Equisport
  31 de Outubro de 2014      português       english  

Faq Veterinária > Dermatologia (Pele)

Siga-nos: facebook Siga-nos: twitter

1. O que faço para deixar os cascos dos meus cavalos mais fortes?

2. O cavalo de um amigo apareceu um caroço nas costas e depois rebentou já nos falaram que é devido a manta ou à sela o que fazemos para curar.

3. Boa tarde tenho uma egua com mais ou menos 15 anos, Ela esta quase a parir mas nos ultimos tempos os cascos dela tao a ficar brancos na parte de cima da parede do casco, sera normal ou tera algum problema?O que devo fazer, obrigado..

4. Tenho uma égua de cor palomina que foi coberta por um cavalo de cor branca. qual serão as possíveis colorações do poldro

5. Tenho um potro de quase um mes, o mesmo fica em campo aberto, mas está com queda de pelo, ficando somente a pele meio rosada com algumas crostas. Falaram-me que essa queda é por ele passar muito tempo deitado no pasto. Isso pode ser verdade? Ou pode ser algum tipo doença ?

6. Tenho uma égua BH com 8 anos, adquirida recentemente, logo após a aquisição, ela viajou para competir e ficou na mesma baia de onde veio, e começou a se coçar, fazendo com que as regiões afetadas apresentassem falta de pelo e leve inchaço, ela voltou para a hipica onde eu monto e os sintomas diminuiram bastante , só que surgiu em cima da crina próximo à cabeça falta de pelo e a pele engilhada e grossa , posso assegurar que nada lhe falta no manejo, faço aplicaçoes diárias de cetoconazol, micodine, e outros tipos de shampoo e pomada recomendados pelo meu veterinário... Por favor me explique o que pode estar ocorrendo e o que posso fazer?

7. Como posso fazer o livro azul da minha egua?

8. Nasceu-me um poldro esta semana com um tipo de sinal saido pra fora na zona do dorso, penso que nao lhe causa dor porque deita-se para aquele lado em cima daquela que me parece ser uma pele morta, ja consegui tocar la e e so esta preso por uma ponta a pele e depois para fora tem varias peles pegadas entre si, n sei o que deva fazer porque as moscas tambem estao sempre a incomodalo naquele sitio e sera que mais tarde acaba por cair ou devo chamar um medico a casa?

9. Tenho uma égua que esta com queda de pelos seguido de ferimentos na região da garupa, ficando em carne viva, provavelmente uma dermatofitose, provocada por moscas ou outra larva qualquer,ou fungo Trichophyton (acho que é esse o nome) o que devo fazer ?

10. Uma caspa preta no pêlo do cavalo é resultante do quê?

11. tenho um cavalo adulto, a um mês atraz começou a lacrimejar do olho esquerdo e a ficar uma espuma branca no canto do olho. passei 2 vidro de "terra cotril" espray,e agora voltou a lagrimar e com a espuma branca novamente o que posso fazer??

12. Um conhecido tem um cavalo, e as moscas estão aparecendo de monte. e são muitas mesmos. se não me engano ele ja usou alguns repelentes e inseticidas, mas elas continuam a incomodar o cavalo. Existe algo que seja injetável que faça o cavalo transpirar e assim espantar as moscas?

13. As railhas do meu cavalo Mangalarga desde potro, são muito fracas vão delaminando no sentido do talão para o centro do casco, venho tratando com iodo de varios %, e tambem com licor de vilate, vejo que este produtos são paleativos para as bacterias que ocasionam o mencionado. Gostaria de sanar este problema, quais os medicamentos recomendados para este tratamento. desde já agradeço.

14. Comprei uma cavalo a pouco tempo e ele estava com muito carrapato, apos utilização de um inseticida piretróide o parasita foi erradicado, mas ficou umas manchas brancas na orelhas, umas cascas que nao sai, e pelas atitudes do animal acho que sente dor. O que seria isso e o que poderia utilizar para tratá-lo?

15. Tenho dois cavalos no pasto que produto posso meter para as carraças? É uma egua e um poldro que esta a criar ainda, tem de ser um pruduto que nao faça mal ao poldro... Obrigado..

16. Tenho um ponei que fez feridas no peito ao coçar-se nas arvores devido aos insetos.Gostaria de saber como tratar as feridase com que tipo de remedio? È necessario alguma vacina propria? e se conhece algum repelente para os insectos?

17. Tenho um poldro, uma égua e uma garrana que apresentam alguns pequenos inchaços no interior das pernas, pescoço e cara, tipo picada de abelha, na frente da cara formou tipo crostas pequeninas, e caiu algum pelo, pensamos que a palha que compramos deveria ter algum tipo de pesticida pois ela está um pouco escura e é palha nova, os altinhos estão a diminuir de volume, mas quero saber com que produto posso lavar os meus cavalos para que voltem a ter o pelo em condições. agradeço uma resposta concisa, não posso chamar um veterinário, neste momento as finanças estão em baixo, algum remedio com alguma ervas para beberem? ou até para os lavar? alguma coisa simples de eu poder fazer. obrigado

18. O meu cavalo tem um ferimento que ja foi usado todo o tipo de tratamento mas não sara, segundo os criadores é a famosa esponja, qual tratamento poderia surti efeito ja que o ferimento so crescer?

19. Tenho um poltro com 5 semanas. Seu pelo está caindo em várias partes do corpo, porém nos lugares onde começou a cair primeiro noto que ja está nascendo. Isso é normal nessa idade?

20. O meu cavalo manga larga está com uns caroços por baixo da calda que é duro e seco. O que é isso?

21. Temos égua e poldro, mãe e filho que apresentam alergia porém não se sabe a que, pois já fizemos exames de sangue e biópsia de pele que não acusou nada, o laudo diz que a causa está no ambiente, porém fica muito difícil saber o que tem no ambiente que causa a alergia, consequente coceira e perda de pêlos. Já fizemos todos os tratamentos possíveis e imaginários e a coceira não para. O que fazer ?

22. Disseram me que ha uma injeçao para dar nos cavalos que dura 6 meses e evita a mordida dos insetos, principalmente moscas.se for verdade gostaria de saber qual é.obg

23. Com quantos meses pode dar banho em um poldro?

24. Meu cavalo e um PSI , magou-se bem perto do olho após o transporte , Teve um corte , lavei bastante , e agora quais remedios ideais e como tapar essa ferida.

25. Tenho um crioulo que esta recebendo alimentacao mas fora da cocheira. E de umas semanas para ca, esta caindo os pelos em volta dos olhos e aparecendo pequenos pontos de ferida gostaria de saber oque eh e e oque passo para retirar isso. obg.

26. Tenho um potro de 1 ano e meio, apareceu umas pintas brancas nas orelhas na parte interna, me falaram que é fungo, estou passando uma loção manipulada, mas não estou vendo resultado eficaz ja tem um mês aproximadamente formula (Iodo metaloide 4g,Iodeto de potassio 2g,Ácido benzóico 0,8g,Ácido salicílico 1gÁlcool 100 ml) tem alguma sugestão, att Márcio

27. Ouvi falar que ocorre a mudança da cor na pelagem dos eqüinos apos a castração é verdade?

28. Vantagens e desvantagens de Coberjões. O meu cavalo luso/arabe tem 21 anos e dorme numa Box numa zona um pouco humida , com janela aberta para o campo. Ele já tem o pelo de Inverno, apesar disto recomenda o uso de coberjões ? só tem vantagens o seu uso ou tambem pode ter desvantagens, por exemplo quanto se tira de manha ? Obrigado

29. O pelo do rabo da minha egua esta caindo o que faço para parar de cair?

30. Tenho uma égua com uma pequena pisadura nas costa causa pela cela, o que devo fazer para curala?

31. Tenho uma egua q vai fazer a primeira muda, q tipo de medicamento dou a ela é uma ponei

32. Minha égua esta caindo os pelos em algumas partes do corpe e cheio de pelotinhos , isso é sinal de que ?

33. Deram me um cavalo mas nao tem registo o que tenho que fazer para poder transporta-lo

34. Como tratar inchaço no glúteo causado por injeção.

35. Tenho uma poldra que há um ano feriu-se gravemente num portão. Espetou um ferro em bico no pescoço. Cicatrizou muito bem, mais do que esperava. No entanto ficou com peladas. gostaria de saber o que posso fazer para estimular o crescimento do pelo na área lesionada.

36. Um poldro com 2 anos, que tenha uma altura que ronde por volta de 1.57 a 1.60, poderá vir a ser um bom cavalo de desporto? Que tenha boa estrutura? Diga a probabilidade de este ser ou não um cavalo bem estruturado, com uma boa aparência/aspeto, caso seja possivel reponder. Os meus cumprimentos..

37. Tenho uma égua 3/4 d emilha de 4 anos e tem cor preta ela está com pelôs grandes e claros já dei vermifogo mas ñ adiantou o que faço, ela come ração(procavalo) e capim é criada no pasto e estou dando junto com a ração glicopan pq ñ está com a musculatura definida como antes, por favor o que devo fazer?

38. Dei uma injeção no meu cavalo no pescosso e criou um abcesso,o que posso fazer para diminuir o mesmo?(injeção:animalfortil 10ml.Tem + de 15 dias, não diminuiu e ele ta macando; o medicameto que dei pra melhorar foi ceptiten)

39. Eu fiquei sabendo que a Vitamina Monovin A faz bem para o crescimento da crina e bom para a pelagem do cavalo ou é apenas mito?

40. Minha égua está com fungos dentro das orelhas e sente dor. Como tratar?

41. Gostaria de saber o que é muda dentária, quantas mudas um equino tem ao longo da vida, e de quanto em quanto tempo estas mudas ocorrem.

42. A minha questão não tem a ver com nenhuma das categorias aqui mencionadas, mas se me consguir ilucidar quanto à minha questão, agradeço. Relativamente à cama do cavalo em boxe com chão de cimento, a cama deve ser recolhida durante todo o dia, ficando o cavalo com as ferraduras no cimento?

43. A crina dos meus cavalos esta caindo. aparece do dia pra noite faltando uma mexa na crina.

44. Tenho um cavalo branco e o pelo no rabo esta muito amarelo penso que e do chichi dele..como faço pra ficar branco?obrigado

45. Apareceu um inchaço na coroa que caminha pelo casco formando escamas e rachaduras. Que sintoma é esse? È transmissível a outros animais? P.f. indique uma boa literatura sobre o assunto.

46. A minha égua fica em pasto livre e ultimamente vem caindo pelo da garupa pequenas manchas sera que é por calsa das chuvas.

47. A minha egua apareceu um tipo de caroço no jarrete ele num é duro é firme oq devo fazer

48. No meu poldro de 18 meses comçaram a aparecer pequenas verrugas esbranquiçadas nos lábios e nas narinas. Consegui tirar uma à mão. Deitou um pouco de sangue , mas desinfectei e passou. O que será? Ele está em estábulo aberto, apenas coberto em parte e come ração , feno e 3 vezes por semana come erva verde no campo. Agradeço alguma sugestão. Obrigado

49. Eu tenho uma égua que esta quebrando as crinas tanto na cola quanto no pescoço.Queria saber o que pode causar isso se é a alimentação ou algum parasita o que pode ser?

50. Tenho uma egua que vai fazer 1 ano agora final de dezembro..ela ta caindo os pelos do rabo quase nao tem mais,mas ta nascendo novos e do corpo e da crima tbm está caindo o que eu faço?

51. O meu cavalo com 9 anos de idade de pelagem branca, está a perder muito pêlo. Gostaria de saber se é normal ou se se deve administrar algum produto no pêlo para que não caia tanto. Obrigado!

52. Tenho um cavalo ruço com cerca de treze anos. Há u,as semanas atrás apareceu-lhe uns "quistos" no no osso da cauda e mesmo em cima do rabo. Aquilo tem aumentado e noto que o cavalo tem dores ao fazer as fezes. Acho que cada vez está a piorar. O animal tanto come como não e já esta a deixar de conseguir fazer fezes. O que acha deste assunto doutor? Sera que vou ter de mandar abater o cavalo? Ainda posso tirar criação dele com este problema? Obrigado

53. tenho uma egua manga larga depois que dei banho com shampoo pra cavalo a crina caiu e o rabo tambem e no lugar apareceu tipo de caspas branca.gostari de saber o emedio e o que e essa demartose

54. A minha potra de 2 anos QM. esta urinando sangue e já não se alimenta bem a três dias mais bebe normal, o veterinario passou soro , cálcio e antitoxico só que não esta resolvendo. O que pode ser?

55. Apliquei vacina contra raiva na pele do pescoço dos meus cavalos e causou inchaco no dia seguinte,o que devo fazer?

56. Chuva ? Vento ? Fazem mal para os meus cavalos ?

57. o meu cavalo esta com um enorme "papo" entre os membros anteriores, e isto apareceu da noite para o dia. esta mesmo enorme e tempo um ar meio "gelatinoso" mas duro ao mesmo tempo. O que poderá ser???

58. Pode-se ter cavalo na cidade? que cuidados tenho que ter a mais? posso andar com ele na rua normalmente? deixo em casa ou em estabulo? moro em curitiba

59. Tenho uma egua PSL, que fez um corte profundo na lingua, cerca de 1cm em toda a longitudinal, é possivel a cicatrização ou tenho que a mandar abater, sendo que ela mostra muita dificuldade em comer.

60. Tenho um poldro com 2 anos e está a campo o ano todo sem abrigo protegendo-se debaixo de algumas árvores de copa larga, após as chuvas este começou a perder pelo na zona do pescoço, e isto propagou-se posteriormente para a face. As zonas sem pelo têm +/- 10cm de tamanho e são de forma irregular, e não abrem ferida. Gostaria que me desse a sua opinião sobre o que será que está na origem deste problema e que produto poderia utilizar para ajudar na sua resolução.

61. Meu namorado tem um potro de 1 ano e 4 meses,e uma égua de 2 anos,o potro cortou a parte de dentro do pé com arame farpado e agora depois de algumas semanas curando está se formando uma espécie de bola avermelhada, já a égua desde de quando a compramos percebemos que ela tinha algumas verruguinhas no peito e na parte de dentro da perna depois de algum tempo essas verrugas se abriram e começou a dar bicho,desde de intão essa verruga não se fecha mais,queria saber qual o procedimento para a retirada tanta da verruga quanto dessa bola que vem se formando no pé do potro???

62. O meu cavalo tem tipo de uma micose nas orelhas é uma mancha branca que provavelmente elesinta dor , pois não deixa tocar nas orelhas, o que eu faço? Obrigado

63. Abcessos gerados por injeções intramusculares, sem que seja feita drenagem, vão desaparecendo? OU a drenagem se faz necessária?

64. Acabei de comprar uma égua de 3 anos, faz mais ou menos 3 semanas. Ela era égua de pasto, mas agora que comprei ela fica em cocheira, só que, ao escovar, ou simplesmente passar a mão nela o pêlo cai em quantidade excessiva, o que posso fazer para que o pelo pare de cair?

65. TENHO UM CAVALO DE 13 ANOS E SOFREU UMA LEZAO NO PE DIREITO. FOI FEITO O RAIO X E E DETECTOU O LOCAL DA FRATURA. QUANTO TEMPO PARA ESSE ANIMAL VOLTAR A TRABALHAR NORMAL?

66. Que nome se dá ao cancro dos equinos? existe cura?

67. Apareceu um caroço logo abaixo do ouvido da minha égua gostaria de saber o que pode ser?

68. Como prevenir que um cavalo fique com o pêlo de inverno?

69. Comprei um potro só que algumas semanas atrás deram paulada em um dos olhos dele, com isso o olho murcho, só que a bolinha ta pequena e quando você mente que vai bater a mão no olho, ele pisca. Quero saber se ele está realmente cego e se tem possibilidade da bola crescer de novo ?

70. Minha egua esta rejeitando sua potra a 3 dias,desde o nascimento, não a deixa mamar, da coice e morde a potra,só a deixa mamar quando estamos perto! Porque a rejeição? podemos fazer algo para que ela aceite a potra?

71. Tenho uma potranca esta completando 1 mes e percebi que ela começou a morder-se em varios locais diferentes até tirar todo o pelo, o que esta acontecendo

72. Vou ter que fazer um tratamento à canela do cavalo com argila, pode-se usar uma pelicula aderente (que se usa na conservacao dos alimentos) ou não convem porque a pele não respira?

73. Gostaria de saber quantas vezes o cavalo muda de cor da pelagem e da crina?

74. Ate quantos litros de soro um cavalo suporta?

75. Eu queria saber como faço para a coloração do pêlo da minha égua voltar ao normal, pois ela teve uma pisadura na cernelha e logo depois nasceu pelo branco e ela é de pelagem alazã

76.
que nome se dá ao cancro dos equinos? existe cura?


77. O linfoma em equinos tem cura? o inchaço do baço é um dos sistemas? e o inchaço do escroto também pode ser um sintoma?

78. Apareceu feridas superficiais na cauda de meu cavalo, tais como essa http://www.tudosobrecavalos.com/Doencas_Equinas/doencas2.jpg, existe algum tratamento para aliviar a cosseira e curar essa doença? Desde já, agradeço.

79. Tenho uma égua QM com 20 anos e esta prenhe, ela é tradata com ração de 16% proteina e 7 % E.E., e esta com uma erucções na pele que cai o pelo fica uma "bolinas", e ela coça muito, parece até micuim, e tenho outras éguas no local e só ela tem essa reações, o que seria ideal para essas coçeiras?

80. Meu amigo faleceu e deixou uma égua Argentina num determinado lugar .Mas a pessoa que estava com a égua não estava cuidando,não dava ração ou seja não cuidava mesmo .Eu sensibilizado com a situação não aguentei e tirei ela de lá .Ela se encontra muito magra ,dá dó de ver gostaria de sua ajuda para tratar corretamente dessa égua , já dei remédio pra verme em pasta, estou tratando com laminado e farelo com sal mineral e capim gordura , gostaria de saber se posso dar algo a mais para ela em vitaminas pois a pele dela está com um tipo de sarna pois ficou muito tempo esposta no campo .quando dou banho essa bolinha que parece uma casquinha que cai forma ferida não entendo muito bem.

81. Fui ver meu cavalo Arabe no pasto Hoje , eles estava com o joelho da mao tipo um esfolado ,mas nao tava sangrando ,ele pode ter tropeçado ? mas ele nao manca ,ta normal ,o que pode ser ?

82. Tenho uma poltra, está com 11 meses, aparentemente ela tem algum problema nas "cadeiras", pois não se abaixa um pouco para urinar, resultado: se urina toda, nas pernas e acredito eu, a urina dela é muito ácida e ela fica toda ferida, chegando a ficar chaga viva, lavo tudo na traseira dela, passo iodo, melhora por um momento e logo fere tudo novamente. Como posso resolver isso, há alguma doença específica, tratamento...pode ser alguma má formação dela? Preciso muito do seu esclarecimento. Obrigada!,

83. Meu cavalo apareceu com um ferimento leve na pele como se fosse um rasgo o que devo passar antes que as moscas p transforma em bicheira?

84. Tenho um potro de marcha picada com idade de dois anos e seis meses. Me aconselharam a usar liga de proteção. A minha pergunta é: qual a liga adequada que devo usar quando for passear (andar), a liga de trabalho ou a liga de descanso?

85. Quanto tempo um cavalo vive,com q frequência ele toma banho e cuidados e medidas deve tomar quem tem um cavalo a e me diga uma ração de boa qualidade pra cavalos obrigado!

86. Tenho um cavalo quarto de milha de uns 7 anos de idade que apresenta um inchaco sob a pele do ventre. O inchaco é de uns 15cm, bem circunscrito levemente mole e bem quente, tem tambem outro na anca direita. ele teve recentemente um forte infestacao por carrapatos, mas esta se alimentando normalmente

87. Tenho uma égua ja de uns 20anos e ela começou a apresentar descamação do pelo nascruses e no lombo tipo queimadura de sela que traamento seria indicado?

88. Tenho um cavalo quarto de milha de uns 7 anos de idade que apresenta um inchaco sob a pele do ventre. O inchaco é de uns 15cm, bem circunscrito levemente mole e bem quente, tem tambem outro na anca direita. ele teve recentemente um forte infestacao por carrapatos, mas esta se alimentando normalmente

89. Minha egua criou a 4 dias e eu notei desde o primeiro dia que dois cordoes ,um de cada lado da barriga na parte de baixo se mostrao muito salientes sera que pode ser por causa do leite? Pois, ela é muito boa de leite. O comportamento dela esta normal e ela esta comendo bem sera que é algum problema com esse cordao na barriga dela ? sem mais agradeço e aguardo resposta .

