma infecção está indicado o tratamento para evitar o aborto.
 
 
227. Comprei uma égua que ja se encontra prenha, como devo fazer para saber o tempo que a égua tem de gestação?
Deve pedir a um médico veterinário que examine a sua égua para estimar a idade do feto.
 
 
228. Castrei um cavalo em minha quinta e gostaria de saber qual o procedimento que deve ser tomado até a cura e qual o tempo até a mesma.
Sugiro que se informe com o médico veterinário que efectuou a cirurgia sobre o procedimento post-operatório.
 
 
229. Tenho uma egua de 4 anos ruça lusitana pura que foi coberta por um cavalo lusitano puro castanho, gostava de saber qual as cores mais provaveis que o poldro/a fique.
O cruzamento entre um ruço e um castanho tem mais de 50% de chances de dar um cavalo ruço.
 
 
230. Gostaria de saber se a doença causada por ratos nos equinos causa abortos e em que periodo da gestação, e se o tratamento pode ser feitoquando a égua já esta prenha sem causar o aborto por causa do remédio administrado. E qual seria o melhor medicamento a ser utilizado neste caso.


Agradecia que especificasse a que doença se refere.
 
 
231. Gostaria de saber se a babesia equi (Nuttallia equi) causa abortos em éguas e em que periodo da gestação.
O aborto não é um sinal clinico directamente associado a infestação com Babesia equi. Os sinais clínicos típicos desta infestação incluem febre, depressão, anorexia, fraqueza, ataxia, lacrimação, corrimento nasal, ictericia, hemoglobinuria e potencialmente morte. Factores como o transporte, intemperies ou gestação podem resultar na indução de doença clínica em animais portadores do hemoparasita. No entanto, é plausivel que uma égua gestante afectada com piroplasmose possa sofrer um aborto devido à debilidade causada pela doença.
 
 
232. Tenho um casal de garranos, a egua teve um poldro esta semana 22-09-2009. Andam os tres no pasto e o macho ja tentou acasalar, sera que tenho de tomar algumas medidas especias para proteger a cria e a mae. Tambem gostaria de saber quando podem voltar a acasalar.
A resposta à pergunta que nos é colocada depende muito do temperamento e personalidade dos animais. Em relação ao acasalamento este depende do tipo de maneio e da receptividade da égua.
 
 
233. Tenho uma égua que este cerca de 1 ano sozinha e sem apresentar sinais do ciu. Foi-lhe administrada uma injecção para provocar o ciu e resultou, foi beneficiada pelo garanhão ao 5º,7º e 9º dia após ter sido administrada a injecção. Passados quase 2 meses a égua apresenta sinais de ciu em intervalos de tempo não regulares, ou seja, de 8 em 8 dias, ou de 10 em 10 dias. Normalmente só demonstra estes sinas na hora da ração ou da comida. Será que não está cheia?ou pode ter esta reação devido á agitação e desejo na hora da ração?
Deve pedir a um médico veterinário que realize um exame do aparelho reprodutor por ecografia para verificar se a égua está de facto cheia ou não. No caso do diagnóstico de gestação ser negativo o médico veterinário pode avaliar o aparelho reprodutor à procura de alguma anomalia que justifique os achados.
 
 
234. Um potro Garrano de 12 meses já pode prenhar uma égua?
A maior parte dos machos atinge a puberdade por volta dos 18 meses; contudo alguns podem ser ferteis antes desta idade. Apesar de raro, ou pouco provavel, é possivel que aos 12 meses um macho já seja fértil.
 
 
235. Quais são os sintomas da lectospirose doença causada por roedores nos equinos. Posde uma egua prenha no seu 3º mes de gestação ser tratada sem prejudicar o feto. E qual o medicamento utilizado neste processo.
Os sinais clínicos de Leptospirose são: depressão, febre, perda de apetite e icterus. Em éguas gestantes o aborto é frequente a partir do 6º mês de gestação até ao termo. As éguas gestantes devem ser tratadas quanto antes. O tratamento consiste numa antibioterapia direccionada contra a estirpe de Lepstospira em questão. Nos cavalos, a sequela mais comum de infeccção por leptospira é a uveíte.
 
 
236. Tenho uma égua que foi coberta o ano passado em Agosto e desde então não tem dado sinal de entrar no cio. Ela rejeita os machos de uma maneira agressiva. Porém muitas vezes, ao se aproximar de outros cavalos ela joga jatos de liquidos pela vagina e este mês ela deu sinais de cio ao deixar um macho se aproximar e afastar o rabo, mas ao tentarmos pô-la de novo junto do mesmo macho ela o rejeitou agressivamente. Não sei se ela estará prenhe ou não. Ela está agitada e a veia que liga aos seios está muito inchada. Será possivel que ela não esteja prenhe tendo estes sintomas?
È muito possivel que a égua não esteja prenhe. Deve pedir a um médico veterinário para examinar a égua e determinar se de facto ela está prenhe ou não.
 
