
Morreu «Carthago Z» (vídeo)
O garanhão Holsteiner, «Carthago Z«, que ocupava a 10ª posição no ranking WBFSH, morreu na passada terça-feira, com 26 anos.
Filho de Capitol I, este fantástico cavalo de desporto e reprodutor, teve uma carreira brilhante ao conquistar vários G.P.'s, disputando 15 Taças das Nações. Montado pelo belga Jos Lansink, Carthago disputou também os Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 e de Sidney 2000.
Carthago Z, garanhão acreditado, obteve a nota de 9,5 para saltos em liberdade e 10 para a técnica de salto, no teste de garanhões. Como garanhão, produziu inúmeros cavalos de saltos, registados (900), além de diversos garanhões aprovados. Carthago, padreou cavalos de ‘top’, como «Davos» do Principe Abdullah Al Saud, «Mylord Carthago» de Penelope Leprevost, «Cha Cha Z» de Judy-Ann Melchior, «Old Chap Time» de Eugene Angot e «Coltaire Z» de Marina Frutuoso de Melo, que tantas alegrias nos tem dado.
Segundo um comunicado de Zangersheide sobre a morte deste garanhão, divulgado esta semana, este centro, crítica a política da Associação Holsteiner Verband, pela perda desnecessária de material genético deste famoso garanhão.
“Zangersheide tentou durante vários anos, obter material genético que permitisse a clonagem de Carthago Z, infelizmente a visão retrógrada da Holsteiner Verband, impediu a colheita de células deste fantástico cavalo”, afirma no comunicado.