
O Puro Sangue Lusitano, montado há cerca de cinco mil anos como cavalo de combate e de caça, chega ao século XXI reconquistando o esplendor que, na Antiguidade, Gregos e Romanos lhe reconheceram como melhor cavalo de sela do mundo.
A sua versatilidade, docilidade, agilidade e coragem permitem-lhe hoje competir em quase todas as modalidades do moderno desporto equestre.
Trata-se de um cavalo de excelência para a Arte Equestre e para o Toureio mas também na alta competição pela sua natural aptidão para os Obstáculos, Ensino e Atrelagem, onde aliás já alcançou, por duas vezes, o título de Campeão do Mundo. Também na Equitação de Trabalho se distingue ao obter os mais importantes títulos internacionais.
Actualmente, é muito procurado como montada de desporto e de lazer, mas também como reprodutor, pelas suas invulgares qualidades de carácter e de antiguidade genética. O pequeníssimo efectivo de cerca de quatro mil éguas reprodutoras confere a esta raça uma rareza única.
O maior número de animais concentra-se em Portugal, Brasil, França e Espanha, estando os restantes dispersos um pouco por todo o mundo.
Raça ilustre e de grande nobreza, transporta agora o seu esplendor e beleza para uma série de selos CTT ao nível de coleccionador.
O postal da éguada e o selo do cavalo Alter Real dão rosto a uma colecção que contempla as 5 modalidades onde o cavalo lusitano ostenta as suas qualidades: Ensino, Equitação de Trabalho, Toureio, Alta Escola e Atrelagem de competição.