Centro de Importação Animal de Miami encerrado temporariamente devido a surto de Salmonelose

Centro de Importação Animal de Miami encerrado temporariamente devido a surto de Salmonelose

Com o Festival Equestre de Inverno de Wellington em curso, o serviço de inspeção de plantas e animais do ministério da agricultura dos Estados Unidos encerrou temporariamente o Centro de Importação Animal no Aeroporto Internacional de Miami.

Salmonela em Cavalos. Foto: Reprodução da Internet

A entrada de novos animais foi bloqueada após seis cavalos que tinham sido colocados em quarentena no referido centro terem ficado gravemente doentes. Os animais apresentaram sinais clínicos típicos de colite, nomeadamente diarreia, febre e laminite. Apesar do tratamento intensivo, 3 cavalos morreram. Os resultados das análises efetuadas no primeiro cavalo a padecer identificaram a presença de Salmonela, uma bactéria que pode afetar o trato digestivo causando colite e endotoxémia. Aguardam-se ainda os resultados dos exames realizados nos outros animais.

A salmonelose é uma doença infectocontagiosa que afeta quase todos os mamíferos, e apresenta principalmente sintomas do foro gastrointestinal. Esta bactéria dispersa-se facilmente no meio-ambiente sendo muito difícil de controlar e erradicar.

A decisão de encerrar o aeroporto tem como objetivo evitar a transmissão desta doença a animais sadios. Ainda se encontram alguns animais alojados no Centro de Importação do Aeroporto onde foram aumentados todos os cuidados de higiene e biossegurança de modo a evitar a contaminação.

Estima-se que o aeroporto permanecerá encerrado até 31 de Março de 2019.

O aeroporto de Miami é o aeroporto internacional mais próximo de Wellington, a cerca de hora e meia de viagem. Esta notícia, além de devastadora para o meio hípico em geral, é particularmente penosa para todos as partes envolvidas com o Festival Equestre de Inverno, um evento que reúne cavalos do mundo inteiro, especialmente da Europa. A impossibilidade de entrar no país ou necessidade de alterar os planos de transporte por via aérea causa um grande transtorno económico e desportivo para os participantes afetados.

 

Categories: Maneio, Notícias