Equisport
  1 de Agosto de 2014      português       english  

Faq Veterinária > Comportamento Equino

Siga-nos: facebook Siga-nos: twitter

1. Tenho uma égua que nasceu em outubro de 2011. Quando posso montar nela?

2. O meu cavalo ta gordo lindo mais quando andamos nele vive tropeçando, ai nao estamos andando mais o que pode sugerir para ele para melhorar?

3. As ferraduras das patas traseiras da minha égua estavam as 2 despregadas e acabaram por cais posso deixar só as ferraduras nas patas da frente? obrigada

4. Tenho um poldro que fez à 2 meses atrás 3 anos, e sempre me disseram que era prejudicial para o poldro começar a montá-lo nesta idade. Queria saber qual a idade mais indicada para começar a montar um poldro, e se com 3 anos é prejudicial à saude do animal. Cumprimentos

5. Tenho uma egua no sitio do meu pai, porem ja tenho 5 meses q nao a vejo, por motivo de trabalho, meu pai disse q ela esta apresentando um comportamento meio triste, sera q tem alguma coisa a ver com o fato de eu estar distante??

6. Tenho um cavalo criolo de 11 anos e quando vou encilhá-lo na hora de apertar a cinja ele enpina e chega até a rasgar a corda em que esta amarrado. Como tiro esse vísio?

7. Acabei de compra uma égua, eu posso colocar ela com outra égua parida. será que elas vam briga uma com a outra ?

8. O meu cavalo fica muito triste depois de uma cavalgada qual motivo ele nao come e fica assim uns dias.

9. Tenho uma potra de 7 meses e separei ela de sua mae com 6 meses mas depois de 1 mes coloquei elas junta novamente mas a potra mamou gostaria de saber quanto tempo ela tem que fica longe da mae para um bom desmame.

10. Gostaria de saber se a egua depois de criar, ela pode ficar mais docil ?

11. Tenho uma egua que ha dois dias atras estava num espaço que tenho junto a casa a pastar quando a fui por na box deparei que ela coxeava da pata esquerda como ela nao esta ferrada tentei lhe tirar algumas pedras que estavam no casco pensando eu que fosse disso mas ja passaram dois dias e ela continua a coxear,o que podera ser ,para estes casos havera algum medicamento que lhe possa dar.

12. Tenho um cavalo Arabe, ele andava normal, e agora nao quer deixar ninguem montar ameaçando com coices. O que devo fazer ? Obrigada.

13. Tenho uma egua de 6 anos, muito mansa, atende pelo nome, mais quando fico sem montar nela mais de 15 dias, quando vou montar ela murcha a orelha baixa a cabeça e começa a pular, o que fazer para tirar este comportamento dela.

14. O joelho da mao esquerda do meu cavalo esta bastante inchado,ele nao coxeia,ja injectei anti inflamatorios e fiz muitas massagens com jactos de agua.O inchasso nao baixa ha mais de um mes.O k posso fazer mais?Obrg

15. Eu comprei um cavalo que ja esta super habituado a andar de camioes e roulottes, porem, um dia tivemos de tranportar o cavalo para ir para uma prova nua roulotte, com outro cavalo. O meu cavalo colocava as suas patas na parede da roulotte e se apoiava com a garupa e se machuca, porisso teve de ir uma pessoa la dentro a virar a cabeca dele para ele nao se magoar. O cavalo comeca aos saltos e a tentar dar coices. Porque sera que isto acontece? Ja experimentamos ele ir com outro cavalo, mas repete o mesmo comportamento...

16. Recebi um cavalo de 11 anos faz três semanas, mas quando ando com ele, ele começa a tropeçar e parece que vai cair,mas quando acelero o ritmo ele age normalmente, não o que pode ser. Meu primo disse que é porque ele é preguiçoso e ficava bastante tempo parado. Mas eu acho que também pode ser porque ele está sem ferradura. O que pode ser doutor?

17. Em relação à pergunta 41 (engolir ar), meu potro lusitano vive solto no pasto e segue para baia aberta somente para pousar, junto com 2 femeas. Ele so engole ar quando esta preso. Adianta se eu colocar a coleira somente neste período que estiver preso?

18. Tenho um poldro que faz 3 anos em Agosto deste ano, o problema que ele tem é que come as fezes. Já foi colocada uma pedra de sal mas ele não a lambe. Li aqui no site que pode ser insuficiência de sal e nesses casos aconselham a misturar sal grosso com a ração, dependendo do tipo de ração e o trabalho do cavalo. Ele trabalha duas vezes por semana à guia. Será que faz mal se optar por seguir esse conselho e dar sal ao cavalo? Obrigada

19. O meu cavalo morde-se na zona das patas contstantemente, o que posso fazer para evitar qe isso acontece ? ah e já agora tambem ganhou manias a sair do picadeiro para a rua, teima muito etc?

20. Gostaria de saber se depois da égua criar mesmo fora da estação de monta pode se colocar um garanhão para cubri-la e se teria grande possibilidade de que a mesma pudesse emprenhar ?

21. Tenho um poldro cruzado lusitano com 11 meses, tem uma boa pastagem, só que tenho reparado que ele anda a comer pequeninas pedras. Porque será ? E vejo-o muitas vezes a tentar morder a ponta do curvilhão, será que tem algum problema ou será só comichão?

22. Encontrei meu cavalo no cercado.como se tivesse sentado ai puchei ele pelo rabo ele se levantou e ficou como se tivesse tonto.dai em diante esta ficando magro cada dia que passa não come mais capin so quer comer milho e farelo.

23. Tenho um potro de 02 anos e estou iniciando o mesmo agora, porém estou com um problema ele sempre pula com as patas da frente querendo brincar, porém outro dia quase me machucou com isso. Como devo proceder para controlar e ensiná-lo a não fazer isso e o ideal é puxa-lo com um cabo de cabresto mais longo ou mais curto.

24. Perdeu o movimento de seus posteriores, qual é a causa desse problema?

25. Se fosse possivel gostaria que tenta se exclarecer uma questao, tenho um cavalo (PSL) com 6 anos duma conhecida coudelaria. Acontece que recentemente o cavalo sente se da sua dentição , os molares, basta tocar com bridao que ele defende se logo.Gostaria de saber a sua opiniao e intervenção mais usual nestes casos feitas pelo veterinarios ? Obrigado

26. A minha égua é da raça mangalarga e do nada começou a ficar com o pescoço duro e quando levanta a cara os olhos viram. Hoje, tentamos tocar o vazio esquerdo dela e ela sentiu. Aparentemente, externamente os sintomas são esses. Ela não apresenta nada fora do comum, se alimenta, bebe, defeca corretamente. Me ajude a desvendar esse mistério, estou desesperada. O meu animal é bem cuidado e tá tão bonito. Tem gente que diz poder ser tétano, mas ela não se cortou. Aguardo ansiosa a sua resposta. Desde já, muito grata!!!

27. Gostaria de saber quais são as doenças de declaração e vacinação obrigatórias dos equinos em Portugal! Cumprimentos.

28. Tenha uma mula, quando monto ele empina e cai de casta,como evitar

29. Gostaria de saber que doença é essa, a minha égua estava empastada e apresentou dor, fadiga, bater patas no chão, sem querer comer ou beber, tristeza, vazil batendo constante como se estivesse cansada, contorção do vazil. Quando descobrimo que alguem montou e trabalhou bastante, ela não tem costume pq vivia embaiada e tinha varios meses sem fazer exercicios, estava muito gorda. Depois de muita medicação veio a morrer. Gostaria de saber se isso pode ter sido estafa por excesso de trabalho.

30. Tenho um poldro de 6 meses que come o cócó da mãe! Podem me dizer porque é que ele faz isto e o que fazer para que ele pare? Obrigado

31. Minha égua teve uma potra em Janeiro deste ano (2012), e mais ou menos, 1 mês depois, ela começou a rejeitar a sela, dando coices e mordendo quem a selava... É impossivel selá-la em local aberto... Ela fica realmente muito brava... Isso tem a ver com o nascimento da potra? O que eu devo fazer para que ela pare com isto? É urgente... :(

32. Trabalho com uma égua de 24 anos que, apesar de ter um temperamento bastante dócil, faz sempre "birra" quando é para apertar as cilhas: mostrando-se muito inquieta e andando de um lado para outro. É uma égua com pouco trabalho e que não era trabalhada há 3 semanas. Hoje ao colocar-lhe o cilhão de volteio nem se mostrou tão irrequieta como o habitual mas cerca de 1 min. após ter o cilhão posto e sem razão aparente deitou-se no chão ficando como "morta" pendurada pela cabeçada de prisão. Apressei-me a solta-la da parede e desapertei a cilha e assim que lhe tirei a cabeçada levantou-se correu tendo posteriormente voltado para a boxe. Após contacto com o equitador que referiu já ter presenciado comportamento semilar, voltamos a tentar aparelhar desta vez segura pela mão. voltou a tolerar a cilha e novamente após cerca de 1 minuto repetiu o comportamento, tendo-se ferido na garupa já que se atirou de costas. Nunca tinha assistido a algo assim em 5 anos que trabalho com a égua. Pergunto-me se esta é uma situação comum? será sinal de um outro problema? que medidas a tomar? Obrigado

33. Como fazer parar uma égua que empina?

34. Como é o comportamento das éguas desde o cio até ao parto ?

35. Tenho um cavalo luso arabe com 6 anos capado, cavalo muito bem engatado mas montado nem por isso.. ele tem um mal, tem o vicio de se mandar po ar seja montado ou engatado e nao sei como lhe tirar esse vicio, ser que me podiam ajudar... obrigado..

36. Tenho um cavalo crioulo, e nao tenho onde solta-lo. preciso saber se ele ficar so na cocheira podetrazer algum problema pra ele.

37. Fui cavalgar com minha égua, e na volta parei para ela beber água. Ela virou os olhos e notei que estavão vermelhos, mas logo ela voltou ao normal. Oque pode ter acontecido?

38. Tenho um potro de seis meses que fica com a lingua para fora!Porque e o que fazer.

39. A minha egua está deitada a 6 diase ela nao consegue levantar,só levanta a cabeça para comer e beber e ja deita d novo, o apetite dela está otimo,naosei io q fazer,o veterinario achou q era tetano agora acha q eh raiva e mandou sacrificar ,preciso de uma ajuda

40. Tenha uma égua que fica bocejando muito o que isso quer dizer? Mais uma dúvida, corte com arame farpado o que posso passar sendo que elas já são vacinadas contra o tétano? Obrigado.

41. O meu cavalo adora rolar e esta ferindo a pele no rumo dos ossos da garupa. Nao tenho como impedir ele de rolar, coloco espaladrapo,pomadas,mata bicheiras mas ao rolar ele tira tudo e a pele fica no sangue. Ja deixei ele so na baia com uma cama de maravalha bem alta e mesmo assim ele rola e se fere. Me ajude a solucionar este problema ficarei muito grato.

42. Comprei um ponei shetland há 3 meses ou mais i o antigo dono disse que ele e castrado.Mas eu hoje estava a dar um passeio e passou um cavalo ou egua nao sei e o meu ponei começou a relinçar e a querer ir atras dele . Ele desde que veio para minha casa nao teve comtacto com mais nenhum cavalo em geral .Eu queria saber porque aconteçeu isso.

43. Como conhecer se um cavalo é velho ou não?? Pode ser pelos dentes? Como?

44. Há algum problema em manter os cavalos em baias?

45. Com quantos meses da as primeiras vacinas num cavalo?

46. A minha egua não me deixa meter caneleiras nem ligaduras nas patas de trás, o que devo fazer??

47. Pode-se ferrar os cavalos só à frente?

48. tenho uma potra que ela nao esta si movimentando direito esta meia entrevada e cançada e o olho dela fica com com a carne querendo tapa a vista quando levanta a sua cabeça o que faço

49. É normal um potro de um ano e quatro meses com os testículos grande,como se fosse um animal de oito anos?