90. A minha egua nao soa muito nem quando eu saio para passear e normal

91. O meu cavalo esta com um problema nas duas mãos, nas juntas onde movimenta o casco e esta saido umas feridas e ele manca com dor o que é isso?

92. Tenho um cavalo e o castrei a um ano, mas de ves em quando abre o corte e vaza uma secreção e em alguns dias some, o que pode estar ocorrendo, sabendo que o animal está gordo e ótimo de saúde?

93. Foi aplicado uma injeçao no meu cavalo na regiao do pescosso proximo ao peito e ficou um buraco como se tivesse atrofiado o veterinario falou que pode acontecer com auguns tipos de injeçao isso pode atrapalhar seu desempenhoi ?

94. O meu filho ganhou um cavalo que tem uns 10 anos, está quase cego de 1 vista. Ele estava com poucos pêlos na região onde coloca a sela, e me indicaram tratar com enchofre. Apliquei o enchofre na pele e coloquei um pouco na ração. Depois disso a região trasseira(em volta do anus) ficou em carne viva. E os pêlos dele na região do corpo estão tipo soltando como se fossem placas. Como não moro perto de onde o cavalo está, ele fica sábado e domingo sem ração. O que faço, coitado estou com muita pena dele, está muito feio. Me ajude, não entendo nada de cavalo e como o meu filho vive "agarrado" nele, estou com medo que seja contagioso.

95. Tenho um cavalo com 22 anos, há cerca de 1 ano apareceu na zona do anus, o que se costuma dizer "esponjas". Elas tem crescido muito lentamente. Sei de casos em que há muitos deste tumores internamente. Gostaria de saber se há tratamento e como posso saber se o meu cavalo tem muitas destas "esponjas" internamente" há alguns sintomas que se possa verificar ou só atraves de RX/TAC?. obrigado

96. Tenho uma egua que xeguei o macho no 24 de maio como poxo saber se esta prenha?ela ta mais forte mas n sei se e por na trabalhar desde que foi coberta

97. Tenho um cavalo de 2 anos e meio e ainda nao desceu seu grao e normal?

98. Tenho um cavalo de 4 anos e quando ele começa a marchar ele levanta o rabo e deixa ele de lado e quando esta de passo nao faz isso.Ele pode estar sentindo alguma dor ao marchar?

99. Cavalos tem diabetes? que exame é feito pra saber?dificuldade em cicatrizar ferimentos pode ser que tipo de patologia

100. Tenho uma potra de um mês e gostaria de saber se posso fazer o controle de carrapatos com os carrapaticidas disponíveis no mercado? Se não qual a melhor solução?

101. O meu cavalo esta com uma pisadura nas costas.

102. Tenho um potro de 15 dias ele esta pelando caindo o pelo ficando no coro mesmo e ele fica solto no campo e junto tem um bezerro comm o mesma coisa sera por causa de carrapato apliquei hj tanidil e oleo mineiral ,quanto tempo posso banhar o potro contra carrapatos ..desde ja muito obrigado

103. Tenho um potro de 15dias ele esta pelando caindo o pelo ficando no coro mesmo e ele fica solto no campo e junto tem um bezerro comm o mesma coisa sera por causa de carrapato apliquei hj tanidil e oleo mineiral ,quanto tempo posso banhar o potro contra carrapatos ..desde ja muito obrigado

104. Boa Tarde Doutor o meu cavalo roça a crina e o rabo! Já tivemos de lhe cortar a crina e o rabo ja tá a sair o pelo e a fazer ferida.Ele desparasitado já foi, falaram me em banhos de sabao rosa, oléo queimado e petroleo. Acha que resulta~? Cumprimentos

105. Tenho uma egua que o anus dela esta estufado para fora; sendo q ela deu cria a cerca de 1 mes; o q pode ser e se tem algo a ver com o parto dela?

106. Tenho uma potra que vive se coçando. O cauda do rabo está pelada e a crina sempre com muitas falhas. Dei remédio de verme, e passei vários remédios e soluções caseiras e nada até agora não tive sucesso. O que pode ser isso?

107. Como curar fungos branco na orelha do cavalo?obrigado

108. Tenho um potro de 2 anos, ele pulou a cerca por causa de uma egua e machucou a virilia comecei a passar pomada no primeiro dia pois nao tinha nenhum corte muito fundo, no segundo dia verifiquei que deu bicheira na virilha dei anti tetanica e estou tratando o ferimento com spray prata mas o prepucio dele esta muito inchado, o pode estar acontecendo? sera que o inchaço e por causa da bicheira da virilia? pois verifiquei e aparentemente por fara do prepucio nao tem nenhum machucado.. o que devo fazer?

109. Qual o tratamento total mais eficaz para arestins? lavar ou nao e com algum produto especifico vet? tirar ou nao as crostas?aplicar Keratex depois de seco?

110. Como crescer a crina?

111. Tenho um cavalo com cinco anos ruço escuro,sem esponjas,muito bem tratado,esta desparasitado , tem uma boxe enorme mas sempre limpa,cama feita de palha, mesmo assim com estas condiçoes todas,este ano apareçeu-lhe pelo corpo todo muitos caroços parecendo picadelas de mosquardo que temam em nao desaparecer.dei-lhe 10 ml de vetacorte e limpou tudo mas passado 2 dias estava igual,chamei 2 veterinarios mas nenhum deles descobriu o que era .Sera que me pode ajudar obrigado.

112. Pequenas lesões nos pelos ,coceiras que formam pequenas feridas.

113. O meu cavalo perde o cabelo da cauda, qual o medicamento indicado

114. Tenho uma egua sela francês de 5 cinco anos. Há cerca de 2 meses foi toda tosquiada, usando, noentaonto cobrejões. recentemente reparei que no local onde se coloca o arrreio tem umas pequenas borbulhas por baixo da pele. para alem disto tambem apresenta umas regioes relativamente pequenas sem pelo num dos lado da barriga. gostaria que me esclarecesseesta situação.

115. Tenho uma eua pampa de tordilha (está branca) de mais de 20 anos ela esta prenha vai parir em março de 2010 estava bonita sempre a pasto só que agora á uma semana aqui choveu muito e quando fui lá ve-la fiquei muito triste pois ela esta com o pescoço em abos os lados, na frente da cabeça e no focinho e por baixo da boca cheia de crostas rosadas tem alguns lugares que esta até sangrando e muita mosca e mosquitos em cima das lesões. Isto tudo aconteceu numa sema com muita chuva gostaria de saber se o motivo foi a chuva em excesso. Qual seria o medicamento a ser utilizado para sanar as lesões.

116. Tenho uma égua de 04 anos que tem apresentado umas falhas no pelo na face parece uma alergia ao capim. Na pastagem existem umas áreas de braquiária e tanzânia, o complemento é feito com capim e cana de açucar. Pode ser uma alergia a estes capins

117. Tenho um PSL inteiro com 14 anos, descobri na Zona do pescoço por baixo da crina,existe uma zona que perdeu alguma crina, o que poderá ser e o que posso fazer para resolver esta situação.

118. Tenho uma poldra de dois anos, e há cerca de dois meses apareceu-lhe perto do chanfro uma espécie de ferida cutanea que liberta um liquido amarelo, tipo pus, e forma uma crosta... será que me podia dizer do que se pode tratar? o que é que posso fazer?

119. Tenho um egua de cor tordilha, com nove anos, cada vez que e montada, por vezes para e coça o lado direito e esquerdo da face, mais junto aos labios, nas patas da frente, sera que é alguma alergia ao bridão ou algo parecido.

120. qual o medicamento mais indicado para a podridão das ranilhas?e qual o procedimento q se dev usar para essa medicação?

121. Tenho um cavalo inteiro com 9 anos que tem um "gato" (Acumulação de Gordura?) na zona da crineira, gostava de saber se existe solução para este problema. Obrigado pela atenção.

122. Tenho uma egua de 12 anos que possui uma alergia parecida com micuim que se forma em todo o corpo menos no lombo, aparecendo com mais freqüência no verão. Forma uma espécie de pequenas silencias duras que de tanto o animal se coçar viram feridas e cai o pelo.J á banhei com piretróide, neguvon e apliquei vermífugo de diversos princípios atcivos .

123. A minha égua rachou a cabeça, após 2 dis o veterinário optou por coze-la e também recorreu a agrafos cirurgicos. quaanto tempo pode ter de andar com os pontos?!

124. Gostaria de saber um pouco mais sobre pisaduras de cernelha: causas, aspectos do ferimento , procedimentos e como evitar. E adoraria receber sugestões de livros p consulta desse problema.

125. Tenho um mangalarga preto e os pelos dele estão altos e meio avermelhados parece um urso o que faço ?

126. Tenho uma equa que está no pasto. Ela apareceu com pontos brancos na cara, acho que por causa do capim, sá que agora a cara dela esta com varias partes sem pêlo e falhas. Coça-se muito, sera que é por causa do capim ou é sarna?

127. Tenho dois cavalos um com 9 outro com 26 anos, há cer de três anos ambos desenvolver o que eu pensava ser numa fase inicial sarna mas com o passar do tempo e com inumeros tratamentos feitos inclusive tratamentos direccionados para tratar a sarna o problema não desaparece no inverno melhoram bastante mas quando chegam estas alturas de maior calor as crostas na crina ao longo do dorso patas e rabo que lhes provocam imensa comichão.já não sei o que fazer alguma ideia do que puderei fazer?

128. Meu cavalo tem uma marca branca na cara inteira, mas perto do focinho essa marca branca ficou rosada, parecido com pele humana, o que pode ser e como tratar, Muito obrigado.

129. Tenho uma égua que sofreu muito com o Verão e com a escasses do pasto. Tem uma mancha branca em cima do labio superior entre as narinas, feriu e descascou ficando exposto o que dificulta a alimentaçao, ainda esta amamentando seu poldro. Que medicamento devo usar??

130. O meu cavalo cortou-se e criou uma carne esponjosa para fora da pele. O que eu posso fazer neste caso?

131. Minha egua esta com fungo, gostaria de saber como posso tratar e se tem um remedio que vocês possam passar para que eu aplique. Ela se cossa muito na parte da frente (peito) e esta ficando ferida

132. Na terça feira ao tentármos apanhar a minha poldra de 3 anos para a fechar ela saltou á cerca e cortou-se no arame farpado tem uma ferida aberta na zona do peito e está um pouco cocha, acha que poderá ser grave?

133. estou interessada em comprar uma egua ja tem uma certa idade mas esta com bom corpo mas tem umas peladas muito grandes em certas zonas do corpo, o que podera ser? gostava de ter uma resposta rapida para nao ser enganada.

134. Tenho duas potras,uma com 14 meses e outra com 04meses, ambas apareceram com feridas no labio semelhante a uma herpes hemana. ambas tem o labio negro e as feridas são redondas e de cor rosada to tamanho de uma moeda de 1 centavo. o que é isso e com trato. obrigado,

135. Tenho um cavalo anglo-árabe que têm muita comichão, ele coça-se em tudo o que encontra e chega mesmo a arrancar pelo. o que poderei fazer?





136. Comprei há pouco tempo um cavalo branco com 14anos. Reparei que tem dentro das orelhas umas 'placas' (não sei bem como lhe chamar, mas de facto parecem umas placas) brancas de forma redonda. Ele não mostra sinais de incómodo (comichão ou dor), mas receio que seja algum tipo de fungo e que possa piorar e eventualmente afectar o ouvido. Pode por favor aconselhar-me. Muito obrigada pela atenção dispensada. Helena

137. O meu cavalo rossa constantemente a raiz da rabada na porta da box.O que devo fazer para evitar esta situação uma vez que já tem o pelo todo partido e já criou ferida. Tambem gostaria que me informasse se posso aplicar um medicamento que utilizo nas micoses dos cães e dos gatos cá da casa , que se chama TROSYD 1% Tioconazol (em pó uso externo). Sem mais de momento,agradecido pela sua ajuda; Diogo Marques

138. Tenho uma égua de saltos de obstáculos de aproximadamente 11 anos de idade. Sem motivo aparente, apareceu-lhe na cavidade entre o casco e o boleto 2 fridas, em ambas as patas posteriores, exactamente no mesmo local. Embora as fridas sejam ligeiras, gostaria de saber se tenho alguma razão para tomar o assunto com mais seriedade. Com os melhores cumprimentos, aguardo a sua resposta.

139. Um equino apresenta um tipo de abcesso na parte da nuca,parte superior do pescoço, já próximo ao pavilhão auricular, com aproximadamente um palmo de comprimento, sendo que foi feita uma ruptura desse e notou-se a presença de um exsudato purulento, que fica escorrendo constantemente... quais seriam as possíveis doenças que poderiam estar causando estes sintomas????

140. Tenho um cavalo que tem um pequeno papo duro no dorso, do lado direito. não é muito alto, mas tem cerca de 1,5cm de diametro. apresenta isso à cerca de 2 meses, mas não se queixa de nada, podemos carregar em cima, mexer ele não tem qualquer reação de dor ou incomodo. O que poderá ser? estavamos a pensar que seria uma picada de mosca, mas como ainda nao desapareceu, poderá ser outra coisa?

141. Gostaria de saber se existem tratamentos eficazes para melanomas (esponjas)em cavalos, nomeadamente quando eles incidem sobre a cauda/anus e que medidas podem ser tomadas para impedir o seu desenvolvimento. Obrigada

142. Gostaria de saber se é normal uma égua de 4 anos ter uma falha de pelo na barriga, na parte de baixo mesmo do meio, onde o pelo deveria juntar todo. A falha tem cerca de 6 cm de comprimento e 1 cm de largura, um pouco mais de 1cm no centro da falha. Obrigado

143. Tenho uma égua ruça, disseram-me que os cavalos brancos tem tendencia a ter problemas de pele grave (equivalentes a cancro de pele nos humanos) que vulgarmente chamam esponjas. O que posso fazer para evitar? e como se manifesta de forma a eu poder identificar? Obrigado

144. Mais uma questão... Com alguma frequência surgem arestins nas quartelas do meu cavalo, que vou controlando com betadine e pondo fucidine nos casos mais persistentes. As lesões desaparecem, mas voltam a surgir com muita frequência e há poucos dias, quando manuseava as patas do cavalo na zona de pelo imediatamente acima do casco, reparei que tem imensas crostas de vários tamanhos escondidas no meio da pelagem e em todas as patas e que só se sentem por palpação, será que também são arestins?... ou poderá ser outra coisa? Poderá ser alguma alergia? Pois já notei melhoras nas quartelas sempre que estou algum tempo sem montar em picadeiro coberto e o cavalo só há cerca de 6 meses começou a montar em interior, antes era sempre em exterior.

145. Ha cerca de dois meses o meu cavalo mostrou sintomas de ranilha podre num dos cascos, que foi tratada através de limpeza e introdução de compressas com iodo. Apesar do casco parecer mais seco em termos da inflamação, o aspecto geral não é normal e a ranilha está muito deformada e apresenta muitas fissuras e aberturas na zona em que o casco liga com a pata atrás. Gostava de saber se a limpeza é um tratamento suficiente, ou será que não está a resultar e devo optar por outro tipo de solução? O cavalo tem os cascos limpos todos os dias e camas de boa qualidade, todos os outros cascos estão bons.

146. Que posso fazer quando depois de trabalhar a égua ela fica com a pela da barriga, junto das patas, onde passa a cilha, um pouco "assada" e flácida? que posso fazer para prevenir e/ou curar? obg pela atenção

147. No Verão, os cavalos são lavados muito mais que o habitual, pois ficam suados depois de cada sessão de trabalho. Notei que tanto o pelo como os cascos se apresentam mais secos que o habitual. Que cuidados especiais se devem ter neste casos de maneira a manter a saúde do pelo e dos cascos?

148. O que se deve fazer quando aparece esponja num cavalo?

149. Apareceu uma ferida por cima do casco numa mao e um pouco mais acima na outra e penso que é o inicio das chamadas "feridas de verão" qual a melhor forma de tartar?

150. O meu cavalo de 6 anos tem uma pele bastante sensivel ficando inúmeras vezes com peladas e alergias à cama, para além disso tem pouco pelo e este é bastante fino. Gostaria de saber se existe algum produto ou alimento que diminua o risco de alergias, fortaleça o pelo e/ou o faça crescer. Obrigada

151. Tenho um cavalo com 5 anos que desde 3-4 meses de idade, tem um incómodo na zona da soldra. Está "constantmente" a morder-se naquela zona, por vezes está tão incomodado, que joga uma parelha de coices e relincha. Desparasito 4 vezes por ano, alternando entre o Eqvalan, o Eqvalan duo e o Equimax. Já foi visto por 3 veterinários diferentes que não diagnosticaram nada, sendo que só se vê a ferida que se inflige a ele próprio. Será parasita ou alergia? Já mudei o tipo de ração 3 vezes e até o tive num prado sem dar ração durante alguns meses para despistar alergias à algo na ração, nada mudou. Os sinais são independentes da época do ano. Obrigado pela atenção.

152. O meu cavalo é ruço e possui uma série de melanomas pelo corpo. Á cerca de dois meses,um desses melanomas localizado no pescoço rebentou, deitando um líquido malcheiroso, preto, mas que entretanto consegui desinfectar e estagnar.À cerca de um mês apareceu um inchaço no peito esquerdo do cavalo que ao carregar e mexer o cavalo não se queixa.Np entanto, começou a claudicar do mesmo lado. Estará relacionado com o melanoma? O que hei-de fazer?

153. Tenho um cavalo em casa que tem a pele um pouco irritada. Eu penso que é uma alergia ao pó do pinheiro é possibél? Que medicamento recomenda dar ao cavalo? Obrigada!

154. Tenho uma égua que recentemente se aleijou, fez umas esfoladelas nas patas e no flanco, não muito grandes, com cerca de 1cm de diâmetro,não sangrou,ficou só com a pele rosada à mostra, pelo que eu desinfectei com betadine.O meu receio são as picadelas de moscas, existe algum produto que se possa colocar nas feridas para evitar q as moscas lá vão?Obrigada

155. Seleccionei a categoria dermatologia (pele) pois achei que talvez fosse a mais adequada para a situação! Não sei do que se trata, por isso peço a sua ajuda! Tenho amigos com cavalos, e uma delas, fez-me sentir, uns altinhos que alguns cavalos dela têm e notou-se que ao tocar nesses altos os animais mostram que sentem dor! Ela é muito experiente em cavalos e já perguntou ao seu veterinário e este diz que são "feridas" no que não nos acreditamos.Pois sabemos o que são feridas...e além disso a ferida vê-se e estes altos não, apenas se sentem! Gostaria muito de saber a sua opinião! Agradeço-lhe desde já a sua ajuda! Cumprimentos Sabrina Silva

156. Tenho um cavalo que na apartir da primavera e com mais incidencia no verao, coça-se em tudo o que pode com alguma afliçao, o cavalo esta desparazitado e tem a vacina anual em dia.sera uma alergia? existe alguma vacina para combater as alergias?Qual?(banhos com imaverol aliviam o cavalo mas nao é o suficiente)

157. Tenho uma poldra lusitana com dois meses e idade, nete momento a crina dela tem uns 10cm, tenho ouvido falar que costuma cortar-se a crina etá a a idade do desbaste para que cresça mais forte e para ser mais higiénico para o animal, gostava de saber, na opinião do doutor, qual a melhor altura para o fazer, quantas vezes por ano, e até que altura. Obrigado!

158. Tenho uma poldra de 9 meses, na qual apareceu recentemente na zona do nariz e queixo, algo semelhante a arestins, é possivel? os cavalos podem ter arestins no nariz? e o tratamento? limpei com betadine devo usar sabão azul?

159. Tenho um cavalo que há já 15 dias tem uma inflamação na parte distal dos membros. suponho que pelos sintomas, se trata de uma dermatofilose (arestins) que devo fazer???? agradecia resposta. ass andre pereira.

160. Desejava saber que poderia por nas feridas ja curadas mas sem pelo para acelarar o processo de crescimento de pelo novo feridas provocadas pelo roçar nas paredes obrigado

161. O meu cavalo está constantemente a esfregar a cauda e consequentemente a aparecer com falta de pelo O meu cavalo está constantemente a esfregar a cauda e consequentemente a aparecer com falta de pelo na base da mesma. Também está a perder peso. O que pode ser a causa?

162. Tenho um potro de 1 ano que esta encocheirado a cama dele é de ceragem que é peneirada todo dia e saiu umas verrugas na bolsa crostal o que eu posso fazer para curar?

163. O meu cavalo tem uma mancha branca na pupila e uma clara nevoa azul na frente cubrindo toda a parte do olho. Parece-nos que ele não está a ver muito bem do olho que tem essas manchas. Gostaria de saber se essa mancha vai desaparecer e se o cavalo voltará a ver bem?