 
237. Cruzei minha egua 4 vezes, e nas ultimas duas vezes foi detectado que ela absorvia a visicula embrionaria, das outras duas vezes acho que o problema era com o cavalo pois outras eguas nao tinha empreenhado com ele, ela esta num bom estado corporal e sendo pouco equitada... o veterinario olhou dessa vez e disse que esta quase certo que nao vai segurar o embriao, o que devo fazer?? nao tem nenhum laboratoria aqui perto de min para fazer o exame de hormonios, a egua fez 4 anos, devo esperar talves nao seja o momento?
Aconselho a que peça a um médico veterinário com experiencia em reprodução de equinos que examine a sua égua para determinar qual a natureza da infertilidade.
 
 
238. Tenho uma égua que está prenha. Posso continuar a montar normalmente. Quais os cuidados que devo ter?
Na maior parte dos casos, uma égua gestante não necessita de grandes cuidados, a nivel de exercicio físico, durante os dois primeiros trimestres da gestação. Contudo, aconselho que uma égua não seja submetida a exercicio fisico intenso durante o ultimo trimestre da gestação. Tendo dito isto, não são raros os casos em que éguas desportistas seguiram toda a sua actividade atlética até ao termo da gestação sem quaisquer problemas para a mãe ou para o potro. Contudo, na maior parte destas situações a ocorrência era devido ao facto de não se ter conhecimento de que a égua estava prenhe.
 
 
239. Tenho uma egua de 7 anos que venho tentando fazer sua reprodução por 3 vezes não del certo. Agora ela esta prenha confirma mas esta gorda aparentimente sadia mas no pasto anda com a cabeça baixa proxima ao chão isto vem acontecendo de forma que passa e volta pude observar que quando foi feito suas coberturas ela fica pior mas o exame no utero com utrasom não costou nada apenas a prenhez positiva. Quando estava no cio ela tambem ficava andando no pasto de cabeça baixa proxima ao chão. Quando montada anda normal eleva a cabeça isto acontece tambem quando colocamos o cabestro. Mas solta natural e um desastre estou com medo de ser uma doença que faz com que ela aborte pois as tres primeiras coberturas não foram confimadas mas agora esta e acho que as anteriores ela perdeu pois seu cio voltava depois de uns seis meses da cobertura.
Agradecia que fosse mais explicito ao formular a sua questão pois de facto não compreendi o conteudo da mesma.
 
 
240. Tenho uma egua de raça garrana que foi coberta no dia 2 de maio de 2009 e pelo que pesquisei deveria ter parido no dia 3 de abril o que não aconteceu ate hoje (1/5/2010). Gostaria de saber se é normal, pois começo a ficar seriamente preocupada.
Não sendo muito frequente, por vezes acontece o periodo de gestação duma égua ir até aos 12 meses. Contudo, gostaria de realçar duas questões: 1. o periodo de gestação é contado a partir da altura em que a égua ovula. Em casos de garanhões de elevada fertilidade, pode ser possivel ocorrer fecundação até uma semana depois da cobrição. 2. é possivel que a sua égua não esteja prenhe.
 
 
241. Tenho uma égua que deu cria há 10 dias. Qual o prazo ideal para cruzar novamente a égua?
A égua pode ser cruzada a qualquer altura desde que esteja receptiva ao garanhão.
 
 
242. Quando aquela veia que vai da barriga ao ubre está grossa e sinal que a égua não demora para parir qual é o tem que se estima quando isso ocorre?
Existe uma grande variabilidade no intervalo de tempo entre a ocorrência de tumefaccção da veia mamária e o momento do parto. Em regra este intervalo varia entre zero e quinze dias antes do parto.
 
 
243. Tenho uma egua com sete anos e quero levá-la ao macho mas como é que sei quando ela anda com o cio sem ter que a levar ao macho para ver?
Sem testar a égua em frente ao garanhão, o método mais fiavel é pedir ao seu médico veterinário que acompanhe a égua através de exames por ecografia séricos de modo a seguir o crescimento e maturação folicular para prever o momento da ovulação e altura em que a égua deve ser coberta.
 
 
244. Que cor pode nascer um potro filho de egua baia palha com cavalo baio amarilho
O cruzamento de dois baios tem uma grande probabilidade de dar um produto baio, tambem são possiveis outras cores como o preto, lazão, ou palomino.
 
