Portugal em 2º na Taça das Nações Furusiyya FEI

Portugal em 2º na Taça das Nações Furusiyya FEI

A selecção portuguesa composta por Mário Wilson (Zurito Belmonte), João Chuva (Virginia Dream), Luís Sabino Gonçalves (Imperio Egípcio Milton) e Marina Frutuoso de Melo (Coltaire Z) alcançou esta sexta-feira (31/05) um histórico segundo lugar, ex-aequo com o Brasil, onde alinharam os atletas Marlon Modolo Zanotelli, Stephan de Freitas Barcha, Pedro Veniss e Bernardo Alves na Taça das Nações do 94º CSIO de Lisboa.

A equipa nacional, chefiada por Francisco Louro, cometeu apenas 12 pontos, e dividiu o segundo lugar com a representação brasileira, ficando atrás dos cavaleiros franceses Laurent Goffinet, Caroline Nicolas, Marie Demonte e Cédric Angot, com oito penalizações.

A formação francesa, comandada por Thierry Pomel, conquistou o triunfo ao impor-se na segunda ronda da Taça das Nações Furusiyya FEI, cujo percurso contemplava 12 obstáculos num total de 15 esforços, desenhado pelo conceituado chefe de pista internacional, o português Bernardo Costa Cabral.

Segundo afirmou Costa Cabral depois da prova mais importante do dia, “… Tento assegurar-me que as dificuldades do traçado fiquem espalhadas pela pista para não comprometer os cavalos, mas ao mesmo tempo desafiar a destreza dos cavaleiros. A vitória da equipa francesa, com apenas oito pontos de penalização, foi fantástica e os percursos sem faltas nas duas rondas, do francês Laurent Goffinet (Qantar des Etisses), do brasileiro Marlon Sanotelli (Clintash), do italiano Daniel Rios (For Passion) e do marroquino Col. Hassan Jabi (Ondeo de Piliere) foi o melhor elogio que eu podia ter recebido”.

Luís Sabino Gonçalves voltou a brilhar nesta sexta-feira com Chai D ao subir ao terceiro lugar do pódio na segunda jornada do concurso que decorre no Hipódromo do Campo Grande, em Lisboa. Tal como na quinta-feira, Sabino Gonçalves fez um percurso sem faltas em 58,99 segundos, ficando atrás da norte-americana Jessica Springsteen com Zero, com 55,71s, e do brasileiro Felipe Ramos Guinato com Watina, com 56,93s.

Na prova média, o melhor português foi Hugo Carvalho (Apell HH), quinto posicionado, com 66,45 segundos, tendo, igualmente sido batido pela filha do cantor Bruce Springsteen, quarta classificada, desta feita com o cavalo Wish. A norte-americana Abigail McArdle (Cosma 20) venceu a prova, em 61,85 segundos, seguida das britânicas Chloe Aston (Amigo T) e Jemma Kirk (Quelisto).