164. Gostaria de realçar e dar brilho a cor preta do meu cavalo, o que voce me indica?

165. Tenho uma poldra de 3 anos estava presa a corda a pastar,ela enrolou-se e teve umas horas com a corda enrolada no boleto e fez uma infecçao no curvilhao que parece estar cheia de pus e muito inchado,o que o dr. me aconselha a fazer.

166. Boa tarde, tenho um cavalo que recentemente lhe surgiu uma espécie de papo (com um tamanho comparado a uma bola de ténis) na zona do peito, afectando a pata dianteira esquerda, inicialmente estava bastante coxo, foi feita uma medicação à base de corticoides, no qual não se verificou efeito nenhum, posteriormente deram-lhe uma injeccão para os musculos e verifiquei que de dia para dia esta a ficar menos coxo, mas infelizmente o "papo" continua igual frisando que é bastante rijo, não diminuindo. Aconselharam-me a utilizar a pomada Mastidina, mas não verifico melhoras, gostaria de saber se não existe problema em continuar a meter a pomada. cumprimentos Catarina Carvalho

167. O meu cavalo teve diagnóstico de vitiligo. Ele podera desenvolver algum tipo de tumor de pele? Tem algum tipo de tratamento? Ele ficar no pasto aumentará a despigmentação? e o fator de stress aumenta? obrigada

168. A minha égua tem coceira e caspa nas orelhas, crina e rabo o q pode ser?

169. Um amigo meu tem uma egua que tem um pequeno hematona, entre a zona do olho e da orelha, é tipo uma ferida que deita pús amarelado, alem de fazer uma limpeza o que posso fazer mais?? agradecia a sua resposta. Atenciosamente...

170. O meu cavalo tem dois anos. Ele treme parece que tem desequilibrio nas pernas. O veterinario disse que ele tem vento nos quartos! foi lhe dado uma vacina, e no local criou uma bola e ela está quente e bem dura! gostaria de saber o que fazer ?

171. Tenho 2 cavalos em baia e de uns 2 meses pra cá começaram a se coçar e cair o pelo em determidados locais, principalmente nas patas, cara, rabo. Já usei vários medicamentos: shampoo de peróxido de benzoíla, shampoo de cetoconazol, pomada de cetoconazol, UCB, Neguvon, sabonete sarnatyl, iodo, tanidil com pomada de furacim, mas nada tem melhorado. Pelo que pesquisei na internet parece dermatofitose, mas como sou leiga não posso afirmar. Gostaria de uma opinião ou se algum desses medicamentos não é indicado para dermatite em cavalos.

172. Minha égua, na região lombar ela solta pêlos como caspa .Como combater ?

173. Tenho uma egua que esta cheia. Será que lhe posso dar banho normalmente? e quanto tempo depois do parto ela pode ser montada?

174. Há cerca de 3 semanas apareceu uma pelada com +/- 10cm de diametro no pescoço do meu cavalo. Lavei com betadine espuma e apliquei durante varios dias betadine solução. Passado uma semana começou a cicatrizar e o pelo agora (passadas quase 4 semanas) cobre quase toda a pelada cicatrizada. No entanto, voltou a aparecer outra pelada ao lado da 1ª que ele teve. Num dia fui trabalha-lo e no dia a seguir a zona apresentava-se inchada e bastante suja, e o pelo estava encrustado como se a pele tivesse segragado algum liquido que depois secou. O cavalo penso que apresenta dor, pois nao me deixa tocar nessa zona e quando estou a tratar da pelada ele contrai-se muito. Outro cavalo de que cuido parece-me que esta a formar a mesma coisa mas numa das maos... sintomas iguais. As escovas e os suadouros nao sao os mesmos para os cavalos mas esto todos guardados no mesmo cacifo... penso que deve ser algum fungo... devo continuar a tratar com betadine? Para desinfectar o cacifo e todo o material com agua a ferver e um pouco de lixivia?

175. Como curar a sarna dos cavalos, após vários tratamentos caseiros?

176. O meu amigo tem um cavalo que está com os dois lados do pescoço pelando, será que é piolho? o que se deve fazer sobre isso?

177. Tenho uma potra de 1 ano e 10 meses à 15 dias atrás notei, que no focinho "beiço" parte superior estava inchado, achei que fosse picada de abelha ou algum dente ou corte no lábio,desinchou bastante, mas agora o lábio ficou um pouco torto, gostaria de saber o que seria!!

178. O meu cavalo está com um ferimento acima da pata, estamos injetando o medicamento megacilin PPU, e sempre lavando o ferimento e aplicando alguns cicatrizantes, ele não está conseguindo nem sair do lugar, e não está urinando com frequência e apareceu uma nevoa branca nos olhos. a respeito da nevoa branca o que pode ser? tem haver com a doença ? essa nevoa pode sair ? Gostaria de saber se você poderia identificar qual é essa doença e o que devemos fazer ( se estamos utilizando os métodos adequados ).

179. meu cavalo tem um buraquim fora da orelha e fica so saindo pus cortei para ver se tinha espinho so tinha um chumaço de cabelo dentro do buraco linmpei costurei e continua saindo pus.

180. A pelagem do potro , pode mudar depois de algum tempo...

181. Meu cavalo cortou o pescoço com arame farpado, mas ja foi feita a costura do local. Desejava saber se após um tempo esse corte vai ficar com marcas da cicatriz ou se os pelos crescerão no local?

182. Tenho um cavalo de 5 anos e ja o tenho a 2 anos. Todos os anos com a chegada do Verao ele ganha feridas em quase toda a zona do corpo menos no dorso. Ja consultei um veterinario aqui da zona e acabou por não fazer nada, as feridas no Inverno passam, mas durante o Verao o cavalo fica muito fraco e emagrece bastante, não para de se coçar. Descomfio que seja das picadas das moscas, será ? há algum tratamento ?

183. Meu cavalo apresenta problemas no pêlo, o pêlo dele em alguns lugares caem com muita facilidade, e ele morde qdo tentamos os escovar, acho que porque lhe dói. Penso que deve ser fungos.. o que faço?

184. Tenho uma égua que se aleijou na cara e os pelos nesta região nesceram brancos, como faço pra nascerem da cor natural novamente?

185. Como evitar que a cauda do Cavalo não caía? e o que usar ?

186. O que faço para baixar um inchaço no pescoço de cavalo devido a uma injeçao mal dada?

187. Tenho um poldro com 1 ano e 9 meses, cruzado potugues, sendo a mãe cruzada lusitana com ingles, e o pai sela francês.Neste ,momento mede 1.54m, mas não é muito comprido de dorso como o pai. Será que com a idade, o tamanho do dorso ficará mais comprido. Obrigado

188. Tenho um poldro com 24 meses, e até agora a ração que sempre lhe tenho dado, o manteve nutrido e bem constituido. Mas este mês, o poldro emagreceu ... será da ração? o poldro apenas faz volteio e nada de exercicios rigidos. Agora estou a exprimentar uma raçao para cavalos em exercicio, será adquada?

189. Esqueci-me de perguntar como posso verificar os batimentos da nossa egua para que vá acompanhando os treinos e nas paragens? O aparelho que se usa para verificar nossa pulsação e batimentos servem para verificar os nossos animais?

190. a mina egua tem 5 anos. Nas zonas de contacto com os arreios principalmente, a sela , tem falhas de pelo, estou um bocado preocupado. pode ser alergia ou é apenas do contacto frequente dos arreios?

191. O meu cavalo tem uma ferida no garrote já à algum tempo mas não sara pq é trabalhada várias vezes por dia, todos os dias com arreio. Ha forma de curar mantendo o traballho ou é necessário que pare? O que devo fazer?

192. Tenho um cavalo de 2 anos, e de uns tempos para cá começou aparecer uma grande quantidade de "casca" que me disseram que era sarna. O pêlo está a cair nos lugares afetados. Como posso tratar este problema.

193. Meu cavalo tem 10 anos e a sua crina foi cortada por motivos que eu não sei, quanto tempo demora para crecer mais ou menos ou me diga se demora muito ou pouco tempo...

194. O meu poltro (4 meses) está a ficar sem pelos por cima do sobrolho será normal parece que está raspado, não coça.

195. O meu cavalo teve um problema com a ranilha, e a mesma caiu praticamente por inteiro, como devo proceder? a ranilha cresce novamente? leva muito tempo?

196. Tenho um cavalo que esta com um caroço na perna e ele vem crescendo. É um caroço como se fosse uma massa mais ou menos dura. Queria saber o que é?

197. Gostaria de saber quantas vezes por dia se deve limpar feridas infectadas, e se se deve deixar ao ar, ou tapar ? Deve-se utilizar gazes ? água corrente ou betadine?

198. Tenho uma poldra de dois meses que esfolou uma perna chegando o corte até ao osso. Qual o melhor tratamento que posso fazer? Tenho lavado a perna com água oxigenada, ponho betadine e terramicina.

199. Notei que após começar a usar tosqueadeira nas orelhas de meus cavalos, surgiram pequenas manchas brancas no interior das orelhas e parece que está se espalhando por toda a tropa. Seria algum fungo que vai contaminando os outros animais nos quais é usada a tosqueadeira? Em caso positivo existe algum produto que posso passar para sarar essas manchas e mesmo algum produto para desinfecção da tosqueadeira?

200. O que se deve fazer quando um cavalo está com febre?

201. Tenho um cavalo que no Verão começa a criar pequenas manchas pretas no corpo as quais ficam sem pelo, o que será, como posso trata-las? Outra questao tambem é referente aos insectos que são bem incomodos no Verão principalmente. Li uma materia que dizia que deveria ser uzado alcool com cobrina ( deixar a solução em repouso por 24horas) diluido na água para banhar os animias. Pergunto isso funciona? se sim qual a quantidade que deve ser usada? não há risco para o pelo do animal ao sair ao sol?

202. O meu cavalo tinha nos anteriores 2 peladas, cicatrizadas. Hoje apareceu com sangue nas mesmas, q parece ter sido picada de mosca. Como devo tratar? indicaram-se pôr localmente pecuzanol p afastar as moscas mas não sei qual a diluiçao q devo fazer do produto, com água? ou puro?e se devo aplicar alguma pomada,qual a pomada mais indicada?

203. Tenho uma ´rgua com 9 anos mas tem os cascos muito fracos, desfazem-se que devo fazer?

204. Agradeçia que me dissesem o que poderem fazer a uma égua que tem lêndias.

205. Tenho um cavalo com ''esponja''. Não sei como tratar . Cada dia que passa, esta aumentando de tamanho.

206. O meu cavalo levou uma queda e machucou os dois joelhos, dizem que quando os pelos dos joelhos crescerem vão ficar brancos, o meu cavalo é castanho. Isso é verdade? existe algum tratamento para nascerem de cor normal?

207. Tenho uma égua comum, e quando eu a comprei o antigo dono disse-me que ela poderia ter sido coberta. Ao fim de 3 meses verifico que a égua pode estar prenha. Como vivo numa zona rural, e difícil de arranjar um médico veterinário, tenho perguntado ao pessoal da região e todos dizem que está prenha. Existe alguma forma de eu tirar esta dúvida?

208. Apareceram manchas brancas na zona dos lábios da minha égua. O que poderá ser? e o que fazer para tratar?

209. À sua pergunta a respeito da ponei deixar cair cabelos. A ponei tem 7 anos, vive no Algarve lagoa Portugal. já me perguntei a mim mesmo se não é da ração porque á noite quando é recolhida para a sua boxe. dou-lhe uns 3Kg de ração.

210. A minha ponei está a deixar cair muito pêlo no corpo todo. Será normal?

211. Minha égua apresenta uma pisadura, causada pela sela. Estou há 1 mês sem montar. O que posso fazer para sarar ?

212. Tenho uma égua (PSI) que faz alergia à picada dos mosquitos. Já está sem crina de tanto coçar. O mesmo está a acontecer com o rabo. Já tentamos de tudo. O veterinário diz que não há solução, medicamento para o problema. Gostaria de saber se existe alguma coisa para aliviar a coçeira ou algo para colocar quando dou banho. Algo tipo repelente.Já não sei mais o que fazer.

213. O cavalo tem uma ferida na entrada da bolsa e não sara qual o procedimento, já fiz aplicação de uma dose de antibiotico e deu uma melhoria o que posso fazer para resolver esta patologia

 
 
1. O que faço para deixar os cascos dos meus cavalos mais fortes?
Pode dar ao seu cavalo um suplemento alimentar à base de biotina, metionina e MSM.
 
 
2. O cavalo de um amigo apareceu um caroço nas costas e depois rebentou já nos falaram que é devido a manta ou à sela o que fazemos para curar.
Para poder dar qualquer indicação sobre o tratamento desse "caroço" precisava de um diagnóstico.
 
 
3. Boa tarde tenho uma egua com mais ou menos 15 anos, Ela esta quase a parir mas nos ultimos tempos os cascos dela tao a ficar brancos na parte de cima da parede do casco, sera normal ou tera algum problema?O que devo fazer, obrigado..
Não é raro que alterações no maneio ou no estado de saúde de um cavalo causem uma alteração no crescimento dos cascos, dando origem a linhas ou anéis na parede do casco. De modo a determinar se a sua égua tem de facto algum problema de saúde a mesma deveria ser examinada por um médico veterinário.
 
 
4. Tenho uma égua de cor palomina que foi coberta por um cavalo de cor branca. qual serão as possíveis colorações do poldro
O cavalo é de facto branco (pele despigmentada) ou é ruço (pele preta)?
A cor branca é encontrada muito raramente.

 
 
5. Tenho um potro de quase um mes, o mesmo fica em campo aberto, mas está com queda de pelo, ficando somente a pele meio rosada com algumas crostas. Falaram-me que essa queda é por ele passar muito tempo deitado no pasto. Isso pode ser verdade? Ou pode ser algum tipo doença ?
Penso que se trata de algum tipo de doença. Por essa razão recomendo que peça a um médico veterinário que examine o seu potro.
 
 
6. Tenho uma égua BH com 8 anos, adquirida recentemente, logo após a aquisição, ela viajou para competir e ficou na mesma baia de onde veio, e começou a se coçar, fazendo com que as regiões afetadas apresentassem falta de pelo e leve inchaço, ela voltou para a hipica onde eu monto e os sintomas diminuiram bastante , só que surgiu em cima da crina próximo à cabeça falta de pelo e a pele engilhada e grossa , posso assegurar que nada lhe falta no manejo, faço aplicaçoes diárias de cetoconazol, micodine, e outros tipos de shampoo e pomada recomendados pelo meu veterinário... Por favor me explique o que pode estar ocorrendo e o que posso fazer?
Deve fazer essas perguntas ao seu veterinário. Eu não sei o que está ocorrendo porque não vi a sua égua. Obviamente a sua égua tem uma doença de pele. Deve ser obtido um diagnóstico para depois instituir um tratamento adequado.
 
 
7. Como posso fazer o livro azul da minha egua?
Depende em parte da raça do seu cavalo. Se o seu cavalo tem uma raça especifica, deverá contactar a associação da raça.

Em qualquer dos casos, para obter o DIE (documento de identificação de equinos), vulgo "livro azul", deverá pedir a um médico veterinário que faça um resenho do seu cavalo e que preencha o impresso de pedido de documento de identificação de equinos, o qual deverá depois ser enviado para a Fundação de Alter Real, cuja morada vem mencionada no impresso.

 
 
8. Nasceu-me um poldro esta semana com um tipo de sinal saido pra fora na zona do dorso, penso que nao lhe causa dor porque deita-se para aquele lado em cima daquela que me parece ser uma pele morta, ja consegui tocar la e e so esta preso por uma ponta a pele e depois para fora tem varias peles pegadas entre si, n sei o que deva fazer porque as moscas tambem estao sempre a incomodalo naquele sitio e sera que mais tarde acaba por cair ou devo chamar um medico a casa?
Pode por favor enviar-me fotos da lesão para hcvet@netcabo.pt ? Obrigada.
 
 
9. Tenho uma égua que esta com queda de pelos seguido de ferimentos na região da garupa, ficando em carne viva, provavelmente uma dermatofitose, provocada por moscas ou outra larva qualquer,ou fungo Trichophyton (acho que é esse o nome) o que devo fazer ?
Primeiro deve confirmar o diagnóstico, pois os tratamentos são completamente diferentes. Se for fungos deve tratar com um antifungico tópico. O enilconazol é bastante eficaz. Se se trata de moscas ou larvas deve usar um organofosforado no primeiro caso e uma ivermectina no segundo.
 
 
10. Uma caspa preta no pêlo do cavalo é resultante do quê?
A produção de caspa é resultante de hiperqueratose ou descamação do epitélio. Várias doenças de pele podem ter esse resultado.
 
 
11. tenho um cavalo adulto, a um mês atraz começou a lacrimejar do olho esquerdo e a ficar uma espuma branca no canto do olho. passei 2 vidro de "terra cotril" espray,e agora voltou a lagrimar e com a espuma branca novamente o que posso fazer??
Deve pedir a um médico veterinário que examine o seu cavalo de modo a diagnosticar qual a causa do lacrimejar. Consoante o diagnóstico, o MV poderá prescrever o tratamento mais indicado.
 
 
12. Um conhecido tem um cavalo, e as moscas estão aparecendo de monte. e são muitas mesmos. se não me engano ele ja usou alguns repelentes e inseticidas, mas elas continuam a incomodar o cavalo. Existe algo que seja injetável que faça o cavalo transpirar e assim espantar as moscas?
Não tenho conhecimento da existência de um repelente administrado por via injectável para cavalos.
 
 
13. As railhas do meu cavalo Mangalarga desde potro, são muito fracas vão delaminando no sentido do talão para o centro do casco, venho tratando com iodo de varios %, e tambem com licor de vilate, vejo que este produtos são paleativos para as bacterias que ocasionam o mencionado. Gostaria de sanar este problema, quais os medicamentos recomendados para este tratamento. desde já agradeço.
A podridão da ranilha é uma situação causada por más condições ambientais de higiene. Para solucionar o problema deve manter o cavalo numa cama limpa e seca e manter os cascos aprumados e aparados, tendo particular atenção em remover toda a porção da ranilha que está podre.
 
 
14. Comprei uma cavalo a pouco tempo e ele estava com muito carrapato, apos utilização de um inseticida piretróide o parasita foi erradicado, mas ficou umas manchas brancas na orelhas, umas cascas que nao sai, e pelas atitudes do animal acho que sente dor. O que seria isso e o que poderia utilizar para tratá-lo?
É possível que se trate de Placas Aurais. Placas aurais são lesões da pele presentes na parte interna da orelha, cuja causa está relacionada com uma infeção vírica. Não existe um tratamento especifico para estas lesões, no entanto as lesões são assintomáticas e não afetam os cavalos.

Pode por favor mandar-me fotos das lesões por email para hcvet@netcabo.pt ?

 
 
15. Tenho dois cavalos no pasto que produto posso meter para as carraças? É uma egua e um poldro que esta a criar ainda, tem de ser um pruduto que nao faça mal ao poldro... Obrigado..
A maior parte das permetrinas têm efeito acaricida. Deve utilizar um produto com licença para aplicação em equinos.

 
 
16. Tenho um ponei que fez feridas no peito ao coçar-se nas arvores devido aos insetos.Gostaria de saber como tratar as feridase com que tipo de remedio? È necessario alguma vacina propria? e se conhece algum repelente para os insectos?
Existem no mercado vários repelentes para insetos.

Em relação ao tratamento da ferida devem ser aplicados os princípios gerais de tratamento de feridas. Assim que o animal parar de se coçar, as feridas cicatrizarão sem problema; no entanto não poderão melhorar enquanto o cavalo se estiver a coçar. O essencial neste caso é eliminar a exposição aos insetos, caso contrário não conseguirá solucionar o problema.
 
 
17. Tenho um poldro, uma égua e uma garrana que apresentam alguns pequenos inchaços no interior das pernas, pescoço e cara, tipo picada de abelha, na frente da cara formou tipo crostas pequeninas, e caiu algum pelo, pensamos que a palha que compramos deveria ter algum tipo de pesticida pois ela está um pouco escura e é palha nova, os altinhos estão a diminuir de volume, mas quero saber com que produto posso lavar os meus cavalos para que voltem a ter o pelo em condições. agradeço uma resposta concisa, não posso chamar um veterinário, neste momento as finanças estão em baixo, algum remedio com alguma ervas para beberem? ou até para os lavar? alguma coisa simples de eu poder fazer. obrigado
A causa das lesões na pele foi provavelmente uma reação alérgica a qualquer substancia cuja identificação poderá não ser fácil.

