Ponte de Lima: Destino Equestre Internacional, marca de grande qualidade

Ponte de Lima: Destino Equestre Internacional, marca de grande qualidade

“Ponte de Lima – Destino Equestre Internacional é uma marca de grande qualidade” anunciou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, na cerimónia de apresentação pública do projeto, que inclui um conjunto de eventos equestres.

Ponte de Lima – Destino Equestre Internacional é uma marca que se apresenta como forma de dinamizar o turismo e a economia local e que engloba entre os meses de abril e agosto, um conjunto de eventos equestres que se irão realizar na Expolima, nomeadamente os Encontros na Manga Equestre, o Concurso de Saltos Internacional, o Campeonato Regional de Ensino, a X Feira do Cavalo, o Espetáculo Equestre, o Derby de Atrelagem e o Mundial de Horseball.

Ponte de Lima, é conhecida e reconhecida pelos eventos ligados aos Cavalos. O autarca afirma que “em Espanha, a maioria conhece Ponte de Lima pelo cavalo, nomeadamente pela Feira do Cavalo”. Estes eventos equestres “movimentam centenas de milhares de euros naquilo que é a economia local”, sustenta o autarca, justificando que “quando há eventos, a nossa restauração está cheia, a nossa hotelaria está cheia, ficamos sem capacidade de resposta”.

Filipe Pimenta, Presidente da Comissão Executiva da Feira do Cavalo de Ponte de Lima afirmou que este conjunto de eventos são uma mais-valia para a promoção e afirmação de Ponte de Lima como referência equestre. Filipe Pimenta lembrou que o Concurso de Saltos Internacional, o primeiro evento deste programa que decorrerá entre 29 de abril e 1 de maio “é sem dúvida um grande evento”, enquanto o Mundial de Horseball “contará com equipas de todo o mundo, nomeadamente 16 seleções, 30 equipas e cerca de 300 jogadores.”

Os Encontros na Manga Equestre estão agendados para múltiplas datas entre os meses de maio e setembro, realizando-se o primeiro a 7 de maio, continuando nos dias 4 de junho, 2 de julho, 6 de agosto e finalizando a 3 de setembro.

Inserido na 26ª Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais, entre os dias 11 e 12 de junho decorrerá o Campeonato Regional de Ensino. Ainda no mesmo mês, de 23 a 26 será a X Feira do Cavalo.

A Expolima receberá também, um Espetáculo Equestre a 30 de julho no âmbito das cerimónias de abertura do 84 Encontro Internacional da FICC, e o Derby de Atrelagem a 12 e 13 de agosto, assim como o Mundial de Horseball, de 15 a 20 de agosto.

PR