Fisioterapia Equina: Laser

Fisioterapia Equina: Laser

A luz propaga-se normalmente em linhas onduladas regulares, medidas em comprimentos de onda – a distância entre a crista de uma onda e a crista de outra. No aparelho de laser a luz é “esticada” de maneira que estas linhas passem a ser exactamente paralelas formando um simples comprimento de onda de luz aumentando dessa maneira a capacidade de absorção dessa mesma luz.O laser é uma aplicação não térmica, significando isto que não causa um aumento significativo de temperatura nos tecidos em que actua. quando um laser é usado correntes de energia ligeira conhecidos como fotões penetram nos tecidos sendo então absorvidos pelas células. Uma vez dentro das células esta energia ligeira é convertida em energia química, transformando deste modo a sua actividade metabólica o que se traduz em alterações fisiológicas no meio tecidular.

Quais são então os casos mais comuns em que se utiliza a terapia por raios laser?

1. Alívio da dor: Problemas músculo-esqueléticos, sobrecanas, sobremãos, luxações sacro ilíacas, fracturas etc.Nos tecidos moles incluem-se hematomas, lesões tendinosas ou ligamentos, bursites e feridas.

2. Tratamento de feridas: Para acelerar o processo de cicatrização das feridas e das incisões pós-operativas, no tratamento de úlceras, pontos de pressão e queimaduras. O Laser nestas situações aumento a força de tensão dos tecidos danificados e acelera o progresso regenerativo sendo pois muito utilizado no maneio de feridas e em lesões de tendões.

3. Tratamento de neuropatias: Foram obtidos resultados positivos no tratamento da paralisia radial do cavalo e nas compressões nervosas em pequenos animais embora esta acção não esteja perfeitamente explicada.

4. Problemas respiratórios: Aplicado no pescoço e na garganta o laser ajuda na recuperação de infecções respiratórios e têm-se obtido bons resultados na hiperplasia linfóide faríngica.

5. Promove um aumento na taxa de crescimento do casco: Quando aplicado na coroa aumenta tanto a taxa de crescimento do casco como melhora a textura da taipa. É também utilizado para melhorar a circulação do casco e em casos de navicular.

6. Acupunctura – O uso de laser nos pontos acupunctura como alternativa às agulhas está-se a popularizar no tratamento de diversos problemas.Resumindo, a maior vantagem nos tratamentos com raios laser é diminuir o tempo de cicatrização dos tecidos de maneira a que o período da paragem após uma lesão seja de igual modo diminuído.

Categorias: Artigos, Maneio & Técnica