Amazona russa compra a Ilha de Skorpios a Athina

Amazona russa compra a Ilha de Skorpios a Athina

A amazona Ekaterina Rybolovlev, de 24 anos, filha do multimilionário russo Dmitry Rybolovlev, é a nova proprietária da famosa ilha no mar Jónico, onde o armador Aristotle Onassis passava férias e casou, em 1968, com Jacqueline Kennedy. O valor exacto pago por Rybolovlev ainda não foi anunciado mas rondará os cerca de 100 milhões de euros, segundo a imprensa grega.

Actualmente propriedade da neta Athina Onassis de Miranda, a única descendente viva do antigo magnata grego, Skorpios deverá ser utilizada por Ekaterina Rybolovlev para lazer mas também para desenvolver negócios. “Uma sociedade que actua pelos interesses de Ekaterina Rybolovlev finalizou a compra de um grupo de sociedades detidas até aqui por Athina Onassis. Entre os activos desse grupo de sociedades figuram as ilhas de Skorpios e de Sparti”, indica num comunicado citado pela AFP de um representante de Dmitry Rybolovlev.

O russo é proprietário do clube de futebol AS Monaco e tem uma fortuna estimada pela revista Forbes em 9,1 mil milhões de dólares (cerca de sete mil milhões de euros), graças a um império que criou através do grupo Uralkali, que se dedica à exploração mineira.

Aristotle Onassis comprou a ilha de Skorpios em 1963, transformando-a numa estância de férias luxuosa. Cinco anos depois, foi ali que casou com a víuva do Presidente norte-americano John F. Kennedy. Após a morte de Onassis, em 1975, Skropios passou para a sua filha, Christina, que morreu alguns anos mais tarde vítima de um ataque cardíaco, na altura atribuído aos anos de abuso de drogas e a quatro casamentos falhados. Tanto Christina como Alexander, o seu irmão que morreu aos 25 anos num acidente de avião, estão sepultados em Skorpios.

A ilha fez parte da herança deixada a Athina, que se tornou uma das crianças mais ricas do mundo com apenas três anos após a morte da mãe. Athina, já teria manifestado anteriormente a intenção de vender a ilha, que não visita desde 2004.

Categorias: Notícias, Sociedade