50. Tenho um cavalo com 23 anos em boa forma física. Devido a problemas financeiros vou ter que o colocar num padok. No inverno, zona da VFXira, talvez o ponha novamente numa box. De momento o padok não tem abrigo. Gostaria de saber se os cavalos têm frio? Também gostaria que me desse alguns concelhos, tais como: 1) Aconselha o uso de coberjão? 2) A alimentação deve ser a mesma que quando estava na box? 3) O cavalo pode entrar em stress por dormir ao relento? 4) A chuva é prejudicial? Deve-se usar um coberjão impermeável? 5) Aconselha vivamente o uso da box no Inverno? Ou pode ser suficiente um bom abrigo? 6) É necessário ter algum cuidado especial com os insectos? Obrigado

51. Comprei um cavalo QM para tean penning, só que ele esta tropeçando muito dentro da pista, oque pode se feito para a correção do mesmo?

52. Sou estudante do 4. período de veterinária. Bem, minha dúvida não é quanto a saúde do animal. Irei fazer nas férias um estágio na cavalaria da polícia militar e gostaria de saber algumas dicas sobre a conduta de uma estagiária na área de equinos e qual deverá ser o meu foco de estudo para melhor atender/responder às expectativas. Att, Juliana.

53. Comprei uma égua Mangalarga no qual a mesma durante a colocação do cabresto após as orelhas apresenta uma grande irritação com agitação. Gostaria de algumas dicas para melhorar esse comportamento?

54. Gostava de saber se existem perigos para cavalo, em levantar a cama (aparas) durante o dia, voltando a baixar durante a noite, ou seja, tendo por objectivo uma melhor gestão das aparar, levantar estas para os lados, evitando que esta seja suja durante dia.

55. Tenho uma egua de 3 anos que quando esta no cio RUFIA as outras éguas, chegando a tentar cobrir !!!!!!!!! Nunca vi isto antes. E alguma disfunção hormonal?

56. Tenho um cavalo de 4 anos e castrado,gostaria de saber se è normal ele ter ereção?obrigada pela atenção..

57. Achei um cavalo para comprar lindo,treinado e barato porém ele tem 8 anos e queria competir, será que compensa comprar um cavalo nessa idade?

58. A minha égua está na boxe deeitada e nao se levanta.Ela tenta levantar-se, mas nao consegue, ás vezes parece que tem umas dores e levanta a cabeça em dirçao á barriga.Ela comoe e bebe, agora desde que esta deitada bebe mais.Já chamei um veterinario e ele diz que esta tudo normal com ela e deu-lhe um antibiotico para ela ganhar força e recomendou q dessemos água com açucar e sal para tambem dar força.O veterinario disse q passando uma hora, uma hora e meia tentar ajudala a levantar-se mas ela ainda nao se levantou.O quê q ela tem? E o que devo fazer para ajuda-la?

59. Tenho uma égua que sempre que tento lhe tocar nos tetos ela tenta me dar coiçes. Existe algum risco de ela depois de parir tambem dar coiçes ao poldro?

60. Tenho uma égua de 5 anos, sempre que a vou encilhar, ela encolhe o lombo e ao apertar a cilha ela começa a empinar-se e corcovear, mesmo sem dar uma aperto forte. qual pode ser o problema e o que posso fazer?

61. Comprei um poldro que dizem ter 11 meses mais ele ja esta querendo motar nas eguas, os testiculos dele nao desceu nenhum. Gostaria de saber se isso acontece mesmo ou c ele pode ser mais velho q isso??

62. Como é feita a identificação de Equinos em Portugal? E qual o papel do médico veterinário com a fundação alter real, na identificação?

63. Gostaria de saber eu tenho uma égua appalosa, gostaria de saber qual tipo de cavalo mais ideal para cruzar ?

64. A minha egua criou a uma semana e ela não deixa chegar perto dela e nem do potro, ela ficou arisca e brava depois que criou, gostaria de saber se é normal esse comportamento, e se ela vai voltar ser docil novamente. muito obrigada

65. Tenho um cavalo de 4 anos e quando ele começa a marchar ele levanta o rabo e deixa ele de lado e quando esta de passo nao faz isso.Ele pode estar sentindo alguma dor ao marchar?

66. tenho um potro de 6 meses ja desmamado que fica na baia,quando solto ele no piquete fica fazendo um barulho estranho em sua barriga quando corre,gostaria de saber como elimar este barulho

67. Gostaria de saber quais cuidados necessarios que devo ter com uma egua de 22 anos da raça appaloosa , pois ela ja esta com as vistas bem cansada já

68. Gostaria de saber porque os cavalos se deitam e rolam após uma cavalgada

69. Tive um cavalo 1/2 sangue árabe, saudável, com idade de 9 anos, solto no pasto. Porém, no início desta semana ele se alimentou com pés de milho verde, às 10 horas. Estava esperto e saudável. Às 16 horas foi encontrado morto. O seu corpo por volta das 17 horas já estava todo inchado. No outro dia de manhã soltava sangue com espuma pela boca e ânus. Gostaria de saber se pelo o que corpo apresentou pode ter sido picada de cobra, ou outro animal peçonhento, alimentação, ou ainda alguma doença, pois, tenho outro cavalo no mesmo pasto.

70. Queria saber a idade correcta de domar um Garanhão, de 2 anos e meio? Ele tambem fica mordendo a égua isso é normal ? A égua está nos dias de parir tem algum problema de ela ficar com o Garanhão ?

71. Gostaria de saber se é prejudicial para os cavalos de corrida treinarem á chuva e quais os cuidados a ter para nao terem nenhum problema de saude provocado pelo treino no Inverno

72. Queria saber com k idade se começa a domar um poldro. e se conhece algum site k me possa dizer para eu aprender.

73. Compramos uma potra que faz 4 anos agora depois de perdemos nosso cavalo em Junho. Estamos a ter muitos problemas para acalmar. A égua é mansa mas muito assustada. Dou-lhe chá de cidreira um litro diluido em 15 litos de agua para a acalmar. O meu jockey esta treinando-a para provas de enduro que além da preparação exige testes de batimentos. Se fica agitada não tem como passar nos testes nas provas, o que recomenda?

74. O meu cavalo tem 10 anos é cruzado de manga larga marchador. Sempre que executa a marcha fere as patas dianteiras, que devo fazer para resolver?


75. Tenho uma égua de 6 anos de idade Puro Sangue Ingles que desde que a comprei (cerca dos seus 4 anos) faz imensa força na boca e gostaria de saber o porque deste comportamento. Obrigado!

76. A minha ponei esta inquieta ela fica raspando a pata no chão e
depois deita-se e ali fica. Um cavalo grande cobriu a pónei há 1 semana
atrás antes disso começar a acontecer. Será que isso tem a ver ?? 4 dias
atras ela ja tomou simidim e apiron 10 ml e passou , mas agora voltou o
problema.



77. Tenho dois cavalos um macho e uma femea, mas nao sei a idade deles e nem se quer a raça pertencem. Será possivel saber a raça e a idade?

78. Quanto tempo vive um cavalo em média?

79. Tenho um pónei já há 5 anos, recentemente mudei-o para um centro hipico, onde se encontra em conjunto com outros póneis. Inicialmente não comia e tinha medo dos outros, afastando-se. Achei uma reacção normal, de habituação ao novo espaço. Mas já passou um mês e o meu pónei está a ficar "cadavérico", literalmente pele e osso, contínua com medo de tudo e agora ate as pessoas foge. A alimentação que os tratadores colocam aos póneis resume-se somente a feno, uma óptima quantidade de feno. Mas o podei cada vez esta mais magro os tratadores dizem q até o têm visto a comer, mas penso q não anda a comer o suficiente. Estava a pensar começar a dar-lhe farelo de trigo 2 a 3 vezes por semana e colocar-lhe todos os dias à parte uma pasta de feno. Será que o farelo lhe fará mal, ou o ajudara a ganhar energia, e gordura? Confesso que já não sei o q fazer, só quero q o pónei fique bem novamente, mas aquele é o único espaço q tenho para ele neste momento!

80. Quais documentos necessários para transporte de cavalo proprio (nacional) ?

81. O cavalo da minha colega tropeça muito. O que deve fazer? Tendo em conta que ela já mudou de ferraduras como o veterinario lhe disse.

82. Castrei meu cavalo de 3 anos, há 2 semanas, mas continua muito inchado, que sobe até a barriga e está vazando muito pus. Já apliquei 4 dias de antiinflamatório e 2 dias de antibiótico. O que mais posso fazer por ele? percebe-se que ele sente muita dor ainda, pois nao está comendo.

83. Em 1º lugar agradeço as respostas dadas às minhas questoes. Sempre ouvi dizer que os cavalos que têm um anel branco nos olhos são os mais "bravos". Esta afirmação é verdadeira? Pois tenho reparado nos cavalos que têm o anel nos olhos e é verdade, os que têm o anel são mais "bravos" que os que não têm

84. Tenho uma égua que caiu machucou a mão direita. Porém já se tem quase um mes e ela não apresentou melhoras. Hoje quando fui na fazenda para tratar dela e dos outros animais que tenho, verifiquei que ela não está levantando e esta gemendo muito de dor. Pode ter acontecido dela ter torcido a pata? Ela esta com dificuldade de apoiar no chão.

85. Tenho um cavalo com 10 anos que se encontra com forte diarreia e não come só toma água. Estou a dar-lhe soro. Agradeço as suas recomendações.

86. Desejava saber sobre o uso de equipalazone se pode agravar alguns disturbios nos cavalos e em k momento devo usa-lo?

87. Os cavalos são capazes de demonstraçoes de afecto das mais diversas formas. Mas os cavalos sentem, de facto, sensações desse género?

88. Tenho um cavalo inteiro, e queria acalma-lo sem castrá-lo, existe um medicamento que eu posso usar...

89. Comprei um poldro de 8 meses, devo vacina-lo ou algo assim? ja o desparasitei devo receber um veterinario por alguma razao??

90. Meu cavalo perdeu apetite e está com os pés e pernas inchadas.

91. É preocupante o cavalo dormir algumas vez deitado?

92. Será que um cavalo inteiro pode pastar com eguas sem perigo de as maltratar ?

93. Gostaria de saber a sua opinião relativamente ao uso de camas de borracha em boxes. Estou indecisa entre estas e as de aparas (que a usar será Allspan), mas não sei se as de borracha serão melhores para eles.

94. Tenho um equino que esta com os seguintes sintomas: lingua para fora, quando vai comer o capim não consegue arrancar e está com comprometimento na sua estrutura esqueletica, ele fica todo torto...gostaria de saber que doença é esta.

95. Gostaria de saber se existe possibilidade de uma egua prenhe aceitar garanhão

96. Tenho um cavalo Mangalarga Marchador de 5 anos, domado e estou com dificuldades na hora que vou montá-lo, pois ele não pára quieto, fica girando, arrodiando, mesmo que eu segure firme a rédea. O que eu poderia fazer, para que ele ficasse parado, para eu montar?

97. Tenho uma égua de 6 anos, que não para quieta, sempre aos pulos. Tem uma estrutura forte, é quarto de milha com PSI. Douglas Galvan Tedesco

98. A minha égua de vez enquando aparece com a parte abaixo dos olho acima do fucinho inchada, e fica violenta. O que será?

99. O que fazer quando a égua rejeita o potro ( seu filho) com 2 meses?

100. Gostaria de saber com que idade é que um potro pode ser afastado da sua mãe, e se o for também gostaria de saber se sobrevive ou se não vai ter o crescimento normal e essas coisa todas...

101. A minha égua perdeu toda a confiança em saltar tendo em conta que fizemos concurso a metro e 20 e agora ela tem falta de confiança. Até num simples salto de 80 centimetros. Gostaria de saber se há alguma coisa que eu possa faser, para ela voltar a saltar.

