Equisport
  1 de Outubro de 2014      português       english  

Faq Veterinária > Sistema Urinário

Siga-nos: facebook Siga-nos: twitter

1. Tenho um garanhao que a mais de dois meses nao esta recolhendo o membro peniano, teve dois outros profissionais vet que fizeram corticoide no mesmo e ele ficou com o figado ruim, fiz 15 dias de b12 no intervalo de 3 dias cada aplicacao e comecei a fazer potenay por 10 dias direto, por ultimo me falaram para fazer stimovit e soro com calcio e o penis inchou mai a parte da cabeca e nao recholheu nd nao sei mais o que fazer por parte clinica, desde ja agradeco.

2. Tenho um cavalo de 16 anos ele está com a urina grossa um tom amarelado quase branco,quando esta secando o chão fica como se estivesse sal.oquê será doutor?

3. Tenho uma poldra de 8 meses e a sua urina e tipo a cor do leite não sei se e normal como tenho pouca esperiençi mas come bebe agua corre etc tudo normal

4. Tenho um cavalo com 20 anos e apareceu com o pénis inchado. Chamámos um veterinário que lhe deu uma injecção com corticóides e desinchou um pouco. Hoje já está mais inchado outra vez e não a consegue recolher totalmente, apenas metade. O que posso fazer? Estou a ficar preocupada que não tenha recuperação e que ele nunca mais a consiga recolher o que lhe causa desconforto a andar...

5. O meu cavalo tem cerca de 15 anos, e alguns dias vem urinando sangue o que pode ser???

6. Tenho um cavalo de 3 anos e meio que quando colocado na baia mija o tempo todo chegando a encharcar a baia....o que pode ser?

7. Tenho uma égua com seis anos, ela esta no oitavo mês de gestação, apareceu uma bicheira dentro da vagina na parte superior, o que pode ter ocasionado,esta bixeira, e como devo trata-la

8. Olá aproveitando a questão do item 23, o veterinário que está acompanhando meu cavalo, descartou a possibilidade de colicas abdominal, diagnosticando problemas renais. Mas o animal não responde ao tratamento, devoprocurar outro médico? Não posso perder esse animal, farei o melhor por ele, pode me auxiliar por favor?

9. Tenho um cavalo de 12 anos, qe fica urinando o tempo todo, (pingando ) as vezes urina bastante, mas na maiorias das vezes fica pingando, e colocando o penis pra fora e pra dentro

10. Tenho um cavalo com 6 anos que foi capado em pequeno e agora no sitio onde foi capado esta inchado mas nao doi ,fica rijo quando o cavalo anda solto fica menos inchado.. OBRIGADO.

11. Vou castrar o meu cavalo dia 17-12-12 qual alimento eu posso dar alem de farelo de trigo e grama obrigado?

12. Vou castrar o meu cavalo dia 17-12-12 qual alimento eu posso dar alem de farelo de trigo e grama obrigado?

13. Tenho uma Egua de uns 3 anos e meia, quando potra, o garanhao cobriu ela, mesmo sem estar no cio e com 6 meses de idade. Hoje quando coloco ela pra trotar ela urina. O que essa cobertura precoce deve ter lesionado na potra pra que ocorra essa micção constante quando esta em serviço? Fato que ela cicla normalmente!!

14. Por que minha egua se urina quando corre?? normalmente no meio de provas e treinamento quando eh obrigada a trabalhar no tradicional circuito

15. Meu cavalo esta com sangramento no penis o que pode ser?

16. Dr. Tenho um cavalo de corida e gostaria de tirar uma dúvida não só minha mais de muitas pessoas , pode amarrar os testículos do cavalo para correr, porque dizem que sobe um testículo e o cavalo não corre bem, mas na minha opinião acho que machuca o cavalo.

17. Dentro do prepúcio tem umas ou parece verugas, Pelas informação me informarão que e herpes. Se for tem cura , para ter sertesa preciso fazer exames pode me informar laboratório.

18. A minha égua esta apresentando indícios de dores nos rins, pois quando está ensilhada se colocar a mão na sua anca ela sente dor. Gostaria de saber o que posso fazer para tratar este problema que eu acredito que esteja no início.

