Princesa Haya Bint Al Hussein nomeada Mensageira da Paz das Nações Unidas

Princesa Haya Bint Al Hussein nomeada Mensageira da Paz das Nações Unidas

A princesa Haya Bint Al Hussein da Jordânia, Presidente da Federação Equestre Internacional, foi nomeada na passada sexta feira um dos novos Mensageiros da Paz das Nações Unidas. O anúncio foi feito pelo Secretário- Geral da ONU Ban Ki-moon.

Além da princesa Haya, foram escolhidos o escritor brasileiro Paulo Coelho, a violinista japonesa Midori Goto, e o maestro Daniel Barenboim, da Argentina.

O anúncio da nomeação dos novos mensageiros foi feito durante a cerimónia para marcar o Dia Internacional da Paz neste 21 de Setembro.

Ban pediu que o dia fosse marcado por um cessar-fogo universal com 24 horas de suspensão do medo e da insegurança que atormentam tantos lugares no mundo.

Ban Ki-moon disse que a paz constitui a essência da missão da ONU e é o denominador comum de todo o trabalho que a organização realiza no mundo inteiro, desde a manutenção da paz à diplomacia preventiva, assim como promoção dos direitos humanos e do desenvolvimento.

O Secretário-Geral que tocou três vezes o sino japonês da paz que se encontra à entrada do prédio da ONU. Ele pediu que uma vez silenciadas as armas, se aproveitasse a oportunidade para reflectir sobre o preço que todos pagam pelos conflitos.

O subsecretário-geral da ONU para o Departamento de Informação Pública, Kiyo Akasaka, lembrou durante a cerimónia de nomeação o ex-tenor italiano Luciano Pavarotti, que era Mensageiro da Paz, e morreu no início deste mês.

Categorias: Notícias, Sociedade