O tratamento principal nesta fase é tentar evitar o contacto dos animais com esta substancia.

Se as lesões estão a diminuir, o seu aspecto a melhorar e não quer chamar um médico veterinário penso que o melhor que pode fazer é dar tempo ao tempo e aguardar que a pele regenere naturalmente.
 
 
18. O meu cavalo tem um ferimento que ja foi usado todo o tipo de tratamento mas não sara, segundo os criadores é a famosa esponja, qual tratamento poderia surti efeito ja que o ferimento so crescer?
As vulgares "esponjas" são normalmente o nome comum atribuído aos tumores da pele designados na literatura médica por melanomas. Os melanomas podem ser benignos ou malignos e o único tratamento curativo é a remoção cirúrgica da totalidade da lesão.
 
 
19. Tenho um poltro com 5 semanas. Seu pelo está caindo em várias partes do corpo, porém nos lugares onde começou a cair primeiro noto que ja está nascendo. Isso é normal nessa idade?
Sim é normal.
 
 
20. O meu cavalo manga larga está com uns caroços por baixo da calda que é duro e seco. O que é isso?
Pode por favor enviar-me fotos das lesões? para o meu email hcvet@netcabo.pt
 
 
21. Temos égua e poldro, mãe e filho que apresentam alergia porém não se sabe a que, pois já fizemos exames de sangue e biópsia de pele que não acusou nada, o laudo diz que a causa está no ambiente, porém fica muito difícil saber o que tem no ambiente que causa a alergia, consequente coceira e perda de pêlos. Já fizemos todos os tratamentos possíveis e imaginários e a coceira não para. O que fazer ?
De facto estas situações de alergias cutâneas são por vezes muito frustrantes e difíceis de controlar.

No entanto é muito raro não conseguir controlar o prurido com medicação adequada (á base de corticosteroides e /ou anti-histamínicos).

Também é raro no caso de alergias, os testes de alergenos darem resultados negativos. Nesses casos talvez esteja indicado voltar a confirmar o diagnóstico.

Há situações extremas em que a única solução é mudar o animal para um meio-ambiente completamente diferente, o que pode implicar ter de viajar centenas de quilómetros.

 
 
22. Disseram me que ha uma injeçao para dar nos cavalos que dura 6 meses e evita a mordida dos insetos, principalmente moscas.se for verdade gostaria de saber qual é.obg
Não tenho conhecimento disso.
 
 
23. Com quantos meses pode dar banho em um poldro?
Não existe um limite de idade para dar banho a um poldro. No entanto não é costume haver necessidade de dar banho aos poldros; as mães encarregam-se de os manter limpos. Além disso, o cheiro natural do poldro permite à mãe identifica-lo e reconhece-lo como seu filho.

No entanto, se houver necessidade disso, um poldro pode tomar banho desde o momento que nasce. Obviamente, devem ser tomadas as devidas precauções por se tratar de um recém-nascido. Deve ser dada prioridade à ingestão do colostro nas primeiras horas de vida. É tambem muito importante assegurar que o banho não interfere com a relação égua-potro e com o reconhecimento da maternidade.
 
 
24. Meu cavalo e um PSI , magou-se bem perto do olho após o transporte , Teve um corte , lavei bastante , e agora quais remedios ideais e como tapar essa ferida.
O tratamento da lesão depende das estruturas afectadas e do respectivo grau de gravidade. Para tal é fundamental realizar um exame clinico e fazer uma avaliação da lesão.
 
 
25. Tenho um crioulo que esta recebendo alimentacao mas fora da cocheira. E de umas semanas para ca, esta caindo os pelos em volta dos olhos e aparecendo pequenos pontos de ferida gostaria de saber oque eh e e oque passo para retirar isso. obg.
Para poder dar uma opinião sobre a natureza da dermatite descrita teria de examinar o seu cavalo.
 
 
26. Tenho um potro de 1 ano e meio, apareceu umas pintas brancas nas orelhas na parte interna, me falaram que é fungo, estou passando uma loção manipulada, mas não estou vendo resultado eficaz ja tem um mês aproximadamente formula (Iodo metaloide 4g,Iodeto de potassio 2g,Ácido benzóico 0,8g,Ácido salicílico 1gÁlcool 100 ml) tem alguma sugestão, att Márcio
Provavelmente trata-se de Placas Aurais. Placas aurais são lesões da pele presentes na parte interna da orelha, cuja causa está relacionada com uma infeção vírica. Não existe um tratamento especifico para estas lesões, no entanto as lesões são assintomáticas e não afectam os cavalos.
 
 
27. Ouvi falar que ocorre a mudança da cor na pelagem dos eqüinos apos a castração é verdade?
Não, isso não é verdade, a castração não causa qualquer alteração na cor da pelagem.
 
 
28. Vantagens e desvantagens de Coberjões. O meu cavalo luso/arabe tem 21 anos e dorme numa Box numa zona um pouco humida , com janela aberta para o campo. Ele já tem o pelo de Inverno, apesar disto recomenda o uso de coberjões ? só tem vantagens o seu uso ou tambem pode ter desvantagens, por exemplo quanto se tira de manha ? Obrigado
O uso de um coberjão no inverno, faz com que o cavalo cresça um pelo de inverno menos comprido do que o que faria se não tivesse um coberjão. Se o mesmo animal, habituado ao coberjão, for de repente exposto ao frio sem o coberjão, vai sentir mais frio.

 
 
29. O pelo do rabo da minha egua esta caindo o que faço para parar de cair?
Deve pedir a um médico veterinário que examine a sua égua.
 
 
30. Tenho uma égua com uma pequena pisadura nas costa causa pela cela, o que devo fazer para curala?
Os sintomas que nos descreve “uma pisadura na parte das costas” são vagos e inespecíficos.
Pode por favor enviar-nos fotos das lesões para hcvet@netcabo.pt
 
 
31. Tenho uma egua q vai fazer a primeira muda, q tipo de medicamento dou a ela é uma ponei
Não entendi porque razão pretende medicar a sua égua.

 
 
32. Minha égua esta caindo os pelos em algumas partes do corpe e cheio de pelotinhos , isso é sinal de que ?
Isso é sinal de doença de pele. Deve pedir a um médico veterinário que examine a sua égua de modo a averiguar o diagnóstico da doença de pele para depois poder prescrever um tratamento.

 
 
33. Deram me um cavalo mas nao tem registo o que tenho que fazer para poder transporta-lo
Deve obter um documento de identificação do equino, obtido pela FAR (Fundação Alter Real).
 
 
34. Como tratar inchaço no glúteo causado por injeção.
O tratamento depende da natureza do inchaço. Um inchaço causado por uma injecção pode ser devido a uma reação inflamatória ou à formação de um abcesso. O tratamento será diferente consoante o caso.

 
 
35. Tenho uma poldra que há um ano feriu-se gravemente num portão. Espetou um ferro em bico no pescoço. Cicatrizou muito bem, mais do que esperava. No entanto ficou com peladas. gostaria de saber o que posso fazer para estimular o crescimento do pelo na área lesionada.
A cirurgia plástica nos cavalos não costuma ser muito gratificante. Pode enviar-me fotos das peladas para o meu email hcvet@netcabo.pt para eu analisar ?
 
 
36. Um poldro com 2 anos, que tenha uma altura que ronde por volta de 1.57 a 1.60, poderá vir a ser um bom cavalo de desporto? Que tenha boa estrutura? Diga a probabilidade de este ser ou não um cavalo bem estruturado, com uma boa aparência/aspeto, caso seja possivel reponder. Os meus cumprimentos..
Tal como nos atletas humanos a estatura ou altura de um equino não é um condicionante do seu desempenho atlético.

 
 
37. Tenho uma égua 3/4 d emilha de 4 anos e tem cor preta ela está com pelôs grandes e claros já dei vermifogo mas ñ adiantou o que faço, ela come ração(procavalo) e capim é criada no pasto e estou dando junto com a ração glicopan pq ñ está com a musculatura definida como antes, por favor o que devo fazer?
Sugiro que peça a um médico veterinário para examinar a sua +égua de modo a verificar se existe algum problema de saúde.
 
 
38. Dei uma injeção no meu cavalo no pescosso e criou um abcesso,o que posso fazer para diminuir o mesmo?(injeção:animalfortil 10ml.Tem + de 15 dias, não diminuiu e ele ta macando; o medicameto que dei pra melhorar foi ceptiten)
Se de facto criou um abcesso, o mesmo deverá ser drenado.
 
 
39. Eu fiquei sabendo que a Vitamina Monovin A faz bem para o crescimento da crina e bom para a pelagem do cavalo ou é apenas mito?
De facto a Vitamina A é essencial para o crescimento da crina e pêlo. No entanto, as necessidades diárias dos cavalos em vitamina A são pequenas pelo que é muito raro um animal que receba uma ração especialmente formulada para equinos ter deficiência em vitamina A.
 
 
40. Minha égua está com fungos dentro das orelhas e sente dor. Como tratar?
Como sabe que são fungos? Quais testes de diagnóstico foram feitos? Pode enviar fotos das lesões para hcvet@netcabo.pt ?
 
 
41. Gostaria de saber o que é muda dentária, quantas mudas um equino tem ao longo da vida, e de quanto em quanto tempo estas mudas ocorrem.
Os cavalos, tal como os humanos, possuem dentes de leite que surgem logo nos primeiros dias de vida e que depois são substituídos pela dentição definitiva nos primeiros anos de vida, entre os 2 e os 5 anos.
 
 
42. A minha questão não tem a ver com nenhuma das categorias aqui mencionadas, mas se me consguir ilucidar quanto à minha questão, agradeço. Relativamente à cama do cavalo em boxe com chão de cimento, a cama deve ser recolhida durante todo o dia, ficando o cavalo com as ferraduras no cimento?
Na minha opinião, essa prática não é aconselhável. O ideal seria o cavalo ter sempre uma cama limpa, seca e fofa 24 hrs por dia
 
 
43. A crina dos meus cavalos esta caindo. aparece do dia pra noite faltando uma mexa na crina.
O seu cavalo deve ser examinado por um médico veterinário.

 
 
44. Tenho um cavalo branco e o pelo no rabo esta muito amarelo penso que e do chichi dele..como faço pra ficar branco?obrigado
Deve lavar a cauda com um sabão ou champô adequado para o efeito.
 
 
45. Apareceu um inchaço na coroa que caminha pelo casco formando escamas e rachaduras. Que sintoma é esse? È transmissível a outros animais? P.f. indique uma boa literatura sobre o assunto.
Não me parece que seja transmissível. No entanto, de modo a obter um diagnóstico definitivo, deve pedir a um médico veterinário que examine o seu cavalo.

Pode enviar-me fotos da lesão para hcvet@netcabo.pt?
 
 
46. A minha égua fica em pasto livre e ultimamente vem caindo pelo da garupa pequenas manchas sera que é por calsa das chuvas.
É possível que seja por causa disso.
 
 
47. A minha egua apareceu um tipo de caroço no jarrete ele num é duro é firme oq devo fazer
Deve pedir a um médico veterinário que examine a sua égua de modo a avaliar a natureza da lesão e estabelecer um tratamento adequado.
 
 
48. No meu poldro de 18 meses comçaram a aparecer pequenas verrugas esbranquiçadas nos lábios e nas narinas. Consegui tirar uma à mão. Deitou um pouco de sangue , mas desinfectei e passou. O que será? Ele está em estábulo aberto, apenas coberto em parte e come ração , feno e 3 vezes por semana come erva verde no campo. Agradeço alguma sugestão. Obrigado
É possível que se trate de uma infeção vírica (Papilomatose) comum em poldros. Deve pedir a um médico veterinário que examine o animal de modo a confirmar o diagnóstico.

 
 
49. Eu tenho uma égua que esta quebrando as crinas tanto na cola quanto no pescoço.Queria saber o que pode causar isso se é a alimentação ou algum parasita o que pode ser?
Pode ser muita coisa.... as causas mais frequentes são alergias que causam comichão intensa.

 
 
50. Tenho uma egua que vai fazer 1 ano agora final de dezembro..ela ta caindo os pelos do rabo quase nao tem mais,mas ta nascendo novos e do corpo e da crima tbm está caindo o que eu faço?
Deve pedir a um médico veterinário que examine a sua égua de modo a diagnosticar a causa da perda de pêlo.
 
 
51. O meu cavalo com 9 anos de idade de pelagem branca, está a perder muito pêlo. Gostaria de saber se é normal ou se se deve administrar algum produto no pêlo para que não caia tanto. Obrigado!
Você está no hemisfério norte ou sul?

Se estiver no hemisfério sul, é normal nesta altura do ano os cavalos perderem as pelagem de inverno a qual será substituída pela pelagem de verão.
 
 
52. Tenho um cavalo ruço com cerca de treze anos. Há u,as semanas atrás apareceu-lhe uns "quistos" no no osso da cauda e mesmo em cima do rabo. Aquilo tem aumentado e noto que o cavalo tem dores ao fazer as fezes. Acho que cada vez está a piorar. O animal tanto come como não e já esta a deixar de conseguir fazer fezes. O que acha deste assunto doutor? Sera que vou ter de mandar abater o cavalo? Ainda posso tirar criação dele com este problema? Obrigado
Pode por favor enviar-me fotos das lesões para o email hcvet@netcabo.pt para eu analisar?
 
 
53. tenho uma egua manga larga depois que dei banho com shampoo pra cavalo a crina caiu e o rabo tambem e no lugar apareceu tipo de caspas branca.gostari de saber o emedio e o que e essa demartose
Pela descrição dos fatos, parece que o shampoo não deverá ser apropriado para equinos. Em primeiro lugar, deve averiguar qual foi a causa da dermatose e depois instigar um tratamento adequado.
Se a causa da dermatose foi de fato uma reação ao efeito químico do shampoo, o tratamento deverá consistir em anti-inflamatórios e antialérgicos.
 
 
54. A minha potra de 2 anos QM. esta urinando sangue e já não se alimenta bem a três dias mais bebe normal, o veterinario passou soro , cálcio e antitoxico só que não esta resolvendo. O que pode ser?
Pode tratar-se de um problema do trato urinário. Já foram feitas análises à urina e ao sangue?
 
 
55. Apliquei vacina contra raiva na pele do pescoço dos meus cavalos e causou inchaco no dia seguinte,o que devo fazer?
O seu cavalo deve ser examinado por um médico veterinário de modo a obter um diagnóstico sobre os sintomas apresentados. Só depois de ter um diagnóstico será plausível estabelecer planos de tratamento.
 
 
56. Chuva ? Vento ? Fazem mal para os meus cavalos ?
Não.
 
 
57. o meu cavalo esta com um enorme "papo" entre os membros anteriores, e isto apareceu da noite para o dia. esta mesmo enorme e tempo um ar meio "gelatinoso" mas duro ao mesmo tempo. O que poderá ser???
Provavelmente trata-se de um hematoma ou um abcesso.
 
 
58. Pode-se ter cavalo na cidade? que cuidados tenho que ter a mais? posso andar com ele na rua normalmente? deixo em casa ou em estabulo? moro em curitiba
É melhor deixar no estábulo.
 
 
59. Tenho uma egua PSL, que fez um corte profundo na lingua, cerca de 1cm em toda a longitudinal, é possivel a cicatrização ou tenho que a mandar abater, sendo que ela mostra muita dificuldade em comer.
A cicatrizaçao é possível. Sem duvida eu não hesitaria em aguardar umas semanas antes de considerar a eutanásia do animal.
 
 
60. Tenho um poldro com 2 anos e está a campo o ano todo sem abrigo protegendo-se debaixo de algumas árvores de copa larga, após as chuvas este começou a perder pelo na zona do pescoço, e isto propagou-se posteriormente para a face. As zonas sem pelo têm +/- 10cm de tamanho e são de forma irregular, e não abrem ferida. Gostaria que me desse a sua opinião sobre o que será que está na origem deste problema e que produto poderia utilizar para ajudar na sua resolução.
O mais provável é o seu cavalo ter apanhado uma infecção bacteriana ou fúngica. O diagnostico deve ser confirmado através dum exame citologico e cultura.
 
 
61. Meu namorado tem um potro de 1 ano e 4 meses,e uma égua de 2 anos,o potro cortou a parte de dentro do pé com arame farpado e agora depois de algumas semanas curando está se formando uma espécie de bola avermelhada, já a égua desde de quando a compramos percebemos que ela tinha algumas verruguinhas no peito e na parte de dentro da perna depois de algum tempo essas verrugas se abriram e começou a dar bicho,desde de intão essa verruga não se fecha mais,queria saber qual o procedimento para a retirada tanta da verruga quanto dessa bola que vem se formando no pé do potro???
Pode por favor enviar-me fotos das lesões para o meu email, hcvet@netcabo.pt ?
 
 
62. O meu cavalo tem tipo de uma micose nas orelhas é uma mancha branca que provavelmente elesinta dor , pois não deixa tocar nas orelhas, o que eu faço? Obrigado
Pode por favor enviar-me fotos das lesões para o meu email hcvet@netcabo.pt ?
 
 
63. Abcessos gerados por injeções intramusculares, sem que seja feita drenagem, vão desaparecendo? OU a drenagem se faz necessária?
Se o abcesso não for drenado, poderão ocorrer 3 situações:
1. o mais provável é que acabe por arrebentar naturalmente, 2. senão poderá fibrosar e "encaroçar" ou 3. raramente poderá ser absorvido e acabar por desaparecer.
 
 
64. Acabei de comprar uma égua de 3 anos, faz mais ou menos 3 semanas. Ela era égua de pasto, mas agora que comprei ela fica em cocheira, só que, ao escovar, ou simplesmente passar a mão nela o pêlo cai em quantidade excessiva, o que posso fazer para que o pelo pare de cair?
É normal que o pelo caia se a égua mudou de condições ambientais.
 
 
65. TENHO UM CAVALO DE 13 ANOS E SOFREU UMA LEZAO NO PE DIREITO. FOI FEITO O RAIO X E E DETECTOU O LOCAL DA FRATURA. QUANTO TEMPO PARA ESSE ANIMAL VOLTAR A TRABALHAR NORMAL?
Pode por favor enviar-me as radiografias para o meu email hcvet@netcabo.pt
 
 
66. Que nome se dá ao cancro dos equinos? existe cura?
A nomenclatura dos tumores (cancro) nos equinos é identica à das outras especies animais.

Geralmente o nome atribuido aos tumores (cancro) tem a ver com a sua natureza histopatológica, ou seja qual o tipo de celulas, tecido, ou orgão afectado e que deu origem ao tumor.

Tal como nas outras especies animais, incluindo os humanos, a cura do cancro depende em grande parte dum diagnóstico atempado e de um tratamento bem direcionado. Além disso, diferentes tipos de tumores têm prognósticos bastante diferentes.

 
 
67. Apareceu um caroço logo abaixo do ouvido da minha égua gostaria de saber o que pode ser?
Quisto dentígero?
 
 
68. Como prevenir que um cavalo fique com o pêlo de inverno?
São 2 os factores que induzem o crescimento da pelagem de inverno: a diminuição da temperatura ambiente e redução da quantidade de luz solar durante o dia.
 
 
69. Comprei um potro só que algumas semanas atrás deram paulada em um dos olhos dele, com isso o olho murcho, só que a bolinha ta pequena e quando você mente que vai bater a mão no olho, ele pisca. Quero saber se ele está realmente cego e se tem possibilidade da bola crescer de novo ?
Para poder responder à questão que nos coloca teria de examinar o olho do seu cavalo.
 
 
70. Minha egua esta rejeitando sua potra a 3 dias,desde o nascimento, não a deixa mamar, da coice e morde a potra,só a deixa mamar quando estamos perto! Porque a rejeição? podemos fazer algo para que ela aceite a potra?
A rejeição do potro recém-nascido é um fenómeno comportamental que pode ter várias causas.

Causas comuns incluem experiências dolorosas durante o parto, sensibilidade quando se toca o úbere cheio, ou sensibilidade na região inguinal. Algumas éguas, principalmente as primíparas, têm medo do potro recém-nascido. Estas éguas normalmente não lambem tanto os seus potros após o parto e tendem a mostrar mais indiferença em relação ao potro. Em situações extremas a égua pode mesmo matar o seu potro pelo que os criadores devem estar atentos a estes sinais e tomar precauções atempadamente.

O parto de uma égua deve ser vigiado, mas o mais discretamente possível.
Muitas éguas não toleram a intervenção ou mesmo a presença de humanos durante o parto e isso pode interferir com o processo de "inprinting" em que a égua identifica o potro recém-nascido como o seu potro criando fortes laços.