19. Tenho um cavalo com 4 anos e apareceu uma bicheira dentro do prepúcio, já foi tratada e curada! Mas ele não coloca o penis para fora do prepucio para urinar com isso acaba pousando mosca e podendo formar outra bicheira! Quais seriam as soluções possiveis! atenciosamente Flavio

20. Se a cólica do animal estiver num grau avaçado tem alguma maneira de evitar a sua morte manualmente sem ter um veterinario por perto?

21. Comprei uma egua de 12 anos acerca de 1 mes esta na box anoite e ao pasto controlado durante o dia estou a dar 3 refeiçoes ao dia raçao palha e cenouras ,esta um pouco em baixo de forma esta a trabalhar 2x por semana para já ,mas notei que certo dia ao urinar deitou um pouco de sangue e depois ficou com sangue nas pernas (coxas) por causa do rabo estar sempre abanar com é normal e num espaço de 5 dias fez a mesma coisa come bem urina bem esta desparasitada será que pode ajudar cumprimentos e obrigado.

22. Tenho um cavalo que estar com dificudade para urinar o que fazer?

23. Tenho um cavalo que esta com o orgão genitail muito inchado, só desincha um pouco quando ele anda, como faço pra tratar isso?

24. O meu cavalo está como um pequeno caroço na pele perto do pênis que o impede de expulsar totalmente o pênis para urinar.

25. O meu cavalo esta urinando como muita frequencia durante o dia o que
é será?


26. Tenho um poldro de 5 anos que não urina e não evacua o que fazer?

27. Tenho um potro QM de 11 meses de idade, e tenho reparado q ele está sempre com parte de seu pênis pra fora, ele está sempre andando com aquilo balançando, só quando chegamos perto é q ele recolhe pra dentro da bolsa, hora está apenas a glande, hora está uma parte maior exposta, isso é normal?? Se for algum problema, tem tratamento ou cura?? Normaliza sózinho??

28. O meu cavalo está com dificuldade em urinar?

29. Tenho um burro que não consegue urinar. Fica batendo a pasta trazeira na barriga, em seguida ele sai andando pelo pasto, depois rola. oque devo fazer qual medicamento devo aplicar? qual alimentção mais adequadaneste caso.


30. Tenho um cavalo de 10 anos que não para de urinar. Fica pingando urina 23 horas. Quando faz algum esforço sai mais urina.

31. Quando um cavalo tem por habito urinar todas as vezes que sai para trabalhar no picadeiro, pode ser sintoma de algum problema físico ou um vicio de comportamento?

32. É possivel operar,tratar, em portugal, um cavalo com uma neoplasia renal de grandes dimensões?

33. Olá, Comprei a um mês atrás um cavalo criolo, mudou a alimentação pois, antes ficava no campo e agora está encocheirado. Faz uma semana que sua urina está esbranquiçada e qdo fica no chão parece que vira sal. Ele não está recebendo pedra de sal por enquanto. Certa vez, quando fui montá-lo parece que ele sentiu as costas abaixando-se um pouco. O Ogum tem 4,5 anos e está bem disposto apesar disto. Já falei com um veterinário que não soube explicar a razao disto.

34. Quando saio para passeios, em que o cavalo se encontra num ambiente diferente do seu dia a dia,o cavalo não urina.Existe algum metodo/truque que facilite a ocorrencia do mesmo.(mesmo com palha nos posteriores o cavalo não urina)

35. Prezado Henrique. Tenho um cavalo, adulto, com 18 anos, que há alguns dias apresentou sinais clinicos de cólica, tais como rolar-se no chão e comportamento inquieto. Este encontra-se em campo nativo. Poderia ser uma quadro de cólica renal?

 
 
1. Tenho um garanhao que a mais de dois meses nao esta recolhendo o membro peniano, teve dois outros profissionais vet que fizeram corticoide no mesmo e ele ficou com o figado ruim, fiz 15 dias de b12 no intervalo de 3 dias cada aplicacao e comecei a fazer potenay por 10 dias direto, por ultimo me falaram para fazer stimovit e soro com calcio e o penis inchou mai a parte da cabeca e nao recholheu nd nao sei mais o que fazer por parte clinica, desde ja agradeco.
Com dois meses de duração o caso é crônico e o prognóstico reservado. É necessário fazer um sutura tipo"bolsa de tabaco" após colocar o pênis dentro do prepucio e/ou providenciar um suporte físico, normalmente usando uma rede fina.

