As estrelas dos bastidores: os tratadores

As estrelas dos bastidores: os tratadores

São os melhores amigos dos “seus” cavalos, figuras de referencia, cuidadores, enfermeiros, numa só figura : o tratador.

Os desportos equestres não seriam a mesma coisa sem eles como seriam inconcebíveis sem cavaleiros ou sem cavalos. Mesmo nos campos de aquecimento, em qualquer modalidade, a sua presença é essencial para que o cavalo não altere o seu sentimento de segurança. Em qualquer parte do mundo em que os cavalos estejam com os seus tratadores é como se tivessem trazido consigo parte do ambiente que lhes é familiar. O mesmo se passa nos transportes sejam eles de camião, de barco ou de avião.

Os tratadores são o primeiro elo de ligação entre o cavalo e o cavaleiro pois os primeiros sinais de nervosismo, desconforto ou mesmo dôr são pôr eles detectados. Conhecem perfeitamente os maneirismos, características e preferências dos seus protegidos. É-lhes sempre doloroso perder um cavalo que é vendido, por exemplo. Mesmo assim vão seguindo a carreira dos seus protegidos o que dá origem a boas e longas amizades entre tratadores e por isso se ajudam uns aos outros quando necessário.

A sua nacionalidade não é importante nem a língua em que comunicam. A linguagem em que se entendem traduz-se pelo seu amor aos cavalos.

Categorias: Notícias, Sociedade