
«Ahoto» Campeão dos Campeões na Golegã
O cavalo “Ahoto”, do criador e proprietário João Pedro Rodrigues, é o grande vencedor da Feira Nacional do Cavalo 2012 na raça lusitana, deixando para trás, o poldro de 3 anos “El-Rei II da Sernadinha”, da Coudelaria Stª Margarida e o Lusitano de 4 anos Dragão, do criador e proprietário Soc. Quinta das Terras.
Já “Edy Berlim Du Parisol”, do criador António Claro do Parisol e propriedade de Rui Jorge Sardinha Alves foi eleito campeão de raças, tendo sido também galardoado o melhor cavalo da raça Português de Desporto pela Sociedade Hípica Portuguesa.
Os títulos foram entregues na tarde sábado no picadeiro central, perante milhares de pessoas que enchiam por completo o Largo do Arneiro.
Ao final da tarde foi homenageado o Prof. Dr. João Pedro Gorjão Clara, o Homem, o Médico e o Cavaleiro que se debruçou e estudou a história e o pormenor do Traje Português de Equitação, nutrindo pela Golegã e pela sua Feira um empenho e implicação notáveis. Ribatejano, desde cedo desenvolveu uma grande paixão pelo Cavalo, tendo tido a sua primeira montada aos oito anos, período em que começou a frequentar, com mais assiduidade, a Feira de São Martinho. Surpreendido por ver raros cavaleiros “à Portuguesa” e pela ausência de referências sobre o Traje Português de Equitação, começou, com a ajuda de sua mulher, a estudar e a escrever na Equestre sobre a história do traje e os pormenores do nosso traje, cuja súmula dos artigos culminou no livro “Traje Português de Equitação”, lançado na Feira da Golegã, 1995.
Veiga Maltez referiu que hoje Portugal desfila pelo Largo do Arneiro graças a Gorjão Clara que reabilitou o traje português de equitação. “O mundo equestre está-lhe grato”, disse emocionado Veiga Maltez, perante mais de 70 cavaleiros e amazonas trajados a rigor e alinhados em pleno picadeiro central que também assim prestaram a sua homenagem.
De seguida, foram entregues os Prémios Golegã – Distinção à Excelência Equestre a todos os atletas que se distinguiram em 2012, tanto a nível nacional, como internacional. Naturalmente, Gonçalo Carvalho foi o mais aplaudido pela sua participação nos Jogos Olímpicos de Londres.
Quanto a provas equestres, decorreu o cross por equipas, a prova de maneabilidade da Taça de Portugal de equitação de trabalho e a 2ª mão da final do Campeonato Nacional de Derbys.