 
 
2. Tenho um cavalo de 16 anos ele está com a urina grossa um tom amarelado quase branco,quando esta secando o chão fica como se estivesse sal.oquê será doutor?
Não me é possível responder á questão que nos coloca sem primeiro examinar o seu cavalo. Já foi feita uma análise à urina? A análise à urina talvez seja um bom primeiro passo na investigação deste potencial problema.
 
 
3. Tenho uma poldra de 8 meses e a sua urina e tipo a cor do leite não sei se e normal como tenho pouca esperiençi mas come bebe agua corre etc tudo normal
Não é raro a urina dos cavalos ter esse tipo de cor.

 
 
4. Tenho um cavalo com 20 anos e apareceu com o pénis inchado. Chamámos um veterinário que lhe deu uma injecção com corticóides e desinchou um pouco. Hoje já está mais inchado outra vez e não a consegue recolher totalmente, apenas metade. O que posso fazer? Estou a ficar preocupada que não tenha recuperação e que ele nunca mais a consiga recolher o que lhe causa desconforto a andar...
O veterinário examinou o pénis? Não tinha nenhuma lesão estrutural ou sinais de infeção? Pode enviar-me fotografias da região afectada?

 
 
5. O meu cavalo tem cerca de 15 anos, e alguns dias vem urinando sangue o que pode ser???
Provavelmente há uma lesão no trato urinário. As causas podem ser várias e incluem desde um processo infecioso até à presença de cálculos.

O seu cavalo deve ser examinado por um médico veterinário de modo a averiguar a causa da hemorragia para depois poder solucioná-la.
 
 
6. Tenho um cavalo de 3 anos e meio que quando colocado na baia mija o tempo todo chegando a encharcar a baia....o que pode ser?
Polidipsia poliúria ou polidipsia psicogénica.
 
 
7. Tenho uma égua com seis anos, ela esta no oitavo mês de gestação, apareceu uma bicheira dentro da vagina na parte superior, o que pode ter ocasionado,esta bixeira, e como devo trata-la
O que é uma "bicheira"? Pode enviar-me fotos por favor para o meu email hcvet@netcabo.pt

 
 
8. Olá aproveitando a questão do item 23, o veterinário que está acompanhando meu cavalo, descartou a possibilidade de colicas abdominal, diagnosticando problemas renais. Mas o animal não responde ao tratamento, devoprocurar outro médico? Não posso perder esse animal, farei o melhor por ele, pode me auxiliar por favor?
Se pretender uma segunda opinião pode contactar-me por telefone para o nº 914989260
 
 
9. Tenho um cavalo de 12 anos, qe fica urinando o tempo todo, (pingando ) as vezes urina bastante, mas na maiorias das vezes fica pingando, e colocando o penis pra fora e pra dentro
Isso é um sintoma de incontinência urinária. As causas podem ser várias e convém obter um diagnóstico pois o tratamento depende da etiologia.
 
 
10. Tenho um cavalo com 6 anos que foi capado em pequeno e agora no sitio onde foi capado esta inchado mas nao doi ,fica rijo quando o cavalo anda solto fica menos inchado.. OBRIGADO.
È possível que o cavalo tenha uma funiculite, ou infeção do cordão espermático. Tem alguma secreção de pus na zona do escroto?
 
 
11. Vou castrar o meu cavalo dia 17-12-12 qual alimento eu posso dar alem de farelo de trigo e grama obrigado?
Essa questão deverá ser colocada ao médico veterinário que irá realizar a castração.