102. O meu cavalo apresentou de um dia para o outro no pasto, testículos inchados e barriga com inchaço visual na parte inferior. presença de orticária. qual será a causa. por favor. e medicamentos?

103. Quais as possíveis razões para um cavalo ranger os dentes? E caso seja uma questão comportamental, como fazê-lo parar?

104. Medicamentos (vitaminas) pós parto para não secar leite.

105. Possivel causa do poldro nascer morto.

106. Comprei um cavalo Mangalarga, e tenho percebido que o animal se alimenta muito mal (pouco apetite), gostaria de saber o devo fazer para melhorar seu apetite.

107. Comprei duas éguas BH, uma de 7 e a outra de 10 anos, que passaram cerca de 3 meses juntas no pasto antes de chegarem na hípica. E agora elas apresentam comportamento de éguas amadrinhadas e estão me causando problemas. Como faço para desestimular esse comportamento?

108. Meu animal quando esta usando o bridão fica com a lingua para fora principalmente se estiver relachado em um trote ou no passo é normal? ou sinal que algo esta errado

109. Quanto tempo devo esperar após a castração para começar a treinar um potro, está hoje com dois anos.

110. Tenho um cavalo mangalarga que troca as patas traseiras uma na outra, assim machucando o machinho. O que posso fazer para amenizar isso, qual seria as causas possiveis, pois antes ele nao fazia isso?

111. Gostaria de saber qual o gasto mensal em média com um cavalo, pois estou pensando em dar um pra minha filha, terei que colocá-lo em algum lugar pois inha casa não comporta.

112. O meu cavalo esta com ova na mão gostaria de saber se tem cura? e qual o tratamento? obrigada

113. No ano passado eu comprei duas éguas aqui em Manaus, as éguas eram da expoagro bem mansinhas eram mae e filha, mas recentemente tenho tido problemas de comportamento com elas, a filha de mais ou menos 1 ano morde tudo! Já estamos pensando em vende-la, agora as pessoas tem medo de vir no meu sítio por que ela morde todo mundo! Ela morede carros, messas, pessoas, nao podemos pendurar nada no varal que ela puxa, ela pula nas criancas, ela mastiga botas e quando voce menos espera ela esta com metade da sua roupa na boca! ela deu um coice no joelho do meu caseiro que afundou o joelho dele! Ela é uma potrinha muito malvada!(rsrsrs) Mas na Expoagro ela nao tinha esse comportamento A reposta desta questao é nossa única esperanca! Já chamamos adestradores mas nao muda nada! Ela é indomável! E a mae dela quando selamos ela nós mal tocamos no estribo e ela comeca a rodar, sem falar que as vezes ela morde e dá coices na gente! Estou precisando muito de ajuda!!! Aguardo respostas...

114. Peço desculpas por não me adequar as categorias acima, mas eu precisava muito de um Norte. Acabei o ensino médio agora e o meu sonho sempre foi cuidar de cavalos, mas estou indecisa em relação as mercado de trabalho do veterinário aqui no Brasil. Pergunto a todo mundo e ninguem sebe me responder. O senhor poderia me ajudar? A sua opinoão será de extrema importância. Obrigadanci

115. Eu quero capar um cavalo. quem devo contactar?? ele fica diferente ao pe dos outros cavalos, ele tem 4 anos

116. Actualmente possuo um cruzado português de 6 anos inteiro, é utlizado para saltos de obstáculos e tem sempre mostrado uma excelente cabeça e uma grande força apesar de ser um cavalo relativamente pequeno. Porém quando trabalhado com outros cavalos fica completamente diferente, esbarra-se contra os obstáculos, derruba e está completamente desatento, já chegou a atacar outro cavalo inteiro que passou perto dele, sendo sempre um problema em termos de picadeiro de aquecimento. Ultimamente temos pensado na castração para a solução destes problemas comportamentais, uma vez que se torna difícil ter mão nele, gostaria de saber se a castração lhe traria perda de qualidades a nível de salto, uma vez que ele apresenta capacidades e já chegou a saltar 1.50m. Até que ponto compensaria castrar este cavalo? Será que vai perder o que tem de bom ou melhorar, uma vez que sozinho é completamente diferente? Os melhores cumprimentos.

117. Tenho uma poldra de 2 anos que recentemente comecou a roer cordas e rabos de outros cavalos.Que poderá ser?Haverá alguma forma de tratar?

118. Tenho uma potra de 10 meses, Pai campolino e mãe meio sangue argentino, minha duvida é hj com 10 meses ela tem 1,20 de altura , ela podera chegar a 1,56 da raça do pai ou chegar pelo menos perto disso.

119. Dr. Henrique, o senhor poderia me indicar locais em Portugal onde seja possível fazer um trabalho voluntário ou estágio não remunerado para estudante de Medicina Veterinária? Minha filha estará em ferias em janeiro, está no oitavo período de Veterinária, fazendo estágio no Joquei do RJ - Brasil. Gostaria de presenteá-la com um mês de estudos em Portugaal durante as suas férias. Sei que esse espaço não tem esse objetivo e desde já peço desculpas pelo incômodo ao mesmo tempo que agradeço sua atenção. Leila Abreu

120. Tenho um cavalo e acima do casco apareceu uma micose que coça bastante o que devo colocar

121. 0 meu cavalo come as fezes com muita frequência. Será vício ou falta de algum nutriente? que devo fazer para evitar que tal aconteça?

122. A minha égua ficou manca e depois começou com um inchaço no peito, o que será?

123. Tenho um potro quarto de milha de 06 meses e sua mãe secouu o leite aos 04 meses, agora que vou desmamar gostaria de aplicar alguma vitamina para bom desempenho de engorda e crescimento pois vejo que ele retardou um pouco o cresimento devido a falta do bom leite da mãe. Gostaria de saber com medicamento aplicar nele.

124. Tenho uma égua com 19 anos que normalmente não se deitava (ou pelo menos não era habitual vê-la deitada), mas ultimamente vejo-a bastantes vezes deitada (duas a tres vezes por dia) e apresenta bastantes dificuldades em se levantar pois parece que quando se quer levantar, levanta as patas dianteiras mas depois dá a sensação que nao tem força nas pata traseiras e cai para o chão e por vezes tem mesmo que ser ajudada para se levantar pois ás vezes passa horas a tentar levantar-se e começa a suar mt e a ficar mt nervosa. A égua encontra-se num parque com cerca de 500 metros quadrados. O que é que pode estar a acontecer com a minha égua? Obrigado.

125. Minha égua quando transportada em camião para os locais de provas (competição de saltos) fica muito nervosa, dando coices nos outros cavalos, paredes etc. Colocámos ela num local separado, mas de nada adiantou. Fora dessa situação é uma égua um pouco nervosa, mas nada se compara quando colocada no camião. Gostaria de saber se existe uma maneira correta de transporte para animais nervosos ou se existe algum tipo de tranquilizante que não afectasse o desempenho dela em pcovas.

126. Sei de um cavalo que já toureou que usa freio e serreta, e que, quando montado mete a língua de fora e está constantemente a morder as argolas laterais do freio. será vicio ? será desconforto ? há alguma forma de fazê-lo parar ?

127. A minha égua é agressiva e ataca os outros cavalos. O que posso fazer para que deixe de fazer isto?

128. Éguas prenhas se assustam com mais facilidade (principalmente as de primeira barriga e que ficam sozinhas no piquete)? são mais ansiosas?

129. Tenho uma égua de 15 anos e quando estou andando em meio no canavial ela tropeça muito , gostaria de saber se é normal, porque eu acho que ela se assusta e tenho medo de cair. Como posso fazer para que ela pare de tropeçar ?

130. Tenho um potro de 1 ano e 8 meses que tem a mania de morder quando chego perto. O que devo fazer?

131. Tenho uma potra de 11 meses que raçao dou para ela crescer mas rapido e engordar?

132. O que fazer para impedir que uma mula entre no cio constantemente? Obrigada.

133. tenho um cavalo, 3 anos, que enrolou-se numa corda e caiu, mais ele não manca, mais eu sinto as pata de tras dele meio duras, ele caminha meio duro, o que posso fazer ou isso é normal?

134. Meu cavalo tropeca muito o que posso fazer

135. Tenho uma egua que ano passado pariu, sempre que o potro ia mamar ela ficava sacudindo a perna. (não deixava ele mamar) no dia seguinte quando eu voltei a fazenda ele tava morto do lado dela. eu gostaria de saber por que ela rejeitou ele, se foi por que ela tava muito fraca e não tinha condições para alimentar ela mesma quanto mais ao filhote, ou foi por que eu ficava pegando nas tetas dela

136. Muito contente e grata pela criação desta nova rúbrica! O meu cavalito Holly depois de um dia inteiro no pasto quando vem comer a sua ração,fica um tanto sonolento e costuma pousar a cabeça em cima do meu ombro. Isso será prova de amizade, ou de cansáço?

 
 
1. Tenho uma égua que nasceu em outubro de 2011. Quando posso montar nela?
Normalmente os poldros iniciam o desbaste por volta dos 3 anos e pouco.
 
 
2. O meu cavalo ta gordo lindo mais quando andamos nele vive tropeçando, ai nao estamos andando mais o que pode sugerir para ele para melhorar?
Na maior parte dos casos, o tropeçar é causado por um deficiente aprumo dos cascos e/ou por problemas de claudicação. Para obter um diagnóstico deverá pedir a um médico veterinário para examinar o seu cavalo.
 
 
3. As ferraduras das patas traseiras da minha égua estavam as 2 despregadas e acabaram por cais posso deixar só as ferraduras nas patas da frente? obrigada
Sim pode.
 
 
4. Tenho um poldro que fez à 2 meses atrás 3 anos, e sempre me disseram que era prejudicial para o poldro começar a montá-lo nesta idade. Queria saber qual a idade mais indicada para começar a montar um poldro, e se com 3 anos é prejudicial à saude do animal. Cumprimentos
A maior parte dos poldros iniciam o desbaste por volta dos 3 anos de idade.
 
 
5. Tenho uma egua no sitio do meu pai, porem ja tenho 5 meses q nao a vejo, por motivo de trabalho, meu pai disse q ela esta apresentando um comportamento meio triste, sera q tem alguma coisa a ver com o fato de eu estar distante??
Não me parece que seja essa a razão.

A sua égua provavelmente está doente e consequentemente deveria ser examinada por um medico veterinário.
 
 
6. Tenho um cavalo criolo de 11 anos e quando vou encilhá-lo na hora de apertar a cinja ele enpina e chega até a rasgar a corda em que esta amarrado. Como tiro esse vísio?
É muito possível que o seu cavalo esteja afetado com alguma patologia que lhe cause dor quando aperta a cilha. Deve pedir a um médico veterinário que examine o seu cavalo de modo a avaliar a natureza do problema.

 
 
7. Acabei de compra uma égua, eu posso colocar ela com outra égua parida. será que elas vam briga uma com a outra ?
Não sei se as éguas se vão entender ou não.

A minha sugestão seria que experimentasse colocar as éguas juntas e que estudasse o seu comportamento e relacionamento entre as duas. Em qualquer situação de liberdade, existe sempre a possibilidade de um cavalo lesionar o outro.
 
 
8. O meu cavalo fica muito triste depois de uma cavalgada qual motivo ele nao come e fica assim uns dias.
Isso não é normal. Deve haver algum problema causado pela cavalgada.
Provavelmente o cavalo fica com dores depois da cavalgada. Sugiro que peça a um médico veterinário que examine o seu cavalo de modo a avaliar a causa do problema.
 
