CHIO Aachen: Philipp Weishaupt conquista o Grande Prémio Rolex

CHIO Aachen: Philipp Weishaupt conquista o Grande Prémio Rolex

O conjunto favorito da casa, Philipp Weishaupt, montando LB Convall levou ao rubro os cerca de 40.000 espectadores nas bancadas do famoso CHIO de Aachen (Alemanha) ao vencer este domingo o Grande Prémio Rolex.

O vencedor em título do Rolex Grand Slam de saltos de obstáculos, o britânico Scott Brash, montando Ursula XII foi segundo classificado e o espanhol Sergio Alvarez Moya com Carlo 273 completou o pódio.

Cerca de 40 conjuntos de 13 países ficaram apurados para o Grande Prémio Rolex e tiverem que enfrentar um percurso extremamente difícil desenhado pelo chefe de pista alemão Frank Rothenberger.

Salientando a importância do cronómetro, apenas 13 conjuntos completaram a primeira ronda dentro do tempo estipulado, e todos com penalizações; três conjuntos penalizaram no tempo. Philipp Weishaupt penalizou dois pontos, ficando atrás de Gerco Schroder e de Martin Fuchs, que penalizam 1 ponto cada.

Na segunda ronda, 17 conjuntos terminaram sem faltas incluindo Meredith Michaels-Beerbau montando Fibonacci 17 e Marcus Ehning com Pret a Tout.

Mas foi Weishaupt que se destacou, ao conseguir uma prova limpa colocando-se à frente da tabela classificativa. Entretanto o público aguardava impacientemente pelos dois últimos conjuntos: Martin Fuchs montando Clooney 51 e Gerco Schroder com Glock’s Cognac Champblanc N.O.P. Mas o pior estava reservado para o cavalo de Fuchs que recusou o último obstáculo, e para Schroder, que penalizou 4 pontos deixando a vitória para Philip Weishaupt que monta o garanhão Holstein LB Convall de 9 anos, apenas há dez meses.

Após o seu triunfo, Weishaupt comentou, “Fui o primeiro da ordem de entrada, pelo que as minhas expectativas não eram grandes. Quando fiz o reconhecimento do percurso, sabia que seria difícil conseguir um percurso limpo, mas Convall saltou as duas rondas brilhantemente. Há dez ou doze anos, que participo neste Grande Prémio em Aachen, mas este foi para mim o percurso mais difícil de sempre.”

As atenções agora voltam-se para o próximo grande evento em Spruce Meadows, o “Masters” em Setembro próximo; nessa ocasião Weishaupt vai tentar manter-se na liderança do Rolex Grand Slam, e quem sabe
inscrever o seu nome no livro dos históricos ao lado de Scott Brash.

RESULTADOS – ROLEX GRAND PRIX 2016

1º. Philipp Weishaupt (ALE) – LB Convall
2º. Scott Brash (GBR) – Ursula XII
3º. Sergio Alvarez Moya (ESP) – Carlo 273
4º. Marcus Ehning (ALE) – Pret A Tout
5º. Tiffany Foster (CAN) – Tripple X III
6º. McLain Ward (EUA) – HH Azur
7º. Elizabeth Madden (EUA) – Cortes ‘C’
8º. Daniel Deusser (ALE) – Equita van’t Zorgvilet
9º. Judy-Ann Melchior (BEL) – As Cold as Ice Z
10º. Meredith Michaels-Beerbaum (ALE) – Fibonacci 17

RESULTADOS COMPLETOS AQUI