 
 
12. Vou castrar o meu cavalo dia 17-12-12 qual alimento eu posso dar alem de farelo de trigo e grama obrigado?
Qualquer castração tem riscos inerentes que variam de probabilidade consoante a técnica aplicada.
As complicações que surgem com mais frequência são: 1) hemorragia, 2) infeção, 3) evisceração

 
 
13. Tenho uma Egua de uns 3 anos e meia, quando potra, o garanhao cobriu ela, mesmo sem estar no cio e com 6 meses de idade. Hoje quando coloco ela pra trotar ela urina. O que essa cobertura precoce deve ter lesionado na potra pra que ocorra essa micção constante quando esta em serviço? Fato que ela cicla normalmente!!
É possível que a sua égua tenha desenvolvido uma urovagina devido a um traumatismo causado na cavidade vaginal e/ou cérvix.
 
 
14. Por que minha egua se urina quando corre?? normalmente no meio de provas e treinamento quando eh obrigada a trabalhar no tradicional circuito
É possível que a égua esteja a acumular urina na vagina. Recomendo que a sua égua examinada por um medico veterinário de modo a diagnosticar a problema.
 
 
15. Meu cavalo esta com sangramento no penis o que pode ser?
O seu cavalo deve ser examinado por um médico veterinário de modo a obter um diagnóstico sobre os sintomas apresentados. Só depois ter um diagnóstico será plausível estabelecer planos de tratamento.
 
 
16. Dr. Tenho um cavalo de corida e gostaria de tirar uma dúvida não só minha mais de muitas pessoas , pode amarrar os testículos do cavalo para correr, porque dizem que sobe um testículo e o cavalo não corre bem, mas na minha opinião acho que machuca o cavalo.
Claro que machuca o cavalo. Se o cavalo não corre bem por causa do testículo, pode sempre recorrer à castração.

 
 
17. Dentro do prepúcio tem umas ou parece verugas, Pelas informação me informarão que e herpes. Se for tem cura , para ter sertesa preciso fazer exames pode me informar laboratório.
Sim, deve fazer uma biopsia das lesões.
 
 
18. A minha égua esta apresentando indícios de dores nos rins, pois quando está ensilhada se colocar a mão na sua anca ela sente dor. Gostaria de saber o que posso fazer para tratar este problema que eu acredito que esteja no início.
Deve pedir a um médico veterinário para examinar a sua égua de modo a determinar a causa do problema para que possa ser instituído o tratamento adequado.
 
 
19. Tenho um cavalo com 4 anos e apareceu uma bicheira dentro do prepúcio, já foi tratada e curada! Mas ele não coloca o penis para fora do prepucio para urinar com isso acaba pousando mosca e podendo formar outra bicheira! Quais seriam as soluções possiveis! atenciosamente Flavio
Não é normal um cavalo urinar sem colocar o pénis fora do prepúcio. Por essa razão sugiro que peça a um médico veterinário para examinar o seu cavalo de modo a determinar a razão dessa ocorrência.
 
 
20. Se a cólica do animal estiver num grau avaçado tem alguma maneira de evitar a sua morte manualmente sem ter um veterinario por perto?
O sindrome cólica tem causas muito variadas. O prognóstico depende do tipo de cólica em questão.
 
 
21. Comprei uma egua de 12 anos acerca de 1 mes esta na box anoite e ao pasto controlado durante o dia estou a dar 3 refeiçoes ao dia raçao palha e cenouras ,esta um pouco em baixo de forma esta a trabalhar 2x por semana para já ,mas notei que certo dia ao urinar deitou um pouco de sangue e depois ficou com sangue nas pernas (coxas) por causa do rabo estar sempre abanar com é normal e num espaço de 5 dias fez a mesma coisa come bem urina bem esta desparasitada será que pode ajudar cumprimentos e obrigado.
Para o poder ajudar teria de examinar a sua égua de modo a determinar a natureza dos sintomas exibidos.
 
 
22. Tenho um cavalo que estar com dificudade para urinar o que fazer?
Para responder à sua questão teria de examinar o seu animal.
 
 
23. Tenho um cavalo que esta com o orgão genitail muito inchado, só desincha um pouco quando ele anda, como faço pra tratar isso?
Antes de sugerir um tratamento, é importante determinar a razaão do inchaço.
Para tal é necessário examinar o cavalo.