 
9. Tenho uma potra de 7 meses e separei ela de sua mae com 6 meses mas depois de 1 mes coloquei elas junta novamente mas a potra mamou gostaria de saber quanto tempo ela tem que fica longe da mae para um bom desmame.
Tem de esperar até a mãe deixar de produzir leite. O período necessário varia muito de égua para égua e também das condições ambientais e de maneio.

 
 
10. Gostaria de saber se a egua depois de criar, ela pode ficar mais docil ?
Não é costume.
 
 
11. Tenho uma egua que ha dois dias atras estava num espaço que tenho junto a casa a pastar quando a fui por na box deparei que ela coxeava da pata esquerda como ela nao esta ferrada tentei lhe tirar algumas pedras que estavam no casco pensando eu que fosse disso mas ja passaram dois dias e ela continua a coxear,o que podera ser ,para estes casos havera algum medicamento que lhe possa dar.
Para poder tecer qualquer opinião sobre causa ou tratamento teria de ter um diagnóstico, ou seja teria de saber qual a razão porque a égua está a coxear.
 
 
12. Tenho um cavalo Arabe, ele andava normal, e agora nao quer deixar ninguem montar ameaçando com coices. O que devo fazer ? Obrigada.
É possível que o animal tenha dores?
 
 
13. Tenho uma egua de 6 anos, muito mansa, atende pelo nome, mais quando fico sem montar nela mais de 15 dias, quando vou montar ela murcha a orelha baixa a cabeça e começa a pular, o que fazer para tirar este comportamento dela.
Talvez ajude se montar a égua com mais frequência.

 
 
14. O joelho da mao esquerda do meu cavalo esta bastante inchado,ele nao coxeia,ja injectei anti inflamatorios e fiz muitas massagens com jactos de agua.O inchasso nao baixa ha mais de um mes.O k posso fazer mais?Obrg
Pode por favor enviar-me fotos da lesão para o meu email, hcvet@netcabo.pt ?
 
 
15. Eu comprei um cavalo que ja esta super habituado a andar de camioes e roulottes, porem, um dia tivemos de tranportar o cavalo para ir para uma prova nua roulotte, com outro cavalo. O meu cavalo colocava as suas patas na parede da roulotte e se apoiava com a garupa e se machuca, porisso teve de ir uma pessoa la dentro a virar a cabeca dele para ele nao se magoar. O cavalo comeca aos saltos e a tentar dar coices. Porque sera que isto acontece? Ja experimentamos ele ir com outro cavalo, mas repete o mesmo comportamento...
Pode ser medo ou agressividade.

 
 
16. Recebi um cavalo de 11 anos faz três semanas, mas quando ando com ele, ele começa a tropeçar e parece que vai cair,mas quando acelero o ritmo ele age normalmente, não o que pode ser. Meu primo disse que é porque ele é preguiçoso e ficava bastante tempo parado. Mas eu acho que também pode ser porque ele está sem ferradura. O que pode ser doutor?
Pode ser muita coisa. De modo a poder tecer qualquer opinião teria de examinar o cavalo.
Quer enviar-me um vídeo com o cavalo a andar e a tropeçar, incluindo os aprumos para o meu email hcvet@netcabo.pt ?

 
 
17. Em relação à pergunta 41 (engolir ar), meu potro lusitano vive solto no pasto e segue para baia aberta somente para pousar, junto com 2 femeas. Ele so engole ar quando esta preso. Adianta se eu colocar a coleira somente neste período que estiver preso?
Sim, pode adiantar.
 
 
18. Tenho um poldro que faz 3 anos em Agosto deste ano, o problema que ele tem é que come as fezes. Já foi colocada uma pedra de sal mas ele não a lambe. Li aqui no site que pode ser insuficiência de sal e nesses casos aconselham a misturar sal grosso com a ração, dependendo do tipo de ração e o trabalho do cavalo. Ele trabalha duas vezes por semana à guia. Será que faz mal se optar por seguir esse conselho e dar sal ao cavalo? Obrigada
Se o cavalo não lambe a pedra de sal provavelmente não irá beneficiar da adição de sal na ração.
Na maior parte dos casos a coprofagia (ingestão de fezes) é um hábito comportamental nos equinos, não associado a nenhuma doença especifica.

Muitas vezes os animais adotam este tipo de comportamento como consequência da domesticação.

Para evitar a coprofagia deve tentar providenciar ao animal um maneio o mais natural possível. O poldro vive isolado ou vive em grupo numa manada? Têm acesso a pasto e numa área suficientemente grande para eles de deslocarem amplamente?
 
 
19. O meu cavalo morde-se na zona das patas contstantemente, o que posso fazer para evitar qe isso acontece ? ah e já agora tambem ganhou manias a sair do picadeiro para a rua, teima muito etc?
Na minha opinião, para evitar que o cavalo se morda na zona das patas, deveria tentar identificar qual a razão porque o animal faz isso. As causas mais prováveis de prurido nos membros são dernatites alérgicas e parasitas externos. Depois de identificada a causa o médico veterinário poderá instituir um tratamento adequado.

Em relação ao comportamento de "manias", se estas se devem a algum problema médico, o mesmo se aplica ao que foi dito no paragrafo anterior: deve primeiro identificar o problema e depois tratá-lo. Se se trata de uma questão comportamental, deverá pois fazer o treino adequado.
 
 
20. Gostaria de saber se depois da égua criar mesmo fora da estação de monta pode se colocar um garanhão para cubri-la e se teria grande possibilidade de que a mesma pudesse emprenhar ?
Se a égua fizer cio e estiver a ciclar normalmente e se ocorrer ovulação, então sim, tem todas as possibilidades de ela poder emprenhar.
 
 
21. Tenho um poldro cruzado lusitano com 11 meses, tem uma boa pastagem, só que tenho reparado que ele anda a comer pequeninas pedras. Porque será ? E vejo-o muitas vezes a tentar morder a ponta do curvilhão, será que tem algum problema ou será só comichão?
Pode ser alguma deficiência nutricional ou apenas um hábito comportamental.
Já foram feitas algumas análises ao sangue?

Em relação ao morder o curvilhão, a comichão não deixa de ser um problema que deverá tentar ser resolvido.

 
 
22. Encontrei meu cavalo no cercado.como se tivesse sentado ai puchei ele pelo rabo ele se levantou e ficou como se tivesse tonto.dai em diante esta ficando magro cada dia que passa não come mais capin so quer comer milho e farelo.
O seu cavalo obviamente tem um problema. De modo a tentar prescrever qualquer tipo de tratamento é necessário primeiro obter um diagnóstico. Para tal o seu cavalo deverá ser examinado por um médico veterinário.

 
 
23. Tenho um potro de 02 anos e estou iniciando o mesmo agora, porém estou com um problema ele sempre pula com as patas da frente querendo brincar, porém outro dia quase me machucou com isso. Como devo proceder para controlar e ensiná-lo a não fazer isso e o ideal é puxa-lo com um cabo de cabresto mais longo ou mais curto.
O treino e desbaste de cavalos foge do âmbito medico veterinário deste fórum. Recomendo que solicite ajuda a algum cavaleiro ou treinador profissional.
 
 
24. Perdeu o movimento de seus posteriores, qual é a causa desse problema?
À partida trata-se de um problema do foro neurológico.
 
 
25. Se fosse possivel gostaria que tenta se exclarecer uma questao, tenho um cavalo (PSL) com 6 anos duma conhecida coudelaria. Acontece que recentemente o cavalo sente se da sua dentição , os molares, basta tocar com bridao que ele defende se logo.Gostaria de saber a sua opiniao e intervenção mais usual nestes casos feitas pelo veterinarios ? Obrigado
No caso que nos descreveu sobre o possível problema com os dentes do seu cavalo, a primeira coisa que eu faria seria colocar um abre-bocas e examinar toda a cavidade oral de modo a ver se encontrava alguma lesão ou patologia que justificasse a sensibilidade que o animal apresenta. Se este exame inicial não fosse conclusivo, faria então um exame radiográfico à raiz dos dentes e coroa de reserva. Se as radiografias não revelarem nenhuma lesão, procederia a um exame do sistema músculo-esquelético com enfase na região da cabeça, pescoço e dorso.

Consoante os achados clínicos e respectivo(s) diagnóstico(s), após os exames acima mencionados, iria então considerar as várias opções de tratamento disponíveis.
 
 
26. A minha égua é da raça mangalarga e do nada começou a ficar com o pescoço duro e quando levanta a cara os olhos viram. Hoje, tentamos tocar o vazio esquerdo dela e ela sentiu. Aparentemente, externamente os sintomas são esses. Ela não apresenta nada fora do comum, se alimenta, bebe, defeca corretamente. Me ajude a desvendar esse mistério, estou desesperada. O meu animal é bem cuidado e tá tão bonito. Tem gente que diz poder ser tétano, mas ela não se cortou. Aguardo ansiosa a sua resposta. Desde já, muito grata!!!
Concordo que os sintomas descritos são típicos de tétano. A sua égua está vacinada contra o tétano?

 
 
27. Gostaria de saber quais são as doenças de declaração e vacinação obrigatórias dos equinos em Portugal! Cumprimentos.
Não existe vacinação obrigatória em Portugal. A vacinação contra a influenza equina apenas é obrigatória para cavalos que participem em eventos hípicos sob o regulamento FEI.

 
 
28. Tenha uma mula, quando monto ele empina e cai de casta,como evitar
Para responder à questão que nos coloca teria primeiro de saber se existe uma razão para a mula ter esse comportamento. É possível que se trate de uma questão de treino mas tambem é possível que o animal tenha dores que sejam responsáveis pelo comportamento.
 
 
29. Gostaria de saber que doença é essa, a minha égua estava empastada e apresentou dor, fadiga, bater patas no chão, sem querer comer ou beber, tristeza, vazil batendo constante como se estivesse cansada, contorção do vazil. Quando descobrimo que alguem montou e trabalhou bastante, ela não tem costume pq vivia embaiada e tinha varios meses sem fazer exercicios, estava muito gorda. Depois de muita medicação veio a morrer. Gostaria de saber se isso pode ter sido estafa por excesso de trabalho.
Foi feito um exame post-mortem (necrópsia) à sua égua?

 
 
30. Tenho um poldro de 6 meses que come o cócó da mãe! Podem me dizer porque é que ele faz isto e o que fazer para que ele pare? Obrigado
Na maior parte dos casos a coprofagia (ingestão de fezes) é um hábito comportamental nos equinos, não associado a nenhuma doença especifica. Muitas vezes os animais adotam este tipo de comportamento como consequência da domesticação.

Para evitar a coprofagia deve tentar providenciar aos animais um maneio o mais natural possível. A égua e poldro vivem isolados ou vivem em grupo numa manada? Têm acesso a pasto e numa área suficientemente grande para eles de deslocarem amplamente?
 
 
31. Minha égua teve uma potra em Janeiro deste ano (2012), e mais ou menos, 1 mês depois, ela começou a rejeitar a sela, dando coices e mordendo quem a selava... É impossivel selá-la em local aberto... Ela fica realmente muito brava... Isso tem a ver com o nascimento da potra? O que eu devo fazer para que ela pare com isto? É urgente... :(
Sugiro que peça a um médico veterinário com experiencia em equinos que examine a sua égua de modo a averiguar se existe alguma sequela ou lesão no seu aparelho reprodutor ou músculo-esquelético que possa explicar os sintomas descritos.

 
 
32. Trabalho com uma égua de 24 anos que, apesar de ter um temperamento bastante dócil, faz sempre "birra" quando é para apertar as cilhas: mostrando-se muito inquieta e andando de um lado para outro. É uma égua com pouco trabalho e que não era trabalhada há 3 semanas. Hoje ao colocar-lhe o cilhão de volteio nem se mostrou tão irrequieta como o habitual mas cerca de 1 min. após ter o cilhão posto e sem razão aparente deitou-se no chão ficando como "morta" pendurada pela cabeçada de prisão. Apressei-me a solta-la da parede e desapertei a cilha e assim que lhe tirei a cabeçada levantou-se correu tendo posteriormente voltado para a boxe. Após contacto com o equitador que referiu já ter presenciado comportamento semilar, voltamos a tentar aparelhar desta vez segura pela mão. voltou a tolerar a cilha e novamente após cerca de 1 minuto repetiu o comportamento, tendo-se ferido na garupa já que se atirou de costas. Nunca tinha assistido a algo assim em 5 anos que trabalho com a égua. Pergunto-me se esta é uma situação comum? será sinal de um outro problema? que medidas a tomar? Obrigado
Pode tratar-se de várias situações.

