
A tricampeã olímpica de dressage Charlotte Dujardin planeia regressar às competições, após cumprir uma suspensão de um ano imposta pela Federação Equestre Internacional (FEI).
Dujardin, de 40 anos, foi suspensa em dezembro e multada em 10 mil francos suíços (£8.886) por uso “excessivo” do chicote durante um treino com um cavalo.
As sanções foram aplicadas após a divulgação de um vídeo, em julho — poucos dias antes do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 —, onde a cavaleira é vista a chicotear repetidamente um cavalo nas pernas.
A suspensão internacional, que contou com o apoio da British Equestrian Federation e da British Dressage, teve efeito retroativo a 23 de julho de 2024, data em que Dujardin foi provisoriamente afastada. Embora manifeste intenção de regressar à competição, ainda não há data ou evento confirmados para o seu regresso.
A partir desta quinta-feira, Dujardin poderá requerer novamente a filiação à British Dressage, condição necessária para voltar a competir em provas oficiais da entidade.
Durante o período de suspensão, ficou impedida de receber apoio financeiro público através da UK Sport, além de perder contratos de patrocínio e funções como embaixadora de marcas.
Fontes indicam que representantes da cavaleira mantiveram, nos últimos dias, conversações com a British Equestrian e a British Dressage sobre os termos do seu regresso ao circuito competitivo.
Dujardin não consta entre os oito nomes inicialmente submetidos pelo Reino Unido à FEI para o Campeonato Europeu de Dressage, que se realiza em agosto.