Henrique Cruz LMV GPCert(EqP)
Médico Veterinário - Equinos
Tel: 914989260
 
 
24. O meu cavalo está como um pequeno caroço na pele perto do pênis que o impede de expulsar totalmente o pênis para urinar.
De modo a determinar a causa ou natureza do caroço presente na pele perto do pénis do seu cavalo, que o impede de exteriorizar o pénis, é necessário realizar um exame clínico detalhado e possivelmente tambem alguns testes de diagnóstico auxiliares tais como uma biópsia do dito caroço.

Sugiro que recorra aos serviços de um médico veterinário com experiencia em equinos para realizar tal exame.

 
 
25. O meu cavalo esta urinando como muita frequencia durante o dia o que
é será?

Poliuria (urinar em excesso) nos cavalos está associado a polidipsia (beber em excesso). O sindrome polidipsia/poliuria está associado a situações de sindrome de cushings e diabetes melitus. Tambem é possivel que se trate de polidipsia psicogénica, em que o cavalo bebe em demasia apenas como hábito comportamental. Convém tambem eliminar a possibilidade de uma infecção urinária.
 
 
26. Tenho um poldro de 5 anos que não urina e não evacua o que fazer?
O seu cavalo deve ser examinado por um médico veterinário com urgência.
 
 
27. Tenho um potro QM de 11 meses de idade, e tenho reparado q ele está sempre com parte de seu pênis pra fora, ele está sempre andando com aquilo balançando, só quando chegamos perto é q ele recolhe pra dentro da bolsa, hora está apenas a glande, hora está uma parte maior exposta, isso é normal?? Se for algum problema, tem tratamento ou cura?? Normaliza sózinho??
Para responder à questão que nos coloca seria importante determinar se o cavalo tem alguma anomalia estrutural ou funcional no pénis.
 
 
28. O meu cavalo está com dificuldade em urinar?
Deve pedir a um médico veterinário para examinar o seu cavalo de modo a averiguar qual a razão pela qual o cavalo não consegue urinar.
 
 
29. Tenho um burro que não consegue urinar. Fica batendo a pasta trazeira na barriga, em seguida ele sai andando pelo pasto, depois rola. oque devo fazer qual medicamento devo aplicar? qual alimentção mais adequadaneste caso.

Não é normal um animal não conseguir urinar. Uma situação dessas deve ser encarada com urgência. Deve pedir a um médico veterinário que examine o animal com o máximo de urgência.
 
 
30. Tenho um cavalo de 10 anos que não para de urinar. Fica pingando urina 23 horas. Quando faz algum esforço sai mais urina.
O seu cavalo parece ter incontinência urinária. As causas são várias e incluem doenças do tracto urinário inferior ou doenças neurológicas. Em machos castrados, por vezes a presença de urólitos pode causar este síndrome. Sugiro que solicite a um médico veterinário que examine o seu cavalo de modo a determinar o diagnóstico.
 
 
31. Quando um cavalo tem por habito urinar todas as vezes que sai para trabalhar no picadeiro, pode ser sintoma de algum problema físico ou um vicio de comportamento?
Partindo do princípio que o animal aparenta estar bem de saúde e não tem dor ao urinar, o mais provável é tratar-se de um hábito comportamental.
 
 
32. É possivel operar,tratar, em portugal, um cavalo com uma neoplasia renal de grandes dimensões?
Tumores primários do rim são extremamente raros no Cavalo. Além disso, os sinais clínicos não-especificos associados a este tipo de tumores no cavalo tornam difícil o seu diagnóstico. A neoplasia renal ocorre mais frequentemente em apenas um dos rins; no entanto também é possível a ocorrência em ambos os rins. O desenvolvimento de metástases é comum sendo os órgãos mais frequentemente afectados os gânglios linfáticos, fígado e pulmão, entre outros. Em muitos casos, os primeiros sinais clínicos detectados são devidos à ocorrência de metástases e não directamente relacionados com o tumor primário. A palpação rectal e a ecografia transcutanea são possivelmente os métodos de diagnósticos mais conclusivos; podendo o diagnostico definitivo ser confirmado através de uma biopsia do tumor. O único tratamento possível consiste na remoção cirúrgica do rim afectado (nefrectomia), o que implica uma anestesia geral relativamente prolongada. Contudo, este procedimento só é viável em casos de doença unilateral e sem evidência de ocorrência de metástases para outros órgãos.
 
