Dica do Mês: Controle os Roedores

Dica do Mês: Controle os Roedores

Texto: Dr. Henrique Cruz.

O Inverno é a altura ideal para as populações de roedores proliferarem em armazéns onde as condições são propícias para a reprodução e onde a alimentação abunda. A disponibilidade de feno, palhas, aparas, mantas e outros materiais fibrosos providencia oportunidades excelentes para os roedores construírem os seus ninhos e se estabelecerem para constituir família. A presença de rações, granulados, suplementos alimentares, óleo, e outros alimentos torna um armazém dum centro hípico um verdadeiro paraíso para os roedores.As infestações de roedores são perigosas tanto para os humanos como para os cavalos. Aumentam os riscos de transmissão de doenças como a Salmonelose, Leptospirose, Triquinose, e a Raiva. Os roedores tambem podem transportar e transmitir carraças, ácaros (agentes da sarna), piolhos, pulgas e parasitas internos.

O melhor método para controlar os roedores é prevenir a sua infestação. Se está a construir um armazém de apoio aos seus cavalos, deverá conversar com o construtor sobre os métodos disponíveis para limitar o acesso dos ratos às suas instalações.

Algumas medidas para prevenir a infestação de ratos e ratazanas incluem:

LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

– Mantenha o armazém e sala da ração limpa e arrumada.

– Varra todo o grão do chão e coloque-o num recipiente do lixo com tampa.

– Arrume os cobrejões, toalhas e outros materiais fibrosos em caixas vedadas. Evite amontoar estas peças porque faz um ninho perfeito para os ratos.

ARMAZENAMENTO DAS RAÇÕES E MATERIAL PARA AS CAMAS

– Guarde o granulado, concentrado e suplementos em recipientes de metal e com tampa hermética, preferencialmente numa sala isolada e com porta de fechar. O armazenamento em recipientes de metal só é eficaz se os roedores não conseguirem abrir a tampa e se o metal for resistente.

– No caso de preparar as refeições com antecedência, deixe tudo em baldes ou recipientes de metal e com tampas bem vedadas. Nunca deixe sacas de ração ou manjedouras sujas penduradas nas portas das boxes ou no chão fora de um contentor resistente.

– Reduza a compra de ração à quantidade que os seus cavalos irão consumir num curto período de tempo (1 a 2 semanas). No caso de não ter uma quantidade suficiente de contentores de metal para armazenar as sacas de ração, mantenha as sacas por abrir na zona do armazém onde os ratos cheguem com mais dificuldade. Inspeccione as sacas com frequência para procurar buracos e sinais de presença de roedores.

– Sempre que possível, guarde a palha, feno e aparas num armazém separado longe das boxes.

LIMITE AS OPORTUNIDADES

– Inspeccione todo o armazém para a presença de buracos. Qualquer orifício com mais de um centímetro de diâmetro permitirá a entrada de ratos. Tape todos os buracos que encontrar. Existem vários métodos para selar orifícios.

– Elimine os espaços vazios por onde os roedores posam circular sem ser vistos, como por exemplo junto às paredes e por baixo dos fardos de palha ou feno. Estes espaços providenciam condições óptimas para os ratos construírem os seus ninhos.

– Os fardos deveriam ser colocados sobre uma grelha de rede metálica fina em vez das vulgares paletes de madeira.

– Revolva a levante com frequência a cama das boxes, principalmente junto aos cantos para reduzir a tentação dos roedores construírem ninhos nesses locais.

– Principalmente durante a Primavera e Verão mantenha curta toda a erva à volta dos armazéns e das boxes.

ERRADICAÇÃO DE ROEDORES

Manter gatos e cães no pátio pode ser um método eficaz para afastar as ratazanas. No entanto, se o número de ratos for bastante superior ao dos predadores, este método pode perder eficácia. Ratos, ratazanas e outros roedores comem a ração dos cães e dos gatos. Por isso é muito importante que tenha todos os cuidados descritos acima tambem para a ração destes pequenos animais. Principalmente, deve dar apenas a quantidade que irá ser consumida na altura de cada refeição de modo a evitar a presença de ração nos comedouros entre as refeições.

A presença de iscos e veneno para os roedores também é eficaz, no entanto deverá ter em conta que o veneno tambem é tóxico para os outros animais e humanos. Deve ter muita atenção aos locais onde coloca o veneno de modo a que os outros animais não o ingiram.

O uso de ratoeiras e armadilhas é uma alternativa mais segura mas requer mais tempo da parte dos operadores e nem sempre é eficaz, dependendo da quantidade da população de roedores e do tipo de armadilhas utilizadas.

Categorias: Artigos, Maneio & Técnica
Tags: Roedores