sex youjizz
pornxvideos247.com
sexvids dot porn indian giving blowjob.

ArtigosVeterinária

Lesões de Osteocondrose: quando é preciso operar?

Texto: Dr. Henrique Cruz

As lesões de osteocondrose que por vezes aparecem em radiografias de cavalos jovens podem parecer bastante preocupantes. Por vezes existe a noção errada de que as lesões de osteocondrose têm obrigatoriamente de ser tratadas por cirurgia pois caso contrário o cavalo não terá qualquer hipótese de futuro como atleta. No entanto, em muitos casos a cirurgia não é necessária e em alguns casos pode mesmo não ser indicada.

Muitos cavalos saudáveis e com um bom potencial atlético são reprovados em exames antes de compra devido ao facto de as radiografias apresentarem lesões de osteocondrose. Muitas vezes esta decisão pode ser bastante injusta para o cliente e para o cavalo.Certas lesões de osteocondrose têm resolução espontânea ou resolvem-se com um tratamento conservador, tal como uma redução da carga de trabalho e/ou alterações de dieta. No entanto algumas lesões de osteocondrose requerem de facto tratamento cirúrgico de modo a prevenir ou solucionar a ocorrência de claudicação e doença articular.Waine McIlwraith da Universidade do Colorado nos Estados Unidos publicou recentemente um estudo na revista The Veterinary Journal onde comparou os resultados do tratamento cirúrgico com o tratamento conservador.

Em relação à cirurgia a conclusão foi que este tratamento pode ser benéfico nalguns casos, dependendo da localização e tipo de lesão:

• No boleto consideram-se 3 graus de lesões. Lesões do Tipo 1 provavelmente não necessitam de cirurgia. Lesões dos Tipos 2 e 3 com lesões fragmentadas ou com separação dos fragmentos provavelmente requerem cirurgia.• Em relação ao curvilhão, os investigadores recomendam a cirurgia por artroscopia para qualquer tipo de lesão de osteocondrose com sinais clínicos associados.

• Algumas lesões na soldra podem melhorar com tratamento conservador mesmo em casos em que existe claudicação e distensão da articulação com líquido, desde que os fragmentos não se tenham separado e tenham menos de 2 cm de comprimento. Quistos subcondrais no fémur (soldra) tendem a responder favoravelmente ao tratamento com injeção intralesional de um corticosteroide com visualização artroscópica. Quando esta técnica não funciona deve ser feita a curetagem da lesão, um procedimento em que o cirurgião remove a superfície e o conteúdo do quisto.

• Na articulação do ombro, lesões confinadas à glenoide (parte articular da escápula) tipicamente não requerem cirurgia. Contudo, se a lesão envolve a cabeça do úmero a cirurgia tende a ser necessária. Estas últimas têm um mau prognóstico e mesmo com cirurgia a taxa de sucesso ronda apenas os 50%. Em muitos casos em que são identificadas lesões de osteocondrose em exames de rotina a cirurgia é muitas vezes desnecessária. No entanto quando são identificados fragmentos e o cavalo se destina à venda, o seu proprietário pode optar pela remoção cirúrgica dos mesmos de modo a não comprometer a venda do animal. O factor crítico é se o cavalo apresenta sinais clínicos relacionados com a lesão ou se o seu proprietário pretende vender o animal. Se não houver sinais clínicos e se a venda não está nos planos, recomenda-se um tratamento conservador.O despiste radiográfico de lesões, num cavalo saudável e sem sinais clínicos de osteocondrose pode ser uma preocupação desnecessária.Não se sugere que não seja feito o despiste radiográfico em exames antes de compra, contudo o autor refere que os achados radiográficos devem ser interpretados em face dos sinais clínicos observados.

O estudo com o título “Surgical versus conservative management of osteochondrosis” foi publicado em Julho 2013 no The Veterinary Journal.

X