Palácio da Falcoaria Real será Recuperado

Palácio da Falcoaria Real será Recuperado

Edifício de características únicas na Península Ibérica, o Palácio da Falcoaria de Salvaterra de Magos poderá receber em breve, as obras de requalificação de que tanto necessita.

A intervenção representará um investimento de 1 milhão e 300 mil euros.

O município de Salvaterra de Magos deu já início ao processo de candidatura no âmbito do Programa Operacional de Cultura.
O Concurso Público para a empreitada de recuperação do Palácio da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos encontra-se neste momento em fase de recepção de propostas.

Construído no Século XVIII, ao que tudo indica no reinado de D. João V, o Palácio da Falcoaria era ponto de encontro de falcoeiros vindos de todos os cantos da Europa.
A caça desde sempre ocupação dos monarcas, foi um dos grandes atractivos para a deslocação da Família Real a Salvaterra de Magos. A caça de altanaria, ou seja caça com falcões encontrou em Salvaterra um excelente meio para o seu desenvolvimento, as enormes coutadas que existiam neste vila, eram muito ricas em caça, assim como as vastas planícies que proporcionavam uma boa visibilidade na caça das presas.

O período de maior ascensão da falcoaria, dá-se em 1752 quando chegaram ao Palácio da Falcoaria Real, 10 falcoeiros holandeses de Valkenswaard, para ensinar esta arte.

Categorias: Nacional, Notícias