Inauguração da VIII Feira do Cavalo em Ponte de Lima

Inauguração da VIII Feira do Cavalo em Ponte de Lima

Os Secretários de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar e da Cultura, visitam a Feira, sábado, 28 de junho, às 17 horas.

A VIII Feira do Cavalo de Ponte de Lima abriu ontem ao final da tarde, com o Executivo Municipal a visitar o certame. A produção deste evento implica um grande investimento, não só pela organização, como para os expositores e criadores que esperam ver divulgados os seus produtos e serviços ao fim dos quatro dias da feira.

Cavaleiros prestigiados e competidores de top internacional, vêm a Ponte de Lima mostrar a sua arte e os seus belíssimos cavalos, nomeadamente delegações da Bélgica, Alemanha, Holanda, Inglaterra, França, Brasil e México, aos milhares de visitantes, com uma percentagem bastante significativa proveniente da Galiza, o que demonstra a internacionalização do evento e a procura crescente por parte dos amantes da arte equestre.
No dia que marcou o arranque da VIII Feira do Cavalo de Ponte de Lima realizaram-se as Olimpíadas de Equitação Adaptada, em parceria com a APPACDM – Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, um dos momentos altos Feira do Cavalo de Ponte de Lima, demonstrando como a perícia e a sensibilidade são arte no domínio do cavalo.

Abrangendo um público diversificado, desde profissionais e competidores, a Feira do Cavalo de Ponte de Lima procura ir ao encontro de todos aqueles que gostam desta arte, ao promover o Passeio a cavalo e carros de cavalos pela margem do Rio Lima – Ecovia das Veigas, no sábado de manhã, a partir das 10 horas, com início junta à Ponte Romana.

Ao longo de todo o certame realizam-se várias provas equestres, nomeadamente a Taça de Portugal de Ensino, Campeonato de Portugal de Equitação Adaptada, Concurso de Modelo e Andamentos, Taça de Portugal de Horseball e Equitação de Trabalho, modalidade equestre que procura preservar as diferentes tradições da equitação, especialmente no uso do traje e arreios.

Destaque ainda para o Festival do Garrano, Desfile de Coudelarias, Campeão dos Campeões e Demonstração de corrida de Cavalos, sábado à noite, a partir das 21 horas.
No último dia da Feira, realiza-se a final do Campeonato de Portugal de Ensino, Derby de Atrelagem e Equitação de Trabalho (velocidade).

A VIII Feira do Cavalo de Ponte de Lima recebe a visita do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito e o Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e no sábado à tarde.