Em casos de rejeição, é indicada a intervenção de profissionais que utilizem técnicas especificas para restabelecer padrões normais de comportamento entre a égua e o potro. O veterinário deverá fazer uma avaliação clínica de modo a identificar alguma possível causa pelo comportamento de rejeição, a qual deverá obviamente ser tratada. Éguas primíparas que nunca experienciaram a sensação de alivio quando o potro mama no úbere cheio, podem beneficiar de uma massagem vagino-cervical que estimula a libertação de oxitocina, que por sua vez estimula o fluxo do leite pela teta. Se a égua apresenta hipersensibilidade na região inguinal, a mesma pode ser dessensibilizada.

Algumas éguas que rejeitam os seus potros após o parto, apresentavam concentrações baixas de progesterona durante a gravidez. Nestes casos a monitorização durante a gravidez e suplementação com progesterona, se indicado, previne a rejeição do potro em gravidezes futuras. A administração de progesterona após o parto tambem pode ter uma ação positiva no metabolismo hormonal.

A administração de acetilpromazina, além de ter um efeito tranquilizante, tambem estimula a libertação de prolactina, que por sua vez estimula a produção de leite. A administração de ocitocina estimula a libertação do leite.

Quando se separa o potro da mãe, por questões de segurança, é importante ter em consideração que o potro recém-nascido tende a mamar várias vezes por hora. A égua deve ser ordenhada com a mesma frequência. Não deve ser impedido o contato visual entre a égua e o potro. O ideal é construir uma manga dentro da box onde o potro tem acesso á teta mas a égua fica contida e impossibilitada de agredir ou rejeitar o potro. Quando o potro mama, a égua deve ser recompensada com ração e festas. Se tenta rejeitar o potro deve ser castigada com um barulho nocivo e remoção da comida. Estes tratamentos têm de ser intensivos pelo que requerem uma grande dedicação por parte do pessoal envolvido. Em casos mais difíceis pode ser necessário aplicar peias para impedir que a égua escouceie o potro. Em casos mais extremos pode ser necessário criar o potro à mão ou tentar uma égua de adoção.
 
 
71. Tenho uma potranca esta completando 1 mes e percebi que ela começou a morder-se em varios locais diferentes até tirar todo o pelo, o que esta acontecendo
A sua potranca está com comichão.
Deve pedir a um medico veterinário para a examinar de modo a determinar a causa do problema.
 
 
72. Vou ter que fazer um tratamento à canela do cavalo com argila, pode-se usar uma pelicula aderente (que se usa na conservacao dos alimentos) ou não convem porque a pele não respira?
Sim, pode usar.
 
 
73. Gostaria de saber quantas vezes o cavalo muda de cor da pelagem e da crina?
É comum alguns poldros mudarem a cor da pelagem por volta dos 6/9 meses quando começa a crescer a pelagem de inverno. Obviamente os cavalos ruços mudam continuamente de cor com tendência a ficarem brancos com o avançar da idade.

 
 
74. Ate quantos litros de soro um cavalo suporta?
A quantidade de fluidos a administrar a um cavalo depende de muitos fatores, nomeadamente do estado de hidratação do animal e do seu estado fisiológico.
Por exemplo um cavalo desidratado e com diarreia necessita de uma quantidade de fluidos bastante superior do que por exemplo um cavalo que receba soro por uma impactação de intestino. A quantidade de soro não deve ser considerada como um valor absoluto mas sim um volume de soro por determinado período de tempo, pois naturalmente é muito diferente dar por exemplo 20 litros de soro numa hora ou 20 litros de soro ao longo de 5 ou mais horas. A quantidade normalmente recomendada para manutenção é de 1 a 2 ml por kg por hora. Ou seja, para um cavalo com 500 kg deve dar-se 500 a 1000 ml por hora o que equivale a um volume de 12 a 24 litros por dia. Note porem que é muito importante monitorizar o cavalo durante o período em que este está a receber soro pois é muito possível que o seu estado fisiológico se altere ao longo desse período e a quantidade de soro tem de ser ajustada.
 
 
75.  Eu queria saber como faço para a coloração do pêlo da minha égua voltar ao normal, pois ela teve uma pisadura na cernelha e logo depois nasceu pelo branco e ela é de pelagem alazã
O pelo cresce branco porque a pele ficou danificada e perdeu a capacidade de produzir pigmento. Infelizmente vai crescer sempre pelo branco nessa região.
 
 
76. 
que nome se dá ao cancro dos equinos? existe cura?

A nomenclatura dos tumores (cancro) nos equinos é identica à das outras especies animais.

Geralmente o nome atribuido aos tumores (cancro) tem a ver com a sua natureza histopatológica, ou seja qual o tipo de celulas, tecido, ou orgão afectado e que deu origem ao tumor.

Tal como nas outras especies animais, incluindo os humanos, a cura do cancro depende em grande parte dum diagnóstico atempado e de um tratamento bem direcionado. Além disso, diferentes tipos de tumores têm prognósticos bastante diferentes.

 
 
77. O linfoma em equinos tem cura? o inchaço do baço é um dos sistemas? e o inchaço do escroto também pode ser um sintoma?
O linfoma é um termo genérico que denota transformação maligna das células linfoides. Em medicina equina é comum utilizar-se o termo linfosarcoma quando a transformação dá origem a tumores sólidos.
Os sinais clinicos e a progressão da doença variam com a região do organismo onde o tumor se desenvolve. Sinais comuns incluem diminuição de apetite, depressão, perda de peso, febre, hipertrofia dos nodulos linfaticos, edema, cólica e diarreia.
Os locais onde o tumor ocorre com mais frequencia são os nodulos linfaticos periféricos ou internos, o baço, figado, rim, intestino, coração,pulmão, nasofaringe, olho, musculo, orgãos reprodutores, sistema nervoso e pele. A forma de linfoma multicentrico ou generalizado é a mais frequente e envolve uma combinação dos nodulos linfaticos internos e periféricos com outros orgãos.
O aumento de volume do baço ocorre com bastante frequencia e representa a ocorrencia de metastases neste orgão.
A forma alimentar de linfoma afecta principalmente cavalos jovens (tipicamente entre os 2 e 5 anos), causa uma deterioração rapida e perda de peso marcada.
A forma pulmonar é comum em cavalos maturos e causa sintomas de doença respiratória.
A forma cutanea é dos tipos de linfoma mais raros, no entanto é facilmente diagnosticada por as lesoes serem prontamente identificadas.

O tratamento do linfoma nos cavalos é dificil e dispendioso. Inclui diversas formas de quimioterapia. Em alguns casos, a qualidade de vida dos pacientes pode ser prolongada com doses imunosupressoras de corticosteroides. No entanto, na maior parte dos pacientes com linfoma a deterioração é rápida e os animais acabam por falecer.
 
 
78. Apareceu feridas superficiais na cauda de meu cavalo, tais como essa http://www.tudosobrecavalos.com/Doencas_Equinas/doencas2.jpg, existe algum tratamento para aliviar a cosseira e curar essa doença? Desde já, agradeço.
Antes de considerar tratamentos será importante estabelecer um disgnóstico sobre a doença de pele.
 
 
79. Tenho uma égua QM com 20 anos e esta prenhe, ela é tradata com ração de 16% proteina e 7 % E.E., e esta com uma erucções na pele que cai o pelo fica uma "bolinas", e ela coça muito, parece até micuim, e tenho outras éguas no local e só ela tem essa reações, o que seria ideal para essas coçeiras?
O importante é obter primeiro um diagnóstico definitivo para depois estabelecer um tratamento apropriado.

 
 
80. Meu amigo faleceu e deixou uma égua Argentina num determinado lugar .Mas a pessoa que estava com a égua não estava cuidando,não dava ração ou seja não cuidava mesmo .Eu sensibilizado com a situação não aguentei e tirei ela de lá .Ela se encontra muito magra ,dá dó de ver gostaria de sua ajuda para tratar corretamente dessa égua , já dei remédio pra verme em pasta, estou tratando com laminado e farelo com sal mineral e capim gordura , gostaria de saber se posso dar algo a mais para ela em vitaminas pois a pele dela está com um tipo de sarna pois ficou muito tempo esposta no campo .quando dou banho essa bolinha que parece uma casquinha que cai forma ferida não entendo muito bem.
O incremento de ração deverá ser gradual e progressivo.
Pode tambem ser importante realizar um exame aos dentes da égua e corrigir as anomalias identificadas.
 
 
81. Fui ver meu cavalo Arabe no pasto Hoje , eles estava com o joelho da mao tipo um esfolado ,mas nao tava sangrando ,ele pode ter tropeçado ? mas ele nao manca ,ta normal ,o que pode ser ?
Sim, pode ter tropeçado.
 
 
82. Tenho uma poltra, está com 11 meses, aparentemente ela tem algum problema nas "cadeiras", pois não se abaixa um pouco para urinar, resultado: se urina toda, nas pernas e acredito eu, a urina dela é muito ácida e ela fica toda ferida, chegando a ficar chaga viva, lavo tudo na traseira dela, passo iodo, melhora por um momento e logo fere tudo novamente. Como posso resolver isso, há alguma doença específica, tratamento...pode ser alguma má formação dela? Preciso muito do seu esclarecimento. Obrigada!,
É possível que a poldra tenha alguma desordem neurológica ou anomalia no trato génito-urinário.
De modo a poder tecer qualquer opinião teria de examinar o animal.
 
 
83. Meu cavalo apareceu com um ferimento leve na pele como se fosse um rasgo o que devo passar antes que as moscas p transforma em bicheira?
Se o ferimento atravessou toda a espessura da pele, a mesma deve ser suturada após uma limpeza adequada.

 
 
84. Tenho um potro de marcha picada com idade de dois anos e seis meses. Me aconselharam a usar liga de proteção. A minha pergunta é: qual a liga adequada que devo usar quando for passear (andar), a liga de trabalho ou a liga de descanso?
Ligaduras de trabalho.
 
 
85. Quanto tempo um cavalo vive,com q frequência ele toma banho e cuidados e medidas deve tomar quem tem um cavalo a e me diga uma ração de boa qualidade pra cavalos obrigado!
Um cavalo em média até aos 25-30 anos.
 
 
86. Tenho um cavalo quarto de milha de uns 7 anos de idade que apresenta um inchaco sob a pele do ventre. O inchaco é de uns 15cm, bem circunscrito levemente mole e bem quente, tem tambem outro na anca direita. ele teve recentemente um forte infestacao por carrapatos, mas esta se alimentando normalmente
Pode por favor enviar-me fotos das lesões para o meu email hcvet@netcabo.pt ?
 
 
87. Tenho uma égua ja de uns 20anos e ela começou a apresentar descamação do pelo nascruses e no lombo tipo queimadura de sela que traamento seria indicado?
Pode por favor enviar-me fotos das lesões para o email hcvet@netcabo.pt ?

 
 
88. Tenho um cavalo quarto de milha de uns 7 anos de idade que apresenta um inchaco sob a pele do ventre. O inchaco é de uns 15cm, bem circunscrito levemente mole e bem quente, tem tambem outro na anca direita. ele teve recentemente um forte infestacao por carrapatos, mas esta se alimentando normalmente
O cavalo tem dor nesses inchaços?
 
 
89. Minha egua criou a 4 dias e eu notei desde o primeiro dia que dois cordoes ,um de cada lado da barriga na parte de baixo se mostrao muito salientes sera que pode ser por causa do leite? Pois, ela é muito boa de leite. O comportamento dela esta normal e ela esta comendo bem sera que é algum problema com esse cordao na barriga dela ? sem mais agradeço e aguardo resposta .
Não me parece que isso seja um problema. Provavelmente trata-se de uma ingurgitação venosa relacionada com o aumento de atividade da glândula mamaria.
 
 
90. A minha egua nao soa muito nem quando eu saio para passear e normal
Não, não é normal. A incapacidade de um equino transpirar é denominada "anidrose" e pode colocar o animal em risco sério de sofrer choque hipertérmico.
 
 
91. O meu cavalo esta com um problema nas duas mãos, nas juntas onde movimenta o casco e esta saido umas feridas e ele manca com dor o que é isso?
Não me é possível responder à questão que nos coloca sem primeira ter ocasião de examinar o seu cavalo.

 
 
92. Tenho um cavalo e o castrei a um ano, mas de ves em quando abre o corte e vaza uma secreção e em alguns dias some, o que pode estar ocorrendo, sabendo que o animal está gordo e ótimo de saúde?
É possível tratar-se de uma funiculite, que consiste na infeção do cordão espermático após a castração.

Em situações agudas o tratamento com um antibiótico adequado poderá ser eficaz. Contudo, sem situações crónicas, o tratamento indicado consiste na remoção cirúrgica do foco infecioso e material necrótico.

 
 
93. Foi aplicado uma injeçao no meu cavalo na regiao do pescosso proximo ao peito e ficou um buraco como se tivesse atrofiado o veterinario falou que pode acontecer com auguns tipos de injeçao isso pode atrapalhar seu desempenhoi ?
Sim, depende das consequências.

 
 
94. O meu filho ganhou um cavalo que tem uns 10 anos, está quase cego de 1 vista. Ele estava com poucos pêlos na região onde coloca a sela, e me indicaram tratar com enchofre. Apliquei o enchofre na pele e coloquei um pouco na ração. Depois disso a região trasseira(em volta do anus) ficou em carne viva. E os pêlos dele na região do corpo estão tipo soltando como se fossem placas. Como não moro perto de onde o cavalo está, ele fica sábado e domingo sem ração. O que faço, coitado estou com muita pena dele, está muito feio. Me ajude, não entendo nada de cavalo e como o meu filho vive "agarrado" nele, estou com medo que seja contagioso.
Deve pedir a um médico veterinário para examinar o seu cavalo, obter um diagnóstico sobre a doença de pele para depois eleger o tratamento mais adequado.

 
 
95. Tenho um cavalo com 22 anos, há cerca de 1 ano apareceu na zona do anus, o que se costuma dizer "esponjas". Elas tem crescido muito lentamente. Sei de casos em que há muitos deste tumores internamente. Gostaria de saber se há tratamento e como posso saber se o meu cavalo tem muitas destas "esponjas" internamente" há alguns sintomas que se possa verificar ou só atraves de RX/TAC?. obrigado
É difícil saber se o cavalo tem melanomas internamente. Por vezes estes
podem ser palpados transrectalmente. O diagnóstico tambem pode ser feito por
laparoscopia ou laparotomia ou endoscopia torácica. Um TAC tambem seria
diagnóstico no entanto esta modalidade de imagem ainda está pouco
desenvolvida para utilização nas cavidades corporais dos equinos.

O único tratamento viável é a remoção cirúrgica.
 
 
96. Tenho uma egua que xeguei o macho no 24 de maio como poxo saber se esta prenha?ela ta mais forte mas n sei se e por na trabalhar desde que foi coberta
Deve ser feito um diagnóstico de gestação à sua égua.

O diagnóstico de gestação nas éguas deve ser realizado por um médico veterinário. O exame por ecografia permite realizar um diagnóstico de gestação a partir dos 14 dias após a data da ovulação.

Sem ecografia, o exame por palpação rectal, é menos sensivel, mas dependendo da experiência do operador permite tambem diagnosticar a gestação. Nestes casos, quanto maior a idade do embrião mais fácil se torna a sua deteção; contudo, a deteção de gestações gemelares (presença de gémeos) é mais difícil podendo passar despercebida.

 
 
97. Tenho um cavalo de 2 anos e meio e ainda nao desceu seu grao e normal?
Não é normal. Trata-se de um criptorquideo.
 
 
98. Tenho um cavalo de 4 anos e quando ele começa a marchar ele levanta o rabo e deixa ele de lado e quando esta de passo nao faz isso.Ele pode estar sentindo alguma dor ao marchar?
Penso que se o cavalo sentisse dor, demonstraria outros sintomas além do levantar a cauda.

No entanto, se a duvida persistir pode consultar o seu médico veterinário para realizar um teste com anti-inflamatórios.

 
 
99. Cavalos tem diabetes? que exame é feito pra saber?dificuldade em cicatrizar ferimentos pode ser que tipo de patologia
O diabetes nos cavalos está intimamente associado ao síndrome de cushings, hiperinsulinemia ou ao síndrome metabólico equino.

O diagnóstico é feito através de análises à urina e ao sangue. Nomeadamente glicemia, níveis de ACTH, insulina e teste de supressão com dexametasona.
 
 
100. Tenho uma potra de um mês e gostaria de saber se posso fazer o controle de carrapatos com os carrapaticidas disponíveis no mercado? Se não qual a melhor solução?
Tem de usar um produto compatível com a idade do animal e na dosagem recomendada para o respectivo peso.
 
 
101. O meu cavalo esta com uma pisadura nas costas.
Provavelmente foi utilizado um arreio inadequado para o animal em questão.
 
 
102. Tenho um potro de 15 dias ele esta pelando caindo o pelo ficando no coro mesmo e ele fica solto no campo e junto tem um bezerro comm o mesma coisa sera por causa de carrapato apliquei hj tanidil e oleo mineiral ,quanto tempo posso banhar o potro contra carrapatos ..desde ja muito obrigado
Não me e possível determinar a causa da doença de pele sem examinar o seu animal e efetuar os testes diagnósticos necessários.

O facto de o problema existir nos dois animais que coabitam sugere que se possa tratar de uma causa ambiental ou de uma doença contagiosa.
 
 
103. Tenho um potro de 15dias ele esta pelando caindo o pelo ficando no coro mesmo e ele fica solto no campo e junto tem um bezerro comm o mesma coisa sera por causa de carrapato apliquei hj tanidil e oleo mineiral ,quanto tempo posso banhar o potro contra carrapatos ..desde ja muito obrigado
Não me e possível determinar a causa da doença de pele sem examinar o seu animal e efetuar os testes diagnósticos necessários.

O facto de o problema existir nos dois animais que coabitam sugere que se possa tratar de uma causa ambiental ou de uma doença contagiosa.

 
 
104. Boa Tarde Doutor o meu cavalo roça a crina e o rabo! Já tivemos de lhe cortar a crina e o rabo ja tá a sair o pelo e a fazer ferida.Ele desparasitado já foi, falaram me em banhos de sabao rosa, oléo queimado e petroleo. Acha que resulta~? Cumprimentos
Antes de pensar em tratamentos deverá ponderar sobre o diagnóstico da doença.

A cause mais frequente de prurido na região da cauda e crineira é a alergia á picada do mosquito Cullicoides.

Poderá encontrar mais informação no seguinte artigo:
http://www.equisport.pt/pt/artigos/veterinaria/dermatite-estival-reincidente
 
 
105. Tenho uma egua que o anus dela esta estufado para fora; sendo q ela deu cria a cerca de 1 mes; o q pode ser e se tem algo a ver com o parto dela?
Será um prolapso do recto? Pode por favor enviar-me fotos da lesão para o meu email hcvet@netcabo.pt ?
 
 
106. Tenho uma potra que vive se coçando. O cauda do rabo está pelada e a crina sempre com muitas falhas. Dei remédio de verme, e passei vários remédios e soluções caseiras e nada até agora não tive sucesso. O que pode ser isso?
Pode ser alergia á picada dos mosquitos.
 
 
107. Como curar fungos branco na orelha do cavalo?obrigado
Provavelmente refere-se a Placas Aurais. Trata-se de lesões da pele presentes na parte interna da orelha, cuja causa está relacionada com uma infeção vírica. Não existe um tratamento especifico para estas lesões, no entanto as lesões são assintomáticas e não afetam os cavalos. Estudos recentes sugerem que tratamentos com medicamentos estimuladores do sistema imunitário possam contribuir para a regressão destas lesões. Em alguns casos, esfregar vigorosamente com uma solução de tintura de iodo tambem pode causar melhorias no aspeto das lesões.
 
 
108. Tenho um potro de 2 anos, ele pulou a cerca por causa de uma egua e machucou a virilia comecei a passar pomada no primeiro dia pois nao tinha nenhum corte muito fundo, no segundo dia verifiquei que deu bicheira na virilha dei anti tetanica e estou tratando o ferimento com spray prata mas o prepucio dele esta muito inchado, o pode estar acontecendo? sera que o inchaço e por causa da bicheira da virilia? pois verifiquei e aparentemente por fara do prepucio nao tem nenhum machucado.. o que devo fazer?
Deve pedir a um médico veterinário para testar a égua para a presença de herpes vírus equino e para avaliar o aparelho reprodutor da égua de modo a determinar se está em condições de iniciar uma nova gestação.
 
 
109. Qual o tratamento total mais eficaz para arestins? lavar ou nao e com algum produto especifico vet? tirar ou nao as crostas?aplicar Keratex depois de seco?
O tratamento depende do estado das lesões, extensão e estruturas afectadas.

