Campeonato do Mundo de Cavalos Novos de Dressage: Don Martillo, Lordswood Dancing Diamond e Fiontini, Campeões do Mundo

Campeonato do Mundo de Cavalos Novos de Dressage: Don Martillo, Lordswood Dancing Diamond e Fiontini, Campeões do Mundo

Severo Jurado Lopez / Fiontini. Foto (c) Dirk Caremans.

O Campeonato do Mundo de Cavalos Novos de Dressage 2017 que decorreu entre 3 e 6 de Agosto, em Ermelo na Holanda, contou com a inscrição de 39 cavalos de 5 anos, 43 cavalos de 6 anos e 39 cavalos de 7 anos.

O garanhão Hanoveriano Don Martillo (Don Juan De Hus / Benetton Dream) montado pela alemã  Ann-Christin Wienkamp sagrou-se campeão do mundo na final para cavalos de 5 Anos. Foram-lhe atribuídas as seguintes notas na final: 9,7 no trote, um sensacional 10 para o passo, 9,7 no galope, 9,5 na submissão e 9,8 pontos para a impressão geral.
Medalha de prata para o garanhão Oldenburger Ferrari OLD montado pelo dinamarquês Andreas Helgstrand e o bronze para o garanhão DWB Hesselhoej Donkey Boy montado por Jan Christensen.

Na final para cavalos de 6 anos, Medalha de Ouro para o Hanoveriano Lordswood Dancing Diamond (Dancier / Wolkenstein II) montado por Anne-Kathrin Pohlmeier. “Uma verdadeira estrela” foi assim descrito pelo presidente do júri, Francis Verbeek. Este filho de Dancier pontuou 10 no trote e 10 na impressão geral. Foram-lhe atribuídas as seguintes notas na final: 10 no trote, 9,3 no passo 9,5 no galope, 9,8 na submissão e 10 na impressão geral. Medalha de prata para o garanhão KWPN Governor-Str, filho de Totilas, montado pela holandesa Adelinde Cornelissen e o bronze para o Oldenburger Quel Filou Old montado pelo espanhol Severo Jurado Lopez.

Gribaldi (Paquirri / Florestan I) montado por Hugo Pereira não conseguiu o apuramento para a final, tendo ficado em classificado em 26º lugar na Prova de Consolação para cavalos de 6 Anos no sábado.

Na final para cavalos de 7 Anos, a égua DWB «Fiontini» (Fassbinder x Romanov) montada pelo olímpico espanhol Severo Jurado Lopez conquistou neste sábado a Medalha de Ouro. «Fiontini» fez história ao vencer este mundial para cavalos novos em 2015 na classe de cavalos de 5 anos e em 2016 ganhou nos 6 anos. Apenas 15 dos 39 cavalos inscritos ficaram apurados para a final.

«Fiontini» obteve a excelente pontuação final de 85,656%, recebendo 9 pontos no trote, 9.5 no passo, 9.2 no galope, 8.6 submissão e  9.1 pontos para a impressão geral. Medalha de Prata para o Hanoveriano «Sultan des Paluds» (Soliman de Hus / De Niro) montado pela holandesa Kirsten Brouwer que conseguiu também a excelente pontuação de 83,515%. O Trakener Kipling (Hofrat / Hohenstein E.H.) montado pela dinamarquesa Anne Troensegaard recebeu o bronze (82,445%).

Maria Paes do Amaral / Gronskovlunds Romeeo. Foto (c) Rui Pedro Godinho

Quanto à participação do DWB Gronskovlunds Romeeo (Skovens Rafael / Rotspon) montado por Maria Paes do Amaral, alcançou o 8º lugar na Prova de Consolação reservada a esta classe na sexta-feira, com a pontuação final 74,469%, recebendo 7,7 no trote, 7,8 no passo, 8 no galope, 7,5 na submissão e 8 pontos para a impressão geral.

O garanhão Lusitano Fenix de Tineo (Rubi x Oheide) com Maria Caetano, alcançou o 24º lugar (68,964%) também nesta prova (trote 7,5 pontos, passo 6, galope 7,2, submissão 7,6 impressão geral 7,5 pontos). Nem Gronskovlunds Romeeo ou Fenix de Tineo, conseguiram assegurar o apuramento para a final dos cavalos de 7 anos.

No domingo, entre as finais para cavalos de 5 e 6 anos, realizou-se a reprise Freestyle reservado a garanhões aprovados que foi ganha por Dark President D&R (Wynton x G.Ramiro Z) montado pelo italiano Riccardo Sanavio com a média 74,87%.

O Lusitano Biso das Lezírias (Solar Pinhais / Maravilha) que fez o seu primeiro Freestyle internacional montado por Maria Caetano Couceiro conquistou o 7º lugar conseguindo a média final 69,417%.

O próximo Campeonato do Mundo de Cavalos Novos de Dressage realiza-se entre 2 e 5 de Agosto no mesmo local.

Resultados completos AQUI

Categorias: Dressage, Notícias