É possível que a égua sinta algum tipo de dor quando tem a cilha apertada e consequentemente reaja dessa forma.

Por vezes o apertar da cilha pode causar compressão do nervo vago e consequente colapso.

Sugiro que peça a um médico veterinário para examinar a sal égua de modo a determinar a causa deste problema.

 
 
33. Como fazer parar uma égua que empina?
Depende essencialmente da razão pela qual a égua se empina.
 
 
34. Como é o comportamento das éguas desde o cio até ao parto ?
Não é normal haver alterações de comportamento.

 
 
35. Tenho um cavalo luso arabe com 6 anos capado, cavalo muito bem engatado mas montado nem por isso.. ele tem um mal, tem o vicio de se mandar po ar seja montado ou engatado e nao sei como lhe tirar esse vicio, ser que me podiam ajudar... obrigado..
É possível que o animal tenha dores e isso seja um mecanismo de defesa.

 
 
36. Tenho um cavalo crioulo, e nao tenho onde solta-lo. preciso saber se ele ficar so na cocheira podetrazer algum problema pra ele.
Apesar de não ser a situação ideal, há muitos cavalos que são mantidos em cocheira, sem acesso a pastagem. Nestas condições é importante exercitar o animal com frequência e providenciar um bom feno.
 
 
37. Fui cavalgar com minha égua, e na volta parei para ela beber água. Ela virou os olhos e notei que estavão vermelhos, mas logo ela voltou ao normal. Oque pode ter acontecido?
Por favor envie-me um video ou fotos da egua se isso voltar a acontecer. O meu email hcvet@netcabo.pt
 
 
38. Tenho um potro de seis meses que fica com a lingua para fora!Porque e o que fazer.
Há cavalos que têm esse comportamento. Nota mais algum sintoma além desse?
 
 
39. A minha egua está deitada a 6 diase ela nao consegue levantar,só levanta a cabeça para comer e beber e ja deita d novo, o apetite dela está otimo,naosei io q fazer,o veterinario achou q era tetano agora acha q eh raiva e mandou sacrificar ,preciso de uma ajuda
Independentemente do diagnóstico, se o cavalo nao se levanta há seis dias, o prognóstico é grave.

 
 
40. Tenha uma égua que fica bocejando muito o que isso quer dizer? Mais uma dúvida, corte com arame farpado o que posso passar sendo que elas já são vacinadas contra o tétano? Obrigado.
O bocejar pode ser sinal de doença hepática.
Deve pedir a um médico veterinario para examinar a sua égua.

 
 
41. O meu cavalo adora rolar e esta ferindo a pele no rumo dos ossos da garupa. Nao tenho como impedir ele de rolar, coloco espaladrapo,pomadas,mata bicheiras mas ao rolar ele tira tudo e a pele fica no sangue. Ja deixei ele so na baia com uma cama de maravalha bem alta e mesmo assim ele rola e se fere. Me ajude a solucionar este problema ficarei muito grato.
Não é normal um cavalo ferir-se continuamente ao deitar-se. Será que existe algum corpo estranho na ferida e seja essa a razão porque não cicatriza por completo?

Pode por favor enviar-me fotos das lesões?

Em todo o caso é possível impedir que o cavalo se deite deixando-o preso a um arame de correr ou alternativamente existem cilhões que impedem que o cavalo se esponje quando se deita.
 
 
42. Comprei um ponei shetland há 3 meses ou mais i o antigo dono disse que ele e castrado.Mas eu hoje estava a dar um passeio e passou um cavalo ou egua nao sei e o meu ponei começou a relinçar e a querer ir atras dele . Ele desde que veio para minha casa nao teve comtacto com mais nenhum cavalo em geral .Eu queria saber porque aconteçeu isso.
Os cavalos são animais sociáveis que vivem em manada onde cada individuo ocupa o seu lugar numa hierarquia organizada. A interação entre os equinos é uma ocorrência natural.

Em relação às duvidas se o seu pónei é de facto castrado ou não, pode pedir a um médico veterinário para fazer uma análise ao sangue para investigar a possibilidade de haver algum testículo retido (criptorquidismo).
 
 
43. Como conhecer se um cavalo é velho ou não?? Pode ser pelos dentes? Como?
Sim, a avaliação da dentição de um cavalo dá uma estimativa da sua idade.
 
 
44. Há algum problema em manter os cavalos em baias?
Não é a melhor forma para os animais estarem presos em baias.
 
 
45. Com quantos meses da as primeiras vacinas num cavalo?
Recomenda-se iniciar a vacinação depois dos 6 meses de idade.
 
 
46. A minha egua não me deixa meter caneleiras nem ligaduras nas patas de trás, o que devo fazer??
Qual o objetivo que pretende obter com a aplicação de caneleiras?
 
 
47. Pode-se ferrar os cavalos só à frente?
Sim, pode. Essa decisão depende muito da qualidade dos cascos, dos aprumos e da utilização do cavalo.
 
 
48. tenho uma potra que ela nao esta si movimentando direito esta meia entrevada e cançada e o olho dela fica com com a carne querendo tapa a vista quando levanta a sua cabeça o que faço
Os sintomas descritos são compatíveis com tétano. Deve com urgência pedir a um medico veterinário para examinar o seu cavalo de modo a obter um diagnostico.
 
 
49. É normal um potro de um ano e quatro meses com os testículos grande,como se fosse um animal de oito anos?
Existe uma grande variação individual no tamanho dos testículos.

Em caso de suspeita de alguma anomalia deve pedir a um medico veterinário para examinar o seu cavalo.
 
 
50. Tenho um cavalo com 23 anos em boa forma física. Devido a problemas financeiros vou ter que o colocar num padok. No inverno, zona da VFXira, talvez o ponha novamente numa box. De momento o padok não tem abrigo. Gostaria de saber se os cavalos têm frio? Também gostaria que me desse alguns concelhos, tais como: 1) Aconselha o uso de coberjão? 2) A alimentação deve ser a mesma que quando estava na box? 3) O cavalo pode entrar em stress por dormir ao relento? 4) A chuva é prejudicial? Deve-se usar um coberjão impermeável? 5) Aconselha vivamente o uso da box no Inverno? Ou pode ser suficiente um bom abrigo? 6) É necessário ter algum cuidado especial com os insectos? Obrigado
Os cavalos toleram bem o frio. Para isso desenvolvem uma pelagem de inverno protetora e necessitam de ter suficientes reservas de gordura para produzir energia térmica durante o período frio.
O cobrejão ajuda a manter o cavalo quente e reduz o crescimento da pelagem de inverno.
A alimentação de um cavalo em regime de pastagem depende primariamente da qualidade da pastagem.~ É essencial que o cobrejão seja impermeável, caso contrario o cobrejão molhado em vez de proteger, iria contribuir para arrefecer o cavalo.
Não considero essencial a presença de uma box desde que o cavalo tenha um abrigo contra a chuva e vento forte. De igual modo no verão é essencial haver zonas com sobra que protejam o cavalo contra a insulação.
Muitos insetos são parasitas externos pelo que a sua presença deve ser controlada.
 
 
51. Comprei um cavalo QM para tean penning, só que ele esta tropeçando muito dentro da pista, oque pode se feito para a correção do mesmo?
O seu cavalo deve ser examinado por um médico veterinário de modo a obter um diagnóstico sobre os sintomas apresentados. Só depois de ter um diagnóstico será plausível estabelecer planos de tratamento.
 
 
52. Sou estudante do 4. período de veterinária. Bem, minha dúvida não é quanto a saúde do animal. Irei fazer nas férias um estágio na cavalaria da polícia militar e gostaria de saber algumas dicas sobre a conduta de uma estagiária na área de equinos e qual deverá ser o meu foco de estudo para melhor atender/responder às expectativas. Att, Juliana.
Deve colocar essa questão na cavalaria da policia militar.
 
 
53. Comprei uma égua Mangalarga no qual a mesma durante a colocação do cabresto após as orelhas apresenta uma grande irritação com agitação. Gostaria de algumas dicas para melhorar esse comportamento?
O primeiro passo deveria consistir num exame minucioso ás orelhas e ouvidos de modo a identificar a presença de alguma lesão ou patologia que possa ser responsável pelos sintomas descritos.

 
 
54. Gostava de saber se existem perigos para cavalo, em levantar a cama (aparas) durante o dia, voltando a baixar durante a noite, ou seja, tendo por objectivo uma melhor gestão das aparar, levantar estas para os lados, evitando que esta seja suja durante dia.
Esse procedimento não é muito aconselhável.
 
 
55. Tenho uma egua de 3 anos que quando esta no cio RUFIA as outras éguas, chegando a tentar cobrir !!!!!!!!! Nunca vi isto antes. E alguma disfunção hormonal?
Sim, provavelmente trata-se de uma disfunção hormonal.

 
 
56. Tenho um cavalo de 4 anos e castrado,gostaria de saber se è normal ele ter ereção?obrigada pela atenção..
Não é raro os castrados fazerem ereção parcial e transitória. No entanto, se tem duvidas sobre se a castração foi efectuada na sua totalidade, pode pedir ao seu médico veterinário para medir os níveis de hormonas no animal o que poderá confirmar se persisti algum tecido testicular residual no seu cavalo responsável pelas ereções.
 
 
57. Achei um cavalo para comprar lindo,treinado e barato porém ele tem 8 anos e queria competir, será que compensa comprar um cavalo nessa idade?
Na minha opinião, 8 anos não é uma idade avançada para um equino.

 
 
58. A minha égua está na boxe deeitada e nao se levanta.Ela tenta levantar-se, mas nao consegue, ás vezes parece que tem umas dores e levanta a cabeça em dirçao á barriga.Ela comoe e bebe, agora desde que esta deitada bebe mais.Já chamei um veterinario e ele diz que esta tudo normal com ela e deu-lhe um antibiotico para ela ganhar força e recomendou q dessemos água com açucar e sal para tambem dar força.O veterinario disse q passando uma hora, uma hora e meia tentar ajudala a levantar-se mas ela ainda nao se levantou.O quê q ela tem? E o que devo fazer para ajuda-la?
Eu não sei o que a égua tem. Para lhe responder a essa questão teria necessariamente de examinar o animal. Penso que a melhor pessoa para lhe responder é o médico veterinário que examinou a sua égua. Provavelmente serão necessários testes adicionais de diagnóstico para descobrir a razão porque a égua não se levanta.
 
 
59. Tenho uma égua que sempre que tento lhe tocar nos tetos ela tenta me dar coiçes. Existe algum risco de ela depois de parir tambem dar coiçes ao poldro?
Sim esse risco existe. Penso que o importante seria averiguar se existe algum problema com o teto da gua.

 
 
60. Tenho uma égua de 5 anos, sempre que a vou encilhar, ela encolhe o lombo e ao apertar a cilha ela começa a empinar-se e corcovear, mesmo sem dar uma aperto forte. qual pode ser o problema e o que posso fazer?
É possvel que a sua égua tenha dores. Sugiro que solicite ao medico veterinário para a examinar.

 
 
61. Comprei um poldro que dizem ter 11 meses mais ele ja esta querendo motar nas eguas, os testiculos dele nao desceu nenhum. Gostaria de saber se isso acontece mesmo ou c ele pode ser mais velho q isso??
Sim, aos 11 meses é comum ver poldros a querer montar as éguas.