Regra geral, eu sou apologista da lavagem com um champô à base de povidona iodada ou clorexidina, tentando remover todas as crostas que se desprendem depois de amolecidas. O fundamental é manter a pele bem seca e num ambiente seco e limpo. Considero tambem importante remover todo o pelo á volta das lesões de modo a promover a secagem da pele.
 
 
110. Como crescer a crina?
A crina dos cavalos cresce de um modo contínuo desde que o animal se encontre saudável e receba uma dieta equilibrada e adequada. Os principais nutrientes que contribuem para o crescimento das crinas são a biotina e a metionina. Estes nutrientes encontram-se nas quantidades necessarias na grande maioria das rações para equinos.
 
 
111. Tenho um cavalo com cinco anos ruço escuro,sem esponjas,muito bem tratado,esta desparasitado , tem uma boxe enorme mas sempre limpa,cama feita de palha, mesmo assim com estas condiçoes todas,este ano apareçeu-lhe pelo corpo todo muitos caroços parecendo picadelas de mosquardo que temam em nao desaparecer.dei-lhe 10 ml de vetacorte e limpou tudo mas passado 2 dias estava igual,chamei 2 veterinarios mas nenhum deles descobriu o que era .Sera que me pode ajudar obrigado.
De modo a poder ajuda-lo teria de examinar o seu cavalo e realizar vários testes de diagnóstico para tentar arranjar uma solução para o problema.
 
 
112. Pequenas lesões nos pelos ,coceiras que formam pequenas feridas.
Agradecia que fosse mais explicito ao formular a sua questão pois de facto não compreendi o conteudo da mesma.
 
 
113. O meu cavalo perde o cabelo da cauda, qual o medicamento indicado
Aconselho a que peça a um médico veterinário que examine a sua égua para determinar qual a natureza das lesões cutaneas.
 
 
114. Tenho uma egua sela francês de 5 cinco anos. Há cerca de 2 meses foi toda tosquiada, usando, noentaonto cobrejões. recentemente reparei que no local onde se coloca o arrreio tem umas pequenas borbulhas por baixo da pele. para alem disto tambem apresenta umas regioes relativamente pequenas sem pelo num dos lado da barriga. gostaria que me esclarecesseesta situação.
Aconselho a que peça a um médico veterinário que examine a sua égua para determinar qual a natureza das lesões cutaneas.
 
 
115. Tenho uma eua pampa de tordilha (está branca) de mais de 20 anos ela esta prenha vai parir em março de 2010 estava bonita sempre a pasto só que agora á uma semana aqui choveu muito e quando fui lá ve-la fiquei muito triste pois ela esta com o pescoço em abos os lados, na frente da cabeça e no focinho e por baixo da boca cheia de crostas rosadas tem alguns lugares que esta até sangrando e muita mosca e mosquitos em cima das lesões. Isto tudo aconteceu numa sema com muita chuva gostaria de saber se o motivo foi a chuva em excesso. Qual seria o medicamento a ser utilizado para sanar as lesões.
É muito pouco provavel que a causa da dermatite descrita tenha sido a chuva forte que ocorreu. Aconselho-o a recorrer aos serviços de um médico veterinário com experiencia em equinos para que este examine a sua égua e obtenha um diagnóstico e prescreva o respectivo tratamento.
 
 
116. Tenho uma égua de 04 anos que tem apresentado umas falhas no pelo na face parece uma alergia ao capim. Na pastagem existem umas áreas de braquiária e tanzânia, o complemento é feito com capim e cana de açucar. Pode ser uma alergia a estes capins
Sim, pode ser uma alergia.
 
 
117. Tenho um PSL inteiro com 14 anos, descobri na Zona do pescoço por baixo da crina,existe uma zona que perdeu alguma crina, o que poderá ser e o que posso fazer para resolver esta situação.
Esta rubrica visa esclarecer os leitores do EQUISPORT sobre questões do foro médico veterinário. Não se pretender aqui efectuar diagnósticos e muito menos prescrever tratamentos. Para responder à sua questão sugiro que recorra ao seu médico-veterinário assistente, o qual deverá examinar o cavalo para obter um diagnóstico.

Por favor não hesite em voltar a entrar em contacto connosco se tiver mais alguma questão.
 
 
118. Tenho uma poldra de dois anos, e há cerca de dois meses apareceu-lhe perto do chanfro uma espécie de ferida cutanea que liberta um liquido amarelo, tipo pus, e forma uma crosta... será que me podia dizer do que se pode tratar? o que é que posso fazer?
Esta rubrica visa esclarecer os leitores do EQUISPORT sobre questões do foro médico veterinário. Não se pretender aqui efectuar diagnósticos e muito menos prescrever tratamentos. Para responder à sua questão sugiro que recorra ao seu médico-veterinário assistente, o qual deverá examinar o
cavalo para obter um diagnóstico.
 
 
119. Tenho um egua de cor tordilha, com nove anos, cada vez que e montada, por vezes para e coça o lado direito e esquerdo da face, mais junto aos labios, nas patas da frente, sera que é alguma alergia ao bridão ou algo parecido.
É possivel que se trate de uma alergia. De modo a confirmar, deve pedir a um médico veterinário que examine a égua.
 
 
120. qual o medicamento mais indicado para a podridão das ranilhas?e qual o procedimento q se dev usar para essa medicação?
A podridão das ranilhas é causada por uma má higiene ambiental,
principalmente das camas e dos solos.

O tratamento consiste em corrigir a higiene ambiental e desbridar as porções
da ranilha afectadas. A aplicação de um desinfectante ajuda durante o
processo de cicatrização. Pode encontrar um desinfectante adequado no
seguinte site: http://www.equisport.pt/gca/index.php?id=726
 
 
121. Tenho um cavalo inteiro com 9 anos que tem um "gato" (Acumulação de Gordura?) na zona da crineira, gostava de saber se existe solução para este problema. Obrigado pela atenção.
Existe um tratamento cirúrgico que consiste na remoção da gordura exessiva.
 
 
122. Tenho uma egua de 12 anos que possui uma alergia parecida com micuim que se forma em todo o corpo menos no lombo, aparecendo com mais freqüência no verão. Forma uma espécie de pequenas silencias duras que de tanto o animal se coçar viram feridas e cai o pelo.J á banhei com piretróide, neguvon e apliquei vermífugo de diversos princípios atcivos .
Sugiro que peça a um médico veterinário com expreriencia em equinos que examine a sua égua de modo a diagnosticar a doença de pele e instituir um tratamento adequado.
 
 
123. A minha égua rachou a cabeça, após 2 dis o veterinário optou por coze-la e também recorreu a agrafos cirurgicos. quaanto tempo pode ter de andar com os pontos?!
Normalmente as suturas são removidas após 10 a 15 dias. Contudo a pessoa mais indicada para resolver à sua questão será o médico veterinário que efectuou a cirurgia.
 
 
124. Gostaria de saber um pouco mais sobre pisaduras de cernelha: causas, aspectos do ferimento , procedimentos e como evitar. E adoraria receber sugestões de livros p consulta desse problema.
As pisaduras da cernelha são causadas pela pressão exercida por uma sela mal ajustada ao cavalo em questão.De facto é muito importante que uma sela se adapte bem à conformação do dorso e garrote do cavalo de modo a não o ferir. Esta é a unica forma de evitar o problema.
 
 
125. Tenho um mangalarga preto e os pelos dele estão altos e meio avermelhados parece um urso o que faço ?
A primeira questão que se coloca é se existe alguma doença de pele ou não. Para tal pode ser necessário realizar algumas análises, tanto no sangue como directamente à pele. Sugiro que entre em contacto com um médico veterinário para realizar esses testes.
 
 
126. Tenho uma equa que está no pasto. Ela apareceu com pontos brancos na cara, acho que por causa do capim, sá que agora a cara dela esta com varias partes sem pêlo e falhas. Coça-se muito, sera que é por causa do capim ou é sarna?
Descreve uma situação de prurido (comichão) e alopécia (falta de pelo) na face da sua égua. De facto estes sintomas são muito vagos e caracteristicos de muitas dermatites de diferente etiologia.

É possivel que seja um caso de sarna ou alergia alimentar conforme suspeita.
Contudo é possivel que seja tambem outra coisa qualquer.O diagnóstico nem sempre é facil.

Para confirmar o diagnóstico de sarna seria necessário fazer uma raspagem de pele e avaliar a mesma ao microscópio para identificação dos parasitas. A alergia alimentar é mais dificil de comprovar, contudo, se suspeita de algum produto especifico, a eliminação desse produto da dieta associada à resolução dos sinais clínicos, seria sugestiva de que esse produto provavelmente era a causa da reacção alérgica.
 
 
127. Tenho dois cavalos um com 9 outro com 26 anos, há cer de três anos ambos desenvolver o que eu pensava ser numa fase inicial sarna mas com o passar do tempo e com inumeros tratamentos feitos inclusive tratamentos direccionados para tratar a sarna o problema não desaparece no inverno melhoram bastante mas quando chegam estas alturas de maior calor as crostas na crina ao longo do dorso patas e rabo que lhes provocam imensa comichão.já não sei o que fazer alguma ideia do que puderei fazer?
É possivel que se trate de dermatite estival. Pode obter mais informações sobre esta doença no seguinte link:
http://www.equisport.pt/gca/index.php?id=121

Sugiro que peça a um médico veterinário com experiência em equinos para examinar o seu cavalo de modo a obter um diagnóstico.
 
 
128. Meu cavalo tem uma marca branca na cara inteira, mas perto do focinho essa marca branca ficou rosada, parecido com pele humana, o que pode ser e como tratar, Muito obrigado.
Muito provavelmente trata-se de “vitiligo”. “Vitiligo” consiste na despigmentação da pele branca. È uma doença sem causa aparente e para a qual não existe tratamento. Contudo, a condição é asintomática e não causa qualquer incomodo ao cavalo.
 
 
129. Tenho uma égua que sofreu muito com o Verão e com a escasses do pasto. Tem uma mancha branca em cima do labio superior entre as narinas, feriu e descascou ficando exposto o que dificulta a alimentaçao, ainda esta amamentando seu poldro. Que medicamento devo usar??
É possivel que a lesão no lábio se trate de uma queimadura por excesso de luz solar. Por vezes esta situação está associada a doença hepática. Por esta razão recomenda-se avaliar as enzimas hepáticas de modo a confirmar o diagnóstico.
 
 
130. O meu cavalo cortou-se e criou uma carne esponjosa para fora da pele. O que eu posso fazer neste caso?
Para responder à sua questão teria de examinar o seu animal.
 
 
131. Minha egua esta com fungo, gostaria de saber como posso tratar e se tem um remedio que vocês possam passar para que eu aplique. Ela se cossa muito na parte da frente (peito) e esta ficando ferida
Sugiro que pergunte ao médico veterinário que diagnosticou o fungo qual o tratamento mais adequado para o fungo em questão.
 
 
132. Na terça feira ao tentármos apanhar a minha poldra de 3 anos para a fechar ela saltou á cerca e cortou-se no arame farpado tem uma ferida aberta na zona do peito e está um pouco cocha, acha que poderá ser grave?
Não me é possivel dar uma opinião sobre a lesão e claudicação do seu cavalo sem primeiro o ter examinado.

 
 
133. estou interessada em comprar uma egua ja tem uma certa idade mas esta com bom corpo mas tem umas peladas muito grandes em certas zonas do corpo, o que podera ser? gostava de ter uma resposta rapida para nao ser enganada.
Para poder determinar a natureza das peladas na égua que pretende comprar teria de examinar a mesma. Neste caso sugeria inclusivamente que fosse feito um exame clinico completo baseado no molde do exame antes do acto de compra.

Poderá encontrar mais informação na seguinte pagina:
http://www.hcvet.eu/page.asp?node=17&sec=O_Exame_antes_da_compra
 
 
134. Tenho duas potras,uma com 14 meses e outra com 04meses, ambas apareceram com feridas no labio semelhante a uma herpes hemana. ambas tem o labio negro e as feridas são redondas e de cor rosada to tamanho de uma moeda de 1 centavo. o que é isso e com trato. obrigado,
Para poder responder à sua questão teria de examinar as duas poldras, o que neste caso é impossível, visto residir no Brasil.
 
 
135. Tenho um cavalo anglo-árabe que têm muita comichão, ele coça-se em tudo o que encontra e chega mesmo a arrancar pelo. o que poderei fazer?




Deve pedir a um médico veterinário que examine o seu cavalo de modo a obter um diagnóstico sobre a causa da comichão e depois tratar adequadamente.
 
 
136. Comprei há pouco tempo um cavalo branco com 14anos. Reparei que tem dentro das orelhas umas 'placas' (não sei bem como lhe chamar, mas de facto parecem umas placas) brancas de forma redonda. Ele não mostra sinais de incómodo (comichão ou dor), mas receio que seja algum tipo de fungo e que possa piorar e eventualmente afectar o ouvido. Pode por favor aconselhar-me. Muito obrigada pela atenção dispensada. Helena
As lesões descritas são típicas de “placas aurais”. Placas aurais são umas pequenas acumulações de cor clara frequentemente encontradas no interior das orelhas. A sua causa não está confirmada, mas suspeita-se que estejam associadas a uma infecção vírica, transmitida por moscas. Quando a placa cinzenta ou esbranquiçada é removida, a pele da orelha aparece com uma coloração rosada, no entanto as placas tendem a reaparecer. Não existe nenhum tratamento eficaz, contudo estas lesões são asintomáticas e não interferem com o bem estar dos animais.
 
 
137. O meu cavalo rossa constantemente a raiz da rabada na porta da box.O que devo fazer para evitar esta situação uma vez que já tem o pelo todo partido e já criou ferida. Tambem gostaria que me informasse se posso aplicar um medicamento que utilizo nas micoses dos cães e dos gatos cá da casa , que se chama TROSYD 1% Tioconazol (em pó uso externo). Sem mais de momento,agradecido pela sua ajuda; Diogo Marques
As micoses no cavalo não costumam causar prurido na zona da cauda, pelo que é pouco provável que esse produto cause resolução dos sintomas. Recomendo que o cavalo seja examinado por um médico veterinário de modo a obter um diagnóstico e propor um tratamento adequado.
 
 
138. Tenho uma égua de saltos de obstáculos de aproximadamente 11 anos de idade. Sem motivo aparente, apareceu-lhe na cavidade entre o casco e o boleto 2 fridas, em ambas as patas posteriores, exactamente no mesmo local. Embora as fridas sejam ligeiras, gostaria de saber se tenho alguma razão para tomar o assunto com mais seriedade. Com os melhores cumprimentos, aguardo a sua resposta.
É possível que se trate de ARESTINS. Poderá encontrar mais informações sobre ARESTINS na seguinte página: http://www.equisport.pt/gca/index.php?id=126 Por favor não hesite em voltar a contactar-nos se persistir alguma dúvida.
 
 
139. Um equino apresenta um tipo de abcesso na parte da nuca,parte superior do pescoço, já próximo ao pavilhão auricular, com aproximadamente um palmo de comprimento, sendo que foi feita uma ruptura desse e notou-se a presença de um exsudato purulento, que fica escorrendo constantemente... quais seriam as possíveis doenças que poderiam estar causando estes sintomas????
Perante um abcesso na região superior do pescoço ou região caudal da cabeça deve sempre ser considerada a possibilidade de gurma (ver artigo: http://www.equisport.pt/gca/index.php?id=347). Nestes casos deve ser feito um exame às bolsas guturais por endoscopia. Abcessos na raiz dos dentes molares também podem resultar em inchaços nessa região. Um “quisto dentígero” é caracterizado por um inchaço junto à base da orelha com uma abertura (fístula) que drena um exsudado mucóide acinzentado. Estes quistos formam-se durante o desenvolvimento embrionário mas muitas vezes só são diagnosticados no animal adulto. Alem das três condições especificas mencionadas no parágrafo anterior, qualquer abcesso pode ter uma causa não-específica podendo ter origem por via hematógena (ie: infecção pela via sanguínea) ou por reacção de corpo estranho.
 
 
140. Tenho um cavalo que tem um pequeno papo duro no dorso, do lado direito. não é muito alto, mas tem cerca de 1,5cm de diametro. apresenta isso à cerca de 2 meses, mas não se queixa de nada, podemos carregar em cima, mexer ele não tem qualquer reação de dor ou incomodo. O que poderá ser? estavamos a pensar que seria uma picada de mosca, mas como ainda nao desapareceu, poderá ser outra coisa?
Algumas das causas mais prováveis incluem um granuloma colagenolítico, melanoma, sarcoide, quisto sebáceo, quisto dermóide. O diagnóstico definitivo requer testes complementares como um aspirado celular ou mesmo uma biopsia.
 
 
141. Gostaria de saber se existem tratamentos eficazes para melanomas (esponjas)em cavalos, nomeadamente quando eles incidem sobre a cauda/anus e que medidas podem ser tomadas para impedir o seu desenvolvimento. Obrigada
Os tratamentos descritos para melanomas incluem a remoção cirúrgica e/ou tratamento médico com cimetidina. A remoção cirúrgica está associada a uma elevada taxa de reincidência e o tratamento com cimetidina tem apresentado resultados variados. As recomendações correntes são que se faca um tratamento com cimetidina após a remoção cirúrgica do(s) tumore(s). A causa dos melanomas permanece desconhecida pelo que não existem medidas de prevenção.
 
 
142. Gostaria de saber se é normal uma égua de 4 anos ter uma falha de pelo na barriga, na parte de baixo mesmo do meio, onde o pelo deveria juntar todo. A falha tem cerca de 6 cm de comprimento e 1 cm de largura, um pouco mais de 1cm no centro da falha. Obrigado
não, não é normal o tipo de “pelada” que descreve. Talvez queira enviar-me algumas fotos bem como uma história clínica incluindo como apareceram os sintomas e se já foi efectuado algum tratamento.
 
 
143. Tenho uma égua ruça, disseram-me que os cavalos brancos tem tendencia a ter problemas de pele grave (equivalentes a cancro de pele nos humanos) que vulgarmente chamam esponjas. O que posso fazer para evitar? e como se manifesta de forma a eu poder identificar? Obrigado
De facto, os cavalos brancos e ruços têm uma maior tendência a desenvolver melanomas. Estes tumores são denominados na gíria como “esponjas”. Os melanomas são tumores invasivos e podem metastizar através da circulação sanguínea ou linfática até aos linfonodos regionais, intestinos, pulmões, fígado, baço, rins, cérebro, ossos, coração, etc. No entanto a localização primária deste tipo de tumor é na pele, sendo encontrado mais frequentemente na região do períneo, genitais, base da cauda, orelhas, pestanas, pescoço e membros. Têm uma aparência nodular ou multilocular podendo ter uma superfície lisa de cor preta ou cinzenta ou apresentar uma superfície ulcerada. Não está identificada nenhuma causa nem nenhum factor predisponente a este tipo de tumor a não ser a cor da pelagem do cavalo. Ao contrário do cancro da pele nos humanos, não há qualquer evidência que sugira que a exposição solar possa levar à ocorrência de melanomas. Por esta razão nada se pode fazer para evitar a sua ocorrência. Recentemente, um estudo revelou que 80% dos cavalos ruços com mais de 15 anos tinham presença de melanoma. Uma vez presentes, os melanomas são difíceis de tratar. No entanto, nem sempre é necessário tratar este tipo de tumores. A decisão depende essencialmente da apresentação e sintomatologia clínica. Métodos de tratamento incluem a excisão ou remoção cirúrgica; imunoterapia e medicamentos anti-cancerígenos.
 
 
144. Mais uma questão... Com alguma frequência surgem arestins nas quartelas do meu cavalo, que vou controlando com betadine e pondo fucidine nos casos mais persistentes. As lesões desaparecem, mas voltam a surgir com muita frequência e há poucos dias, quando manuseava as patas do cavalo na zona de pelo imediatamente acima do casco, reparei que tem imensas crostas de vários tamanhos escondidas no meio da pelagem e em todas as patas e que só se sentem por palpação, será que também são arestins?... ou poderá ser outra coisa? Poderá ser alguma alergia? Pois já notei melhoras nas quartelas sempre que estou algum tempo sem montar em picadeiro coberto e o cavalo só há cerca de 6 meses começou a montar em interior, antes era sempre em exterior.
É possível que as lesões descritas na pele acima do casco sejam arestins. Antes de chamar um Médico Veterinário para examinar o seu cavalo, vale a pena tentar o mesmo tipo de tratamento aplicado nas quartelas. Refiro o leitor para o artigo sobre ARESTINS publicado na revista EQUISPORT de Novembro de 2002, realçando a importância de tosquiar ou rapar o pêlo na área das lesões mantendo a pele vigorosamente seca antes e depois de aplicar o tratamento. Se as lesões não desaparecerem após a aplicação do tratamento sintomático o leitor é aconselhado a recorrer aos serviços de um Médico Veterinário com experiência em equinos de modo a obter um diagnóstico e estipular um tratamento adequado.
 
