Programa das Festas em Honra de Nª Srª da Boa Viagem

Programa das Festas em Honra de Nª Srª da Boa Viagem

Já é conhecido o programa completo das Festas em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem, na Moita, que, este ano, vão decorrer, entre 9 e 18 de setembro.

A apresentação pública realizou-se em ambiente festivo, na noite de 27 de agosto, junto à Praça de Toiros Daniel do Nascimento, e contou com a participação da sempre animada Charanga do Huga da Banda Musical do Rosário, da Banda de José Bacalhau, uma largada, no interior da Praça, e um baile com o grupo Contra Ponto. Além, claro, das intervenções dos representantes das várias vertentes da festa: presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, presidente da Junta de Freguesia da Moita, João Miguel, Comissão de Festas, pela voz de João Gregório, Reverendo Padre Sílvio Couto, empresário da Praça de Touros, João Pedro Bolota, e o vereador da Câmara Municipal, com a área do Desenvolvimento Económico e Turismo, João Romba.

As tradicionais Festas em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem representam o que de mais genuíno as suas gentes têm para oferecer: a hospitalidade, a religiosidade, as tradições ligadas ao rio e à festa brava. Entre 9 e 18 de setembro, estas festas populares prometem, como sempre, um programa intenso e diversificado num misto de animação, emoção e tradição.

Música

JPAC, Alia Clark Like The Main Said, David Carreira, Quim Barreiros, Deolinda, HMB, DJ Kamala e Diogo Piçarra são alguns dos nomes que vão subir ao palco “Delta Cafés”, na Marginal. Mas as Festas da Moita oferecem mais dois palcos, com espetáculos diários: um na Praça da República e outro no Largo Conde Ferreira, este mais vocacionado para os bailes populares.

Todos os concertos são ao ar livre e com entrada gratuita.

Religião

As celebrações religiosas centram-se no primeiro domingo da festa, dia 11 de setembro. São milhares as pessoas que assistem à imponente procissão em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, seguida da bênção das embarcações típicas do Tejo. A procissão, que irá percorrer as principais artérias da vila da Moita, tem início às 17:30h.

Festa Brava

As largadas de touros, na Avenida Dr. Teófilo Braga estão já marcadas para os dias 9, 12 e 16 de setembro, à 1:00h, nos dias 12, 13, 14, 15, 16 e 18, às 10:00h, e no dia 17, às 17:00h.

É também nesta altura do ano que acontece a maior e melhor feira taurina do País, na Praça de Touros Daniel do Nascimento.

Ainda na vertente do convívio popular, destaca-se a Tarde do Fogareiro, no dia 16 de setembro, a partir das 13:00h. Após a largada de touros, as gentes da Moita transformam a principal avenida da vila num local único de animação e convívio: os fogareiros, espalhados um pouco por todo o lado, acendem-se; as entremeadas, os couratos e as bifanas começam a assar-se e os amigos vão chegando, enchendo a Av. Dr. Teófilo Braga. Pela tarde fora, não vai faltar animação de rua, com muita música para dançar o “Huga Huga” em grupo, com a Charanga do Rosário, com o Grupo de Bombos de São Lourenço, de Marco de Canavezes, e também com o já tradicional “Fogareiro Elétrico” com a música de Nélio Pinto.

No rio

O rio Tejo é outro dos palcos privilegiados para a promoção de diferentes iniciativas. A tradicional Regata em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, com barcos típicos do Tejo, está marcada para o dia 17 de setembro, às 15:00h.

A tarde de quinta-feira, dia 15 de setembro, vai também ser dedicada ao rio, com mais uma edição do “Cais Vivo”, a partir das 14:30h, que inclui o desfile de embarcações típicas do Tejo e passeios de barcos, no Cais da Moita, para todos os que queiram participar.

De 9 a 18 de setembro, realiza-se também a FECI – Feira Comercial e Industrial, no Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita.

Muitas outras iniciativas completam os 10 dias das Festas da Moita. O programa completo está disponível em www.cm-moita.pt.

PR