 
33. Olá, Comprei a um mês atrás um cavalo criolo, mudou a alimentação pois, antes ficava no campo e agora está encocheirado. Faz uma semana que sua urina está esbranquiçada e qdo fica no chão parece que vira sal. Ele não está recebendo pedra de sal por enquanto. Certa vez, quando fui montá-lo parece que ele sentiu as costas abaixando-se um pouco. O Ogum tem 4,5 anos e está bem disposto apesar disto. Já falei com um veterinário que não soube explicar a razao disto.
Sugiro que seja feita uma análise à urina do cavalo para verificar se existe alguma anomalia na sua composição.
 
 
34. Quando saio para passeios, em que o cavalo se encontra num ambiente diferente do seu dia a dia,o cavalo não urina.Existe algum metodo/truque que facilite a ocorrencia do mesmo.(mesmo com palha nos posteriores o cavalo não urina)
Se o cavalo se encontra completamente normal em todos os outros aspectos e o único sintoma é ele não urinar, penso que se trata apenas de um aspecto comportamental. Penso que a situação não é preocupante. Se o cavalo não urina por estar num ambiente diferente, provavelmente não se sente suficientemente à vontade ou relaxado para o fazer. Isso pode ser devido a vários factores, do meio ambiente em si, da presença de outros humanos, de outros equídeos ou de outros animais. Sugiro que analise a situação e tente deixar o cavalo o mais sossegado possível.
 
 
35. Prezado Henrique. Tenho um cavalo, adulto, com 18 anos, que há alguns dias apresentou sinais clinicos de cólica, tais como rolar-se no chão e comportamento inquieto. Este encontra-se em campo nativo. Poderia ser uma quadro de cólica renal?
A expressão “cólica renal” é um termo frequentemente utilizado na gíria comun, mas que não tem grande significado em termos médicos, sendo que na minha opinião esta terminologia não deveria ser utilizada uma vez que não é apropriada. O sindrome cólica nos equinos diz respeito a dor abdominal; ou seja dor com origem nos orgãos do sistema gastro-intestinal. Por vezes, cavalos com dor proveniente de outros sistemas, como por exemplo o sistema musculo-esquelético, podem manifestar sinais de dor de um modo semelhante aos sintomas de “cólica”, não se tratando na realidade de uma verdadeira “cólica” nestes casos. Dor proveniente do sistema urinário, em particular dos rins, é muito pouco comum nos cavalos. Doença urinária, em particular com origem nos rins, manifesta-se com outros sinais clínicos, mas a presença de sinais de cólica é muito infrequente. Por esta razão o termo “cólica renal” é na maior parte dos casos inadequado. Dá-me a impressão que este termo provém do facto que cavalos com cólica adoptam frequentemente a postura de micção sem urinarem, podendo parecer, a um observador menos conhecedor, que o animal está com dificuldade em urinar. Talvez por esta razão se possa pensar que o animal tem dor nos rins, o que não é verdade. Os cavalos adoptam esta posição para alongarem o abdomen numa tentativa de aliviar a dor proveniente dos intestinos. Em alguns casos, os animais não conseguem urinar porque o grau de dor intestinal causa espasmos que impedem o cavalo de relaxar os esfincteres que lhe permitem urinar. Noutros casos os animais encontram-se desidratados pelo que a produção de urina é reduzida. A maior parte das cólicas nos equinos são benignas ou médicas; quer isto dizer que as cólicas têm resolução espontanea (resolvem sem qualquer tratamento) ou respondem favoravelmente a tratamento médico.
 
Caso tenha alguma questão que não se encontra aqui respondida por favor, clique aqui.
 
Indique a sua questão:
O seu email:
Indique a Categoria:
 
Voltar | Topo
Vídeos Vídeos
JEM 2014: Charlotte Dujardin conquista ouro no G.P. Especial
[+]

  Contactos | Patrocinadores | Adicione aos Favoritos | Sugira este site | Política de Privacidade | Mapa do site