 
145. Ha cerca de dois meses o meu cavalo mostrou sintomas de ranilha podre num dos cascos, que foi tratada através de limpeza e introdução de compressas com iodo. Apesar do casco parecer mais seco em termos da inflamação, o aspecto geral não é normal e a ranilha está muito deformada e apresenta muitas fissuras e aberturas na zona em que o casco liga com a pata atrás. Gostava de saber se a limpeza é um tratamento suficiente, ou será que não está a resultar e devo optar por outro tipo de solução? O cavalo tem os cascos limpos todos os dias e camas de boa qualidade, todos os outros cascos estão bons.
Os sintomas descritos são consistentes com um caso de podridão da ranilha. Podridão da ranilha pode afectar apenas um, ou vários, cascos no mesmo cavalo e surge com variadíssimos graus de severidade. Casos extremos, que se tornam crónicos, podem conduzir a claudicação e também a deformação do casco com enfraquecimento da parede córnea do casco. Independentemente dos produtos aplicados na ranilha podre, a componente fundamental do tratamento consiste na remoção de todo o tecido afectado e apodrecido. Isto deverá ser feito por um Médico Veterinário ou um ferrador.
 
 
146. Que posso fazer quando depois de trabalhar a égua ela fica com a pela da barriga, junto das patas, onde passa a cilha, um pouco "assada" e flácida? que posso fazer para prevenir e/ou curar? obg pela atenção
Perante a situação descrita, uma causa possível para o problema de pele será o uso incorrecto da cilha. É possível que a cilha esteja demasiado apertada, ou que o tipo ou material da cilha seja inadequado para o cavalo em questão. Por resta razão é aconselhável experimentar o uso de cilhas diferentes, tanto a nível de formato como de material. Em qualquer dos casos, deve primeiro, no entanto, suprimir o uso da cilha enquanto as lesões da pele não estiverem completamente cicatrizadas. Só quando a pele estiver normalizada deverá voltar a aplicar uma cilha. Se o simples facto de deixar de aplicar a cilha não causar melhorias nas lesões da pele então é aconselhável chamar um médico veterinário para investigar o problema e instituir um tratamento adequado.
 
 
147. No Verão, os cavalos são lavados muito mais que o habitual, pois ficam suados depois de cada sessão de trabalho. Notei que tanto o pelo como os cascos se apresentam mais secos que o habitual. Que cuidados especiais se devem ter neste casos de maneira a manter a saúde do pelo e dos cascos?
Deve procurar utilizar um champô com amaciador, especialmente formulado para cavalos bem como uma untura para os cascos. Alem disso, se o cavalo transpira bastante durante o exercício físico, a ração deve ser suplementada com electrólitos, sais minerais e vitaminas.
 
 
148. O que se deve fazer quando aparece esponja num cavalo?
Deve consultar um medico veterinário para que este examine o seu cavalo e o possa aconselhar sobre as várias opções a tomar. Poderá encontrar mais informações na seguinte página: http://www.equisport.pt/gca/index.php?id=129
 
 
149. Apareceu uma ferida por cima do casco numa mao e um pouco mais acima na outra e penso que é o inicio das chamadas "feridas de verão" qual a melhor forma de tartar?
As chamadas “feridas de verão” não são mais do que a complicação no processo de cicatrização de qualquer ferida, devido à contaminação ou infestação de larvas de mosca. Ou seja, as feridas de verão não aparecem só porque é verão. Primeiro é preciso que ocorra uma ferida; só depois, se houver complicações na sua cicatrização devido a larvas de moscas, é que se pode suspeitar que se está perante um caso de uma “ferida de verão”. Estas larvas não são visíveis a olho nu, pelo que o diagnóstico é obtido através da história e sinais clínicos, podendo ser confirmado por histopatologia. O tratamento destas feridas consiste, além das medidas gerais de tratamento de qualquer ferida, na eliminação das larvas de mosca da ferida. Como prevenção, qualquer ferimento deve ser tratado prontamente, evitando a contaminação com moscas. O médico veterinário é a pessoa mais indicada para aconselhar sobre o tratamento de cada ferida específica.
 
 
150. O meu cavalo de 6 anos tem uma pele bastante sensivel ficando inúmeras vezes com peladas e alergias à cama, para além disso tem pouco pelo e este é bastante fino. Gostaria de saber se existe algum produto ou alimento que diminua o risco de alergias, fortaleça o pelo e/ou o faça crescer. Obrigada
Não tenho conhecimento de nenhum produto especifico. Contudo, por vezes, suplemetar a ração com um complexo multivitamínico e de sais minerias, ácidos gordos omega e/ou um óleo vegetal, pode melhorar o aspecto da pelagem.
 
 
151. Tenho um cavalo com 5 anos que desde 3-4 meses de idade, tem um incómodo na zona da soldra. Está "constantmente" a morder-se naquela zona, por vezes está tão incomodado, que joga uma parelha de coices e relincha. Desparasito 4 vezes por ano, alternando entre o Eqvalan, o Eqvalan duo e o Equimax. Já foi visto por 3 veterinários diferentes que não diagnosticaram nada, sendo que só se vê a ferida que se inflige a ele próprio. Será parasita ou alergia? Já mudei o tipo de ração 3 vezes e até o tive num prado sem dar ração durante alguns meses para despistar alergias à algo na ração, nada mudou. Os sinais são independentes da época do ano. Obrigado pela atenção.
De facto é muito possivel que se trate de uma alergia. Contudo, penso que o melhor será você recorrer aos serviços de um médico veterinário com experiência em dermatologia de equinos para que seja apurado o diagnóstico pois só assim fará sentido estabelecer um plano de tratamento.
 
 
152. O meu cavalo é ruço e possui uma série de melanomas pelo corpo. Á cerca de dois meses,um desses melanomas localizado no pescoço rebentou, deitando um líquido malcheiroso, preto, mas que entretanto consegui desinfectar e estagnar.À cerca de um mês apareceu um inchaço no peito esquerdo do cavalo que ao carregar e mexer o cavalo não se queixa.Np entanto, começou a claudicar do mesmo lado. Estará relacionado com o melanoma? O que hei-de fazer?
É possivel que exista uma relação entre a claudicação e o melanoma. Por outro lado, tambem é possivel que as duas condições não estejam relacionadas. Para responder a esta questão é necessário proceder à investigação da causa de claudicação de modo a chegar a um diagnóstico. Este exame deverá ser feito por um médico veterinário com experiência em claudicações de equinos. No caso de se provar ou suspeitar que o melanoma possa ser a causa da claudicação, o único tratamento viavel consiste na administração de cimetidina por via oral. No entanto, este tipo de tratamento não está associado a uma grande taxa de sucesso, sendo eficaz em apenas 40% dos casos. Contudo, por ser o unico tratamento disponivel, poderá valer a pena tentar.
 
 
153. Tenho um cavalo em casa que tem a pele um pouco irritada. Eu penso que é uma alergia ao pó do pinheiro é possibél? Que medicamento recomenda dar ao cavalo? Obrigada!
Os sintomas de dermatite no cavalo são muito semelhantes para os vários tipos de doença de pele, pelo que o respectivo diagnóstico se torna muitas vezes dificil e frustrante. Se suspeita de uma alergia ao pó do pinheiro, então recomendo que retire o mesmo pó do pinheiro do ambiente do cavalo. Caso os sintomas não melhorem deve então recorrer aos serviço de um médico veterinário com experiência em equinos.
 
 
154. Tenho uma égua que recentemente se aleijou, fez umas esfoladelas nas patas e no flanco, não muito grandes, com cerca de 1cm de diâmetro,não sangrou,ficou só com a pele rosada à mostra, pelo que eu desinfectei com betadine.O meu receio são as picadelas de moscas, existe algum produto que se possa colocar nas feridas para evitar q as moscas lá vão?Obrigada
Sim, pode colocar um repelente de insectos ou cobrir a ferida com alguma pomada tipo betadine, vaselina ou halibut. Alternativamnete, as esfoladelas nos membros podem ser protegidas das moscas através de cobertura com ligaduras.
 
 
155. Seleccionei a categoria dermatologia (pele) pois achei que talvez fosse a mais adequada para a situação! Não sei do que se trata, por isso peço a sua ajuda! Tenho amigos com cavalos, e uma delas, fez-me sentir, uns altinhos que alguns cavalos dela têm e notou-se que ao tocar nesses altos os animais mostram que sentem dor! Ela é muito experiente em cavalos e já perguntou ao seu veterinário e este diz que são "feridas" no que não nos acreditamos.Pois sabemos o que são feridas...e além disso a ferida vê-se e estes altos não, apenas se sentem! Gostaria muito de saber a sua opinião! Agradeço-lhe desde já a sua ajuda! Cumprimentos Sabrina Silva
Os sinais clínicos de dermatite de causas diferentes são muito semelhantes entre si. Por essa razão, na maioria dos casos, não é possível obter um diagnóstico definitivo sem recorrer ao uso de testes auxiliares de diagnóstico, como a citologia e/ou histopatologia (vulga biópsia). Se quiser pode-me enviar umas fotos das lesões.
 
 
156. Tenho um cavalo que na apartir da primavera e com mais incidencia no verao, coça-se em tudo o que pode com alguma afliçao, o cavalo esta desparazitado e tem a vacina anual em dia.sera uma alergia? existe alguma vacina para combater as alergias?Qual?(banhos com imaverol aliviam o cavalo mas nao é o suficiente)
Sim, é muito provavél que seja uma alergia. Muitas alergias têm tratamento específico, contudo é necessário primeiro determinar o diagnóstico. Sugiro que recorra aos serviços de um médico veterinário com experiência em equinos para obter um diagnóstico e estabelecer um tratamento.
 
 
157. Tenho uma poldra lusitana com dois meses e idade, nete momento a crina dela tem uns 10cm, tenho ouvido falar que costuma cortar-se a crina etá a a idade do desbaste para que cresça mais forte e para ser mais higiénico para o animal, gostava de saber, na opinião do doutor, qual a melhor altura para o fazer, quantas vezes por ano, e até que altura. Obrigado!
Não tenho conhecimento de qualquer fundamento cientifico para aconselhar em relação à melhor altura e frequência para o corte das crinas.
 
 
158. Tenho uma poldra de 9 meses, na qual apareceu recentemente na zona do nariz e queixo, algo semelhante a arestins, é possivel? os cavalos podem ter arestins no nariz? e o tratamento? limpei com betadine devo usar sabão azul?
ARESTINS é uma doença da pele causada por uma infecção com uma bactéria denominada Dermatofilus. As zonas mais frequentemente afectadas são a porção distal dos membros, principalmente a quartela. Também pode ocorrer noutras regiões, nomeadamente no dorso. Não é comum a ocorrência de dermatofilose nas regiões descritas, pelo que possivelmente se trata de uma doença diferente. Aconselho-a a que recorra aos serviços de um médico veterinário para obter um diagnóstico e estabelecer um tratamento adequado.
 
 
159. Tenho um cavalo que há já 15 dias tem uma inflamação na parte distal dos membros. suponho que pelos sintomas, se trata de uma dermatofilose (arestins) que devo fazer???? agradecia resposta. ass andre pereira.
Poderá encontrar mais informação na seguinte página: http://equisport.pt/gca/index.php?id=126 Por favor não hesite em voltar a entrar em contacto connosco para qualquer outro esclarecimento.
 
 
160. Desejava saber que poderia por nas feridas ja curadas mas sem pelo para acelarar o processo de crescimento de pelo novo feridas provocadas pelo roçar nas paredes obrigado
O pêlo crescerá naturalmente desde que a pele não fique danificada, principalmente com a raiz do folículo piloso danificada. Certifique-se que o cavalo recebe uma dieta completa e equilibrada, principalmente em vitaminas, minerais e ácidos gordos essenciais. Como meio de prevenção, quanto menor for o tecido fibroso de cicatrização maior a probabilidade de a pele voltar a produzir suficiente pêlo para cobrir a zona da lesão. Qualquer ferida significativa, sujeita a causar cicatriz, deve ser examinada por um médico veterinário para receber o melhor tratamento possível, minimizando assim a formação de tecido fibroso de cicatrização. sr doutor gostava de saber que poderia por nas feridas ja curadas mas sem pelo para acelarar o processo de crescimento de pelo novo feridas provocadas pelo roçar nas paredes obrigado O pêlo crescerá naturalmente desde que a pele não fique danificada, principalmente com a raiz do folículo piloso danificada. Certifique-se que o cavalo recebe uma dieta completa e equilibrada, principalmente em vitaminas, minerais e ácidos gordos essenciais. Como meio de prevenção, quanto menor for o tecido fibroso de cicatrização maior a probabilidade de a pele voltar a produzir suficiente pêlo para cobrir a zona da lesão. Qualquer ferida significativa, sujeita a causar cicatriz, deve ser examinada por um médico veterinário para receber o melhor tratamento possível, minimizando assim a formação de tecido fibroso de cicatrização.
 
 
161. O meu cavalo está constantemente a esfregar a cauda e consequentemente a aparecer com falta de pelo O meu cavalo está constantemente a esfregar a cauda e consequentemente a aparecer com falta de pelo na base da mesma. Também está a perder peso. O que pode ser a causa?
O diagnóstico diferencial inclui dermatite alergica, por contacto ou a mosquitos, ou parasitas externos, mais provavelmente piolhos.na base da mesma. Também está a perder peso. O que pode ser a causa? O diagnóstico diferencial inclui dermatite alergica, por contacto ou a mosquitos, ou parasitas externos, mais provavelmente piolhos.
 
 
162. Tenho um potro de 1 ano que esta encocheirado a cama dele é de ceragem que é peneirada todo dia e saiu umas verrugas na bolsa crostal o que eu posso fazer para curar?
Deve pedir a um médico veterinário que examine o seu cavalo de modo a determinar o diagnóstico das "verrugas".

 
 
163. O meu cavalo tem uma mancha branca na pupila e uma clara nevoa azul na frente cubrindo toda a parte do olho. Parece-nos que ele não está a ver muito bem do olho que tem essas manchas. Gostaria de saber se essa mancha vai desaparecer e se o cavalo voltará a ver bem?
De modo a poder emitir qualquer comentário sobre a "mancha" precisava de saber qual é o diagnóstico da mesma.

 
 
164. Gostaria de realçar e dar brilho a cor preta do meu cavalo, o que voce me indica?
O animal tem alguma doença de pele?
 
 
165. Tenho uma poldra de 3 anos estava presa a corda a pastar,ela enrolou-se e teve umas horas com a corda enrolada no boleto e fez uma infecçao no curvilhao que parece estar cheia de pus e muito inchado,o que o dr. me aconselha a fazer.
Aconselho-o que peça a um médico veterinário para examinar as lesões da sua poldra.

 
 
166. Boa tarde, tenho um cavalo que recentemente lhe surgiu uma espécie de papo (com um tamanho comparado a uma bola de ténis) na zona do peito, afectando a pata dianteira esquerda, inicialmente estava bastante coxo, foi feita uma medicação à base de corticoides, no qual não se verificou efeito nenhum, posteriormente deram-lhe uma injeccão para os musculos e verifiquei que de dia para dia esta a ficar menos coxo, mas infelizmente o "papo" continua igual frisando que é bastante rijo, não diminuindo. Aconselharam-me a utilizar a pomada Mastidina, mas não verifico melhoras, gostaria de saber se não existe problema em continuar a meter a pomada. cumprimentos Catarina Carvalho
Para lhe poder dar qualquer opinião sobre o tratamento desse "papo" teria de saber qual a natureza do mesmo. Ou seja, preciso de um diagnóstico.

Em relação á sua pergunta directa, se existe algum problema em continuar a aplicar a pomada, penso que não. A pomada é bastante inofensiva; por isso, desde que não veja sinais externos de deterioração na região onde a está a aplicar, não creio que exista qualquer inconveniente em continuar com a aplicação da mesma. No seu email não precisou há quanto tempo está a fazer o tratamento, por isso também não me é possível comentar sobre os efeitos do mesmo.
 
 
167. O meu cavalo teve diagnóstico de vitiligo. Ele podera desenvolver algum tipo de tumor de pele? Tem algum tipo de tratamento? Ele ficar no pasto aumentará a despigmentação? e o fator de stress aumenta? obrigada
Vitiligo é uma despigmentação adquirida e idiopática, ou seja sem causa conhecida. As zonas mais frequentemente afectadas são a face, lábios e região à volta dos olhos. Também é frequente na área genital e anal. As áreas podem aumentar ou diminuir de tamanho ao longo do tempo.

Uma vez que a causa é desconhecida, não existe tratamento para esta doença. As lesões não têm carácter inflamatório e caracterizam-se por uma ausência completa de pigmentação na pele (melanina) o que as torna predispostas a queimaduras por exposição solar. Não penso que o stress aumente as lesões. Se for colocar o cavalo no pasto, aconselha-se a proteção das lesões com um protector solar. Existe uma predisposição para estes animais desenvolverem um tumor (carcinoma das células escamosas).

Pensa-se que este problema possa ser hereditário e como tal desaconselha-se que animais afectados sejam utilizados como reprodutores.

 
 
168. A minha égua tem coceira e caspa nas orelhas, crina e rabo o q pode ser?
Os sintomas são inespecíficos e comuns a muitas doenças de pele diferentes. Para responder à sua questão seria necessário examinar a égua e realizar vários testes de diagnóstico.

 
 
169. Um amigo meu tem uma egua que tem um pequeno hematona, entre a zona do olho e da orelha, é tipo uma ferida que deita pús amarelado, alem de fazer uma limpeza o que posso fazer mais?? agradecia a sua resposta. Atenciosamente...
Qual é a duração desta ferida? Quando ocorreu? Pode enviar fotos da mesma?
 
 
170. O meu cavalo tem dois anos. Ele treme parece que tem desequilibrio nas pernas. O veterinario disse que ele tem vento nos quartos! foi lhe dado uma vacina, e no local criou uma bola e ela está quente e bem dura! gostaria de saber o que fazer ?
Sugiro que peça ajuda ao médico veterinário que medicou o seu cavalo. Ele terá de determinar a natureza do inchaço e intervir consoante a mesma.
 
 
171. Tenho 2 cavalos em baia e de uns 2 meses pra cá começaram a se coçar e cair o pelo em determidados locais, principalmente nas patas, cara, rabo. Já usei vários medicamentos: shampoo de peróxido de benzoíla, shampoo de cetoconazol, pomada de cetoconazol, UCB, Neguvon, sabonete sarnatyl, iodo, tanidil com pomada de furacim, mas nada tem melhorado. Pelo que pesquisei na internet parece dermatofitose, mas como sou leiga não posso afirmar. Gostaria de uma opinião ou se algum desses medicamentos não é indicado para dermatite em cavalos.
Para lhe poder dar uma opinião sobre a dermatite do seu cavalo teria de o examinar primeiro.
 
 
172. Minha égua, na região lombar ela solta pêlos como caspa .Como combater ?
A perda de pelo é especifica e focalizada na região lombar?
 
 
173. Tenho uma egua que esta cheia. Será que lhe posso dar banho normalmente? e quanto tempo depois do parto ela pode ser montada?
Claro que pode tomar banho. Normalmente o poldro é desmamado aos 6 meses de idade, após o qual a égua pode resumir a sua actividade atlética, se for o caso.

 
 
174. Há cerca de 3 semanas apareceu uma pelada com +/- 10cm de diametro no pescoço do meu cavalo. Lavei com betadine espuma e apliquei durante varios dias betadine solução. Passado uma semana começou a cicatrizar e o pelo agora (passadas quase 4 semanas) cobre quase toda a pelada cicatrizada. No entanto, voltou a aparecer outra pelada ao lado da 1ª que ele teve. Num dia fui trabalha-lo e no dia a seguir a zona apresentava-se inchada e bastante suja, e o pelo estava encrustado como se a pele tivesse segragado algum liquido que depois secou. O cavalo penso que apresenta dor, pois nao me deixa tocar nessa zona e quando estou a tratar da pelada ele contrai-se muito. Outro cavalo de que cuido parece-me que esta a formar a mesma coisa mas numa das maos... sintomas iguais. As escovas e os suadouros nao sao os mesmos para os cavalos mas esto todos guardados no mesmo cacifo... penso que deve ser algum fungo... devo continuar a tratar com betadine? Para desinfectar o cacifo e todo o material com agua a ferver e um pouco de lixivia?
Os sintomas descritos sugerem tratar-se de um processo infeccioso e também contagioso.

