Campeonato do Mundo de Endurance 2016: Jaume Punti Dachs conquista ouro individual e por equipas

Campeonato do Mundo de Endurance 2016: Jaume Punti Dachs conquista ouro individual e por equipas

Apesar das oscilações climáticas no sábado (17) o espanhol Jaume Punti Dachs conquistou o ouro individual e por equipas no Campeonato do Mundo de Endurance FEI em Samorim, Eslováquia.

Punti Dachs vencedor do ouro individual e por equipas no Campeonato da Europa também em Samorim há cerca de 12 meses, superou os 160km montando o ruço Twyst Maison Blanche em 06:46:42 a uma média de 23,60 km/h. O cavaleiro espanhol manteve-se entre os 10 melhores nas primeiras 4 fases da prova, porém Punti Dachs não foi o único a chegar em primeiro à meta. Saif Ahmad Al Mazroui (EAU) com Napoli Del Ma e Ganem Abdullah Al Merri com Quran El Ulm chegaram ao mesmo tempo que o vencedor no entanto Napoli Del Ma reprovou no último vet-check e Quoran El Ulm não compareceu neste controlo, confirmando assim o triunfo do cavaleiro espanhol.

Nenhum dos conjuntos da equipa dos Emirados Árabes Unidos conseguiu um resultado completo, até o Sheikh Hamdan Bin Mohammed Al Maktoum montando Ramaah, e que se manteve no top ten inicialmente, acabou por ser eliminado no quarto vet gate. Lamentavelmente a égua de 15 anos Ajayeb montada pelo Sheikh Rashid Dalmook Al Maktoum tropeçou e caiu na quarta etapa, sofrendo uma lesão irreparável no anterior direito tendo sido sacrificada.

O seu compatriota Alex Luque Moral com a égua ruça Calandria PH, receberam a prata (06:47:32 média 23,55km/h) e o prémio para a melhor condição física, enquanto o Sheikh Nasser Bin Al Kalifa do Bahrain com Waterlea Dawn Treader ficou com o bronze (06:47:32 média 23,427km/h).

Por equipas a Espanha ganhou a medalha de ouro, a França recebeu a prata e a Holanda o bronze.

“Foi um dia muito duro”, afirmou Punti Dachs. “Estavam excelentes cavalos à minha frente, mas na resistência equestre estas coisas acontecem. Fazemos tudo bem e depois algo corre mal. É a vida.”

Mais uma vitória memorável este ano para a Espanha, já que a equipa de amazonas espanhola conquistou o ouro por equipas e individual no recente Campeonato da Europa de Endurance para Jovens Cavaleiros e Juniores no início deste mês, em Rio Frio, Portugal.

Quanto à participação do único português neste campeonato, Paulo Branco, foi eliminado  com Uva du Cambout por causas metabólicas.

 

RESULTADOS COMPLETOS AQUI

Categorias: Notícias, Raides