Atrelagem regressa às pistas: Portuguesa inscrita na 2ª Copa Lendário em São Paulo

Atrelagem regressa às pistas: Portuguesa inscrita na 2ª Copa Lendário em São Paulo

Charme, tradição e disputas renhidas são atracções da 2ª Copa Lendário de Atrelagem, dias 20 e 21/4, no Haras dos Sonhos, em Boituva (SP).

O evento marca o arranque do Campeonato Brasileiro de Atrelagem da Confederação Brasileira de Hipismo.

Em 2012, cerca de 1.500 pessoas acompanharam de perto as provas de Atrelagem, no Haras dos Sonhos, em Boituva, interior de São Paulo. Cavalos de diversas raças e carruagens invadiram as pistas e caminhos do haras promovendo assim, um espectáculo de beleza, habilidade e de união entre homem e animal nas provas de Maneabilidade e na Mini-Maratona. Participaram crianças e adultos no papel de condutores ou de groom, garantindo um evento que marcou uma nova fase da Atrelagem no Brasil.

O evento, que marcou o início do Campeonato Brasileiro de Atrelagem a contar para o ranking da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), fez tanto sucesso que a programação desta segunda edição está ainda mais atraente: “A nossa expectativa é que tenhamos um número superior de participantes para atrair mais público”, diz Márcio Narezzi, proprietário do Haras dos Sonhos e organizador da Copa Legendário de Atrelagem

No sábado 20, a partir das 10h, serão realizadas as provas de Maneabilidade – a prova com cones “que será executada muito próxima ao público, para maior emoção e satisfação dos presentes”, diz Narezzi -, e o inédito Derby de Atrelagem, prova que se caracteriza pela velocidade. “As duas provas têm um percurso com passagens entre obstáculos, com uma velocidade a ser cronometrada, e com penalidades por erros e faltas que são convertidos em pontos ou segundos acrescidos no tempo do percurso.

Ambas testam a destreza e habilidade do condutor, e a obediência e treino do animal”, esclarece Susana Cintra, directora técnica da Associação Brasileira de Atrelagem (Abrat), entidade que comporta todas as raças e que é responsável pela organização técnica das provas, desde os regulamentos, anteprogramas, até a convocação dos juízes, auxiliares, montagem dos percursos, desenhos e resultados das competições

Com provas com um, dois e quatro cavalos, a 2ª Copa Lendário de Atrelagem contará com representantes de dez raças. A liderança em número de inscritos é do Puro-sangue Lusitano, seguido dos póneis, Morgan, Haflinger, Bretão, Crioulo, Welsh Cobs, Mangalarga Marchador, Brasileiro de Hipismo, Clydesdale e Piquira. A expectativa dos organizadores é que a iniciativa reúna cerca de 70 conjuntos nas duas provas, onde a Maneabilidade, aberta a estreantes, é a mais concorrida. O Derby, por ser mais difícil e exigir maior experiência e técnica, deve contar apenas com dez conjuntos.

Do programa de sábado, constam a apresentação de cavalos em liberdade e demonstrações da prova de Equitação de Trabalho.

O domingo (21/04) está reservado para um “Dia de Campo”. Além de conhecer a rotina de um haras, os interessados em aprender e experimentar a condução das atrelagens com cavalos Lusitanos terão à disposição animais, carros e a orientação de Carolina Borja, presidente da Abrat e única representante brasileira no Campeonato Mundial da modalidade em 2012. Carolina vai dividir a tarefa com a portuguesa Patrícia Figueiredo, a primeira estrangeira a participar do Campeonato Brasileiro de Atrelagem, uma especialista em Derby (2 poneis)de Esposende.

A 2ª Copa Lendário de Atrelagem e a I etapa do Campeonato Brasileiro de Atrelagem contam com organização conjunta do Haras dos Sonhos, Associação Brasileira de Atrelagem (Abrat) e da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

Categorias: Atrelagem, Notícias