Uma vez que a situação parece estar a ficar fora do controlo, e a alastrar para outros animais, penso que seria importante obter um diagnóstico para averiguar a causa da doença. Sugiro assim que peça a um médico veterinário que examine os seus cavalos de modo a efectuar os testes de diagnóstico necessários para identificar a causa da doença em questão.
 
 
175. Como curar a sarna dos cavalos, após vários tratamentos caseiros?
A sarna é uma doença causada por ácaros que são uns parasitas externos que afectam várias aves e mamíferos. Nos cavalos existem dois tipos de sarna, a sarna sarcóptica e a sarna psorótica. Ambos os tipos são altamente contagiosos e causam um prurido intenso nos animais afectados.
Consequentemente causam lesões na pele que resultam em pápulas, vesículas, excoriações, crostas e queda de pêlo. A sarna sarcóptica é mais rara mas a sarna psorótica é bastante comum.

O tratamento consiste na aplicação tópica de um agente organofosforado, uma vez por semana durante 5 a 6 semanas. A administração de ivermectina por via oral também é eficaz quando administrada de 15 em 15 dias durante 3 tratamentos.

Uma vez que os ácaros sobrevivem fora do hospedeiro durante várias semanas, o meio-ambiente, incluindo os estábulos, arreios e materiais de limpeza deverão ser limpos e tratados com um insecticida.
 
 
176. O meu amigo tem um cavalo que está com os dois lados do pescoço pelando, será que é piolho? o que se deve fazer sobre isso?
O cavalo deve ser examinado por um médico veterinário de modo a ser estabelecido um diagnostico sobre a doença da pele.

 
 
177. Tenho uma potra de 1 ano e 10 meses à 15 dias atrás notei, que no focinho "beiço" parte superior estava inchado, achei que fosse picada de abelha ou algum dente ou corte no lábio,desinchou bastante, mas agora o lábio ficou um pouco torto, gostaria de saber o que seria!!
Pode enviar-me fotos do lábio directamente para o meu email hcvet@netcabo.pt para eu analisar?
Pela descrição é possível que a potra tenha desenvolvido uma paralisia no nervo facial.
 
 
178. O meu cavalo está com um ferimento acima da pata, estamos injetando o medicamento megacilin PPU, e sempre lavando o ferimento e aplicando alguns cicatrizantes, ele não está conseguindo nem sair do lugar, e não está urinando com frequência e apareceu uma nevoa branca nos olhos. a respeito da nevoa branca o que pode ser? tem haver com a doença ? essa nevoa pode sair ? Gostaria de saber se você poderia identificar qual é essa doença e o que devemos fazer ( se estamos utilizando os métodos adequados ).
Em relação ao ferimento "acima da pata", se o animal está tão mal que nem consegue andar, trata-se obviamente de uma lesão séria e potencialmente grave. Deve pedir a um médico veterinário que examine o seu cavalo com urgência de modo a estabelecer um diagnóstico do ferimento e instituir um tratamento adequado.
Em relação à névoa branca no olho, apareceu em só um olho ou em ambos os olhos? Podem ser v+ária sãs causas dessa névoa. Quando o veterinário for examinar o ferimento do cavalo, o mesmo poderá também avaliar essa névoa nos olhos.
 
 
179. meu cavalo tem um buraquim fora da orelha e fica so saindo pus cortei para ver se tinha espinho so tinha um chumaço de cabelo dentro do buraco linmpei costurei e continua saindo pus.
Provavelmente o seu cavalo tem aquilo a que se chama um "quisto dentígero".
Trata-se de uma anomalia durante o desenvolvimento embrionário que resulta no crescimento de uma estrutura anormal contendo material de natureza dentária e que forma uma fistula de drenagem junto à base da orelha.

O único tratamento para esta anomalia é a cirurgia a qual consiste na remoção da massa e da respectiva fistula. O prognóstico após a cirurgia é bom.
 
 
180. A pelagem do potro , pode mudar depois de algum tempo...
Sim, regra geral a pelagem do poldro muda.
 
 
181. Meu cavalo cortou o pescoço com arame farpado, mas ja foi feita a costura do local. Desejava saber se após um tempo esse corte vai ficar com marcas da cicatriz ou se os pelos crescerão no local?
Fica sempre uma cicatriz, que poderá ser mais ou menos discreta dependendo da qualidade da cicatrização. Penso que a pessoa mais indicada para responder a esta questão é o medico veterinário que suturou o seu cavalo.

 
 
182. Tenho um cavalo de 5 anos e ja o tenho a 2 anos. Todos os anos com a chegada do Verao ele ganha feridas em quase toda a zona do corpo menos no dorso. Ja consultei um veterinario aqui da zona e acabou por não fazer nada, as feridas no Inverno passam, mas durante o Verao o cavalo fica muito fraco e emagrece bastante, não para de se coçar. Descomfio que seja das picadas das moscas, será ? há algum tratamento ?
É possível que seja das picadas das moscas. Contudo também pode haver outras causas. Por vezes o diagnóstico definitivo não é fácil de identificar e requer múltiplas consultas e múltiplas análises.

O tratamento obviamente depende da causa, ou seja do diagnóstico. No caso das moscas o tratamento consistiria na eliminação do contacto do cavalo com as moscas, o que nem sempre é fácil. Contudo o uso de condições de estabulação adequadas, juntamente com insecticidas e repelentes, pode ajudar bastante a controlar a situação.
 
 
183. Meu cavalo apresenta problemas no pêlo, o pêlo dele em alguns lugares caem com muita facilidade, e ele morde qdo tentamos os escovar, acho que porque lhe dói. Penso que deve ser fungos.. o que faço?
Deve pedir a um médico veterinário para examinar o seu cavalo, estabelecer um diagnóstico e prescrever um tratamento adequado.
 
 
184. Tenho uma égua que se aleijou na cara e os pelos nesta região nesceram brancos, como faço pra nascerem da cor natural novamente?
Este processo é normal nos cavalos e chama-se leucotriquiase. Não tem tratamento mas também não tem qualquer consequência nefasta para o animal. È apenas uma questão cosmética.
 
 
185. Como evitar que a cauda do Cavalo não caía? e o que usar ?
Por norma, a cauda dos cavalos não cai.

Por vezes há dermatites que afectam a região da cauda e que resultam na perda de pêlo. Para corrigir a perda de pêlo é fundamental tratar a dermatite e eliminar a respectiva causa.

Em casos extremos em que é colocada uma ligadura demasiado apertada na cauda, que tenha o efeito de bloquear a circulação sanguínea para a extremidade da cauda, pode haver necrose dos tecidos e consequente perda da cauda. Estes casos não têm tratamento e devem ser evitados.
 
 
186. O que faço para baixar um inchaço no pescoço de cavalo devido a uma injeçao mal dada?
O tratamento depende da natureza do inchaço. Como consequência de uma injeção intra-muscular, os inchaços mais frequentes são um abcesso ou uma reação inflamatória sem formação de abcesso. No primeiro caso, o tratamento inclui drenagem ou antibioterapia; no segundo caso o tratamento consiste na aplicação de anti-inflamatórios, tanto tópicos como sistémicos.

 
 
187. Tenho um poldro com 1 ano e 9 meses, cruzado potugues, sendo a mãe cruzada lusitana com ingles, e o pai sela francês.Neste ,momento mede 1.54m, mas não é muito comprido de dorso como o pai. Será que com a idade, o tamanho do dorso ficará mais comprido. Obrigado
Os poldros tendem a crescer até aos 4 ou 5 anos de idade, pelo que, sim, é de esperar ainda algum crescimento no seu animal.
 
 
188. Tenho um poldro com 24 meses, e até agora a ração que sempre lhe tenho dado, o manteve nutrido e bem constituido. Mas este mês, o poldro emagreceu ... será da ração? o poldro apenas faz volteio e nada de exercicios rigidos. Agora estou a exprimentar uma raçao para cavalos em exercicio, será adquada?
É pouco provavel que seja da ração, partindo do principio que não reduziu a quantidade da mesma.
Se o cavalo não recuperar com a introdução da nova ração, sugiro que peça a um médico veterinário que examine o animal, pois é possivel que o cavalo tenha um problema de saúde que esteja a causar a perda de peso.

 
 
189. Esqueci-me de perguntar como posso verificar os batimentos da nossa egua para que vá acompanhando os treinos e nas paragens? O aparelho que se usa para verificar nossa pulsação e batimentos servem para verificar os nossos animais?
Sim, o aparelho chama-se estetoscópio e pode ser usado em qualquer espécie.
 
 
190. a mina egua tem 5 anos. Nas zonas de contacto com os arreios principalmente, a sela , tem falhas de pelo, estou um bocado preocupado. pode ser alergia ou é apenas do contacto frequente dos arreios?
Se as lesões se encontram localizadas apenas nas zonas de contacto com o arreio o mais provavel é o arreio não estar bem adaptado à sua égua. Aconselho-o a rever o ajuste do arreio.
 
 
191. O meu cavalo tem uma ferida no garrote já à algum tempo mas não sara pq é trabalhada várias vezes por dia, todos os dias com arreio. Ha forma de curar mantendo o traballho ou é necessário que pare? O que devo fazer?
Se as lesões se encontram localizadas apenas nas zonas de contacto com o arreio o mais provavel é o arreio não estar bem adaptado à sua égua. Aconselho-o a rever o ajuste do arreio.
 
 
192. Tenho um cavalo de 2 anos, e de uns tempos para cá começou aparecer uma grande quantidade de "casca" que me disseram que era sarna. O pêlo está a cair nos lugares afetados. Como posso tratar este problema.
A sarna é uma doença parasitária causado por ácaros na pele. Além de boas práticas de higiene, o tratamento consiste na aplicação tópica de piretroides ou ivermectina.
 
 
193. Meu cavalo tem 10 anos e a sua crina foi cortada por motivos que eu não sei, quanto tempo demora para crecer mais ou menos ou me diga se demora muito ou pouco tempo...
A velocidade de crescimento da crina depende de muitos factores. Não existe nenhuma formula para calcular o seu crescimento.
 
 
194. O meu poltro (4 meses) está a ficar sem pelos por cima do sobrolho será normal parece que está raspado, não coça.
É normal os poldros mudarem a pelagem nesta altura. É possivel que se trate apenas disso.
 
 
195. O meu cavalo teve um problema com a ranilha, e a mesma caiu praticamente por inteiro, como devo proceder? a ranilha cresce novamente? leva muito tempo?
O casco tem uma grande capacidade de regeneração. Contudo de modo a poder responder á sua questão seria necessário saber ao certo qual a patologia e a respectiva causa.
 
 
196. Tenho um cavalo que esta com um caroço na perna e ele vem crescendo. É um caroço como se fosse uma massa mais ou menos dura. Queria saber o que é?
O cavalo deve ser examinado. Sugiro que consulte o seu médico veterinário.
 
 
197. Gostaria de saber quantas vezes por dia se deve limpar feridas infectadas, e se se deve deixar ao ar, ou tapar ? Deve-se utilizar gazes ? água corrente ou betadine?
As questões que nos coloca dependem muito de caso para caso, e em particular do grau de extensão da ferida, da respectiva localização e de quais as estruturas afectadas.

Se a ferida está infectada, recomenda-se uma limpeza cirurgica para remover todo o material infectado e necrótico. Só depois disso é que a ferida pode começar a cicatrizar.

Regra geral, eu recomendo limpar a ferida duas vezes por dia e cobri-la com um penso adequado. A limpeza deve ser feita com betadine diluido em soro fisiológico na concentração de 0,1%; ou seja 1 ml de Betadine por 1 litro de soro fisiológico. Gazes esterilizadas são adequadas.
 
 
198. Tenho uma poldra de dois meses que esfolou uma perna chegando o corte até ao osso. Qual o melhor tratamento que posso fazer? Tenho lavado a perna com água oxigenada, ponho betadine e terramicina.
O ferimento que nos descreve parece ter gravidade suficiente para necessitar de ser visto e tratada por um médico veterinário.

 
 
199. Notei que após começar a usar tosqueadeira nas orelhas de meus cavalos, surgiram pequenas manchas brancas no interior das orelhas e parece que está se espalhando por toda a tropa. Seria algum fungo que vai contaminando os outros animais nos quais é usada a tosqueadeira? Em caso positivo existe algum produto que posso passar para sarar essas manchas e mesmo algum produto para desinfecção da tosqueadeira?
É possivel que se trate de umas lesões chamadas "placas aurais". Estas lesões que ocorrem na pele da parte interna da orelha têm uma aparência de verrugas brancas e pensa-se que tenham uma etiologia vírica. Não existe tratamento especifico; contudo as lesões tendem a ser asintomáticas, não tendo tendência por isso a incomodar os animais.
 
 
200. O que se deve fazer quando um cavalo está com febre?
A febre não é uma doença por si só, mas sim um sinal clínico da presença de doença. São muitas e variadas as situações que podem causar febre, tais como infecções bacterianas e infecções víricas. Quando um cavalo está com febre o fundamental é tentar averiguar qual a causa da febre, e tentar tratar a causa primária. Para isso deve contactar um médico veterinário para examinar o seu cavalo e prescrever o tratamento mais adequado.
 
 
201. Tenho um cavalo que no Verão começa a criar pequenas manchas pretas no corpo as quais ficam sem pelo, o que será, como posso trata-las? Outra questao tambem é referente aos insectos que são bem incomodos no Verão principalmente. Li uma materia que dizia que deveria ser uzado alcool com cobrina ( deixar a solução em repouso por 24horas) diluido na água para banhar os animias. Pergunto isso funciona? se sim qual a quantidade que deve ser usada? não há risco para o pelo do animal ao sair ao sol?
Para lhe dizer se existe algum tratamento para uma determinada doença, é essencial saber de que doença se trata. Os sintomas descritos são vagos e inespecíficos. Sugiro que peça a um médico veterinário com experiencia em equinos para examinar o cavalo em questão de modo a obter um diagnóstico
 
 
202. O meu cavalo tinha nos anteriores 2 peladas, cicatrizadas. Hoje apareceu com sangue nas mesmas, q parece ter sido picada de mosca. Como devo tratar? indicaram-se pôr localmente pecuzanol p afastar as moscas mas não sei qual a diluiçao q devo fazer do produto, com água? ou puro?e se devo aplicar alguma pomada,qual a pomada mais indicada?
Para poder responder à sua pergunta teria de saber ao certo o que se pretende tratar, ou seja qual o diagnóstico das peladas. No entanto, afastar as moscas faz parte de um bom maneio de qualquer problema de pele. Para o efeito deve usar um repelente insecticida cujas espécie-alvo incluam os equinos. Existem várias preparações comerciais disponiveis no mercado.
 
 
203. Tenho uma ´rgua com 9 anos mas tem os cascos muito fracos, desfazem-se que devo fazer?
Deve tentar determinar a causa da fraqueza dos cascos.
Um suplemento nutricional rico em biotina e metionina pode ajudar a melhorar a qualidade dos cascos.
Uma boa ferração pode tambem ajudar a protejer os cascos de má qualidade.

 
 
204. Agradeçia que me dissesem o que poderem fazer a uma égua que tem lêndias.
O tratamento de infestação por lêndias ou piolhos implica a administração de banhos ou pulverização com uma solução insecticida. Recomenda-se fazer pelo menos dois tratamentos com 15 dias de intervalo.

Uma boa higiene e limpeza frequente da pelagem são tambem factores importantes para o maneio e prevenção desta doença.
 
 
205. Tenho um cavalo com ''esponja''. Não sei como tratar . Cada dia que passa, esta aumentando de tamanho.
A unica forma de tratamento considerada actualmente eficaz, e a recomendada, é a excisão cirurgica da(s) lesão(ões).
 
 
206. O meu cavalo levou uma queda e machucou os dois joelhos, dizem que quando os pelos dos joelhos crescerem vão ficar brancos, o meu cavalo é castanho. Isso é verdade? existe algum tratamento para nascerem de cor normal?
Sim, de facto o dano causado na derme pelo traumatismo da ferida tende a destruir a pigmentação dos pêlos na região. Por esta razão os pêlos crescem depois sem pigmento, ou seja com cor branca. A unica forma de minimizar esta ocorrência é tratar a ferida da melhor maneira possivel. Ou seja aderindo ás regras de desbridamento e limpeza da ferida.
 
 
207. Tenho uma égua comum, e quando eu a comprei o antigo dono disse-me que ela poderia ter sido coberta. Ao fim de 3 meses verifico que a égua pode estar prenha. Como vivo numa zona rural, e difícil de arranjar um médico veterinário, tenho perguntado ao pessoal da região e todos dizem que está prenha. Existe alguma forma de eu tirar esta dúvida?
O diagnóstico de gestação tambem pode ser efectuado através de análises ao sangue ou urina da égua. No seu caso, sugiro que envie uma amostra de urina para um laboratório que realize esse teste.

 
 
208. Apareceram manchas brancas na zona dos lábios da minha égua. O que poderá ser? e o que fazer para tratar?
Pode ser muitas coisas. O diagnóstico diferencial inclui neoplasia, infecção vírica, doença inflamatória, entre outros. O tratamento depende do diagnóstico.
 
 
209. À sua pergunta a respeito da ponei deixar cair cabelos. A ponei tem 7 anos, vive no Algarve lagoa Portugal. já me perguntei a mim mesmo se não é da ração porque á noite quando é recolhida para a sua boxe. dou-lhe uns 3Kg de ração.
Sim, a ração também é um potencial suspeito. As principais marcas de rações fazem controlos de qualidade frequentes de modo a garantir que a composição dos seus constituintes se mantem constante e de acordo com o indicado no rótulo.

De modo a ter a certeza, sugiro que mande avaliar tanto a pastagem e/ou forragem e tambem a ração, se considera que esta tambem pode estar implicada.
 
 
210. A minha ponei está a deixar cair muito pêlo no corpo todo. Será normal?
Não, não é normal. Que idade tem sua ponei e em que zona vive?
 
 
211. Minha égua apresenta uma pisadura, causada pela sela. Estou há 1 mês sem montar. O que posso fazer para sarar ?
Por favor indique se a égua tem uma ferida na zona do garrote ou se se encontra apenas dorida. No caso de ter uma ferida, pode enviar-me fotos para o seguinte email: hcvet@netcabo.pt ?
 
 
212. Tenho uma égua (PSI) que faz alergia à picada dos mosquitos. Já está sem crina de tanto coçar. O mesmo está a acontecer com o rabo. Já tentamos de tudo. O veterinário diz que não há solução, medicamento para o problema. Gostaria de saber se existe alguma coisa para aliviar a coçeira ou algo para colocar quando dou banho. Algo tipo repelente.Já não sei mais o que fazer.
O tratamento à alergia por picada de mosquitos tem duas componentes: a componente médica e a componente do maneio.

Em relação ao tratamento médico é costume utilizar-se os corticosteróides e/ou anti-histamínicos. Recentemente alguns laboratórios têm feito alguns estudos no sentido de desenvolver um soro autologo anti-alérgico. Alguns destes laboratórios reportam resultados favoráveis e encorajadores, pelo que poderá valer a pena explorar esta via, se ainda não o fez.

A componente do maneio é igualmente importante. Aconselha-se manter os cavalos longe de focos onde abundam os mosquitos, ou seja de zonas com águas paradas; principalmente nas alturas de maior actividade dos insectos, que coincidem com as primeiras horas da manhã e as ultimas horas do dia. Além dos repelentes químicos, os cavalos devem ser protegidos com mantas finas, mas que cubram por todo a totalidade do corpo do animal, de modo a impedir a picada dos insectos. A aplicação de ventoinhas nos estábulos impede que os insectos consigam voar até aos animais, actuando como um repelente físico.
 
 
213. O cavalo tem uma ferida na entrada da bolsa e não sara qual o procedimento, já fiz aplicação de uma dose de antibiotico e deu uma melhoria o que posso fazer para resolver esta patologia
Não é possivel efectuar um diagnóstico e muito menos prescrever um tratamento sem primeiro realizar um exame clínico ao animal.

Sugiro que peça a um médico veterinário com experiencia em equinos que examine o seu cavalo.
 
Caso tenha alguma questão que não se encontra aqui respondida por favor, clique aqui.
 
Indique a sua questão:
O seu email:
Indique a Categoria:
 
Voltar | Topo
Vídeos Vídeos
Lição com o Grande Mestre Nuno Oliveira
[+]

  Contactos | Patrocinadores | Adicione aos Favoritos | Sugira este site | Política de Privacidade | Mapa do site