Feiras & EventosNotícias

Ecuextre reunirá 25 mil aficionados em Badajoz

A 3.ª edição da Ecuextre, Feira do Cavalo e Feira do Touro, uma das mais importantes do sector no Sudoeste europeu, vai decorrer de 9 a 12 de Junho, na Instituição Ferial de Badajoz (IFEBA). Com um posicionamento estratégico no triângulo Madrid-Lisboa-Sevilha, é ponto de encontro privilegiado e por isso marcada por um grande dinamismo económico. A organização espera este ano mais de 25 mil visitantes.

O evento reúne aficionados, criadores de cavalos e de taurinos, toureiros, expositores e coudelarias, para apresentar os seus produtos, novidades e animais, em 10 mil m2 de exposição interior e 40 mil m2 no exterior: em particular, os amantes do cavalo podem apreciar animais de pura raça espanhola, de pura raça lusitana, cavalos de desporto, árabes, hispano-árabes e anglo-árabes; já as empresas do sector desenvolvem aqui relações comerciais, numa ampla gama de serviços, desde alimentação equina, acessórios e roupa de montar, ferragens, fotografia taurina e equina, entre outros.

Além da exibição de campeões de raça e de escolas hípicas, terão lugar espectáculos de doma vaqueira, clássica e natural, coudelarias de arrasto, engates e terapias equestres. A praça de touro instalada para o certame será pisada por figuras de primeira linha do toureio – estão já confirmados os ganadeiros de Herederos de Bernardino Piriz, Luis Terrón, Torregrande e das escolas taurinas de Badajoz, Vilafranca de Xira e Jerez de la Frontera. Será também possível falar com os protagonistas da festa em várias conferências e mesas redondas.

Nesta terceira edição, destaque para a homenagem a Antonio Ferrera, toureiro extremenho com mais de 14 anos de percurso, numa exposição monográfica que vai mostrar imagens inéditas e recordações pessoais como trajes e cabeças de touro.

A garantir a animação haverá ainda espectáculos de flamenco e, à noite, uma exibição especial de dança a cavalo, numa pista preparada ao ar livre, união perfeita entre a música e a nobreza da arte a cavalo.

Organizada pelo IFEBA e Câmara Municipal de Badajoz, a Ecuextre conta com o apoio da Junta da Extremadura, o Governo Provincial (Diputación) de Badajoz, Associação Extremenha de Criadores de Cavalos de Pura Raça Espanhola e a Federação Hípica Extremenha, entre outros.