Pedra de mármore usada como “mounting block” vale €17 mil…

Pedra de mármore usada como “mounting block” vale €17 mil…

Uma pedra de mármore aparentemente vulgar, usada durante vários anos por uma inglesa como (mounting block) degrau para montar o seu cavalo, acabou por revelar ser, afinal, uma rara gravura da Roma Antiga.

De acordo com o site Live Science, a placa de mármore com 63 centímetros, que era afinal uma rara gravura da Roma Antiga, data do século II D.C. No entanto, ninguém sabe como foi parar a território inglês, mais concretamente a um jardim na vila de Whiteparish.

Em comunicado, a casa de leilões britânica Woolley and Wallis, que está neste momento responsável pela sua venda, afirma que terá sido esculpida na Grécia ou na Ásia Menor (atual Turquia).

Sabe-se ainda que a pedra foi desenterrada de um jardim nessa vila no sul de Inglaterra, há cerca de 20 anos. Entretanto, a mulher que ficou com ela usou-a durante uma década como degrau para montar o seu cavalo. Até que, certo dia, a inglesa notou que tinha esculpida uma coroa de louros.

Agora, já se sabe que é um achado raro e que na sua inscrição pode ler-se: “O povo (e) os Rapazes (honra) Demetrios (filho) de Metrodoros (o filho) de Leukios”, relatou o jornal Daily Mail, citado pelo mesmo site.

“Artefactos deste género chegavam frequentemente a Inglaterra como resultado dos Grand Tours no final dos séculos XVIII e XIX, quando aristocratas ricos viajavam pela Europa para aprender mais sobre arte e cultura”, explicou Will Hobbs, especialista em antiguidades da Woolley e Wallis.

“Presumimos que foi assim que entrou no Reino Unido. Mas o que é um completo mistério é como acabou num jardim privado, e é aí que gostaríamos de ter a ajuda do público”, acrescentou.

O jardim onde foi encontrado pertencia a uma casa construída em meados dos anos 60, pelo que os leiloeiros esperam que alguém se lembre de alguns detalhes ou de pessoas envolvidas na sua construção.

Se tudo correr como previsto, a placa de mármore vai ser vendida já na primavera deste ano. Estima-se que valha quase 17 mil euros.

Categorias: Notícias, Sociedade