 
 
62. Como é feita a identificação de Equinos em Portugal? E qual o papel do médico veterinário com a fundação alter real, na identificação?
O medico veterinário apenas tem de fazer o resenho do cavalo e preencher o impresso de PEDIDO DE DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DE EQUINOS. Este impresso é depois entregue ao proprietário do animal, o qual o deverá entregar na FAR.

 
 
63. Gostaria de saber eu tenho uma égua appalosa, gostaria de saber qual tipo de cavalo mais ideal para cruzar ?
Deve cruzar com um garanhão appaloosa
 
 
64. A minha egua criou a uma semana e ela não deixa chegar perto dela e nem do potro, ela ficou arisca e brava depois que criou, gostaria de saber se é normal esse comportamento, e se ela vai voltar ser docil novamente. muito obrigada
O comportamento não é normal em éguas domesticadas e mansas. No entanto pode ser natural em éguas com menos maneio ou que se sintam ameaçadas.
 
 
65. Tenho um cavalo de 4 anos e quando ele começa a marchar ele levanta o rabo e deixa ele de lado e quando esta de passo nao faz isso.Ele pode estar sentindo alguma dor ao marchar?
Penso que se o cavalo sentisse dor, demonstraria outros sintomas além do levantar a cauda.

 
 
66. tenho um potro de 6 meses ja desmamado que fica na baia,quando solto ele no piquete fica fazendo um barulho estranho em sua barriga quando corre,gostaria de saber como elimar este barulho
Para poder responder à sua questão necessito de saber qual a causa do barulho.
 
 
67. Gostaria de saber quais cuidados necessarios que devo ter com uma egua de 22 anos da raça appaloosa , pois ela ja esta com as vistas bem cansada já
O maneio da raça appaloosa não difere em relação ao maneio de qualquer outro equino.
Por favor especifique o que entende por "vistas bem cansada".

 
 
68. Gostaria de saber porque os cavalos se deitam e rolam após uma cavalgada
Nem todos os cavalos fazem isso. No entanto trata-se de um comportamento perfeitamente natural e que tem varias finalidades: permite ao equino coçar-se no dorso qdo tem comichão, tem efeito de massagem, permite secar o suor qdo estão transpirados. Ao cobrir o dorso com pó ou terra ajuda a repelir os insectos.
 
 
69. Tive um cavalo 1/2 sangue árabe, saudável, com idade de 9 anos, solto no pasto. Porém, no início desta semana ele se alimentou com pés de milho verde, às 10 horas. Estava esperto e saudável. Às 16 horas foi encontrado morto. O seu corpo por volta das 17 horas já estava todo inchado. No outro dia de manhã soltava sangue com espuma pela boca e ânus. Gostaria de saber se pelo o que corpo apresentou pode ter sido picada de cobra, ou outro animal peçonhento, alimentação, ou ainda alguma doença, pois, tenho outro cavalo no mesmo pasto.
Lamentamos o sucedido com o seu cavalo 1/2 sangue árabe.

De modo a identificar a causa da morte do animal deveria ter sido feita uma necrópsia ao mesmo. A presença de sangue na boca e ânus sugere a ocorrência de um fenómeno hemorrágico generalizado.
 
 
70. Queria saber a idade correcta de domar um Garanhão, de 2 anos e meio? Ele tambem fica mordendo a égua isso é normal ? A égua está nos dias de parir tem algum problema de ela ficar com o Garanhão ?
Não é costume ter a égua a parir na presença ou companhia do garanhão. Se tem algum problema ou não depende em grande parte do comportamento de ambos.
 
 
71. Gostaria de saber se é prejudicial para os cavalos de corrida treinarem á chuva e quais os cuidados a ter para nao terem nenhum problema de saude provocado pelo treino no Inverno
Tal como com os atletas humanos, não há qualquer contra-indicação em treinar os cavalos à chuva.
 
 
72. Queria saber com k idade se começa a domar um poldro. e se conhece algum site k me possa dizer para eu aprender.
Esta questão não é do foro médico veterinário
 
 
73. Compramos uma potra que faz 4 anos agora depois de perdemos nosso cavalo em Junho. Estamos a ter muitos problemas para acalmar. A égua é mansa mas muito assustada. Dou-lhe chá de cidreira um litro diluido em 15 litos de agua para a acalmar. O meu jockey esta treinando-a para provas de enduro que além da preparação exige testes de batimentos. Se fica agitada não tem como passar nos testes nas provas, o que recomenda?
De um ponto de vista farmacológico não há nada que possa dar ao seu cavalo para o acalmar que não seja considerado doping.

O unico conselho que lhe posso dar é para continuar com os treinos a ver se a égua se acostuma à rotina e melhora a sua preparação física de modo a baixar a sua frequência cardíaca.
 
 
74. O meu cavalo tem 10 anos é cruzado de manga larga marchador. Sempre que executa a marcha fere as patas dianteiras, que devo fazer para resolver?

Sugiro que use protecções tipo coloches.
 
 
75. Tenho uma égua de 6 anos de idade Puro Sangue Ingles que desde que a comprei (cerca dos seus 4 anos) faz imensa força na boca e gostaria de saber o porque deste comportamento. Obrigado!
Não me é possivel responder á questão que nos coloca sem primeiro examinar a sua égua. È possivel que a égua tenha alguma dor ou desconforto, na boca ou no resto do corpo. Só realizando um exame clínico completo é que poderá ser determinada a causa do comportamento.
 
 
76. A minha ponei esta inquieta ela fica raspando a pata no chão e
depois deita-se e ali fica. Um cavalo grande cobriu a pónei há 1 semana
atrás antes disso começar a acontecer. Será que isso tem a ver ?? 4 dias
atras ela ja tomou simidim e apiron 10 ml e passou , mas agora voltou o
problema.


Sim, pode ter a ver. Sugiro que peça a um médico veterinário com experiência em equinos que examine a sua égua.
 
 
77. Tenho dois cavalos um macho e uma femea, mas nao sei a idade deles e nem se quer a raça pertencem. Será possivel saber a raça e a idade?
A idade de um cavalo pode ser determinada com algum grau de acuidade até aos
5 anos de idade. A partir dessa idade a estimativa torna-se cada vez mais inexacta com o avançar da idade real.

Em relação à raça, tanto quanto sei, o unico teste disponivel é o teste de parentabilidade genética. Para isto é necessário ter uma suspeita da identidade do pai e da mãe e das respectivas raças. Perante esta suspeita, poderá depois testar se o DNA dos seus cavalos é compativel com os respectivos suspeitos progenitores.
 
 
78. Quanto tempo vive um cavalo em média?
Eu diria que se pode esperar que um cavalo saudavel viva até aos 25-30 anos.
 
 
79. Tenho um pónei já há 5 anos, recentemente mudei-o para um centro hipico, onde se encontra em conjunto com outros póneis. Inicialmente não comia e tinha medo dos outros, afastando-se. Achei uma reacção normal, de habituação ao novo espaço. Mas já passou um mês e o meu pónei está a ficar "cadavérico", literalmente pele e osso, contínua com medo de tudo e agora ate as pessoas foge. A alimentação que os tratadores colocam aos póneis resume-se somente a feno, uma óptima quantidade de feno. Mas o podei cada vez esta mais magro os tratadores dizem q até o têm visto a comer, mas penso q não anda a comer o suficiente. Estava a pensar começar a dar-lhe farelo de trigo 2 a 3 vezes por semana e colocar-lhe todos os dias à parte uma pasta de feno. Será que o farelo lhe fará mal, ou o ajudara a ganhar energia, e gordura? Confesso que já não sei o q fazer, só quero q o pónei fique bem novamente, mas aquele é o único espaço q tenho para ele neste momento!
Se o seu ponei se encontra de facto "cadavérico", ou não está a receber alimento suficiente ou então sofre de algum problema de saúde.

Sugiro que peça a um médico veterinário com experiência em equinos que examine o animal de modo a detectar a presença de quaisquer problemas que possam estar a afectar o seu estado físico. Em particular convem examinar a sua boca e o grau de infestação parasitária.
 
 
80. Quais documentos necessários para transporte de cavalo proprio (nacional) ?
Se o cavalo tiver um documento de identificação emitido pelo SNC (Serviço Nacional Coudélico), o vulgo "Livro Azul", pode circular à vontade nas estradas nacionais. Caso contrário, terá de solicitar à DGV (Direção Geral de Veterinária) da sua região uma guia de transporte, cada vez que pretender transportar o animal.
 
 
81. O cavalo da minha colega tropeça muito. O que deve fazer? Tendo em conta que ela já mudou de ferraduras como o veterinario lhe disse.
Um cavalo pode tropeçar por muitas e variadissimas razões. Para poder acrescentar qualquer comentário teria de ver o seu cavalo e realizar um exame clinico minucioso e sistemático para poder ajudar a determinar a razão ou causa para esta ocorrência.

 
 
82. Castrei meu cavalo de 3 anos, há 2 semanas, mas continua muito inchado, que sobe até a barriga e está vazando muito pus. Já apliquei 4 dias de antiinflamatório e 2 dias de antibiótico. O que mais posso fazer por ele? percebe-se que ele sente muita dor ainda, pois nao está comendo.
A infecção é uma das consequências mais frequentes post-castração e por esta razão é prática comum a profilaxia com antibióticos.

A técnica cirurgica, em particular se foram utilizadas suturas ou não, tambem pode ter implicações na resolução deste problema.

Sugiro que peça ao médico veterinário que castrou o seu cavalo para o re-examinar de modo a implementar o tratamento mais adequado.
 
 
83. Em 1º lugar agradeço as respostas dadas às minhas questoes. Sempre ouvi dizer que os cavalos que têm um anel branco nos olhos são os mais "bravos". Esta afirmação é verdadeira? Pois tenho reparado nos cavalos que têm o anel nos olhos e é verdade, os que têm o anel são mais "bravos" que os que não têm
Não tenho conhecimento de nenhum estudo ou provas que corroborem a sua afirmação.
 
 
84. Tenho uma égua que caiu machucou a mão direita. Porém já se tem quase um mes e ela não apresentou melhoras. Hoje quando fui na fazenda para tratar dela e dos outros animais que tenho, verifiquei que ela não está levantando e esta gemendo muito de dor. Pode ter acontecido dela ter torcido a pata? Ela esta com dificuldade de apoiar no chão.
Sugiro que peça a um médico veterinário com experiência em equinos para examinar a sua égua.
 
 
85. Tenho um cavalo com 10 anos que se encontra com forte diarreia e não come só toma água. Estou a dar-lhe soro. Agradeço as suas recomendações.
Parece-me tratar-se de uma situação potencialmente perigosa pelo que sugiro que recorra urgentemente a apoio médico veterinário. Desejo as melhoras do animal.
 
 
86. Desejava saber sobre o uso de equipalazone se pode agravar alguns disturbios nos cavalos e em k momento devo usa-lo?
O equipalazone é um medicamento sujeito a receita médico-veterinária. Por resta razão, a administração deste medicamento a um cavalo deve estar sempre sujeita a um acompanhamento médico-veterinário.

O principio activo é a fenilbutazona. Trata-se de um anti-inflamatório não esteroide com forte acção analgésica e anti-inflamatória.

Os principais efeitos adversos estão associados a toxicidade à fenilbutazona e incluem ulceração gastro-intestinal e tambem lesões renais e hepáticas.
 
 
87. Os cavalos são capazes de demonstraçoes de afecto das mais diversas formas. Mas os cavalos sentem, de facto, sensações desse género?
Sim, acredito que os cavalos sintam sensações de afecto.
 
