
Lista de substâncias proibidas aprovada para 2011
A Assembleia Geral da FEI aprovou, por unanimidade, a nova lista de substância proibidas, para 2011. A lista é fruto de um extenso trabalho de grupo que envolveu a FEI, Federações Nacionais e de vários conceituados técnicos.
A lista não permite o uso de anti-inflamatórios não esteróides, em competição. Contudo, ficou acordado que a FEI, providenciará um nível de apoio superior, em relação aos tempos de detecção dos anti-inflamatórios, antes das competições, especificamente a Fenilbutazona e Flunixine, utilizados em doses pequenas.
A nova lista de substâncias proibidas não permite o uso do ácido salicílico em concursos.
Segundo John McEwen, presidente da comissão, deve existir sempre um equilíbrio entre uma pausa essencial ao cavalo e a medicação, garantindo uma melhor abordagem, ao maneio e treino, em vez de se optar, pelo efeito da medicamentação, para a recuperação.