Morreu Nirvana Interagro

Morreu Nirvana Interagro

Nirvana Interagro, um dos principais reprodutores do cavalo Puro Sangue Lusitano no Brasil, morreu aos 20 anos, na passada segunda-feira (05/08).

A carreira desportiva de Nirvana Interagro teve início em 1998, mais tarde transformou-se num dos principais reprodutores da Interagro, tendo gerado 90 filhos.

Nirvana era filho da extraordinária Capicua (MLC), égua de criação da coudelaria portuguesa de Manuel António Lopo de Carvalho (MLC), a quem a Interagro adquiriu duas das suas melhores matrizes: Capicua (MLC) e Cigana III (MLC). A última, é mãe de alguns dos mais importantes garanhões do ferro Interagro: Nobilíssimo, Obtuso, Profano, Rocinante e Xerxes. Capicua (MLC) deixou também filhos notáveis, como Montezuma do Mirante e Nirvana, além das filhas Mucuna Interagro e Ordenada Interagro.

Em relação aos filhos machos, Montezuma (Xique-Xique CI x Capicua MLC) foi um extraordinário atleta com vitórias em provas de ensino no Brasil e nos Estados Unidos, de onde foi exportado para a Austrália.

Nirvana iniciou sua carreira desportiva com André Ganc, vencendo o Ranking 2001 C.B.H.- Série Preliminar e posteriormente, com Pia Aragão, foi Vice-Campeão na Argentina em 2004 – Série Forte II, além de vencer o Ranking ABPSL 2004 Série Forte II.

Este garanhão, foi o primeiro PSL a sagrar-se Campeão Brasileiro de Adestramento Seniores em 2005. Foi o primeiro cavalo classificado da equipa brasileira para os Jogos Pan Americanos no Rio de Janeiro 2007, mas infelizmente, foi vítima de uma cólica ficando assim afastado deste campeonato.

O pai de Nirvana, Gatão (JHC), é também proveniente de uma linhagem de alta performance desportiva e beleza morfológica. Do lado paterno, Gatão (JHC) por Dragão II (SA) e Vistosa (JHC), é neto do extraordinário Yacht (SA).
Gatão (JHC) foi Campeão dos Campeões no Festival Internacional do PSL de Lisboa, em 1992. A sua mãe, Vistosa (JHC), filha do mítico Firme (SA), é uma das mais importantes éguas PSL de todos os tempos, tendo gerado nada menos do que três Grandes Campeões Internacionais: Faraó (JHC), Gatão (JHC) e Invulgar (JHC), os dois primeiros, importados pela Interagro após uma brilhante carreira em Portugal.

São inúmeros os netos de Vistosa (JHC) – filhos de Faraó (JHC) e Gatão (JHC) – que se notabilizaram pelos resultados obtidos em competições de alto nível técnico, como por exemplo, Luar (SS) e o próprio Nirvana.

Categorias: Coudelarias, Notícias