Herpes Virus Equino mata 5 Cavalos na Florida

Herpes Virus Equino mata 5 Cavalos na Florida

Cavalos importados para os Estados Unidos juntamente com um animal suspeito de ser portador do EHV foram encontrados em 8 estados.

Os veterinários estatais do Massachusetts, New Hamphsire, Rhode Island, Pennsylvania, Tennessee, Kentucky, Carolina do Norte e Carolina do Sul já foram notificados que cavalos expostos ao vírus EHV-1 foram transportados para os respectivos Estados. Não foi reportado nenhum caso clínico entre estes cavalos.

Os cavalos importados viajaram para os EU desde a Alemanha, tendo chegado no dia 24 de Novembro. Foi reportado que um desses cavalos teve uma febre durante a sua permanência em quarentena mas recuperou sem ter mostrado quaisquer sinais de EHV quando foi libertado da quarentena.

Ocorreram 5 mortes de cavalos na Florida e uma na Califórnia.

Ouve também ocorrência de mais 2 casos de cavalos exibindo sinais de infecção por EHV na Florida, incluindo um cavalo de corrida em Ocala.

Os casos positivos confirmados e os casos neurológicos presentemente a serem tratados (ainda pendentes dos resultados laboratoriais) totalizam onze. Destes onze casos incluem-se um cavalo morto confirmado positivo para EHV e quatro cavalos que apenas tiveram febre mas sem sintomas neurológicos.

Outro cavalo morto que apresentou sintomas consistentes com a forma neurológica severa da doença, mas que ainda não foi testado laboratorialmente, também se inclui nestes onze. Um dos onze cavalos é um cavalo da região de Ocala com sintomas neurológicos que testou positivo e que se encontra bem desde 3ª-feira.

Este número também inclui um caso neurológico da coudelaria Júpiter do qual se aguardam ainda os resultados dos testes laboratoriais. Este número não inclui casos fora do estado da Florida.

Nota do Veterinário:

Infecções por herpes vírus equino (EHV) são bastante comuns no cavalos por todo o mundo. Existem vários tipos de EHV, sendo o EHV-1 e o EHV-4 aqueles que têm maior relevância clínica. Estes vírus afectam primariamente o sistema respiratório, pelo que cavalos afectados apresentam sintomas semelhantes aos da gripe (febre, inapetência, letargia, tosse e corrimento nasal). Também é possível a ocorrência de infecções silenciosas, isto é, sem que sejam exibidos sinais clínicos. As infecções por EHV-1, alem dos sintomas acima descritos, afectam por vezes também o sistema nervoso central causando sinais neurológicos como incoordenação, ataxia e/ou paralisia.

Categorias: Maneio, Notícias