Imaginação …

Imaginação …

 

A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein


Texto: Dr. Carlos Rosa Santos (MV)

Todos os problemas resolvidos com sucesso pelo ser humano necessitaram, em qualquer altura, da utilização da imaginação que está constantemente ao nosso dispor – no entanto, esta capacidade é muitas vezes negligenciada. A faculdade mental criativa (que todos temos) gera um sem fim de ideias que estimulam o potencial para a conclusão de qualquer situação com sucesso.Porque é que a imaginação é importante quando se trabalha com cavalos?Ao utilizarmos a nossa imaginação podemos criar novos métodos de aprendizagem que permitem que nós e os nossos cavalos ultrapassemos problemas com mais facilidade. Ao sermos expeditos e ao percebermos o comportamento equino, poderemos seccionar as situações dum problema ou situação em pequenos segmentos e tratar cada um deles como uma zona individual a ser trabalhada. A nossa imaginação pode conjurar muitas formas diferentes de olhar para qualquer coisa. Podemos por exemplo pensar num objecto plano e imaginar vê-lo em 3D.

Para trabalhar com cavalos com algum sucesso temos que adaptar e expandir o nosso processo de pensamento. Como não somos equinos temos que estudar profundamente para perceber como é que os cavalos aprendem e quais as suas respostas psicológicas às nossas ordens e necessidades.

A utilização da nossa imaginação significa que estamos a pensar acerca de “como” e “porquê” em oposição ao deitar a mão ao acessório de “tortura”, que se encontra mais próximo.

PORQUE É QUE A IMAGINAÇÃO E IMPORTANTE?

– A imaginação permite-nos ser flexíveis, alterar métodos e utilizar diferentes acessos de forma a permitir que o cavalo aprenda.

– A imaginação permite aprender e desenvolver novos conceitos e descobrir novas ideias que serão uma ajuda para o trabalho futuro.

– A imaginação permite admitir que algo não está a funcionar, fazendo alterações para benefício do cavalo, em vez de intensificar métodos inadequados.

– A utilização da imaginação permite resolver situações difíceis, sem se ficar frustrado ou agressivo.

– A imaginação encoraja a mente a resolver problemas em vez da utilização da força ou dos equipamentos coercivos.- Cria ideias novas que providenciam o potencial para o sucesso, permitindo adequar as soluções ao carácter individual de cada cavalo criando soluções a longo prazo

.- A utilização da imaginação evita que o cavalo seja rotulado de estúpido ou teimoso.

– A criação de novas ideias aumenta o prazer de treinar cavalos, tanto para nós como para os próprios cavalos.

– A utilização da imaginação permite, dar ao cavalo a máxima oportunidade para aprender e ao utilizador a máxima oportunidade de sucesso.

– Ao utilizarmos a imaginação não nos debruçamos sobre um só ponto duma situação mas sobre um todo. A nossa imaginação pode ser uma fonte inesgotável de ideias que brotam até surgir a solução adequada, encontrando muitas vezes as formas menos óbvias para atingirmos os fins.

Todos podemos desenvolver a imaginação – isto significa estar-se preparado para observar uma situação sob os mais diversos ângulos possíveis e não aceitar o que à primeira vista parece ser a reposta lógica.

Categorias: Actualidade, Artigos