
Robert Dover, de 53 anos, seis vezes olímpico pelos Estados Unidos, foi nomeado como Técnico/Treinador Conselheiro da equipa de Dressage do Canadá para 2010, anunciou a Dressage Canadá na passada quarta-feira.
A notícia da Dressage Canadá veio depois de uma busca intensiva e um processo de selecção, o qual começou em Julho deste ano e foi liderado pelo Grupo de Trabalho da Dressage Canadá, incluindo a consulta ao Conselho de Atletas da Dressage Canadá.
Os candidatos foram seleccionados até só restarem três, tendo sido conduzidas entrevistas em Toronto e Ontário. O Grupo de Trabalho fez a sua recomendação à Direcção da Dressage Canadá, a qual foi aprovada.
“Estamos entusiasmados que Robert Dover tenha aceite este trabalho e estamos confiantes que esta experiência e entusiasmo, irá ser valiosa para a dressage no Canadá”, disse Victoria Winter, Presidente do Grupo de Trabalho da Dressage Canadá. “Estamos ansiosos para termos o Robert a trabalhar com os nossos atletas, treinadores, proprietários e voluntários, de modo a montar um plano de alta performance para o futuro.
Este posto faz parte de um programa novo de alta performance que está ser desenvolvido para ajudar a identificar talento humano e atletas equinos e criar um sistema para apoiar e complementar o seu treino e objectivos competitivos. “Own the Podium”, uma iniciativa nacional técnica do desporto, deu assistência financeira para os atletas de Verão e Inverno do Canadá atingirem o pódio nos Jogos Olímpicos.
Com três décadas de experiência de competição internacional, seis Jogos Olímpicos, quatro campeonatos e sete Finais da Taça do Mundo, Dover conseguiu quatro medalhas de bronze olímpicas e mais de 100 vitórias em Grande Prémio. Além disso, treinou alguns dos melhores cavaleiros de dressage do mundo até atingirem resultados internacionais de topo.
Dover, competiu em seis olimpíadas consecutivas em representação dos Estados Unidos, bem como em quatro Campeonatos do Mundo e sete Taças do Mundo.
Robert Dover é um dos poucos cavaleiros no mundo equestre, que se afirma publicamente como “gay”.