 
88. Tenho um cavalo inteiro, e queria acalma-lo sem castrá-lo, existe um medicamento que eu posso usar...
É possivel que exista algum medicamento que ajude a acalmar o seu garanhão sem ter de recorrer à castração. Depende da causa ou natureza do seu comportamento. Sugiro que peça a um médico veterinário com experiencia em equinos que examine o cavalo e o aconselhe sobre um possivel tratamento.
 
 
89. Comprei um poldro de 8 meses, devo vacina-lo ou algo assim? ja o desparasitei devo receber um veterinario por alguma razao??
Os poldros devem ser vacinados a partir dos 6 meses de idade. Para mais informações sugiro que leia os artigos publicados no seguinte site:

http://www.hcvet.eu/page.asp?node=11&sec=Vacinas

As vacinas deverão ser administradas por um médico veterinário. Aquando desta visita terá oportunidade de discutir o maneio e o estado de saúde dos seus animais, garantindo dessa forma que o seu crescimento se está a processar de uma forma correcta e saudavel.

Por norma, é aconselhavel aquando do parto, uma visita do médico veterinário para examinar o poldro recem-nascido e tambem a égua, principalmente para confirmar que a placenta foi eliminada na sua totalidade e não ocorreu retenção.
 
 
90. Meu cavalo perdeu apetite e está com os pés e pernas inchadas.
O seu cavalo deve ser examinado por um médico veterinário.
 
 
91. É preocupante o cavalo dormir algumas vez deitado?
Não. De facto é normal os cavalos dormirem deitados.
 
 
92. Será que um cavalo inteiro pode pastar com eguas sem perigo de as maltratar ?
Depende inteiramente da personalidade e temperamento do garanhão; contudo esse risco nunca pode ser completamente eliminado.
 
 
93. Gostaria de saber a sua opinião relativamente ao uso de camas de borracha em boxes. Estou indecisa entre estas e as de aparas (que a usar será Allspan), mas não sei se as de borracha serão melhores para eles.
São ambas boas. É uma questão de preferencia individual.
 
 
94. Tenho um equino que esta com os seguintes sintomas: lingua para fora, quando vai comer o capim não consegue arrancar e está com comprometimento na sua estrutura esqueletica, ele fica todo torto...gostaria de saber que doença é esta.
Os sintomas descritos são muito vagos e por isso não específicos para tentar sugerir um diagnóstico.

As situações mais frequentes de lingua pendente são paralisia do nervo facial e botulismo.

Sugiro que peça a um médico veterinário com experiência em equinos para examinar o seu cavalo de modo a tentar obter um diagnóstico.
 
 
95. Gostaria de saber se existe possibilidade de uma egua prenhe aceitar garanhão
Sim, existe essa possibilidade.
 
 
96. Tenho um cavalo Mangalarga Marchador de 5 anos, domado e estou com dificuldades na hora que vou montá-lo, pois ele não pára quieto, fica girando, arrodiando, mesmo que eu segure firme a rédea. O que eu poderia fazer, para que ele ficasse parado, para eu montar?
Este forum tem como objectivo elucidar os leitores do Equisport sobre questões do foro médico veterinário.

A questão que nos coloca parece estar mais relacionada com o treino e/ou maneio do animal. Contudo, se a si lhe parece que o comportamento do cavalo possa estar relacionado com um problema de saude, sugiro que peça a um médico veterinário com experiência em equinos que examine o seu cavalo.
 
 
97. Tenho uma égua de 6 anos, que não para quieta, sempre aos pulos. Tem uma estrutura forte, é quarto de milha com PSI. Douglas Galvan Tedesco
Para poder dar qualquer sugestão teria de saber porque razão a sua égua nunca para quieta e está sempre aos saltos. Sugiro que peça a um médico veterinário com experiencia em equinos que examine a sua égua de modo a determinar se ela tem alguma problema de saude que justifique o comportamento observado.
 
 
98. A minha égua de vez enquando aparece com a parte abaixo dos olho acima do fucinho inchada, e fica violenta. O que será?
Afim de obter um diagnóstico, sugiro que entre em contacto com o seu médico veterinário.
 
 
99. O que fazer quando a égua rejeita o potro ( seu filho) com 2 meses?
Se não houver mesmo modo de reunir o potro com a sua mãe biológica, as alternativas que restam são tentar uma mãe adoptiva ou criar o poldro à mão.
 
 
100. Gostaria de saber com que idade é que um potro pode ser afastado da sua mãe, e se o for também gostaria de saber se sobrevive ou se não vai ter o crescimento normal e essas coisa todas...
Normalmente o desmame dos poldros faz-se entre os 5 e os 6 meses.
 
 
101. A minha égua perdeu toda a confiança em saltar tendo em conta que fizemos concurso a metro e 20 e agora ela tem falta de confiança. Até num simples salto de 80 centimetros. Gostaria de saber se há alguma coisa que eu possa faser, para ela voltar a saltar.
Para poder dar uma opinião sobre a sua égua teria de a examinar de modo a determinar se existe algum problema médico com ela que necessite de intervenção.

Por favor não hesite em voltar a entrar em contacto connosco se tiver mais alguma questão.
 
 
102. O meu cavalo apresentou de um dia para o outro no pasto, testículos inchados e barriga com inchaço visual na parte inferior. presença de orticária. qual será a causa. por favor. e medicamentos?
Para determinar a causa e prescrever o tratamento mais adequado para os sintomas apresentados pelo seu cavalo, o mesmo deverá ser examinado por um médico veterinário com experiência em equinos.
 
 
103. Quais as possíveis razões para um cavalo ranger os dentes? E caso seja uma questão comportamental, como fazê-lo parar?
Além de poder ser um problema comportamental, os cavalos tambem podem ranger os dentes como sintoma de cólica, principalmente no caso de ulceração gastrointestinal.
 
 
104. Medicamentos (vitaminas) pós parto para não secar leite.
Domperidona.
 
 
105. Possivel causa do poldro nascer morto.
Um potro pode nascer morto por várias razões. Pode morrer no útero e depois ser expulsado morto ou o feto pode morrer durante o parto. As causas mais frequentes são problemas infecciosos do feto ou da égua, normalmente placentites.

O feto pode morrer durante o parto por asfixia em situações de distócia, normalmente devido a defeitos de posicionamento.

 
 
106. Comprei um cavalo Mangalarga, e tenho percebido que o animal se alimenta muito mal (pouco apetite), gostaria de saber o devo fazer para melhorar seu apetite.
Não é normal um cavalo não ter apetite. Deve pedir a um médico veterinário que examine o seu cavalo de modo a averiguar qual a razão pela falta de apetite.

 
 
107. Comprei duas éguas BH, uma de 7 e a outra de 10 anos, que passaram cerca de 3 meses juntas no pasto antes de chegarem na hípica. E agora elas apresentam comportamento de éguas amadrinhadas e estão me causando problemas. Como faço para desestimular esse comportamento?
Penso que as éguas necessitam de um treino adequado. Sugiro que consulte os serviços de um treinador de cavalos. Afastar/separar as éguas fisicamente pode tambem ser uma solução.
 
 
108. Meu animal quando esta usando o bridão fica com a lingua para fora principalmente se estiver relachado em um trote ou no passo é normal? ou sinal que algo esta errado
Esse sintoma, por si só, não constitui necessariamente uma anomalia. Se o cavalo estiver a trabalhar bem, sem qualquer dificuldade, a minha inclinação seria ignorar esse aspecto.
 
 
109. Quanto tempo devo esperar após a castração para começar a treinar um potro, está hoje com dois anos.
Não há razão para esperar. Pode começar o treino 8 dias após a castração.
 
 
110. Tenho um cavalo mangalarga que troca as patas traseiras uma na outra, assim machucando o machinho. O que posso fazer para amenizar isso, qual seria as causas possiveis, pois antes ele nao fazia isso?
O cavalo deve ser examinado por um médico veterinário para investigar a causa da claudicação.

 
 
111. Gostaria de saber qual o gasto mensal em média com um cavalo, pois estou pensando em dar um pra minha filha, terei que colocá-lo em algum lugar pois inha casa não comporta.
Sugiro que contacte directamente os centros hípicos na sua região.

 
 
112. O meu cavalo esta com ova na mão gostaria de saber se tem cura? e qual o tratamento? obrigada
“Ovas” é uma designação comum dada à distensão de estruturas sinoviais. É um achado comum em animais de idade média e avançada e normalmente reflecte algum desgaste das estruturas sinoviais. Quando as lesões são bilaterais (presentes em ambas as mãos ou pés) e não associadas a qualquer sintomatologia clínica ,podem ter uma etiologia idiopática e não necessitar de tratamento. Se por outro lado a distensão sinovial for devida a uma inflamação activa, então a mesma deverá ser tratada.
 
 
113. No ano passado eu comprei duas éguas aqui em Manaus, as éguas eram da expoagro bem mansinhas eram mae e filha, mas recentemente tenho tido problemas de comportamento com elas, a filha de mais ou menos 1 ano morde tudo! Já estamos pensando em vende-la, agora as pessoas tem medo de vir no meu sítio por que ela morde todo mundo! Ela morede carros, messas, pessoas, nao podemos pendurar nada no varal que ela puxa, ela pula nas criancas, ela mastiga botas e quando voce menos espera ela esta com metade da sua roupa na boca! ela deu um coice no joelho do meu caseiro que afundou o joelho dele! Ela é uma potrinha muito malvada!(rsrsrs) Mas na Expoagro ela nao tinha esse comportamento A reposta desta questao é nossa única esperanca! Já chamamos adestradores mas nao muda nada! Ela é indomável! E a mae dela quando selamos ela nós mal tocamos no estribo e ela comeca a rodar, sem falar que as vezes ela morde e dá coices na gente! Estou precisando muito de ajuda!!! Aguardo respostas...
Não sei bem que tipo de resposta você espera. Se as poldras são de facto indomáveis, não se trata de uma questão médico-veterinária mas de sim de treino e maneio.
 
 
114. Peço desculpas por não me adequar as categorias acima, mas eu precisava muito de um Norte. Acabei o ensino médio agora e o meu sonho sempre foi cuidar de cavalos, mas estou indecisa em relação as mercado de trabalho do veterinário aqui no Brasil. Pergunto a todo mundo e ninguem sebe me responder. O senhor poderia me ajudar? A sua opinoão será de extrema importância. Obrigadanci
Não sei como a posso ajudar. Eu não conheço o mercado veterinário no Brasil.
 
 
115. Eu quero capar um cavalo. quem devo contactar?? ele fica diferente ao pe dos outros cavalos, ele tem 4 anos
Deve contactar um médico veterinário. Em que região do país se encontra o cavalo?
 
 
116. Actualmente possuo um cruzado português de 6 anos inteiro, é utlizado para saltos de obstáculos e tem sempre mostrado uma excelente cabeça e uma grande força apesar de ser um cavalo relativamente pequeno. Porém quando trabalhado com outros cavalos fica completamente diferente, esbarra-se contra os obstáculos, derruba e está completamente desatento, já chegou a atacar outro cavalo inteiro que passou perto dele, sendo sempre um problema em termos de picadeiro de aquecimento. Ultimamente temos pensado na castração para a solução destes problemas comportamentais, uma vez que se torna difícil ter mão nele, gostaria de saber se a castração lhe traria perda de qualidades a nível de salto, uma vez que ele apresenta capacidades e já chegou a saltar 1.50m. Até que ponto compensaria castrar este cavalo? Será que vai perder o que tem de bom ou melhorar, uma vez que sozinho é completamente diferente? Os melhores cumprimentos.
A castração pode de facto melhorar a personalidade e temperamento do seu cavalo. Não creio que a castração cause perda de qualidades a nível de salto.
 
 
117. Tenho uma poldra de 2 anos que recentemente comecou a roer cordas e rabos de outros cavalos.Que poderá ser?Haverá alguma forma de tratar?
O mais provável é tratar-se de um problema comportamental ou de maneio.

