
O CSN-C de Lisboa (12/02-13/02)
Este CSN-C realizado no Hipódromo do Campo Grande em Lisboa, decorreu com uma elevada presença de conjuntos, sendo de louvar as provas de escolas e as denominadas de gincanas, que de gincanas pouco têm.
Uma gincana é uma prova de desembaraço para cavaleiros com pouca experiência equestre e não uma prova de obstáculos quase ao nível do chão. No entanto, foi muito interessante e até emocionante assistir ao desempenho dos póneis e seus pequenos cavaleiros que nos proporcionaram momentos de ternura e mostraram que o desporto equestre está bem vivo e que tem continuadores.
O concurso começou da pior maneira. Um percurso montado no campo de areIa cujo inicio estava marcado para as 09h00 de sábado. O piso estava impraticável devido à pluviosidade da madrugada e manhã de sábado. Sem drenagem a sopa de areia enterrava os cavalos até meio das canelas. Foi decidido e bem transferir as provas para o picadeiro coberto, porém, o aquecimento decorreu neste piso sem condições e o inicio das provas atrasado em cerca de duas horas. Estas foram agradáveis, com percursos bem montados por Luís Xavier de Brito e com dificuldades bem ajustadas à experiência dos conjuntos.
A prova de escolas de sábado terminou da pior maneira. Durante a entrega de prémios e volta de honra, um tractor alisador de piso movimentava-se ruidosamente por entre obstáculos e cavalos. O pior aconteceu, um dos cavalos assustou-se e o cavaleiro sofreu uma queda tendo fracturado um braço e ficando caído por terra.
A ambulância foi chamada mas as portas para a entrada da mesma estavam fechadas a cadeado e as chaves não apareciam. Valeram alguns espectadores que rebentaram o cadeado permitindo assim a entrada da ambulância no picadeiro coberto.
Não havia necessidade…
CONFIRA OS RESULTADOS