 
245. O que é a uveíte sintoma causado pela infecção da leptospira em equinos. Qual o medicamento para o tratamento não ficou claro?
Uveite significa inflamação da úvea. A úvea, ou camara anterior, é uma parte do globo ocular (olho). Sinais clínicos de uveite activa incluem fotofobia (o animal ressente a luz), blefarospasmo (o animal mantem o olho fechado devido a contração excessiva das pálpebras), edema da cornea (resulta em "névoa" ou superficie do olho azulada), hipopion, miose (contração da pupila), opacidade e corioretinite. Esta doença tende a ter um carácter recurrente após um episódio inicial, sendo que muitas vezes os episódios recurrentes se tornam cada vez mais severos. De inicio, o olho tem um aspecto basicamente normal no periodo entre episódios de uveite recurrente. Contudo a doença tende a deixar algumas sequelas, pelo que após vários episódios, surgem sinais clínicos de uveite crónica, os quais incluem hiperpigmentação e fibrose da iris, sinéquias (aderências intra-oculares), glaucoma, degeneração dos "corpora nigra", degeneração e descoloração do vitreo e formação de cataractas; podendo culminar em cegueira. Todas as reacções oculares acima descritas tendem a ser o resultado de uma resposta hiper-alérgica (reacção auto-imune) do organismo a vários agentes infecciosos. Uma das doenças mais frequentemente associadas à uveite recurrente é a leptospirose. Em relação ao tratamento, por favor especifique se a dúvida diz respeito ao tratamento da uveite ou ao tratamento da doença sistémica (leptospirose).
 
 
246. A egua tem pulmoeira mas ja teve uma cria ,è coberta de 48 em 48 horas so com um salto sera que devia levar mais saltos ou sera suficiente?Qual a maneira mais correcta e tempo de intervalo de cada salto e quantidade?
O numero de saltos necessário depende da altura da ovulação e da qualidade do semen. Para a maior parte dos garanhões com uma taxa de fertilidade média, o semen tem uma viabilidade de 48 a 72 horas. Posto isto, um salto cada 48 horas durante o periodo em que a égua está em estro deveria ser mais do que suficiente. Idealmente, apenas deveria ser efectuado um salto na altura em que a égua está para ovular; uma vez que qualquer salto dado muito antes, ou após a ovulação não irá ter qualquer efeito.. O crescimento do foliculo e verificação da respectiva ovulação deverá ser é monitorizado por um médico veterinário através de exames sucessivos por ecografia.
 
 
247. Quais os cuidados pós castração
Obrigado pelo seu contacto. Pode encontrar a resposta à sua pergunta na seguinte página: http://www.hcvet.eu/page.asp?node=59&sec=Castra__231___227_o
 
 
248. Gostaria de saber se uma egua prenha pode efectuar corridas?
Na maior parte dos casos, uma égua gestante não necessita de grandes cuidados, a nivel de exercicio físico, durante os dois primeiros trimestres da gestação. Contudo, aconselho que uma égua não seja submetida a exercicio fisico intenso durante o ultimo trimestre da gestação. Tendo dito isto, não são raros os casos em que éguas desportistas seguiram toda a sua actividade atlética até ao termo da gestação sem quaisquer problemas para a mãe ou para o potro. Contudo, na maior parte destas situações a ocorrência era devido ao facto de não se ter conhecimento de que a égua estava prenhe.
 
 
249. Tenho uma potra garrana com 3 anos e já teve o cio este ano, mas na minha zona não há garanhões para ela mas há burros de raça mirandesa de baixa estatura. Quais são as contra indicações e beneficios na monta do Burro em relação ao Garanhão? Quais as complicações se a égua nunca prociar?
As diferenças entre a utiliazação de um garanhão burro ou de um cavalo são óbvias no respectivo produto. No primário caso irá obter uma mula enquanto que no segundo obtem um equino. O facto de a égua nunca procriar não tem repercussões para o seu estado de saude; sendo uma ocorrência bastante comum.
 
 
250. Ando a tentar tirar um poldro a uma égua com idade avançada jà a 2 anos a egua tem pulmoeira. Sera que tem alguma interferencia para nao ficar cheia? Existe algum tratamento para ficar mais fertil? Ou sera melhor fazer ensiminação artificial?
Obrigado pelo seu contacto ao qual vou tentar dar alguns esclarecimentos, respectivamente: 1. perante problemas de fertilidade, a inseminação artificial oferece, na maior parte dos casos, vantagens em relação á cobrição natural. 2. a taxa de fertilidade de uma égua diminui com o avançar da idade, sendo isto particularmente significativo em éguas primíparas (éguas que não reproduziram antes e estão a reproduzir pela primeira vez). 3. se os sinais clínicos de pumoeira não forem controlados, podem afectar a taxa de fertilidade da égua. 4. dependo da causa da infertilidade, é possivel que existam tratamentos disponiveis para melhorar a mesma.
 
