Selecção brasileira de Dressage fora dos Jogos Olímpicos 2020

Selecção brasileira de Dressage fora dos Jogos Olímpicos 2020

A equipa brasileira composta por João Paulo dos Santos, João Victor Marcari Oliva, Leandro Aparecido Dicaprio e Pedro Aoleo conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Crédito: Divulgação: Jonne Roriz/COB

A história é simples. Os brasileiros conquistaram a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima este ano. Nessa ocasião, duas equipas ficaram apuradas para Tóquio. Mas acontece que os Estados Unidos, ao conquistarem a medalha de prata, nos Jogos Equestres Mundiais de Tryon em 2018, ficaram apurados.

Assim, o Brasil ficou com a outra vaga para a equipa. Mas a vaga não estava completamente garantida, porque os brasileiros precisavam de enfrentar um segundo critério de avaliação. Para Tóquio, teriam que alcançar os índices mínimos. Esses índices seriam apenas para provas disputadas no segundo semestre deste ano, o que não aconteceu.

De acordo com as regras da Federação Equestre Internacional (FEI), o Brasil não atingiu as médias necessárias. O país precisava pelo menos que três atletas brasileiros alcançassem a pontuação de 66%, e esse índice deveria ser alcançado pelo menos duas vezes por cada um desses três atletas.

No segundo semestre de 2019, apenas João Victor Oliva e Leandro Lima, conseguiram os 66% uma única vez.