 
 
118. Tenho uma potra de 10 meses, Pai campolino e mãe meio sangue argentino, minha duvida é hj com 10 meses ela tem 1,20 de altura , ela podera chegar a 1,56 da raça do pai ou chegar pelo menos perto disso.
Lamento informar mas não disponho de informação para prever a altura potencial da sua potra. Não tenho conhecimento da existência de curvas ou tabelas de crescimento para as raças mencionadas.

 
 
119. Dr. Henrique, o senhor poderia me indicar locais em Portugal onde seja possível fazer um trabalho voluntário ou estágio não remunerado para estudante de Medicina Veterinária? Minha filha estará em ferias em janeiro, está no oitavo período de Veterinária, fazendo estágio no Joquei do RJ - Brasil. Gostaria de presenteá-la com um mês de estudos em Portugaal durante as suas férias. Sei que esse espaço não tem esse objetivo e desde já peço desculpas pelo incômodo ao mesmo tempo que agradeço sua atenção. Leila Abreu
Sugiro que contacte directamente os veterinários de equinos em Portugal.

Pode encontrar uma lista de contactos através do seguinte link:
http://www.equisport.pt/pt/contactos-equestres/servicos/veterinarios/veterin
arios-a-j

Alternativamente sugiro que coloque um anúncio no seguinte endereço:

http://www.apmveac.pt/v2/classificados.asp
 
 
120. Tenho um cavalo e acima do casco apareceu uma micose que coça bastante o que devo colocar
Por definição uma micose é uma infecção cutânea causada por fungos. O diagnóstico de uma micose implica a confirmação de presença de fungos, a qual pode ser feita através da observação microscópica dos fungos e/ou crescimento de culturas puras em meios específicos para crescimento micológico.

Se tem de facto confirmado o diagnóstico como sendo uma micose, deverá aplicar um produto anti-fúngico.
 
 
121. 0 meu cavalo come as fezes com muita frequência. Será vício ou falta de algum nutriente? que devo fazer para evitar que tal aconteça?
Podem ser as duas coisas. Qual a condição corporal do cavalo? Ele faz isso no estabulo ou paddock? Tem sempre feno ou erva á descrição?
 
 
122. A minha égua ficou manca e depois começou com um inchaço no peito, o que será?
As duas situações podem, ou não, estar relacionadas. No entanto, qualquer dos sinais clínicos é extremamente vago e inespecífico para poder tecer qualquer comentário. Dependo da duração e grau de severidade da claudicação, a sua égua devia ser vista por um médico veterinário.
 
 
123. Tenho um potro quarto de milha de 06 meses e sua mãe secouu o leite aos 04 meses, agora que vou desmamar gostaria de aplicar alguma vitamina para bom desempenho de engorda e crescimento pois vejo que ele retardou um pouco o cresimento devido a falta do bom leite da mãe. Gostaria de saber com medicamento aplicar nele.
Esta rubrica não tem por objectivo fazer diagnósticos e muito menos prescrever medicamentos.

Se acha que o seu potro precisa de ser medicado, deve medir a um médico veterinário que examine o seu animal.

 
 
124. Tenho uma égua com 19 anos que normalmente não se deitava (ou pelo menos não era habitual vê-la deitada), mas ultimamente vejo-a bastantes vezes deitada (duas a tres vezes por dia) e apresenta bastantes dificuldades em se levantar pois parece que quando se quer levantar, levanta as patas dianteiras mas depois dá a sensação que nao tem força nas pata traseiras e cai para o chão e por vezes tem mesmo que ser ajudada para se levantar pois ás vezes passa horas a tentar levantar-se e começa a suar mt e a ficar mt nervosa. A égua encontra-se num parque com cerca de 500 metros quadrados. O que é que pode estar a acontecer com a minha égua? Obrigado.
É possível que a sua égua esteja a sofrer de uma laminite (aguamento). A laminite é uma afeção que deve ser tratada com o máximo de urgência uma vez que pode ter consequências devastadoras para o animal. Sugiro que peça a um médico veterinário que examine a sua égua com o máximo de brevidade. Recomendo que consulte este link com um artigo sobre a laminite.

http://www.equisport.pt/pt/artigos/veterinaria/previna-a-laminite
 
 
125. Minha égua quando transportada em camião para os locais de provas (competição de saltos) fica muito nervosa, dando coices nos outros cavalos, paredes etc. Colocámos ela num local separado, mas de nada adiantou. Fora dessa situação é uma égua um pouco nervosa, mas nada se compara quando colocada no camião. Gostaria de saber se existe uma maneira correta de transporte para animais nervosos ou se existe algum tipo de tranquilizante que não afectasse o desempenho dela em pcovas.
Existem tranquilizantes de curta duração; sendo que a duração do seu efeito é também dependente da dose. Em todo o caso, mesmo depois de ter desaparecido o seu efeito clínico, estas substancias (proibidas pelo regulamento FEI) serão detectadas num teste de controlo anti-doping.
 
 
126. Sei de um cavalo que já toureou que usa freio e serreta, e que, quando montado mete a língua de fora e está constantemente a morder as argolas laterais do freio. será vicio ? será desconforto ? há alguma forma de fazê-lo parar ?
Há várias formas de impedir que o cavalo coloque a língua fora da boca. De forma a determinar se o animal faz isso por vicio ou desconforto seria indicado realizar um exame clínico detalhado, focado na cavidade oral e dentição.
 
 
127. A minha égua é agressiva e ataca os outros cavalos. O que posso fazer para que deixe de fazer isto?
A solução para este problema depende da causa do mesmo.

Por vezes, comportamento agressivo nas éguas pode ser causado por distúrbios hormonais, nomeadamente devido á presença de um tumor nos ovários. Aconselho-o que peça a um médico veterinário com experiencia em equinos para examinar a sua égua de modo a determinar se existe alguma causa patológica para esse tipo de comportamento.

Se por outro lado, a causa do comportamento for psicológica, a mesma é bastante mais difícil de resolver.
 
 
128. Éguas prenhas se assustam com mais facilidade (principalmente as de primeira barriga e que ficam sozinhas no piquete)? são mais ansiosas?
Não. Não é essa a minha experiencia e não tenho conhecimento de isso ser verdade.
 
 
129. Tenho uma égua de 15 anos e quando estou andando em meio no canavial ela tropeça muito , gostaria de saber se é normal, porque eu acho que ela se assusta e tenho medo de cair. Como posso fazer para que ela pare de tropeçar ?
Não, não é normal. As causas mais frequentes do tropeçar são problemas ortopédicos ou neurológicos ou aprumos deficientes.
 
 
130. Tenho um potro de 1 ano e 8 meses que tem a mania de morder quando chego perto. O que devo fazer?
O comportamento de morder é normal em alguns cavalos, principalmente nessa facha etária. Este comportamento é devido às interacções sociais dos equinos que tentam desse modo estabelecer a sua posição hierárquica na manada.

Ao lidar com os seres humanos, é muito importante que o equino adopte uma posição hierarquicamente inferior, de submissão, a qual poderá ser estabelecida com um treino e maneio adequados. Em alguns casos, principalmente naqueles de machos dominantes, pode ser necessário recorrer à castração do animal de modo a controlar este problema. Um equino de comportamento dominante pode ser perigoso para os seres humanos e outros congéneres.
 
 
131. Tenho uma potra de 11 meses que raçao dou para ela crescer mas rapido e engordar?
Existem uma gama muito variada de rações para equinos. No seu caso, procuraria uma ração para equinos em crescimento, adequada á idade do seu animal (11 meses). Note no entanto que a ração deverá ser apenas um complemento à nutrição básica do equino e consequentemente deverá ter atenção também a outros factores de maneio durante o crescimento do seu animal.
 
 
132. O que fazer para impedir que uma mula entre no cio constantemente? Obrigada.
As éguas são animais sexualmente sazonais. Isto significa que apenas exibem actividade sexual durante parte do ano. Quando as éguas não estão a ciclar, diz-se que estão na fase de anestro. O principal factor que estimula a égua a sair do anestro e começar a ciclar é a duração do fotoperiodo, ou seja a quantidade de luz natural durante o dia. No hemisfério norte, as éguas tendem a transicionar de anestro para estro na altura em que a duração dos dias começa a aumentar, ou seja a partir de Março e Abril. Uma das técnicas utilizadas com algum sucesso para estimular as éguas e entrar na fase cíclica mais cedo é a exposição das mesmas à luz artificial, simulando um aumento precoce da duração do dia.

Quando as éguas entram na fase cíclica, o ciclo éstrico divide-se em duas fases chamadas estro e diestro. A fase do estro (cio) é quando a égua se encontra receptiva ao macho. Esta fase dura cerca de 6 a 8 dias e é caracterizada pelo crescimento e maturação do folículo e termina após a ovulação do mesmo. Durante esta fase existe uma quantidade elevada de estrogéneos, hormonas responsáveis pelo comportamento da égua. Após a ovulação a égua entra em diestro. Esta fase é caracterizada pelo crescimento do corpo amarelo, o qual produz uma hormona chamada progesterona. Durante esta fase, que dura cerca de 20 dias, a égua não se encontra receptiva ao garanhão e comporta-se como se estivesse em anestro. Se entretanto a égua estiver prenhe, a continuação de produção de progesterona mantém o crescimento do corpo amarelo e a égua não entra em cio. Caso contrário, se a égua não estiver prenhe, a regressão do corpo amarelo faz com que se inicie o crescimento de um novo folículo, e a diminuição dos níveis de progesterona fazem com que a égua entre novamente em estro.

A administração de um progestagéneo à égua faz com que ela permaneça em diestro.

Se por outro lado a égua mostra constantemente sinais de cio, é possível que ela tenha um excesso de estrogénios. Isto pode acontecer no caso de uma infeção uterina. Se for este o caso, é aconselhável que a sua égua seja examinada por um medico veterinário, e caso se confirme a presença de uma infeção a mesma deverá ser tratada.
 
 
133. tenho um cavalo, 3 anos, que enrolou-se numa corda e caiu, mais ele não manca, mais eu sinto as pata de tras dele meio duras, ele caminha meio duro, o que posso fazer ou isso é normal?
Não, não é normal. Deve procurar obter um diagnóstico da lesão que o seu cavalo sofreu.
 
 
134. Meu cavalo tropeca muito o que posso fazer
Deve pedir a um médico veterinário que examine o seu cavalo de modo a determinar a causa do seu cavalo tropeçar.
 
 
135. Tenho uma egua que ano passado pariu, sempre que o potro ia mamar ela ficava sacudindo a perna. (não deixava ele mamar) no dia seguinte quando eu voltei a fazenda ele tava morto do lado dela. eu gostaria de saber por que ela rejeitou ele, se foi por que ela tava muito fraca e não tinha condições para alimentar ela mesma quanto mais ao filhote, ou foi por que eu ficava pegando nas tetas dela
Se a égua está de facto grávida novamente, quando o potro nascer este deve ser considerado em risco e como tal deve ser vigiado e monitorizado intensivamente. Se a égua não deixar o animal mamar é necessário intervir com urgência. È fundamental o potro ingerir colostro nas primeiras 4 a 6 horas de vida.
 
 
136. Muito contente e grata pela criação desta nova rúbrica! O meu cavalito Holly depois de um dia inteiro no pasto quando vem comer a sua ração,fica um tanto sonolento e costuma pousar a cabeça em cima do meu ombro. Isso será prova de amizade, ou de cansáço?
Não me parece cansaço.
 
Caso tenha alguma questão que não se encontra aqui respondida por favor, clique aqui.
 
Indique a sua questão:
O seu email:
Indique a Categoria:
 
Voltar | Topo
Vídeos Vídeos
CHIO AACHEN: Luciana Diniz com o KWPN Upper Star (16/07/14)
[+]

  Contactos | Patrocinadores | Adicione aos Favoritos | Sugira este site | Política de Privacidade | Mapa do site