 
251. Qual é o tempo de gravidez de uma pónei?
O tempo de gestação de uma ponei é de cerca de 330 dias.
 
 
252. Tenho uma égua de cor lazã que foi coberta por um cavalo lazão. Qual será a cor do poldro?
O produto mais provavel de dois lazões é o próprio lazão, se bem que também podem ocorrer outras cores como por exemplo o ruão.
 
 
253. Existe algum exame laboratorial ( sangue ou urina) que identifique a prenhez de uma égua? Caso positivo qual?
O diagnóstico de gestação pode ser efectuado através de uma análise de sangue (soro) entre os 40 e 120 dias de gestação (a contar a partir da data de ovulação) medindo a concentração de eCG (gonadotropina coriónica equina) ou PMSG (gonadotropina sérica de égua prenhe); no entanto este ensaio está associado a uma grande percentagem de resultados falso-positivos. Alternativamente pode-se efectuar a análise a partir dos noventa dias de gestação medindo a concentração de sulfato de estrone ou progesterona. Na urina pode ser avaliada a concentração de estrogéneos. É aconselhavel consultar o laboratório em questão antes de submeter as análises para confirmar qual o teste que o respectivo laboratório considera mais fidedigno.
 
 
254. Tenho um égua em que lhe foi administrada injecção para provocar o ciu. Após ter sido administrada a injecção, ao 5º,7º e 9º dia foi beneficiada pelo garanhão. Mas agora passados 21 dias a égua dá sinais de que está um ciu novamente, será que não ficou grávida?qual a razão? qual o procedimento que devo tomar agora?
Deve pedir a um médico veterinário que realize um exame do aparelho reprodutor por ecografia para verificar se a égua está de facto cheia ou não. No caso do diagnóstico de gestação ser negativo o médico veterinário pode avaliar o aparelho reprodutor à procura de alguma anomalia que justifique os achados.
 
 
255. Tenho uma égua em que foi administrada injecção para provocar o ciu, foi beneficiada pelo garanhão no 5º e no 7º dia após ter sido administrada a injecção. Os dias terão sido os correctos? será que ficou cheia?
A administração de prostaglandina a uma égua em diestro, normalmente faz com que a égua entre em estro (cio) cerca de 4 a 8 dias depois. O cio na égua dura em média 5 a 8 dias, sendo que a ovulação tende a ocorrer no ultimo(s) dia(s) do estro. Para maximizar as chances de a égua ficar prenhe, quando entra em cio esta deve ser coberta/inseminada pelo menos cada 48 horas até não se encontar receptiva ao garanhão. Alternativamente o crescimento folicular pode ser monitorizado por ecografia, devendo a égua ser coberta/inseminada algumas horas antes da ovulação.
 
 
256. Primeiramente quero parabenizar o site pelo conteúdo e óptima equipa e ao senhor, que responde as perguntas com muita clareza. A questão é a seguinte, tenho uma égua que foi coberta indesejavelmente e por um garanhão de origem desconhecida. Ela quebrou a baia durante a noite e foi em direção ao garanhão, que por sua vez quebrou a sua baia também, pulando e cobrindo a égua. Não tinhamos intenção de cobrir a égua neste momento, muito menos com este cavalo. A égua é muito nova, tem apenas 4 anos. Sei que há uma injeção abortiva que pode ser dada logo após a cobertura. Gostaria de saber a sua opinião, o que é essa injeção, os possiveis efeitos colaterais, o que pode ocorrer se a egua não estiver de fato prenha e se prejudicaria a saúde e o bem estar geral do animal, que vem em primeiro lugar.
Para terminar uma gravidez, a administração de uma prostaglandina é bastante eficaz porque causa regressão do corpo luteo, responsavel pela manutenção da gestação. Se administrada até ao 35º dia após a data da ovulação (a seguir à data da adesão da placenta), a égua perde o embrião e em principio recomeça a reciclar novamente, devendo por isso entrar em cio passados alguns dias. Se a administração da prostaglandina for feita após o 35º dia (a seguir à data da ovulação da égua) a formação da placenta impede que a égua recomece a reciclar, podendo tardar algum tempo até entrar novamente em cio. A administração de prostaglandina pode provocar sintomas de cólica e sudação excessiva.
 
Caso tenha alguma questão que não se encontra aqui respondida por favor, clique aqui.
 
Indique a sua questão:
O seu email:
Indique a Categoria:
 
Voltar | Topo
Vídeos Vídeos
Ahlmann vs. von Eckermann em Valkenswaard (03/08/14)
[+]

  Contactos | Patrocinadores | Adicione aos Favoritos | Sugira este site | Política de Privacidade | Mapa do site