Lusitano sobe uma posição para 7.º lugar no Ranking Mundial de Raças

Lusitano sobe uma posição para 7.º lugar no Ranking Mundial de Raças

Maria Caetano Couceiro (POR) / Coroado (Rubi AR x Luxelia por Xaquiro)

Acabam de ser actualizados os rankings da World Breeding Federation for Sport Horses (WBFSH) e o Studbook Lusitano subiu para a 7ª posição (5.577 pontos) na classificação de raças de cavalos de Dressage.  As prestações entre 1 de Outubro de 2018 e 31 de Março 2019, (e os pontos correspondentes do ranking) dos 6 melhores cavalos de cada studbook são levados em conta.

Pontuaram para o Studbook os Lusitanos: Coroado (x Rubi) 1900 pts, Fogoso (x Rico) 1162 pts, Xenofonte d’Atela (x Hostil) 754 pts, Disturbio (x Talisco) 672 pts, Csar (x Soberano III) 586 pts e Alcaide (x Lobit) 503 pts. No ranking de criadores, a Coudelaria de Alter ocupa o 14º lugar entre os 484 considerados.

O Studbook KWPN (12.236 pts) mantém-se na primeira posição deste ranking, e os cavalos que pontuaram foram: Blue Hors Don Olymbrio (x Jazz), Glock’s Dream Boy N.O.P. (x Vivaldi), Vancouver K (x Jazz), Brother de Jeu (x Voice), Verdades (x Florett AS) e Bubbingh (x Lingh).

Em saltos de obstáculos a criação Zangersheide destronou a criação KWPN demonstrando que atravessa um grande momento da sua história. Dois cavalos registados no Studbook de Zangersheide ocupam os dois primeiros lugares deste ranking: Ladriano Z (Lawito) e Scuderia 1918 Tobago Z (Tangelo vd Zuuithoeve). O melhor cavalo de saltos neste início de época é Ladriano Z, montada do israelita Daniel Bluman e propriedade da americana Alexa Schwitzer e da Blue Star Investments.

O Português de Desporto encontra-se na 36ª posição tendo pontuado Extraordiner de Hugo Carvalho, Faya São Miguel da Casa Agrícola Alexandre Relvas, Finca S da Agrovarandas e Historia do Belmonte da Casa Agrícola Francisco Rocha, entre os 52 Studbooks que pontuaram.

No Concurso Completo, os cavalos SF ocupam a primeira posição, seguidos pelos KWPN e irlandeses. O cavalo SF Siniani de Lathus do francês Thibault Fournier é o melhor desta lista.

Ranking Studbooks – Dressage AQUI

Ranking criadores – Dressage AQUI

Confira os rankings completos da WBFSH AQUI

Categories: Coudelarias, Notícias